NAS – NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE SOU – SAÚDE OCUPACIONAL UNIMED

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
Advertisements

PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
RESPONSABILIDADES Aplicar conhecimentos específicos de Engenharia de Segurança e Medicina do trabalho de forma a reduzir ou até eliminar os riscos à.
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
Promoção da Saúde Intersetorialidade Comunidade Saudável
NUTRIÇÃO, PREVENÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
A complexidade do Sistema de Saúde em Campinas levou à distritalização, que é o processo progressivo de descentralização do planejamento e gestão da Saúde.
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
PROJETO: SAÚDE EM EXERCICIO (Trabalhando a Mente e o Corpo)
ACONSELHAMENTO.
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
Interfaces da Perícia Médica
ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE
Auditoria Médica e sua importância nos Planos de Saúde.
MPAS - Ministério da Previdência e Assistência Social SPS - Secretaria de Previdência Social SISTEMA DE INFORMAÇÕES COMO ELEMENTO CHAVE PARA AS POLÍTICAS.
Qualidade de vida no trabalho
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Rio de Janeiro, dezembro de 2006
Companhia Energética do Rio Grande do Norte COSERN
POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
Perfil e Atribuições Equipe Enfermagem Trabalho
Programa Prevenir DER São Bernardo
Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho
PROJETO DE INFORMATIZAÇÃO
GERÊNCIA DE SAÚDE NO TRABALHO COORDENAÇÃO DE POLOS SAÚDE OCUPACIONAL
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
Nutrição do Trabalhador
Através da saúde, alimentação e esporte e lazer.
PROJETO PESANDO FURNAS
ESF Integralidade da assistência
Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos Gerência-Geral Técnico-Assistencial dos Produtos Michelle Mello Adriana Cavalcanti Felipe Riani.
Comportamento Saudável
ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE
PROMOÇÃO DO PARTO NORMAL NA SAÚDE SUPLEMENTAR
ATENÇÃO A SAÚDE DA CRIANÇA MUNICÍPIO DE CASCAVEL
NME – Novos Modelos de Empresas
Secretaria Municipal de Saúde Programa Municipal de DST/Aids
Seu Agente de Mudança..
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Fisioterapia Preventiva para o Idoso
PGC - Programa de Gerenciamento de Casos Unimed Petrópolis
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
Sistema de atenção suplementar no brasil
SAÚDE CORPORATIVA Espaço Viver Bem | CPS Dra. Nathércia Abrão
Lívia Coelho Pós-graduação em geriatria e gerontologia pela UnATI/UERJ
GRUPO SÃO FRANCISCO. GRUPO SÃO FRANCISCO Grupo São Francisco: Sede Administrativa São Francisco Saúde, Fundação Waldemar Barnsley Pessoa, Hospital.
Programa Produtividade Unimed Porto Alegre
PROGRAMA SP EDUCAÇÃO COM SAÚDE
Programa SOBAM na Empresa
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Essência do projeto Universidade de Brasília Gestão de Processos Grupo Cinza – 05 Componentes: Mariane Bezerra, Alexandre Murrai, Alexandre Dutra e Israel.
NME – Novos Modelos de Empresas Grupo: Plano de Saúde Empresa: Amil Saúde Assistência Médica Grupo 1: Gilmar Gumier Leonardo Arikawa R. Moreira Mario Rolim.
Saúde Integrada Modelo de Gestão Vale Novembro 2015.
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
A atenção primária a saúde diz respeito à trabalhar para promover saúde, informando à população sobre hábitos e atitudes que podem favorecer a manutenção.
Saúde do Trabalhador: Fisioterapia do Trabalho, Ergonomia e Ginástica Laboral Celine.
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
NUTRIÇÃO E SAUDE PUBLICA PAULA CAMPOS
Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das mortes causadas por doenças crônicas no Brasil são prematuras, ou seja, acontecem.
CRIAÇÃO DO NASF.
Enfª Francielle Renata Danielli Martins 16/04/2015.
GESTÃO DE SAÚDE Rosemeire Bueno – Diretora de Assistência a Saúde Enfª Valéria Santos – Coordenadora da Medicina Preventiva SEPREV– INDAIATUBA/SP SEPREV.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E PROMOÇÃO SOCIAL DE RIO FORTUNA/SC Flávia Alberton – Nutricionista – Coordenadora do Projeto Renata Boeing – Professora.
Coordenadoria de Saúde e Segurança do Trabalhador e Sustentabilidade Ambiental PRAd Pró-Reitoria de Administração Walnei Fernandes Barbosa.
ENCONTRO NACIONAL UNIMED DE ASSISTENTES SOCIAIS 2010 a nossa vida é cuidar da sua.
Programa Empresa Saudável. POPULAÇÃO ESTIMADA REGIÃO NORDESTE DO RS ,70% 16 NR. DE MUNICÍPIOS BENEFICIÁRIOS UNIMED NORDESTE % USUÁRIOS.
Modelo de cuidado baseado
REESTRUTURAÇÃO DO CURSO DE GESTANTES COMO ESTRATÉGIA PARA ADESÃO AO PROJETO PARTO ADEQUADO AUTORES: DARÓS, J. T.; MENEGHIN, M. C.; TEIXEIRA, M. A. S.
Transcrição da apresentação:

NAS – NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE SOU – SAÚDE OCUPACIONAL UNIMED PROGRAMA SAÚDE CORPORATIVA NAS – NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE SOU – SAÚDE OCUPACIONAL UNIMED

MEDICINA PREVENTIVA 2005 2009 2013 2014 2015 2016 Início das atividades – programas de gerenciamento em saúde Remodelagem dos programas Diagnóstico organizacional para acreditação ONA Acreditado Pleno Aprovação programa - ANS Manutenção da certificação Aprovação programa - ANS Recertificação Nível 3

ALINHAMENTO ENTRE AS ÁREAS INTEGRAÇÃO ASSINTENCIAL - OCUPACIONAL ALINHAMENTO ENTRE AS ÁREAS SOU SAÚDE OCUPACIONAL UNIMED NAS NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional Execução dos exames Programa Gerenciamento de Crônicos Perfil de Saúde Educação em Saúde – Palestras Grupo de Saúde

INTRODUÇÃO O uso e o custo dos serviços da operadora podem ser considerados consequências da presença de certas condições e riscos para a saúde dos trabalhadores, representando grande impacto nos custos assistenciais para a operadora de saúde e também para as empresas.

INTRODUÇÃO As ações de gestão de patologias crônicas, prevenção de doenças e agravos e de promoção à saúde contribuem: Melhora da qualidade de vida. Bem-estar geral dos trabalhadores. Controle dos fatores de riscos modificáveis. Controle da sinistralidade da operadora. Redução de gasto em saúde dos empregadores.

ESTRUTURA DO PROGRAMA PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS: ENFERMEIRA TÉCNICA DE ENFERMAGEM TÉCNICO SEGURANÇA DO TRABALHO PSICÓLOGA NUTRICIONISTA EDUCADOR FÍSICO FISIOTERAPEUTA

ÁREAS DE ATENÇÃO A linha de cuidado é direcionada para saúde do trabalhador e as ações voltadas para saúde do adulto e do idoso. Para isso faz-se necessário garantir a qualidade dos serviços prestados, por meio de protocolos bem definidos, avaliação e acompanhamento dos indicadores de resultados.

OBJETIVO Promover a Saúde por meio da educação, gestão dos fatores de risco, mudança comportamental do estilo de vida; Melhorar as condições da Saúde Ocupacional do trabalhador; Garantir assistência segura e de qualidade; Gestão de gerenciamento de crônicos; Reduzir os custos assistenciais da operadora e da empresa; Fortalecimento da medicina preventiva;

FATORES DETERMINANTES JUSTIFICATIVA DCNT FATORES DETERMINANTES Estimular a mudança de hábitos de vida, autonomia e autocuidado para prevenir ou controlar agravos, garante uma melhor qualidade de vida, ganhos em produtividade e otimiza a gestão do custo/benefício assistencial e ocupacional da operadora e também para a empresa.

PÚBLICO ALVO Colaboradores com ou sem fatores de risco: obesidade, patologias específicas – DCNT, inatividade física, tabagismo e consumo excessivo de bebidas alcoólicas. As ações devem apresentar uma cobertura mínima de 20% da população alvo.

DESENVOLVIMENTO EMPRESA: CONTÉM 1G S/A.

DESENVOLVIMENTO EMPRESA: CONTÉM 1G S/A GRUPOS OPERATIVOS - REEDUCAÇÃO ALIMENTAR E TABAGISMO GERENCIAMENTO DE DOENÇAS CRÔNICAS APOIO EM SIPATS PERFIL DE SAÚDE

DESENVOLVIMENTO EMPRESA: CONTÉM 1G S/A PALESTRAS: QUALIDADE DE VIDA SEGURANÇA NO TRABALHO – EPI, ERGONOMIA PRIMEIROS SOCORROS E DST NUTRIÇÃO – ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL SAÚDE DA MULHER SAÚDE DO HOMEM

ANÁLISE DO PERFIL DE SÁUDE Análise da avaliação do perfil de saúde aplicado na empresa, no dia 22 de agosto de 2014.

ANÁLISE DO PERFIL DE SÁUDE

ANÁLISE DO PERFIL DE SÁUDE

ANÁLISE DO PERFIL DE SÁUDE

ANÁLISE DO PERFIL DE SÁUDE

ANÁLISE DO PERFIL DE SÁUDE

ANÁLISE DO PERFIL DE SÁUDE

ANÁLISE DO PERFIL DE SÁUDE

ANÁLISE DO PERFIL DE SÁUDE

ANÁLISE DO PERFIL DE SÁUDE

ANÁLISE DO PERFIL DE SÁUDE

ATIVIDADES REALIZADAS Saúde do Homem e Saúde da Mulher – sensibilização sobre a importância da realização dos exames preventivos. Nutrição: Programa de Alimentação Saudável - Grupo de Reeducação Alimentar. Programa de Ergonomia: Programa de Ginástica Laboral na empresa. Atividade Física: Programa de Incentivo à Prática de Exercícios Físicos. Palestras educativas.

RESULTADOS DIMINUIÇÃO DA EXPOSIÇÃO DOS FATORES DE RISCO: QUALIDADE DE VIDA – HÁBITOS DE VIDA SAUDÁVEIS. PESQUISA DE SATISFAÇÃO DOS GRUPOS OPERATIVOS POSITIVA. MELHORA DO INDICADOR DE DOR LOMBAR.

Rosane Bolognesi Rivera Gerente Sênior de Recursos Humanos - Contém 1g RESULTADOS   “Hoje a parceria com o NAS nos auxilia muito, principalmente com o nosso Programa Bem Estar RH. Conseguimos oferecer aos colaboradores benefícios, palestras, orientações importantes na área da saúde que promovem qualidade de vida. Um destaque especial para nosso Programa Nutricionista que já auxiliou mais de 100 colaboradores com resultados fantásticos”. Rosane Bolognesi Rivera Gerente Sênior de Recursos Humanos - Contém 1g

DESAFIOS Aumentar a participação das empresas e conscientizar quanto à importância da inclusão dos programas de saúde no ambiente corporativo. Atender o maior número de trabalhadores. Iniciar atividades de análise ergonômica.

PERSPECTIVAS FUTURAS 1- Fortalecer a Integração assistencial-ocupacional. 2- Aumentar a divulgação do trabalho realizado no ambiente corporativo. 3- Disseminar o projeto combate ao sedentarismo – caminhada. 4- Monitorar os indicadores de resultados. 5- Monitorar o ROI.

REFERÊNCIAS Alberto José N. Ogata. Laboratório de Inovação Assistencial em Promoção de Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças na Saúde Suplementar (PROMOPREV).Disponível em: http://www.unidas.org.br/download/ biblioteca/promocao-da-saude-e-prevencao-de-riscos-e-doencas-na-saude suplementar -brasileira. Acessado em: 08 de setembro de 2014. ANS. Manual técnico para promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças na saúde suplementar. Agência Nacional de Saúde Suplementar (Brasil). - 4. ed. rev. e atual. – Rio de Janeiro: ANS, 2011. IESS. Instituto de Estudos da Saúde Suplementar. Como avaliar programas de promoção da saúde no ambiente de trabalho. Disponível em: http://www.iess.org.br/promosaudeOgata&ODonnell.pdf. Acessado em: 08 de setembro de 2014.

Contatos: graziele@unimedlestepaulista.com.br OBRIGADA! Contatos: graziele@unimedlestepaulista.com.br nasadm@unimedlestepaulista.com.br