Gestão de Liderança TALENTOS HUMANOS Comunicação
Comunicação Diária O que deve ser comunicado diariamente? Atividades do dia Programação de eventos Informações importantes da aérea Informações importantes do resort
Comunicação Mensal/Semestral/Anual O que deve ser comunicado mensalmente, semestralmente e anualmente? Objetivos da aérea Vagas internas abertas Treinamentos Resultado dos eventos
Importância da comunicação Qual a importância da comunicação? Relação de confiança; Associado se sentir valorizado e importante para a organização. Quando uma empresa não se comunica bem os problemas logo aparecem: funcionários desmotivados, fornecedores que perdem a confiança e clientes insatisfeitos, não existindo uma comunicação interna e externa.
Ferramentas de comunicação Meios de comunicação: • Visuais – Escritos: instruções e ordens escritas, circulares, cartas pessoais, manuais, quadros de avisos, boletins, panfletos, jornais e revistas, relatórios de atividades, apresentações, formulários, fax, e.mail. – Pictográficos: pinturas, fotografias, desenhos, diagramas, mapas. – Escritos-pictográficos: cartazes, filmes mudos com legenda, gráficos, diplomas e certificados. – Simbólicos: luzes, bandeiras.
Ferramentas de comunicação • Auditivo – Diretos: conversas, entrevistas, reuniões, conferências. – Indiretos: telefone, rádio, alto-falantes. – Simbólicos: sirenas, apitos e buzinas, sinos. •Audiovisuais – filmes, demonstrações, vídeo, videofone, televisão, etc. “Comunicação não é o que se diz, mas o que o outro entende”. (Duda Mendonça).
Ruídos na comunicação Durante todo o Processo de Comunicação pode ocorrer algum grau de interferência (ruídos). Como combater? Rádio Peão - pode causar impactos negativos no clima organizacional e conseqüentemente prejudicar até mesmo o desempenho dos colaboradores. Procure garantir que a interpretação de quem recebe a mensagem esteja o mais próximo possível do que se queria comunicar.
Comunicação eficaz Idéia Estratégia Tenha clareza do que quer comunicar. Defina seu objetivo. Organize suas idéias considerando as características de quem vai receber a mensagem. Seja coerente na escolha dos meios apropriados, pois eles limitam/selecionam o que vai ser transmitido. Estratégia
Comunicação eficaz Transmissão e Recepção Se a comunicação for verbal, torne interessante para o ouvinte o que você diz. Nunca use jargões ou palavras técnicas que são familiares a você, mas não entendidas por eles. Encoraje a participação e busque respostas. Adote uma escuta ativa, educando-se para ouvir e utilizar palavras e imagens que signifiquem algo para seus ouvintes. Seja empático e esteja atento para a inflexão da voz e a linguagem corporal. Isto amplia a percepção do que está ocorrendo durante o processo. Transmissão e Recepção
Comunicação eficaz Entendimento A “mesma” mensagem pode receber interpretações diversas de várias pessoas, dependendo de suas expectativas pessoais, experiência, valores e estado emocional. Leve isso em consideração todo o tempo! Entendimento
Pecados na comunicação Sete principais pecados na comunicação : Apatia Insegurança Impaciência Incoerência Prolixidade Ignorância Arrogância
Pecados na comunicação Outros pecados na comunicação : Gesticular demais; Tocar fisicamente o outro com freqüência; Monopolizar a palavra; Ser o dono da verdade; Usar frases de duplo sentido; Não ouvir atentamente ao outro; Abusar da ironia; Desconhecer as particularidades dos ouvintes; Ter atitudes preconceituosas; Criticar cruelmente e sem função; Falhas de concordância verbal e nominal; Grosseria ou agressividade; Ser chato ; Arrogância, falar bem de si mesmo; Desrespeito social; Mostrar superioridade; Subestimar a inteligência da outra pessoa; Envenenar o ambiente com mau humor; Gozações e brincadeiras de mau gosto; Usar termos técnicos desconhecidos;