Mercado Europeu e Ibérico Barreiras à Internacionalização

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Transcrição da apresentação:

Mercado Europeu e Ibérico Barreiras à Internacionalização Marcelo Caio marcelo@nexlogic.pt

AGENDA Tipos de barreiras Barreiras para IDE Barreiras para outras modalidades Como reduzir os riscos

Barreiras à internacionalização – tipos Barreiras para IDE Barreiras internas Barreiras mercadológicas Barreiras para parcerias Barreiras em função do risco

Barreiras de Entrada - IDE Formalização de empresas Igualdade de direitos entre investidores nacionais e estrangeiros Qualquer proporção de capital estrangeiro Designação de administrador

Barreiras de Entrada - IDE Formalização de contratos de trabalho Distinção entre investidor e administrador Contrato de trabalho sem termo Encargos sociais e benefícios comuns

Barreiras de Entrada - IDE Fórum privilegiado dos contratos Regras de capital mínimo Regras de formalização (autorizações de funcionamento)

Barreiras de Entrada - IDE Formalização da entrada de capital e posterior repatriação (IRC e IRS) Custos de funcionamento empresarial (notarial, operacional e tributário)

Barreiras de Entrada - mercado Alto grau de maturidade do mercado Necessidade de uma oferta diferenciada Baixo preço nem sempre é a abordagem correta

Barreiras de Entrada - mercado Falta de referências locais (clientes) Falta de base instalada Falta de infra-estrutura local Barreiras culturais

Barreiras de Entrada - mercado Diferenças entre formas de negociação Necessidade de adaptações de produtos e materiais de apoio (custos) Barreiras psicológicas / percepções

Barreiras de Entrada - mercado

Barreiras de Entrada - mercado Gastos de TI por tipo de empresa em 2003 (UE): Laggards (retardatários) 36% Wait and See (maioria tardia) 29% Fast Followers (maioria inicial) 17% Early Adopters + innovators 18%

Barreiras de Entrada – internas Falta de investimentos Falta de continuidade / consistência Falta de estrutura Falta de competitividade

Barreiras de Entrada – internas Ausência de “mind-set” internacional Orientação à tecnologia (Tech-centric) Ausência de estratégia corporativa e competitiva definida, incluindo a estratégia de internacionalização

Barreiras de Entrada – internas

Barreiras de Entrada – parceiros Dificuldade para se encontrar parceiros Dificuldade de incorporar novos produtos ao portfolio Tempo do parceiro Necessidade de formação

Barreiras de Entrada – parceiros Dificuldade para se encontrar parceiros Falta de estrutura comercial Custos de prospecção Custo empresarial Parceiro arca com todo o ciclo comercial

Barreiras de Entrada – parceiros Dificuldade para se encontrar parceiros Falta de material de marketing Marcas desconhecidas Remuneração pode não ser atrativa vs. riscos e custos comerciais

Barreiras à internacionalização Riscos Legais Desconhecimento do framework legal Contratos: parceiros, clientes, fornecedores, prestadores de serviços Índice elevado de ações por descumprimento de contratos

Barreiras à internacionalização Riscos Legais Hardware: necessidade de certificação (marca CE) Software: cumprimento à legislações específicas (Portugal Lei 34/2002 – Serviços da Sociedade da informação e comércio eletrônico)

Barreiras à internacionalização Riscos Legais Código Civil e Comercial Normas para comércio a distância Normas de defesa do consumidor Fatura eletrônica

Barreiras à internacionalização Riscos Legais Assinatura eletrônica Proteção de dados de caráter pessoal Propriedade intelectual, industrial e nomes de domínio

Barreiras à internacionalização Outros Riscos Risco de imagem Risco operacional Risco de crédito Risco cambial

Apesar de todas as barreiras, a internacionalização é um caminho sustentável para o crescimento e para a competitividade!

Como minimizar as barreiras? Mind-set internacional Auto-conhecimento Auto-crítica Estratégia de penetração, envolvendo programas inovadores de angariação de clientes

Como minimizar as barreiras? Eficiência Operacional Modelos de maturidade e capacidade Modelos de qualidade Modelos de gestão Processos adequados

Como minimizar as barreiras? Plano Estratégico Plano Estratégico ou BP Internacional Plano de Marketing Internacional Estudo de mercado Modelo Operacional

Como minimizar as barreiras? Marketing Adaptação de materiais / conteúdos comerciais e de apoio, inclusive contratos Inteligência de marketing Treinamento de parceiros Acompanhamento de parceiros

Como minimizar as barreiras? Inovação nos programas de parceria Capacidade financeira Orçamentação vs. Execução Possibilidade de utilização de programas de investimento e apoio na UE

Como minimizar as barreiras? O diferencial competitivo deve estar preferencialmente no conjunto da estratégia, e não necessariamente em custos ou diferenciação!

Espaço para discussões Q&A Espaço para discussões

Mercado Europeu e Ibérico Barreiras à Internacionalização OBRIGADO ! Marcelo Caio marcelo@nexlogic.pt