Necrólise epidérmica tóxica com rápida progressão em paciente com SIDA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tumores cutâneos.
Advertisements

Artrite reumatóide É uma doença auto-imune sistémica, caracterizada pela inflamação das articulações (artrite), e que pode levar a incapacitação funcional.
Projeto de Consulta de Enfermagem na avaliação do pé diabético
POLIPOSE ADENOMATOSA FAMILIAR
Pneumonia em institucionalizados
Acroceratoelastoidose de ocorrência familial
Cardiopatia Reumática / Febre Reumática
Lupus eritematoso hipertrófico tratado com infiltrações intralesionais
Penfigoide gestacional: Relato de caso
Alopécia neoplásica: Relato de caso
Aluna: Maria Paula Turma: 71 Professora: Mariluce
Perfil clínico epidemiológico do vitiligo na criança e adolescente
Insuficiência Renal Aguda na Síndrome Nefrótica
Glomerulonefrite Anti-MBG
ENVOLVIMENTO RENAL NA INFECÇÃO PELO HIV.
DOENÇA DE CAMISA: uma rara variante da Síndrome de Vohwinkel
Aula 5- Avaliação inicial da cena e avaliação da vítima
III Curso de Dermatologia na Atenção Primária à Saúde
Desenvolvimento de carcinoma epidermóide em sequela de Hanseniase
ERITEMA NODOSO ATÍPICO X PANICULITE FACTÍCIA: relato de um caso
Doenças de pele.
Psoríase e Doença de Crohn
Sífilis Comp: Elica Barreto Eliene Oliveira Gilciene Pereira
LÚPUS DISCÓIDE HIPERTRÓFICO: relato de três casos
Professor: Rogério Ferreira
PSEUDOTÍNEA AMIANTÁCEA: estudo de 7 casos
Manifestações cutâneas na doença mista do colágeno
Alterações radiográficas em pacientes com a co-infecção vírus da imunodeficiência humana/tuberculose: relação com a contagem de células TCD4 + e celularidade.
Momento Científico 22/05/2014 Renata Borges Facury Arroyo
IMUNOTERAPIA ALÉRGENO-ESPECÍFICA EM MAIORES DE 55 ANOS: RESULTADOS E REVISÃO DE LITERATURA Introdução Baptistella E¹; Silva TP¹; Maniglia S¹; Malucelli.
Osteoartrose Disciplina Fisioterapia em Reumatologia
J Pediatr (Rio J) 2010;86(6): Apresentação: Paula Balduíno Coordenação: Dr. Filipe Lacerda Hospital Regional da Asa Sul/Materno Infantil de Brasília/SES/DF.
Doenças autoimunes.
Coqueluche Grave e Cuidados Intensivos Alexandre Serafim - UTIP HMIB
POXVIRIDAE - os maiores vírus conhecidos (~ 300 nm)
Ações de Enfermagem em Saúde Pública
Leptospirose Definição: Bactéria do gênero Leptospira.
Alzheimer Tipo mais comum de demência.
Úlcera de Martorell: Relato de caso
Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba Curso: Medicina Módulo de Atenção a Criança e ao Adolescente Caso Clínico 1 Acadêmicos: Alice Xavier Bezerra Aline.
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
Síndrome Nefrótica Secundária a Anti-inflamatórios Não Esteroidais Giordano F. Ginani Disciplina de Nefrologia HCFMUSP.
PRÉ E PÓS OPERATÓRIO em ginecologia
PATOLOGIA E PROCESSOS GERAIS
A Trombose Venosa Cerebral (TVC), de veias ou seios venosos, é uma entidade com incidência de aproximadamente 5 casos por milhão por ano sendo três vezes.
FARMACODERMIAS Prof. Dr. Ivan Abreu Figueiredo.
WERNICKE E BERIBERI NO PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIA BARIÁTRICA
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Curso de Graduação de Enfermagem 4° período O que os pacientes com acidente vascular encefálico sabem.
1 Médica Residente em Clínica Médica do Hospital Regional de Cacoal. 2 Médica dermatologista e Preceptora do Programa de Residência em Clínica Médica do.
Epidemiologia Analítica
Introdução Relato do Caso Discussão Conclusão
ATENDIMENTOS CONJUNTOS COM OUTRAS ESPECIALIDADES DA SAÚDE PARA A REAL FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Kubo.
MEMÓRIA E IDOSO: EXPERIÊNCIA DA LIGA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE BOTUCATU (LGGB) NA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SÍNDROMES DEMENCIAIS Oliveira, CC; D’Oliveira,
Dong Soon kim, Curr Opin Pulm Medicine, 2006 Paula Miguel Lara - Reumatologia – Santa Casa de São Paulo.
Henrique P. L. Scabello 4º ano
Manejo das Complicações Microvasculares. Objetivos Apresentar brevemente o manejo das principais complicações microvasculares dos pacientes com diabetes.
Tratamento ambulatorial de pacientes com ferida cirúrgica complexa: coorte histórica * Enfº José Ferreira Pires Júnior Estomaterapeuta TiSobest.
CARACTERIZAÇÃO DE LESÕES DE PELE EM UM CENTRO DE TRATAMENTO INTENSIVO ADULTO DE UM HOSPITAL PRIVADO *Estomaterapeuta-Unisinos; Especialista em Enfermagem.
1-INTRODUÇÃO Colelitíase transitória e lama biliar são manifestações não raras em pacientes internados em uso de ceftriaxone. A Ceftriaxona é uma Cefalosporina.
Projeto de simulação esportiva e profissional Professor orientador Pablo Ferreira Silva.
ALERGIA E IMUNOLOGIA CLÍNICA HOSPITAL DAS CLÍNICAS - UFPE
PATOLOGIA NASOSINUSAL
Granuloma de Majocchi CONCLUSÃO
SARCOMA DE ÍNTIMA CARDÍACO EM PACIENTE PEDIÁTRICO Oliveira JM 1,2, Cunha IW 2, Torres FAL 2,Araujo NCFD 1,2, Favaro MG 1,2,Netto-Montemor MR 1,2, Merlini.
Metastatic Cancer of the Urinary Bladder David Dolinak; MD The American Journal of Forensic Medicine and Pathology vol. 28 n3 setembro 2007 Aparecida Franciscani.
Transcrição da apresentação:

Necrólise epidérmica tóxica com rápida progressão em paciente com SIDA PE-0000000 Necrólise epidérmica tóxica com rápida progressão em paciente com SIDA por provável reatividade cruzada a betalactâmico: Relato de um caso Pablo Cirino Beatriz Moritz Trope Sílvia May Serviço de Dermatologia, Curso de Graduação e Pós-Graduação HUCFF-UFRJ, Faculdade de Medicina - Universidade Federal do Rio de Janeiro

INTRODUÇÃO A Necrólise Epidérmica Tóxica (NET) foi descrita por Lyell no ano de 1956. Trata-se de uma doença mucocutânea rara, aguda e ameaçadora à vida. Decorre de uma extensa morte de queratinócitos levando à separação da junção dermo-epidérmica. MOTIVO DA APRESENTAÇÃO Relatamos um caso de uma paciente portadora de SIDA que após o primeiro dia de Meropenem, desenvolveu rapidamente quadro compatível com NET devido a provável reativação cruzada por betalactâmico.

RELATO DE CASO Sexo feminino, 35 anos, SIDA em uso irregular de TARV. Após baciloscopia negativa foi iniciado esquema para Pneumonia Adquirida na comunidade com Amoxicilina/Sulbactam por 7 dias. Houve melhora do quadro pulmonar com relato de erupção papuloeritematosa difusa, pruriginosa em abdome e membros superiores 1 semana após início da medicação com melhora espontânea. Após foi iniciado Meropenem por sepse de foco abdominal. Passado 1 dia do início da medicação houve relato de erupção papuloeritematosa pruriginosa, em membros superiores e inferiores e lesão bolhosa em perna direita e abdome.

RELATO DE CASO Ao exame dermatológico: Facies de dor, inúmeras bolhas rotas em 40% do corpo, pele com aspecto de queimadura em abdome, membros e tórax com acometimento de mucosa jugal e lábios. Sinais de Nikolski e Asboe-Hansen presentes. Orientamos imediata suspensão do Meropenem. Cuidadosa reposição hidroeletrolítica, manutenção da temperatura corporal e cuidados diários com a pele tais como: manuseio cuidadoso da paciente, limpeza das lesões com SF 0,9% e hidratação de toda a pele com loção AGE até completa reepitelização. Mupirocina pomada periorifíciais. Melhora evolutiva importante, reepitelização completa sem nenhuma complicação.

D1 pela Dermatologia

D14 pela Dermatologia

DISCUSSÃO A Necrólise Epidérmica Tóxica é uma doença mucocutânea rara com média anual de 0,4-1,2/ milhão de pessoas, ameaçadora à vida quase sempre relacionada ao uso de drogas. Pacientes portadores de SIDA são 1000 vezes mais susceptíveis ao desenvolvimento da NET. Há mais de 100 drogas associadas à NET sendo as mais implicadas os antibióticos, anti-inflamatórios não esteroidais e anticonvulsivantes. Ocorre uma expressão de Células T citotóxicas específica a droga com liberação de IL-6, TNF-α e interferon-γ ocorrendo ligação com Fas-Fas ligante, indutor de apoptose de queratinócitos. Todo esse processo tende a se completar em 7-21 dias da primeira exposição à droga responsável.

DISCUSSÃO Após 1 semana do uso da Amoxacilina/Sulbactan surgiu erupção eritematopapulosa associado a prurido que se resolveu espontaneamente. Com o uso do Meropenem houve uma rápida ativação das lesões evoluindo para o quadro típico de NET. Existem relatos de reativação cruzada a betalactâmico ocorrendo entre antibióticos que possuam estruturas químicas semelhantes. As penicilinas e os carbapenêmicos possuem um anel betalactâmico em comum nas suas estruturas químicas podendo levar em 2-3% dos casos uma reativação de processo imunológico.

DISCUSSÃO Chamamos atenção do risco de reativação cruzada em antibióticos que possuam alguma similaridade estrutural. Evitar em pacientes com história de alergia prévia a composto estruturalmente semelhante caso este tenha um histórico de reações severas a tal droga. Lembrar a maior chance de NET em portadores de SIDA, principalmente nos que usam Nevirapina.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Garcia-Doval, LeCleach L, Bocquet H, et al. Toxic epidermal necrolysis and Stevens-Johnson syndrome:does early withdrawal of causative drugs decrease the risk of death? Arch Dermatol. 2000; 136:323-7. Introcaso CE, Hines JM, Kovarik CL. Cutaneous toxicities of retroviral therapy for HIV. J Am Acad Dermatol. 2010; 63:549-61. Paquet P, Jacob E, Damas P, Piérard GE. Recurrent fatal drug-induced toxic epidermal necrolysis (Lyell's syndrome) after putative beta-lactam cross-reactivity: Case report and scrutiny of antibiotic imputability. Crit Care Med. 2002; 30(11):2580-3. Solensky R. Allergy to β-lactam antibiotics. J Allergy Clin Immunol. 2012; 130:1442. Viard L, BUllani RR, Meda P, et al. Intracellular localization of keratinocyte Fas ligand explains lack of cytolitic activity under physiological conditions. J Biol Chem. 2003; 278(18):16183-8.