REPLANEJAMENTO 2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
OFICINA DE PLANO DE ENSINO
Formação em ação Segundo Semestre..
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Plano de Trabalho Docente
Planejamento e Plano de aula.
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
CONCEITO DE AVALIAÇÃO - A avaliação do rendimento do aluno, isto é do processo ensino-aprendizagem, tem sido uma preocupação constante de todos educadores.
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta. Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de.
Secretaria da Educação e Cultura
Passos para Revisão do PPP
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
REUNIÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
O sucesso do trabalho pedagógico
Planejamento - Professor
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Plano de Desenvolvimento da Escola
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
REORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
O PC como integrante da Equipe Gestora – funções, espaços de atuação,
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Diretoria de Ensino – Região de Santo André
Acompanhamento Período de Experiência Profissionais do Colégio SESI
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
CGEB PLANEJAMENTO 10/FEV/2015.
A ESCOLA VOLTA-SE PARA SI!! É HORA DE REPENSAR A PRÁTICA.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC CONSELHO DE CLASSE.
AVALIAR e PLANEJAR.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
Como desenvolver avaliação institucional na escola?
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Reafirmando Compromissos Ações Saresp 2014
Professor Auxiliar É direito do aluno de apropriar-se do currículo escolar de forma contínua e bem sucedida, nos ensinos fundamental e médio; A educação.
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Monitoramento da aprendizagem e formulação de políticas educacionais.
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
1ª Formação de Professores Coordenadores
1ª Formação de Professores Coordenadores
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Considerações iniciais
Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização
Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14
Projetos e Sequências Didáticas
O papel pedagógico do órgão gestor
Transcrição da apresentação:

REPLANEJAMENTO 2015

Objetivo Geral Orientar a equipe gestora da escola para elaboração e condução das reuniões de Replanejamento.

Objetivos Específicos Reconhecer a Proposta Pedagógica e o Plano Gestão como documentos essenciais para ciência e orientação das ações dos gestores e professores. Entender o ciclo PDCA como metodologia de gestão dos processos administrativos e pedagógicos. Identificar a etapa do PDCA correspondente à avaliação dos resultados sobre as ações realizadas no 1º semestre para o desenvolvimento das habilidades não apropriadas pelos alunos em anos anteriores. Apresentar as ações de competência do Coordenador e do Diretor para o 2º semestre visando à gestão do processo de recuperação das habilidades sem desconsiderar seu aprofundamento, assegurado pela articulação com conteúdos e habilidades dos anos/ séries correspondentes.

Objetivos Específicos Instrumentalizar-se para a leitura dos indicadores a partir dos resultados das aplicações da 1ª e da 2ª Avaliação de Aprendizagem.  Promover a reflexão sobre a importância da utilização dos dados obtidos pelos resultados da aplicação da AAP como um dos instrumentos de diagnóstico do processo de ensino e aprendizagem. Orientar quanto à elaboração de ações pontuais para subsidiar as práticas docentes no contexto de cada escola buscando resgatar as habilidades aferidas na AAP que apresentaram índices insatisfatórios.  

Replanejamento O que é? ação ou efeito de replanejar; ato de planejar novamente. Por quê replanejamos? www.dicio.com.br/replanejamento/

PLANEJAMENTO 18- 19-20 DE FEVEREIRO Análise dos indicadores sobre os resultados das avaliações. Normas e Regras. Atividades visando reflexão da equipe. Elaboração dos Planos de Ensino – Planos de Ação para definir metas, estratégias e ações. Projetos. Calendário, etc.

Realização das ações planejadas

1º Semestre 2015 Desenvolvimento das Ações previstas para o alcance das Metas. -Aplicação das Avaliações; -Desenvolvimento do processo de recuperação. - Desenvolvimento do Currículo.

Acompanhamento – Avaliação dos resultados Acompanhamento do desenvolvimento das ações – realização de ajustes e alinhamentos. Levantamento de dados informações sobre o processo e resultados. Análise dos dados, elaboração de indicadores. Verificação dos indicadores frente às metas estabelecidas visando o alcance dos objetivos.

Acompanhamento Avaliação dos resultados

Agir Levantamento dos pontos positivos e negativos com base na etapa anterior (check). Reflexão e tomada de decisão sobre redirecionamentos. Correção de desvios dos caminhos que visam os objetivos.

Agir

REPLANEJAR Rever e propor ações. Buscar novas estratégias. Investir em práticas diferenciadas.

(Re) Planejar

PDCA

PDCA Ferramenta de Gestão que visa melhorar os processos de uma forma contínua. Sequência de ações que podem ser utilizadas para controlar algum processo. Metodologia de gestão de processos composta por ciclo de etapas contínuas.

Atividade 1 Assinale no gráfico as etapas já percorridas e descreva os pontos positivos e os negativos de cada uma delas. Em qual etapa do ciclo PDCA a escola se encontra? O que lhes cabe como Diretor e Coordenador para percorrer esta etapa visando o alcance dos objetivos da escola considerando: Proposta Pedagógica, Plano Gestão e o Currículo do estado de São Paulo?

Por que Replanejar?

Atividade 2 - Quais os objetivos da escola onde atuo como gestor(a)? Ler objetivos/expectativas da Proposta Pedagógica da escola. Selecionar dois objetivos/expectativas e desmembrar cada um deles em metas. Apresentar ações da sua função/cargo a serem realizadas no 2º semestre visando o alcance destas metas articulando com Programas ou Projetos da escola. Meta: objetivo quantificável que se almeja alcançar num determinado período de tempo (Houaiss on-line - acesso 3/1/11).

Proposta Adequar os temas e atividades apresentadas no dia de hoje à pauta da reunião de Replanejamento em cada escola (Homologia de Processo), considerando as atribuições dos professores e visando instrumentaliza-los no trabalho didático pedagógico para o desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos previstas em anos/séries.

Bibliografia http://www.portal-administracao.com/2014/08/ciclo-pdca-conceito-e-aplicacao.html http://www.infoescola.com/administracao_/pdca-plan-do-check-action/ http://www.sobreadministracao.com/o-ciclo-pdca-deming-e-a-melhoria-continua/