DIREC 22,25 e 26. SEMINÁRIO – ProInfo e TV Escola/2008.

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Transcrição da apresentação:

DIREC 22,25 e 26

SEMINÁRIO – ProInfo e TV Escola/2008

A proposta é dialogar sobre as possibilidades, perspectivas,viabilidade e desafios da utilização das tecnologias na educação inclusiva a partir do relato de uma experiência desenvolvida pelo NTE08 e Escola do Parque.

“ Para os surdos, a língua portuguesa é um instrumento lingüístico que não se apresenta como recurso que vem facilitar o intercâmbio com o mundo, mas um obstáculo que precisam transpor com grande dificuldade. Por outro lado, a LIBRAS não é código universal que possibilita tradução, mas sim, a interpretação, quando se procura estabelecer uma correspondência entre as duas línguas” Problema

Justificativa O desafio de educar, com eficiência, Portadores de Necessidades Especiais, impõe uma grande responsabilidade aos educadores que necessitam estar instrumentalizados técnico e didaticamente para oferecer uma educação verdadeiramente comprometida com a aprendizagem significativa e a realização pessoal, de modo a proporcionar autonomia e independência para que estes cidadãos possam atuar na sociedade.

Fundamentação Vários estudos (GESUELLI, SNYDER,RAMPELOTTO E SOUSA E MENDES- in GOES 1996) comprovam que pessoas portadoras de deficiência auditiva, mesmo escolarizadas, apresentam dificuldades no uso da linguagem escrita visto que, na maioria das práticas pedagógicas, o ensino da Língua Portuguesa para surdos se constitui numa experiência restrita Diante desta realidade, a Escola do Parque em parceria com o Núcleo de Tecnologia Educacional, NTE 08 de Barreiras – BA desenvolveu o projeto : NOVAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇAO : Aprendizado da Língua Portuguesa para Surdos TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMÇÃO E O APRENDIZADO DE LINGUA PORTUGUESA PARA SURDOS

O objetivo do projeto foi levar o aluno (surdo) a compreender o funcionamento da língua portuguesa, através de estudos de gravuras no programa MS Power Point e da utilização do Software Easybook, entendendo a importância do emprego de artigos, elos coesivos, conectivos e preposições, na produção textual. Objetivo TECNOLOGIAS E O APRENDIZADO DE LINGUA PORTUGUESA PARA SURDOS

Foram utilizados recursos midiáticos diversificados, desde a visualização de imagens no Power Point, produção de desenho no Paint,(para capa do livro), produção textual com o software Easy Book, projeção dos clássicos da literatura infantil em CD-ROM e, finalizou com a produção do livro virtual,totalmente produzido e ilustrado, pelos alunos. Recursos

Projeção de CD-ROM com os clássicos da Literatura Infantil ( Alice no País da Maravilhas e Pinóquio, em libras). Vivencias Clássicos da Literatura Infantil ( Alice no País da Maravilhas e Pinóquio), em libras Apoio :

RosinalvaAliomario Camilo Daniel Desenhos produzidos no PAINT Produções “O conhecimento se constrói e se transforma conforme o indivíduo vai tendo oportunidades”. Produção de desenho no Paint

Atores A experiência envolveu 30 alunos da Escola do parque (03 turmas de 10 alunos) 01 vez por semana, durante 03 horas com carga horária de 40horas. As atividades foram desenvolvidas no laboratório de informática e sala de vídeo do NTE08.

Resultados Ampliou a habilidade para leitura e interpretação de textos simples. Maior fluência na escrita da língua portuguesa; Confecção de livros ilustrados no software Easy Book. Efetivou o vínculo dos alunos com NTE 08 para a utilização do computador e Internet. Despertou a comunidade escolar para o uso das tecnologias.

Reflexão final... “Estamos diante do “encontro - ou confronto - de duas culturas distintas. Uma é a nossa, da maioria, cultura dos dominantes ou considerados normais. Outra é a cultura de quem até hoje dominado, rotulado de deficiente. Estamos em crise. Bem-vinda ! São crises da lucidez. Sem passar por elas a sociedade inclusiva será uma farsa”. Claudia Werneck

Bibliografia WERNECK, Claudia ( 1997) Ninguém mais vai ser bonzinho na Sociedade inclusiva - Rio de Janeiro -WVA UNESCO,Ministério da Educação e Ciência da Espanha(1994)‏ Declaração de Salamanca e Linha de Ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília. CORDE NISKIER, Arnaldo (1996) LDB A Nova Lei da Educação Rio de Janeiro Edições CONSULTOR