O que significa Marketing ?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONCEITO DE SERVIÇOS MARKETING DE SERVIÇOS
Advertisements

Gerenciando o marketing
PLANO DE MARKETING 1. MISSÃO
Prof. Paulo Gonzaga, MSc. CONCEITO DE MARKETING II FUNDAMENTOS DE MARKETING.
QUALIDADE NA ORGANIZAÇÃO CONTÁBIL QUALIDADE NOS SERVIÇOS CONTÁBEIS
Marketing para EMPREENDORES
Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago.
Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago.
Marketing... O que é isso???... Market, em inglês, significa mercado.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA III Prof. Sávio
CRM Customer Relationship Management
concorrentes garantindo uma larga vantagem sobre eles.
Gestão de Segurança em Comércio Eletrônico
Introdução ao Composto de Marketing
Administração de Marketing I
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS
Gestão de Marketing de Moda Introdução ao Marketing
DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO
Aula 1 Lançamento de Produtos e Serviços Prof. Renan Barroso.
Muitas empresas desconhecem o significado real do marketing e todo o seu potencial na geração de resultados. Acham que marketing consiste apenas de propaganda.
Aula 8 Comportamento e processo de compra do cliente organizacional
OS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DOS PRODUTOS
DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO – O que é e como fazer?
Uma abordagem sobre seus processos e sua aplicação.
Nome da Disciplina Nome do Professor. 2ª AULA. 30 de abril de EMPREENDEDORISMOe PLANO DE NEGÓCIOS.
Convergência 2009 Imagem e reposicionamento de marca Prof.ª Gal Kury.
Introdução Ao Marketing
Vendas porta a porta DICAS DE SUCESSO PARA AS VENDAS DIRETAS
Administração Mercadológica IV
Profª. Drª Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Comportamento de Compra x Consumo O que provoca as decisões de compra? Forças Sociais – tendências demográficas,
O processo de decisão de compra
A Gestão de Marketing O ponto de partida da Gestão
Natureza e características
ADMINISTRAÇÃO EM MARKETING.
Introdução ao Marketing
Comunicação Mercadológica
Administração Mercadológica PLT
Módulo XI – Os Canais de Distribuição dos Produtos
Planejamento Estratégico de MKT
Planejamento Estratégico e Processos de Marketing
MARKETING: DO QUE ESTAMOS FALANDO?
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Segmentação Posicionamento de produto Estratégias de Desenvolvimento de Negócios Composto de Marketing.
Segmentação e Posicionamento de Mercado
Capítulo 9 Desenvolvimento de Novos Produtos e Estratégias para o Ciclo de Vida dos Produtos.
1 Função Marketing “Tarefa de criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes (pf e pj) podendo ser: marketing de bens, serviços, experiências, eventos,
Prof. Ricardo Oliveira. Marketing Mix..
Empreendedorismo ________________________________________
UNIUV – Campus São Mateus do Sul Administração 8º semestre
Composto de Marketing Tecnólogo em Logística Marketing – ADM353
Disciplina: Administração de Marketing Profa. Remédios Antunes.
SEGMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO
MsC. Túlio L.M. Morais Técnicas de Vendas e Negociações I A venda e a Administração Estratégica em Marketing –
Aula 2: Sobre a aula anterior:
Marketing de Relacionamento
POSICIONAMENTO COMPETITIVO
DEFINIÇÃO DO TERMO “Marketing é um processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam, através da criação.
Introdução à Administração
UNIVERSIDADE GREGÓRIO SEMEDO CADEIRA: GESTÃO INTEGRADA DA COMUNICAÇAO
Instituto Federal de Santa Catarina Técnico em Agronegócio Turismo Rural MARKETING TURÍSTICO Prof. Thiago Meneghel.
Pedro Alessandro Calaça1 Marketing Unidade V – Marketing mix e comportamento do consumidor.
Disciplina de marketing
CAPÍTULO 6 A INSERÇÃO DA PEQUENA EMPRESA NO MERCADO ECONÔMICO.
Profª. Mestranda Janaina Naves Fagundes, PMP Vendas – foco necessidades – vendedor; foco no produto; orientação para vendas e lucros. Já dizia Henry Ford:
Administração de empresas Estratégias de Marketing Profa. Ms. Márcia Sedevitiz Fundamentos do Marketing Composto de Marketing 4 P's vs. 4 C's Bibliografia:
Primeiro ponto O que é marketing? Para Kotler e Keller: Marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais.
Plano de Marketing e Análise de Mercado Profa. Bruna Panzarini
TRABALHO PRÁTICO Inovação e Empreendedorismo no Turismo A oportunidade e a ideia de negócio.
Produto e desenvolvimento de novo produto
Transcrição da apresentação:

O que significa Marketing ? Marketing - Mix O que significa Marketing ? Prof Isnard Martins

O que significa Marketing ? Marketing - Mix O que significa Marketing ? É transportar-se para a mente do consumidor É pensar simultaneamente nos 4 P’s de marketing (que, na realidade são 6) Produto, Preço, Ponto, Promoção (Pacote, Parceria)

O que significa Marketing ? Marketing - Mix O que significa Marketing ? É transportar-se para a mente do consumidor PRODUTO O produto oferece benefícios ? Estes benefícios são tão atraentes que estimulam o meu desejo?

O que significa Marketing ? Marketing - Mix O que significa Marketing ? É transportar-se para a mente do consumidor PREÇO Eu trocaria o meu dinheiro pelo valor dos benefícios oferecidos?

O que significa Marketing ? Marketing - Mix O que significa Marketing ? É transportar-se para a mente do consumidor PROPAGANDA Eu, consumidor potencial, encontraria o anúncio do produto neste canal de divulgação Este anúncio instiga o meu desejo de consumo

O que significa Marketing ? Marketing - Mix O que significa Marketing ? É transportar-se para a mente do consumidor PONTO Eu gostaria de adquirir este produto. Onde posso comprá-lo? Eu compraria este produto neste ponto de venda. Este ponto de venda é adequado para a venda deste produto.

Marketing ... Tem como finalidade Marketing - Mix Satisfazer as necessidades dos clientes Oferecer um pacote de benefícios que satisfaçam a necessidade dos clientes

Marketing ... Tem como finalidade Marketing - Mix Oferecer facilidade de uso O produto deve estar centrado nas necessidades do cliente

Marketing ... Tem como finalidade Marketing - Mix Compatibilizar a qualidade de acordo com o preço O preço deve, sempre, refletir o valor correspondente aos benefícios oferecidos

Marketing ... Tem como finalidade Marketing - Mix Transmitir sensação de segurança para o cliente A satisfação do cliente deve ser o principal benefício oferecido no pacote

Marketing ... Tem como finalidade Marketing - Mix Ter uma boa afinidade com o restante da empresa O elo produto + empresa deve estar inserido na ergonomia do produto

Marketing - Mix Marketing ... Contempla os atributos do produto em forma dos benefícios oferecidos

Marketing - Mix Marketing ... Cada atributo incluído deve oferecer um benefício para o cliente

Marketing ... Marketing - Mix Atributo Benefício Motor de 320 HP Desfrutar Velocidade e facilidade de fazer ultrapassagem Sem necessidade de regulagem por 80.000 km Economia, mais tempo para desfrutar o carro Pintura metálica vermelho vivo Projeta imagem esportiva, jovial

Exercício 1: Complete o quadro abaixo, para um produto Marketing - Mix Exercício 1: Complete o quadro abaixo, para um produto Produto: Atributo Benefício

Exercício 2: Complete o quadro abaixo, para os atributos Marketing - Mix Exercício 2: Complete o quadro abaixo, para os atributos Produto: Atributo Benefício Modelo Compacto Duas portas silenciosas Motor econômico Grande espaço interno

Exercício 2: Complete o quadro abaixo, para os atributos Marketing - Mix Exercício 2: Complete o quadro abaixo, para os atributos Produto: Geladeira Brastemp Atributo Benefício Modelo Compacto Estética – cabe no quarto do comilão Duas portas silenciosas Sigilo garantido - Não denunciam os “comilões” Motor econômico Economia - Os comilões podem “consultar” a geladeira freqüentemente sem risco de encarecer a conta de energia Grande espaço interno Previdência - Os comilões podem estocar tudo que a sua natureza, assim o desejar

Marketing - Mix Marketing ... Benefícios podem chegar aos clientes em forma de Marca e Status Neste caso, a estratégia de preço é baseada no valor do produto.

Marketing - Mix Marketing ... Esta estratégia pode posicionar o produto para um alto valor Exemplo: Relógio Rolex Mercedes Benz 1a. Classe de Viagem Aérea

Marketing - Mix Exercício 3: Estude a estratégia de Marketing de uma operadora de telefonia móvel Operadora: Estratégia Alvo preferencial / benefícios

Marketing - Mix Marketing ... Às vezes, o estabelecimento de preços competitivos é essencial. Exemplo: em negócios de commodities, no qual o produto é basicamente o mesmo

Marketing - Mix Marketing ... Nesta estratégia onde o elemento diferenciador é o preço, quem cobra mais barato terá mais chances de sucesso Exemplo: artigos agrícolas, carvão, sal, minérios

Marketing - Mix Marketing ... Alguns artigos não são commodities, mas os preços têm comportamento análogo. Exemplo: sistemas de som portáteis e diversos outros artigos encontrados no ramo do varejo.

Marketing - Mix Exercício 4: Estude a estratégia de Marketing para estabelecimento de preços competitivos (elemento diferenciador) Produto Segmento de Mercado-Alvo

Marketing ... Estabelecimento de preços com base em custo. Marketing - Mix Marketing ... Estabelecimento de preços com base em custo. Verifica-se o custo de venda, acrescentando a margem desejada.

Marketing - Mix Marketing ... Este método assegura que você ganhará dinheiro com o que vende...

Marketing - Mix Marketing ... ...mas não assegura que conseguirá vender os produtos que comercializa Lembre-se: é fundamental transportar-se para a mente do consumidor