LIDERANÇA E EMPREENDEDORISMO Prof. Esp

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Transcrição da apresentação:

LIDERANÇA E EMPREENDEDORISMO Prof. Esp LIDERANÇA E EMPREENDEDORISMO Prof. Esp. Carlos Alberto Leal Rodrigues Aula dia 18.04.11 4/22/2017

Oportunidade = fn(preparação, situação, chance).

Sorte Em empreendedorismo sorte é o encontro da preparação com a oportunidade!

Fatores situacionais da oportunidade Oportunidades alternativas de carreira Experiência (trabalho, hobby, interesses…) Modelos de referência (família, amigos, empreendedores de sucesso) Educação Redes sociais de relacionamento (network) Necessidades financeiras pessoais Economia local, regional e nacional

Fatores pessoais que influenciam na descoberta da oportunidade Motivação para fazer acontecer Auto-controle e auto-confiança Tolerância à ambiguidade Aceitar riscos Atenção às oportunidades Determinação Paixão

Fontes de idéias para novos negócios Experiência prévia no ramo 43% Aperfeiçoamento de negócio atual 15% Identif. de oport. de negócios /nec. mercado 11% Busca sistemática 07% Brainstorming ou hobby 05% Fonte: Inc. magazine

Avaliando uma oportunidade – a demanda do mercado Qual é a audiência alvo? Qual a durabilidade do produto/serviço no mercado? (clico de vida) Os clientes estão acessíveis? (canais) Como os clientes vêem o relacionamento com a empresa? O potencial de crescimento é alto (>10, 15, 20% anual)? O custo de captação do cliente é recuperável no curto prazo (< 1 ano)?

Avaliando uma oportunidade – a dimensão do mercado e da estrutura O mercado está crescendo, é emergente? É fragmentado? Existem barreiras proprietárias de entrada? Ou excessivos custos de saída? Você tem estratégias para transpor estas barreiras? Quantos key players estão no mercado? Eles controlam a propriedade intelectual? Em que estágio do ciclo de vida está o produto? (risco depende também do ciclo de vida e maturidade do produto) Qual é o tamanho do mercado em R$ e o potencial para se conseguir um bom market share?

Avaliando uma oportunidade – a dimensão do mercado e da estrutura E o setor, como está estruturado? poder dos fornecedores poder dos compradores poder dos competidores e os substitutos Como a indústria está segmentada, quais são as tendências, que eventos influenciam os cenários etc.?

Avaliando uma oportunidade – analise de margem Determine as forças do negócio Identifique as possibilidades de lucros (margem bruta > 20, 30, 40%?!) Analise os custos (necessidades de capital), ponto de equilíbrio, retornos... Mapeie a cadeia de valor do negócio Para isso você deverá saber como seu produto/serviço chega até o cliente final Isto ajudará você a entender a sua cadeia de valor e de seus competidores cortar custos remodelar os processos internos atingir maiores margens

Oportunidade Questões críticas Existe um problema para ser resolvido? Existe um produto ou serviço que solucionará este problema? Nós podemos identificar com clareza os clientes potenciais? Nós podemos efetivamente implantar uma estratégia de mkt/vendas que seja exeqüível? (custo/retorno) A janela da oportunidade está aberta?

O mandamento da analise de oportunidade de negócio PENSE “Resolva um problema”