Uma onda de reorganizações

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Transcrição da apresentação:

Uma onda de reorganizações Início da onda de reorganizações nas décadas de 80 e 90; Downsizing/reengenharia/fusões/terceirizações/ quarteirizações; Maior agilidade, flexibilidade e inovação; Ativos tangíveis (capital financeiro, instalações, máquinas) = commodities; Ativos intangíveis (CHA = competências humanas) = diferencial competitivo

Aprendizagem Qualquer mudança relativamente permanente no comportamento que ocorre como resultado de uma experiência. APRENDIZAGEM: Envolve mudança. É relativamente permanente. Aprendizagem acontece quando há mudança nas ações (comportamento). É adquirida por meio da experiência: Experiência adquirida diretamente = através da observação ou prática; Experiência adquirida indiretamente = através da leitura ou treinamento.

Definições conhecimento (Peter Drucker) É a informação que transforma algo ou alguém no sentido de realizar ações ou em função de dotar o indivíduo ou organização da capacidade de agir de maneira diferente ou mais eficiente; Significa informação estruturada e capaz de gerar e agregar valor.

Conhecimento como riqueza Conhecimento como ativo corporativo; Empresas bem-sucedidas perceberam a necessidade de geri-lo e cercá-lo de cuidados especiais; Quanto mais as empresas dominam o conhecimento, maior sua vantagem competitiva; Aspectos intangíveis baseados no conhecimento: Know-how técnico Projeto de produtos Estratégias de marketing Entendimento do cliente Criatividade pessoal e inovação

Tipos de conhecimento Explícito Tácito Objetivo Descritível Possível de ser codificado em documentos, práticas e treinamento Ex: Documentações diversas, projetos, procedimentos. Tácito Subjetivo Difícil de comunicar, registrar, documentar e ensinar aos outros (está no indivíduo)

Gestão do conhecimento - GC Refere-se à criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa; Voltado para fluxos de informações dentro da organização e entre níveis organizacionais; Objetivos: gerar, incrementar, desenvolver e compartilhar o conhecimento na organização Trocar conhecimento entre as pessoas Segredo: Não mais deter o conhecimento nas mãos de poucas pessoas, mas sim, disseminá-lo em toda organização.

A roda da Gestão do conhecimento Ambiente 1. Aquisição 2. Formalização A roda da Gestão do conhecimento 7. Retroação 3. Disseminação 6. Aplicação 4. Aprendizagem 5. Construção e expansão

A transformação do conhecimento em riqueza organizacional Objetivos Disseminar Aprender Dar retroação Organizar Compartilhar Construir Alcançar resultados Capturar Formalizar Promover Aplicar Adquirir Incentivar a criatividade Promover a inovação Compreender os produtos e serviços Compreender os requisitos do cliente Antecipar-se às necessidades do cliente Ajudar a construir melhores serviços Compreender os processos do negócio Compreender os stakeholders Melhorar a inteligência competitiva Proporcionar retorno do conhecimento Aumentar o capital humano Aumentar o capital intelectual Gestão da informação Gestão do conhecimento Hardware e software Talentos e competências

Gestão do conhecimento fica evidenciada nos seguintes aspectos: A Gestão do conhecimento como infraestrutura tecnológica Necessidade de fluidez da comunicação; A Gestão do conhecimento como aspecto da cultura organizacional; A Gestão do conhecimento como base de informações globais e atualizadas; A gestão do conhecimento como processo de treinamento e desenvolvimento; A Gestão do conhecimento requer: Interdisciplinariedade/Visão integrada e holística.

Necessidade Educação Corporativa T&D Focado no imediatismo/cargo atual Reativo/micro-orientado Educação Corporativa Holística Sistêmica Proativa Novos ambientes requerem: Aprender a aprender (Analisar situações; Questionar; Pensamento criativo; Gerar opções) Comunicação e elaboração (Foco na comunicação das equipes) Raciocínio criativo e solução problemas Conhecimento tecnológico Liderança Autogerenciamento carreira Funcionários participam de várias experiências de aprendizagem T&D deve ser processo contínuo e ininterrupto

Universidades Corporativas O que são as UC’s? Uma ferramenta estratégica para desenvolver e educar funcionários, clientes e fornecedores, buscando atender as estratégias empresariais de uma organização, criando assim uma vantagem competitiva no mercado.

Cinco forças impulsionaram e sustentaram o surgimento das UC’s: Organizações flexíveis, mais enxutas, mais planas e menos hierárquicas; O advento da economia do conhecimento: da força muscular para o cérebro – o conhecimento é a base para a formação de riqueza nos níveis individual, empresarial e nacional; A redução do prazo de validade do conhecimento associado ao sentido de urgência. Essa economia do conhecimento exige um aprendizado continuo; Empregabilidade e ocupacionalidade para a vida toda em vez do emprego para toda a vida; Mudança no mercado da educação global evidenciando a necessidade de formar pessoas com visão global – as organizações tornam-se educadoras.

Gestão de competências Deslocamento do foco nos cargos para o foco nas competências das pessoas; Organizações bem sucedidas perceberam que somente podem desenvolver suas competências organizacionais através das competências individuais de seus participantes; Cargos e departamentos isolados x equipes multifuncionais integradas, flexíveis e dotadas de competências; Cultura organizacional participativa e focada em metas e resultados; Gestão autocrática x gestão democrática e participativa através do coaching impulsionador;

Competências Individuais Julgamento (Saber analisar) Avaliar situações Obter dados/informações Espírito crítico Julgamentos Ponderação Definir prioridades

Competências Organizacionais Competências essenciais da organização (Core competences) Competitividade Liderança Oferta de valor ao cliente Imagem e marca Competências funcionais de cada unidade da organização + Competências Gerenciais Área de produção Área de marketing Áreas de finanças Área de Gestão de Pessoas Etc... Competências individuais das pessoas Conhecimento do negócio Foco no cliente Espírito equipe Criatividade Foco em resultados Eficiência Liderança Comunicação Etc...

Constituição do Capital Intelectual A constituição do capital intelectual

Aprendizagem Organizacional (Learning organizations – Peter Senge) São aquelas organizações que desenvolvem uma capacidade contínua de se adaptar e mudar. Segundo Peter Senge (Livro: A quinta disciplina), a aprendizagem é a principal vantagem competitiva de uma organização, através de 5 disciplinas: Modelos mentais As pessoas devem descartar velhos modos de pensar e rotinas padronizadas; Domínio pessoal As pessoas devem expandir continuamente suas habilidades de criar e inovar, sem medo de críticas ou punições; Raciocínio sistêmico Pensar em termos globais e não estáticos; Visão compartilhada Visão comum e compartilhada com os demais; Aprendizagem em equipe As pessoas devem trabalhar juntas para troca de experiências e conhecimentos.