Copyright © 2010 Accenture All Rights Reserved. Accenture, its logo, and High Performance Delivered are trademarks of Accenture. 27º CBM / Expoman 2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A gestão da manutenção industrial
Advertisements

Custos Relacionados à Qualidade - CRQ -
BENCHMARKING.
Redução de Custo – O maior benefício no setor de manutenção
Processo de Profissionalização
Contexto da Informação
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 4
Conceitos Terceirização: frete, estocagem, preparação de pedido, entrega final, atividades de pré e pós-montagem. Necessidades: Aumenta o nível de serviço,
AULA 1 - INTRODUÇÃO “todos os caminhos são válidos para quem não tem idéia de para onde quer ir” (Lewis Carroll)
“ Planejamento de Investimentos: Estruturando o seu Crescimento de Forma Economicamente Sustentável ”
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS
Repensando a Logística
Aula 8 Engenharia de Manutenção FMEA
Pesquisas e Desenvolvimentos na Gestão da Manutenção
Administração da Produção
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
Apresentação da compilação dos resultados das pesquisas.
Porto de Galinhas/PE – Jul/11
Reunião de Gestores da Embrapa Gestão Estratégica de Pessoas:
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EMPRESARIAIS
Logística e Gerenciamento da
Antonio Carlos Tonini Maio / 2004
Control Objectives for Information and related Technology
Sistemas de Informação para Apoio à Tomada de Decisão- Balanced Scorecard (BSC) Prof. Cláudio.
LOGO EMPRESA.
ONAP-HOME INFORMÁTICA LTDA
Manutenção Produtiva Total - TPM -
Aula 2 Manutenção Corretiva Manutenção Preventiva
A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos
GTI Claudia Salles Haddad
RICHTER Proposta de Serviço Abilità.
Aulas 13 Mantenabilidade ou Manutenabilidade
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Gerência de Manutenção Prof
BALANCED SCORECARD BUSINESS WAREHOUSE.
4 - Planejamento e Organização da manutenção
FACULDADE DOS GUARARAPES
Planejando a Manutenção: Recursos Humanos e Materiais
PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DA MANUTENÇÃO
Função da Administração:
Buenit Tecnologia com resultados. necessidade sua  Melhorar os processos de desenvolvimento de software  Garantir excelência na entrega de software.
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Administração da Produção
Avaliação das Práticas da Manutenção
Controle de estoque.
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
Seu Agente de Mudança..
CAPITAL INTELECTUAL §“É a soma de conhecimento de todos em uma empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva” §O Capital intelectual constitui a.
Logística Integrada Engenharia de Produção
Manutenção “Enxuta” (Lean Maintenance).
MANUTENÇÃO.
Projeto para Implantação de Manutenção Preventiva
Logística e Gerenciamento da
Institucional OnSet.
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Rovani.
U 07- Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
Transformando grandes idéias em projetos gerenciáveis
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Proposta mínimas para o Sistema Logístico da Coordenadoria Suprimentos
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
Portfólio de Serviços TI
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Estratégia de Suprimentos  A estratégia de suprimentos pode ser analisada, inicialmente, como uma forma de decisões relacionadas para adquirir materiais.
Distribuidor Autorizado & Service Center Autorizado.
Segurança da Informação Nossas ofertas. Quem somos: –Formada por consultores sênior com larga experiência e expertises focadas nas áreas de Tecnologia.
METODOS E FERRAMENTAS PARA AUMENTO DA CONFIABILIDADE
Logística Empresarial / Cadeia de Suprimentos – uma área vital
Solução sistêmica para apoiar os processos de fiscalização da Arsesp Agosto/2015 IX Congresso Brasileiro de Regulação.
CMMI Capability Maturity Model Integration
Brasil - junho de 2004 GESTÃO ESTRATÉGICA DE MANUTENÇÃO Manutenção.
7ª Reunião do Grupo de Benchmarking na Manutenção – Clariant – Suzano – JWB Engenharia - Julho Grupo de Benchmarking na Manutenção Melhores Práticas.
Transcrição da apresentação:

Copyright © 2010 Accenture All Rights Reserved. Accenture, its logo, and High Performance Delivered are trademarks of Accenture. 27º CBM / Expoman 2012 Pesquisa sobre Práticas de Gestão de Ativos no Mercado Brasileiro Setembro 2012

 Empresa global de serviços em Consultoria, Tecnologia e Outsourcing com foco em soluções de alto desempenho  profissionais no mundo, no Brasil  Faturamento de US$ 25 bilhões com investimentos de US$ 1.2 bilhão em pesquisa, desenvolvimento e treinamento em 2011  75% das empresas da Fortune Global 500 e 86% das 50 maiores empresas da Exame Maiores e Melhores são nossos clientes  45ª marca mais valiosa do mundo Por que Accenture? Copyright © 2012 Accenture All Rights Reserved.

3 Por que Gestão de Ativos é importante? Infra-estrutura Custos Capital Receitas A contribuição de Gestão de Ativos para o desempenho empresarial  Horas improdutivas  Horas extras  Otimização da capacidade produtiva  Disponibilidade física  Produtividade  Estabilidade  Adequação de estoques de MRO  Retorno sobre ativos  Horas extras  Custos de contratação  Custos de aquisição  Desempenho  Custos de Contratação  Desempenho  Consumo de energia e combustíveis  Retorno sobre ativos de manutenção Valor para o Acionista Trabalho Materiais Serviços Aumento de Produção Postergação de Investimento Redução de Capital Empregado Próprios Terceiros Copyright © 2012 Accenture All Rights Reserved.

4 Como entregar a contribuição ótima? Pouca Manutenção Manutenção Excessiva CUSTO TOTAL CUSTOS DE MANUTENÇÃO CUSTOS DE INDISPONIBILIDADE Zona CríticaZona de Conforto Balanço entre Risco e Desempenho Zona Ideal Equilíbrio entre Riscos e Confiabilidade

Copyright © 2012 Accenture All Rights Reserved. Por que não é fácil? Muitos Processos Muitas Ferramentas RCM OEE FMEA TPM Análise de Falhas CMMS Preditiva Preventiva Engenh. Confiabil. Ciclo de Vida Padroni- zação Operador- Mantenedor MTBF ENGENHARIA OPERAÇÃO MANUTENÇÃO DESCARTE SUPRIMENTO SERVIÇOS

Copyright © 2012 Accenture All Rights Reserved. Qual é o caminho? Estágios de Maturidade Integração e Equilíbrio Otimização do Ciclo de Vida Integração e Confiabilidade Prevenção e Predição Programação e Controle ProcessosPessoas Tecnologia Gestão

Alguns desafios comuns … 7 Copyright © 2012 Accenture All Rights Reserved.  Manutenção é centro de custos, não uma função importante para geração de valor  Ausência de governança e avaliação desde engenharia até o descarte (silos)  Métricas financeiras limitadas para basear decisões  Falta de estratégias baseadas em risco e desempenho  Uso limitado de técnicas de preditiva e monitoramento  Equipamentos e sobressalentes pouco padronizados  Baixa produtividade de equipes e alto custo de estoques de sobressalentes  Uso limitado de contratos de serviço baseados em desempenho

PlanejadaProativaIntegradaOtimizada Funções isoladas Manutenção corretiva e preventiva Controle básico de procedimentos e desempenho Uso básico de sistemas de gestão Gestão de processos e metas de manutenção Análise sistemática de falhas e perdas Manutenção preditiva e baseada das condição Estratégias específicas para equipamentos críticos Integração entre manutenção e operação Suporte à equipes de campo Análise de Confiabilidade Gestão dos custos totais dos ativos Padronização de equipamentos e peças Serviços baseados em desempenho Gestão do ciclo de vida do ativo da engenharia ao descarte Otimização entre custos e confiabilidade Monitoramento em tempo real Centros integrados Qual é a situação na sua empresa? Maturidade e Tendências em Gestão de Ativos NÃO EXAUSTIVO Copyright © 2012 Accenture All Rights Reserved.

EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE ATIVOS EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE ATIVOS Pesquisa Nacional de Gestão de Ativos Prática Limitada Prática Básica Prática Avançada Melhores Práticas  Qual é o conhecimento das empresas sobre Gestão de Ativos?  Qual é o estágio de maturidade por segmento e setor de indústria?  Quais são as prioridades de aperfeiçoamento? ? Copyright © 2012 Accenture All Rights Reserved.

Pesquisa Nacional de Gestão de Ativos Análise de Maturidade ILUSTRATIVO I - Estratégia de Gestão de Ativos - Alinhamento com estratégia corporativa - Definição de diretrizes e políticas - Governança e gestão de ciclo de vida II - Planejamento de Gestão de Ativos - Estratégias de engenharia de manutenção - Técnicas de análise e preditiva - Avaliação de desempenho III - Execução e Monitoramento - Monitoramento e programação - Intervenções e suporte à equipe de campo - Integração com operações e suporte IV - Funções de Suporte - Suporte de suprimentos e logística - Gestão de provedores e terceiros - Dados e sistemas de informação - Capacitação de equipes Dimensões para Análise de Situação Atual e Tendências Copyright © 2012 Accenture All Rights Reserved.

Cronograma da Pesquisa OutNovDezJanFevMarAbrMaiJunJulAgoSet Pesquisa Piloto de Gestão de Ativos Pesquisa Nacional de Gestão de Ativos Copyright © 2012 Accenture All Rights Reserved.

Obrigado! Copyright © 2012 Accenture All Rights Reserved.