Oficina de Web vídeo: buscando uma valorização e uma identificação na Ilha do Mel. Alda Silva,Evelyn brularky,Juliana Miranda,Marciele Corrêa,Maycon Costa,Natali.

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Transcrição da apresentação:

Oficina de Web vídeo: buscando uma valorização e uma identificação na Ilha do Mel. Alda Silva,Evelyn brularky,Juliana Miranda,Marciele Corrêa,Maycon Costa,Natali Martins,Priscilla Cristina. Orientadores: Antônio Haliski, Patrícia Martins A Ilha do Mel localiza-se no município de Paranaguá, litoral Paranaense.Conhecida internacionalmente por sua exuberante beleza e paisagem bem conservada, esta ilha atrai todos os anos grande numero de turistas.O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência- PIBID tem proporcionado aos estudantes do curso de licenciatura em Ciências Sociais o encontro com o vasto conhecimento sobre a pesca, plantios, rezas, musica, dança e tecnologias presentes nestas manifestações que se encontram nestas comunidades, podendo ser chamadas de populações tradicionais (CUNHA,).A escola Felipe Valentin localizada em Encantadas,se baseia nas perspectivas da educação do campo.Neste sentido o PIBID propôs trabalhar junto a escola uma oficina de web vídeo que possibilitasse que os estudantes demonstrassem as riquezas e as perspectivas da própria comunidade sobre o local.Sendo assim o objetivo do presente trabalho é demonstrar como a oficina de vídeo pode,a partir da perspectiva do aluno, propiciar a valorização do ambiente e da comunidade. INTRODUÇÃO Este trabalho é fruto de um longo processo de estudo e pesquisa pelo grupo do PIBID Ciências Sociais do Instituto Federal do Paraná durante todo o ano de O trabalho se dividiu em 4 fases: a primeira delas se deu por meio de leituras que subsidiaram as saídas a campo, a segunda foram as saídas a campo que ocorreram durante todo o ano de 2014, a terceira se deu por meio de encontros de planejamento para a aplicação da atividade de oficinas de vídeo, a quarta e ultima fase foi a aplicação da oficina de vídeo onde os alunos tiveram sugestões de alguns pontos técnicos importantes para realizar as filmagens. Os alunos percorreram pelo bairro realizando vídeos com a comunidade com base nos questionários que foram realizado por eles de acordo com tema que os próprios escolheram para documenta. a proposta seria que eles fizessem um contraponto entre o antigo e o atual.Os temas foram: trabalho, juventude, gênero, lazer. METODOLOGIA RESULTADOS E DISCUSSÃO As discussões que se teve no andamento da oficina e nesse trabalho de recuperação de identidade, foi justamente valorizar os saberes dos moradores da comunidade principalmente dos mais antigos e faze uma contraposição com os valores dos jovens de lá hoje, analisando como a organização da ilha foi se modificando ao longo dos anos. O resultado está em andamento, após as entrevista que os alunos realizaram com os moradores da ilha que foi em forma de vídeo, os mesmo com a ajuda de dois profissionais Flávio e Bruno começaram a montar um documentários com todos os ajustes técnicos necessários, para que ocorre-se de forma concreta houve uma viagem a Curitiba em uma cede da CASLA onde eles tiveram uma palestra contendo os apontamentos técnicos do vídeo para que em seguida eles possam concluir o documentário e apresentar no IFPR( Instituto Federal do Paraná). freire-P.,(2005).Pedagogia do Oprimido,ed; 42ª. Superintendência do IPHAN. (2012).A pesca da tainha na ilha do mel: territorialidades, sociabilidades e técnicas,(pp8- 127). Curitiba:. Min, S., Yu, Y., & Martin, S. ST. (2005). Journal of Food Science, 70(1), C8-C12. CONCLUSÕES Ao instruirmos os alunos, ao uso de videos e entrevistas, para uma posterior problematização de sua realidade, direcionamos a revelar, qual o seu ponto de vista a respeito de sua escola, e de sua comunidade, colocando-o como um protagonista dessa realidade, que ao passar a interagir com seus vizinhos, parentes e amigos, resgatou-se entre esses jovens o sentimento de pertencimento, o que é muito necesário para a Ilha do Mel, pois a dinâmica da vida social, estava sendo marcada excessivamente pela prática do turismo, deixando suas tradições e saberes de lado. Estes alunos, também iniciaram outros trabalhos com a escola, utilizando video, demosntrando dessa forma o interesse no uso destas midias, como uma ferramenta que os ajude a ter voz, interagindo com a realidade a partir de suas perspectivas, observamos que para nós, acadêmicos, houve uma troca de saberes, pois o que antes era um conhecimento superficial sobre a dinâmica da Ilha do mel, hoje já é sentido como algo que esta nos capacitando de uma forma muito mais dialógica com os alunos “Para o educador- educando, dialógico, problematizador, o conteúdo programático da educação não é uma doação ou uma imposição, um conjunto de idéias a ser depositado nos educandos, mas a devolução organizada, sistematizada e acrescentada ao povo daqueles elementos que este lhe entregou de forma desestruturada” (FREIRE, 2005).