- Controle e Transparência contra a Corrupção -

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Transcrição da apresentação:

- Controle e Transparência contra a Corrupção - XI Encontro Nacional de Controle Interno - Controle e Transparência contra a Corrupção - Eficiência da Auditoria Governamental para Prevenção de Irregularidades e Melhoria da Gestão – Casos Concretos Maria João Kaizeler – FMS Banco Mundial

Grupo Banco Mundial Banco Mundial Grupo Banco Mundial Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento - Bird, 187 membros Início das operações: 1946 Associação Internacional para o Desenvolvimento - AID, 170 membros Fundação: 1960 Corporação Financeira Internacional – IFC Fundação: 1956, 182 membros Agência Multilateral de Garantia de Investimentos – AMGI Fundação: 1988, 175 membros Centro Internacional para Acerto de Disputas de Investimento - CIADI, 147 membros Fundação: 1966 Formado por 187 países, funciona como uma cooperativa Um dos pilares do desenvolvimento social e econômico mundial desde a Segunda Guerra A única agência de financiamentos com presença e impacto globais Angaria fundos nos mercados financeiros internacionais para combater a pobreza através do financiamento de projetos nos países em desenvolvimento Ativos de US$ 275 bilhões (AF 2009) Ajuda a atrair investimentos privados através de co-investimentos, garantias e seguros de risco político Oferece aconselhamento econômico e técnico aos países-membros BIRD – empréstimos para países de renda média a termos de mercado AID – empréstimos e créditos para os países mais pobres (contribuições, BIRD, retorno de empréstimos) IFC – empréstimos e participações acionárias no setor privado – catalisa investimentos (vende títulos) MIGA – garantias contra riscos associados aos mercados em desenvolvimento para atrair investimentos CIADI – conciliação e arbitragem de disputas de investimentos

Trabalhando por um mundo sem pobreza Missão/Desafios Trabalhando por um mundo sem pobreza Ajudar a reduzir a pobreza extrema e promover a prosperidade compartilhada Cumprir as metas de Desenvolvimento do Milênio Apoiar os países em desenvolvimento, trabalhando em parceria para reduzir a pobreza Construção de um ambiente favorável para investimentos, geração de empregos e crescimento sustentável, apoiando os pobres para que participem do crescimento Eliminar a pobreza extrema Reduzir a porcentagem das pessoas vivendo com menos de $1.25 por dia a3% até 2030 Promover a prosperidade compartilhada Estimular o crescimento da renda dos 40% mais pobres da população em cada país Atingir os objetivos de maneira sustentável: Assegurando o futuro do planeta e os recursos nele, mantendo a inclusão social, limitando a carga econômica sobre gerações futuras. A experiência dos países em desenvolvimento mostra que para que haja crescimento, investimento e empregos, é preciso: Desenvolver capacidade – fortalecer governos, treinar funcionalismo, sem necessidade de grande burocracia (reduzir gastos de manutenção) Criar infraestrutura – implementar sistemas legais e jurídicos que encorajem o empreendedorismo, protejam os direitos individuais e de propriedade e honrem contratos Desenvolver sistemas financeiros – robustos o bastante para apoiar desde o micro crédito até grandes empreendimentos Combater a corrupção – ou pouco poderá ser feito.

Governança e Luta Contra a Corrupção Baixos níveis de governança e/ou altos níveis de corrupção podem anular a missão do BM Recursos críticos para o desenvolvimento são utilizados de forma ineficiente ou são desviados para outros propósitos Investidores são desencorajados pelo clima impróprio para o investimento e por falta de credibilidade das contas públicas Os pobres não têm acesso aos serviços básicos e críticos

Fraude e Corrupção O custo médio anual da fraude e corrupção no Brasil representa de 1,38% a 2,3% do PIB. ONU 2013: R$ 200 Bilhões por ano (> 300 Bi) Porquê? Implementação de um bom Sistema de controle interno e Verificação do seu efetivo funcionamento.

Racionale Procedimentos de Controle Interno Fortes Função de Auditoria Interna Eficiente Essencial Sistema de Gerenciamento Financeiro Robusto Essencial Transparência e Boa Governança IFAC Boa Governança: Principio F; Estudo TCU Boa Governança. According to INT Reports, there is a direct link between lack of transparency, weak internal controls/audit functions, and instances of fraud, corruption and lack of efficiency and effectiveness in bank projects; Proper Internal control procedures and an efficient Internal Audit function are critical aspects of a robust financial management system; Essential for assuring transparency and good governance and for helping organizations achieve their objectives, and therefore promote growth and sustainability. Crescimento Económico

Iniciativa BM - CONACI CONACI pediu apoio ao BM para fortalecer o Sistema de Controle Interno no Brasil; Seminário de Foz de Iguaçu em Maio de 2014: Carta de Foz do Iguaçu Criação de Grupo de Trabalho Reuniões do Grupo de Trabalho para debater iniciativas Necessario fazer Avaliação da Capacidade das CGEs. Como? Modelo IA-CM do IIA Global

Modelo de Avaliação da AI

Resultados da Avaliação Cada CGE é unica Legislação Organização Capacidade Áreas comuns de foco

Os 6 Elementos Essenciais AI Serviços e Papel da AI Gerenciamento de Pessoas Práticas Profissionais Gestão de Desempenho e Accountability Cultura e Relacionamento Organizacional Estruturas de Governança

1. Serviços e Papel da AI Auditoria de Conformidade Baseada em Transações => Necessário maior foco no Sistema, auditoria de processos Necessário mais diretrizes de auditoria, programas de Auditoria repetíveis e Normas de Papeis de Trabalho Necessário fazer melhor acompanhamento das recomentações (follow-up) Serviços de Assessoramento Importante, mas deve-se garantir que as auditorias de conformidade se mantêm

2. Gerenciamento de Pessoas Pessoas qualificadas são identificadas e recrutadas Problemas na contratação e retenção de auditores Necessário critérios de seleção adicionais Falta Carreira de Auditores Desenvolver Modelo de Competências (aptidões – técnicas e comportamentais, etc.) Investir em treinamento em Auditoria Interna Desenvolvimento Profissional individual Planos de formação e desenvolvimento individual

3. Práticas Profissionais Arcabouço de processos e práticas profissionais Necessário desenhar Políticas, programas e práticas de AI Falta Manual de Auditoria Interna, Normas Profissionais de AI inexistentes bem como o Código de Ética Profissional de AI Asseguração da Qualidade Plano de Auditoria baseado nas Prioridades de Gestão e dos Stakeholders Universo de Auditoria Plano abrangente (auditorias, recursos, etc.) Metodologia de planejamento de auditoria baseada no risco

4. Gestão de Desempenho e Accountability Orçamento Operacional de AI e Plano de Negócios de AI Foco na identificação realistica das necessidades de orçamento – pessoas, dinheiro, material, tecnologia Assegurar que o orçamento único para a Função de AI não é transferível Medidas de Desempenho Implementar um mecanismo de gestão de desempenho e de accountability da AI

5. Cultura e Relacionamento Organizacional Gerenciamento dentro da atividade de AI Identificar a Estrutura organizacional ótima Funções de gestão dentro da CGE Necessário processos/práticas que assegurem que a AI se mantém independente Aumentar as Ferramentas Tecnológicas Promover a comunicação continua e construtiva

5. Cultura e Relacionamento Organizacional Coordenação com outros grupos de Revisão TCU, TCEs, CGU, CGEs, CGMs, MP – aumentar a colaboração, complementariedade do trabalho Boa prática: Redes de Controle Componente Integral da equipe de gestão Governador Parceria com outras Entidades de Gestão do Estado/Governo

6. Estruturas de Governança Relacionamentos de Relatoria estabelecidos Regimento de AI Acesso total às informações, ativos e pessoas da organização Importante ser formalizado

6. Estruturas de Governança Mecanismos de Financiamento Necessário avaliar e relatar a adequabilidade de Recursos Identificar o impato das limitações de Recursos e comunicar Supervisão gerencial da atividade de AI Ter apoio do Governador e da Casa Civil Buscar apoio para a AI das Entidades Gestoras do Estado

Próximos Passos Desenvolver e Implementar estratégias de AI para melhorar a efetividade das CGEs Devenvolver opções para harmonizar os sistemas de AI nos níveis de Governo Federal, Estadual e Municipal Desenvolver recomendações para estratégias para reforçar o papel e estrutura da Auditoria Interna no Setor Público do Brasil

Próximos Passos Estratégia ampla e Plano de Ação para as CGEs (+ Operacional) Revisão da Base Legal das CGEs Treinamento AI e Mecanismos de Certificação em AI Normas de AI (standards) e Código de Ética de AI Mecanismo de Asseguração da Qualidade/Revisão pelos Pares (replicação do IA-CM) Desenho de Atividades e Ações para reforma do SCI - Lei COSO?

Como o BM pode ajudar? Mecanismos Atividades no Plano de aquisições dos Projetos (Ex. IL Espírito Santo) Componentes ou Subcomponentes de Assistência técnica (Ex. SWAp Paraná) Condições de Desembolso nas Operações estruturais (DPLs) Resultados a alcançar nos PforR (Ceará PforR) Projetos Promoção de Seminários (knowledge Exchange)

Como o BM pode ajudar? Ações Possíveis Capacitação/Treinamento (ex. no IA-CM) Apoio no Diagnóstico (ex. validação da Auto-avaliação) Desenvolvimento de manuais Troca de experiências e de conhecimentos (ex. Seminários, Study Visits) Modernização de sistemas de TI Implementação de normas internacionais de auditoria interna

Maria João Kaizeler mkaizeler@worldbank.org Obrigada Maria João Kaizeler mkaizeler@worldbank.org