A Liderança e seus Conceitos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Benedita Robson Gabriela Vânia
Advertisements

LIDERANÇA É um processo de influenciar atividades individuais e grupais em direção ao estabelecimento das metas e sua consecução. São atividades inerentes.
O DESAFIO DAS EMPRESAS MODERNAS TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
CHEFIA E LIDERANÇA CHEFIA
LIDERANÇA ORGANIZACIONAL.
Daciane de Oliveira Silva
Capacidade de exercer influência sobre pessoas;
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
Escola do Comportamento Humano
GERENCIAMENTO CONFLITOS E NEGOCIAÇÕES
Capítulo 12 Liderança, poder e política
Valor Consultoria Empresarial
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
PERCEPÇÃO, ATITUDES E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
TEORIAS ATUAIS DE LIDERANÇA
LIDERANÇA A liderança é um dos papéis mais importantes dos administradores. A pessoa que desempenha o papel de líder influencia o comportamento de um ou.
PERSONALIDADE E TRABALHO
LÍDER (PESSOA ESPECIAL)
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
Planejamento e Gerência de Projeto Plácido Antônio de Souza Neto
Profª Rennata Paolla LIDERANÇA Profª Rennata Paolla
Gestão Farmacêutica – Organizar e Ciclo PDCA
Administração de Recursos Humanos II
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
LIDERANÇA TRANSACCIONAL VERSUS LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL
MUDANÇA ORGANIZACIONAL
COACHING EDUCATION.
O que é Liderança? Liderança
A Liderança com o uso do Coaching como Ferramenta Gerencial
Os Estilos de Liderança
Processo de Decisão de Tomadas
Capítulo 7 Direção.
A Comunicação na Gestão de RH
Novos parâmetros de Liderança.
O QUE É LIDERANÇA? Liderança Administração
O Atual Papel do RH nas Organizações
Capítulo 1 A administração hoje.
Gestão Estratégica de Pessoas
Tema 14 – O Poder e a Liderança [Faces do Poder]
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Introdução à Administração
Profa. Daciane de Oliveira Silva
O GESTOR Habilidades: Ser capaz de analisar permanentemente os contextos interno e externo, de adaptar-se às novas situações e de pensar estrategicamente.
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
CONCEITO DE LIDERANÇA BASE DE AUTORIDADE TIPO DE LIDERANÇA
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
Liderança Contingencial
“LIDERANÇA HUMANIZADA”
Liderança.
Tema 15 - LIDERANÇA: Estilos de liderança e Eficácia
P SICOLOGIA O RGANIZACIONAL Profª Rennata
Comportamento Organizacional - aula 4: liderança -
Profª MSc. Gardênia Jardim
Capítulo 7 Direção.
Introdução à Administração
Liderança Processo interpessoal, pelo qual os gerentes tentam influenciar os empregados a realizarem objetivos de trabalho estabelecidos. Realizada em.
LIDERANÇA E CONFIANÇA.
1.
Velhos e Novos Perfis de Liderança
Comportamento Organizacional
FIORELI, Psicologia para administradores, Atlas, SP, 2004
Prof. Sonia Loureiro Gestão do Conhecimento Profa. Sonia Loureiro GESTÃO DO CONHECIMENTO Profa. Sonia Loureiro
Habilidades e características do líder
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Relações Humanas (Dando Importância aos Grupos)
Liderança nas Organizações.  Influência: modificar o comportamento  Poder: potencial de influência  Autoridade : poder legal e socialmente aceito.
TEORIAS SOBRE LIDERANÇA
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção.
Transcrição da apresentação:

A Liderança e seus Conceitos

A Liderança e seus Conceitos “Liderança é a capacidade de influenciar um grupo para que as metas sejam alcançadas”. (Stephen P. Robbins) Ao longo do tempo a definição de liderança vem sofrendo diversas modificações na tentativa de melhor se adaptar ao modelo de gestão do contexto. Muitos são os estudos que tentam explicar esse fenômeno tão positivo para as organizações, bem como a sua evolução.

A Liderança e seus Conceitos Em alguns pontos todos concordam, os líderes são alegres, motivadores, criativos e acima de tudo carismáticos. Antigamente, o carisma era uma característica ligada a dons divinos, hoje, sabemos que seu significado nada mais é do que um poder de persuasão que podemos exercer sobre outras pessoas. Apesar de algumas pessoas já nascerem com essa característica, não significa que ela não esteja ao alcance de todos, neste caso será necessário um empenho para desenvolvê-la.

A Liderança e seus Conceitos Considerada como essencial no interior de qualquer grupo, a liderança assume dentro dos grupos de trabalho um papel importante no desenvolvimento das tarefas da equipe. Porém, uma diferenciação é importante que se faça neste momento inicial de nosso estudo: liderança e gerência representam dois diferentes estilos ou posturas organizacionais.

A Liderança e seus Conceitos Enquanto os gerentes estão preocupados em fazer com que seu grupo cumpra prazos e normas estabelecidos pela empresa, os gerentes desenvolvem ações que: Possam ajudar ao grupo a tingir suas metas ou objetivos; Possibilitem a mediação de possíveis conflitos que possam surgir; Possam impulsionar o início das tarefas; O transformem em ponte entre objetivos organizacionais e os objetivos individuais de seus liderados.

A Liderança e seus Conceitos Importante observarmos que todas essas ações indicadas acima são bem mais facilmente desenvolvidas quando o líder é escolhido por seu próprio grupo para representá-lo e não quando o mesmo é indicado.

A Liderança e seus Conceitos Segundo Abraham Zaleznik, “os líderes se diferem dos gerentes em: motivação, história de vida e quanto aos seus modos de pensar e agir”. Mas, não podemos deixar de lado o valor do gerente, principalmente quanto às suas atividades de desenvolvimento de planejamentos formais, desenhos organizacionais fixos ou mesmo sua rigidez no monitoramento dos resultados a serem alcançados pela equipe. Koter nos afirma que “tanto uma liderança forte quanto uma gerência sólida são necessárias para uma eficácia organizacional excelente”.

A Liderança e seus Conceitos O Líder como Ponte Toda organização é formada por diferentes tipos de pessoas que em sua interação desenvolverão ações que possam possibilitar o alcance das metas da empresa. Por mais recursos materiais que disponha uma organização, esta jamais poderá funcionar sem os colaboradores, ou recursos humanos. Em contrapartida, a maioria das pessoas depende das empresas para alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.

A Liderança e seus Conceitos O Líder como Ponte Observe o quadro abaixo:

A Liderança e seus Conceitos As Teorias e Características da Liderança

A Liderança e seus Conceitos Teoria de Traço de Personalidade Das teorias sobre liderança esta é considerada a mais antiga e refere-se a uma característica específica que o líder possui e que o difere das outras pessoas. Esta teoria foi defendida por Thomas Carlyle e essas características podem ser físicas, intelectuais sociais ou outras relacionadas diretamente com as tarefas a serem desenvolvidas pelo líder. Importante observar que qualquer que seja a situação o líder deverá inspirar em seus liderados confiança, inteligência e percepção.

A Liderança e seus Conceitos Teoria de Estilo de Liderança Esta teoria busca explicar a liderança através dos diferentes comportamentos dos líderes frente aos seus liderados, ou seja, a maneira pela qual ele se comporta os orientar seus subordinados quando do desenvolvimento de suas tarefas. Esta teoria nos aponta três diferentes estilos de liderança: autocrática, liberal e democrática.

A Liderança e seus Conceitos Teoria Situacional de Liderança Esta teoria busca explicar o processo de liderança através de uma visão mais ampla. Parte do princípio que o líder se comporta de acordo com a situação em que o mesmo se encontra, desta forma, ela nega um estilo único de liderança. Ela considera que o líder eficaz é aquele capaz ajustar-se a diferentes tipos de pessoas ou grupos de pessoas, sob as mais diversas situações.