Grupos de trabalho ANPEPP – pontos a considerar como contribuição à mesa CAPES-CNPq-ANPEPP acerca de avaliação da produtividade na pesquisa. Proponente:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

Faculdade Estudos Sociais do
GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA – PPGP/UFSC
CRITÉRIOS DA AVALIAÇÃO: GRANDE ÁREA DE SAÚDE Triênio 2004/2006
FACULDADE METROPOLITANA
PROGRAMAS/CURSOS ACADÊMICOS. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TRIENAL TRIÊNIO AVALIAÇÃO 2004 – 2007 ÁREA DE AVALIAÇÃO GRANDE ÁREA CIÊNCIAS DA SAÚDE (MEDICINA I,
Page 1 GT Engenharias & Computação. Page 2 Objetivos: Analisar o processo de avaliação dos Mestrados Profissionais e propor modificações na ficha de avaliação.
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
PROCESSO DE AVALIAÇÃO TRIÊNIO 04/06. 1.Proposta do Programa (a) a(s) área(s) de concentração devem delimitar de maneira clara o objeto de especialidade.
PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA MÉDICA Prof. Dr. Irineu Tadeu Velasco
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
AVALIAR ?? determinar valor (diferentes abordagens)
Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Exploração das Universidades Federais – REUNI Prof. Dr. Walter Martins Rodrigues.
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DE ACESSO ABERTO À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA Irene Scótolo de Oliveira.
Programa Especial de Treinamento
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Realidade e perspectivas dos Programas de Pós-graduação filiados a ANPEPP Prof. Dr. Henrique Figueiredo Carneiro.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
Pesquisa e Prática em Educação
Fique Sabendo! Outubro de 2007 Informes do 2º semestre Uma vez por semestre (duas vezes ao ano) a equipe da CPA apresenta a toda Comunidade Educativa seu.
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSCar
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Auto-Avaliação FACET Conhecer para participar....
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Currículo Lattes vs Avaliação CAPES
Fonte: Documento APCN V. Ficha de Avaliação para o Triênio – ANEXO I Quesitos / ItensPeso * * Definições e Comentários sobre o Quesito/Itens.
Avaliação da produtividade em pesquisa pelo CA de Psicologia do CNPq: Uma proposta de discussão com a comunidade científica Terezinha Féres-Carneiro PUC-Rio.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Geografia Conceito.
UMC Local de produção e socialização do conhecimento
PEDAGOGO “A PROFISSÃO DE EDUCADOR” PROF. DANIEL AMRTINS.
Emmanuel Zagury Tourinho Antonio Virgílio Bittencourt Bastos.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES) Prof
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NORTE – RS CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES Profa. Dra. Marta Cocco da Costa Profa.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
DISCIPLINA – RI.I QUALIS : PERIÓDICOS
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa:Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Centro:
Brasília, DF, 09 de abril de Hélder Eterno da Silveira
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
Critérios de Avaliação Triênio Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Novembro / 2009.
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
1 Núcleo de Psicologia Comunitária da UFC: espaços de co-construção do psicólogo e do sujeito comunitário a partir de uma práxis de transformação Autores:
FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Recife, 2013 Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
Bases de Dados mantidas pela USP.. A USP produz e oferece acesso a diversos tipos de produção intelectual: científica, acadêmica, técnica ou artística.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Estímulo à produção de conhecimento.
Carmen Moreira de Castro Neves Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica - DEB A Formação de Professores para a Educação Básica na CAPES.
Painel: Polos de Inovação e Agenda CNPq Aléssio Trindade de Barros Setembro de 2013.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
Programa de Incentivo à Educação do Governo Federal: FIES, PRONATEC e Ciência sem Fronteiras HELENA B. NADER 05/08/2015.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO Prof. Dr. José Ferreira Nunes Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.
Associação Universidade em Rede Profª Nara Maria Pimentel Universidade de Brasília - UnB Diretora de EaD/UnB Comitê de Coordenação Política da UniRede.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

Grupos de trabalho ANPEPP – pontos a considerar como contribuição à mesa CAPES-CNPq-ANPEPP acerca de avaliação da produtividade na pesquisa. Proponente: GTs ANPEPP/Jorge Tarcísio da Rocha Falcão V Congresso Norte Nordeste de Psicologia Maceió-AL / 23 a 25/05/2007 Mesa-redonda: Avaliação da pesquisa e pós- graduação: um permanente desafio

1.Tensão entre a sistemática de avaliação das instituições de ensino superior e a sistemática de avaliação da produção em pesquisa.Tensão 2.Revisão dos parâmetros básicos de avaliação quanto à inclusão de novos itens e estabelecimento de pesos.Revisão 3.Conciliação entre parâmetros de avaliação centrados na quantidade e parâmetros de avaliação centrados na qualidade.Conciliação 4.Afinamento de parâmetros de avaliação para distinção entre pesquisadores e/ou programas estruturalmente versus circunstancialmente improdutivos.Afinamento Pontos mencionados pela comunidade de pesquisa representada pelsos GTs Anpepp:

Sistemática de avaliação dos cursos de graduação das Instituições de ensino superior Sistemática de avaliação da pós-graduação e da produção em pesquisa. Ênfase em aspectos tais como a razão quantitativa professor-aluno, índices de evasão/retenção do alunado (notadamente do ensino de graduação) e oferta de atividades de aula em turno noturno. Publicação, formação na pós-graduação, articulação nacional e internacional. 1. Tensão entre ênfases de avaliação:

2. Revisão de parâmetros de avaliação: Produção estrito senso. Extensão universitária. Consultoria especializada Pareceres técnicos Organização de eventos científicos Administração acadêmica. Periódicos Órgãos de fomento Participação em bancas M D M D G Orientação Qualis livros: - Livros-texto para ensino. - Extensão e serviços à comunidade. Editoria

3. Conciliação quantidade / qualidade da produção: Produção individual de itens/autor em período de tempo referenciada a média flutuante crescente da área (produção bruta/pesquisador/ano). Rol limitado de produtos relacionados pelo próprio autor (“x” produções mais relevantes no período). Qualidade / Impacto da produção Critério adicional 1: estabelecimento de diálogo relevante para outros trabalhos/produtos acadêmicos/reflexões (aí incluídos produtos não indexados, como teses, projetos conjuntos (pesquisa em rede institucional), apresentações em reuniões científicas, docência fora da IES de origem e do país [dados encaminhados pelo próprio autor avaliado]. Critério usual: número de citações Critério adicional 2: inovação no campo de teorização e pesquisa. Produção individual vs. produção colegiada: virtudes (rede) e vícios (incremento artificial).

4. Distinção entre situações de carência de produtividade: Produção Tempo Produção Tempo Em crise Em desenvolvimento