Programa de disciplina PESQUISA EM COMUNICAçÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientação de Projetos I
Advertisements

Prof. Dr. Marco Antonio Pereira
Prof. Dr. Paulo Fraga da Silva
METODOLOGIA DA PESQUISA Jozimeire Jordão Leandro
Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia
Metodologia Científica
ECONOMIA DO MEIO AMBIENTE
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Ciência e “senso comum” e os processos do método científico.
Apresentação do Curso Prof. Cesar da Costa 1.a Aula.
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Metodologia Científica
Universidade Federal do Amapá
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Projeto de Intervenção
Metodologia do Trabalho Acadêmico
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
ARTIGO CIENTIFICO.
Apresentação da disciplina:
APRESENTAÇÃO BIODIREITO
Faculdade de Educação de Costa Rica
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL.
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA ESPECIALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA.
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I PROFESSORA: LUCIANA BRITO
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Metodologia da Pesquisa Científica
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
APRESENTAÇÃO BIODIREITO
Introdução a Engenharia de Alimentos
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – 1 SI
PLANO DE ENSINO - 1º SEMESTRE/2013
MARIA MARGARIDA DE ANDRADE
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Flávio Yamanaka.
Relatórios de pesquisa na Graduação em Direito
Apresentação da Disciplina
1 DISCIPLINA COMPLEMENTAR DE GRADUAÇÃO (DCG) PROJETOS SOCIAIS I Profª Drª Claudete Izabel Funguetto, Engª Agrônoma
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
PESQUISA QUALITATIVA EM GEOGRAFIA
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
S EMINÁRIOS DE P ESQUISA II Docentes: Ana Carolina Sartorato Beleza Ana Maria Souza Pinto Claudia Ridel Juzwiak Cristina dos Santos Cardoso de Sá Elke.
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Projeto de Monografia Ana Thereza Meirelles. REGRAS INICIAIS 1 Projeto de Monografia - Avaliações 2 Professor de Projeto, professor orientador e aluno.
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
Plano de Ensino AHP 2011.
PSICOTERAPIAS PSICANALÍTICAS
MÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA – plano de aula 1
Profª Ms Patrícia Maria Serrano
Profª Ms MARIA ZÉLIA ARAÚJO
TEORIAS E SISTEMAS 1º Período Curso: Psicologia
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
PLANO DE ENSINO FEP 2° sem 2011 CURSO: Psicologia SÉRIE: 6º período TURNO: Diurno e noturno. UNIDADE DE ESTUDO: Fenomenologia, Existencialismo e Psicologia.
Plano de Ensino e Orientações
Metodologia da Pesquisa Científica Profa. Dra. Livia Perasol Bedin.
Trabalho de Conclusão de Curso
Filosofia da ciência.
Metodologia de Pesquisa e TCC Aula 2
Política, ética e sociedade.  Tema 1 – Direitos humanos Tema 2 – A Política Normativa Tema 3 – Autonomia Política Tema 4 – Liberalismo e Democracia Tema.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
Metodologia de Pesquisa Científica IES/Funcec Administração 2009 Prof. Breno Eustáquio.
Estágio Supervisionado I Prof. Breno Eustáquio Funcec/Doctum.
Seminário Temático Epistemologia da Ciência. Tema I: O problema do método científico: O que é método? E por que método? Textos de Referência: Discurso.
Plano de curso História da Educação Brasileira
Faculdade Piaget - Brasil
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
TRABALHO FINAL DE CURSO ORIENTAÇÕES GERAIS Coordenador: Prof. Luiz Vieira de Oliveira Sobrinho, MSc Vice-Coordenadora: Prof. Daniele da Rocha Carvalho,
Transcrição da apresentação:

Programa de disciplina PESQUISA EM COMUNICAçÃO Profa. Daiany Dantas/ DECOM/ FAFIC/ UERN Programa de disciplina PESQUISA EM COMUNICAçÃO

EMENTA A pesquisa em comunicação no Brasil e no mundo: principais correntes teórico-metodológicas. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação.

OBJETIVOS Objetivo geral - Apresentar aos alunos os principais métodos de pesquisa do campo da comunicação no Brasil, suas nuances epistemológicas, técnicas e abordagens.

OBJETIVOS Objetivos específicos - Familiarizar o aluno com a produção do conhecimento científico. - Atualizar o aluno acerca das principais tendências e características da pesquisa acadêmica em Comunicação Social. - Auxiliar o aluno na elaboração de um pré-projeto de pesquisa, um dos pré-requisitos para a conclusão do curso de Comunicação Social.

CONTEÚDO UNIDADE I: 1) A pesquisa na Universidade; 2) Paradigmas das Ciências Sociais; 3) Paradigmas científicos na pesquisa em Comunicação. 4) Tendências: hipóteses contemporâneas da pesquisa em Comunicação.

CONTEÚDO UNIDADE II: 1) Tendências: a pesquisa contemporânea em Comunicação na América Latina. 2) A pesquisa acadêmica em Comunicação no Brasil – consolidação dos programas de pós graduação. 3) Linhas de pesquisa em Comunicação Social; 4) Seminários: análises das hipóteses de pesquisa em Comunicação no Brasil.

CONTEÚDO UNIDADE III: 1) Projeto de pesquisa em Comunicação Social; 2) Construção da problemática, do objeto e das hipóteses. 3)Metodologia na pesquisa: as opções metodológicas. 4) Pesquisa quantitativa e qualitativa: pesquisa de campo, revisão de literatura, coleta dos dados, análise e interpretação. 5) Orientação na produção de um pré-projeto de pesquisa – normatização de trabalhos teóricos Normas ABNT/UERN).

METODOLOGIA A disciplina contará com aulas expositivo-dialogadas; Para tornar o processo didático dinâmico, as aulas contarão com recursos audiovisuais, exposições orais, leituras dirigidas e debates. Bem como seminários e orientações coletivas para a elaboração dos projetos de pesquisa.

METODOLOGIA 1ª. Prova escrita (6,0) e trabalhos propostos em sala (4,0); 2ª. Seminário (7,0) e trabalhos propostos em sala (3,0); 3º Pré-projeto de pesquisa (10,0).   Os critérios observados na atribuição das notas serão especificados no decorrer de cada atividade, mas, como referências invariáveis estão: pontualidade na entrega dos trabalhos, assiduidade e participação nas aulas; coerência e coesão textual, abordagem que demonstre reflexão acerca do referencial teórico trabalhado na disciplina e autenticidade. Nota: A identificação de plágio acarretará, sumariamente, na atribuição de nota zero (0,0) à avaliação.

Referências bibliográficas Básica: ALVES, Rubem. Filosofia da Ciência: introdução ao jogo e a suas regras. 4.ed. São Paulo: Loyola, 2002. BARROS, Antônio; DUARTE, Jorge. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. São Paulo: ATLAS, 2005. BAUER, Martin; GASKELL, G. Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2002. LOPES, M. Immacolata V. Pesquisa em Comunicação. 6 ed. São Paulo: Loyola, 2002. SANTAELLA, Lucia. Comunicação e pesquisa. São Paulo: Hacker, 2001. SOUSA, Jorge Pedro. Elementos de teoria e pesquisa da comunicação e da mídia. São Paulo: Letras Contemporâneas, 2004.   Complementar: ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 19ª edição. São Paulo: Perspectiva, 2002. FRANÇA, F.; FREITAS, S. Manual da Qualidade em projetos de Comunicação. São Paulo: Thompson Leaming, 2002.

Observações Aula de Campo: participação em evento científico.