Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento FONDCF- VITÓRIA Subsecretaria de Planejamento e Orçamento Mario de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação do Plano Plurianual
Advertisements

ORÇAMENTO 2010 Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO
Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento ORÇAMENTO MEC 2008/2009 FORPLAD SALVADOR - BA 18/09/2008 Paulo Eduardo.
Portal da Transparência Municipal Conteúdo básico a cargo do município Base: Decreto Federal nº 7.185/2010 Sistema Integrado de Administração Financeira.
Legislação Aplicada à Contabilidade Pública
FONDCF FOZ DO IGUAÇU MAIO LEI Nº DE 14 DE AGOSTO DE 2008 Dispõe sobre as diretrizes para a elabora ç ão e execu ç ão da Lei Or ç ament á
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
Edicão Número 79 de 25/04/2007 Atos do Poder Executivo DECRETO Nº 6.096, DE 24 DE ABRIL DE 2007 Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação.

LANÇAMENTOS CONTÁBEIS
SEPLAG ORIENTAÇÕES SOBRE A PROGRAMAÇÃO OPERATIVA DE 2008 E PROCEDIMENTOS PARA EXECUÇÃO DOS PROJETOS DO MAPP.
UNIDADE GESTORA EXECUTORA
ORÇAMENTO PÚBLICO “É uma lei de iniciativa do poder executivo, aprovada pelo poder legislativo, que estima a receita e fixa a despesa da administração.
EXERCÍCIO 2007 COORDENAÇÃO GERAL DE FINANÇAS/SPO/MEC.
CONCEITOS ORÇAMENTÁRIOS
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
Fonte: QUINTANA, Alexandre Costa, Daiane Pias Machado, Jozi Cristiane da Costa Quaresma, Roselaine da Cruz Mendes. Contabilidade Pública: De Acordo com.
PLANO DE CONTAS APLICADO AO SETOR PÚBLICO
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Audiência Pública Lei de Diretrizes Orçamentárias 2015
PPA - PLANO PLURIANUAL.
LEI ORÇAMENTARIA ANUAL
Despesa Pública Na Lei de Responsabilidade Fiscal
CURSO DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2009 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município Secretaria.
18/8/2006 c7- SFC P r o c e s s o o r ç a m e n t á r i o Plano plurianial - PPA Estabelecerá as diretrizes, objetivos e metas da PMSP para as despesas.
RECEITAS PÚBLICAS Receitas públicas são todos os ingressos de caráter não devolutivo auferidas pelo poder público, em qualquer esfera governamental, para.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 1º QUADRIMESTRE DE 2010 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município MUNICÍPIO.
Planejamento na Gestão Pública
Prefeitura Municipal de Taubaté
Planejamento na Gestão Pública
1 LEI DO ORÇAMENTO ANUAL - LOA Os orçamentos anuais estabelecem a previsão de receita e fixação da despesa para o período de um ano, denominado exercício.
CONTABILIDADE PUBLICA
1. 2 AUDIÊNCIA PÚBLICA PLDO – DE MAIO DE 2015.
Controle da Destinação de Recursos
Lei orçamentária anual - loa
CAPA TAHOMA NEGRITO 40 Composição do Orçamento Federal de 2015 para financiamento das políticas públicas que envolvem obras e serviços Florianópolis,
Levantamentos de Balanços
Coordenação-Geral de Finanças
Orçamento Público Pró-Reitoria de Planejamento e Tecnologia da Informação.
MUNICÍPIO DE IJUÍ – PODER EXECUTIVO SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA AUDIÊNCIA PÚBLICA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E GESTÃO FISCAL 30 de Setembro de º QUADRIMESTRE.
DESPESA PÚBLICA.
MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL DE SOUSA JUNIOR ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICO.
Inscrição de RP Não Processados a Liquidar/liquidação.
Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento FONDCF 15/05/2015.
Créditos Adicionais.
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
AUDIÊNCIA PÚBLICA APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DAS METAS FISCAIS 2º QUADRIMESTRE DE 2014” Prefeitura Municipal de Charqueadas Avaliação das Metas Fiscais 2º.
Abertura do Orçamento 2016 A Lei Orçamentária de Lei nº 7210 de 18 de Janeiro de 2016 Destaques:  Previsão da receita bruta de R$
Professora Rachel Monroe Prefeitura de São Gonçalo Audiência Pública dia 06/05/11.
Prof. LUIZ GILBERTO BIRCK. Planejamento Orçamentário Público (24h) Módulo 4.
FINANÇAS PÚBLICAS E ORÇAMENTO CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA 1988.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ICHU. Lei de Responsabilidade Fiscal: “Art. 9º (...) § 4o Até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o Poder Executivo.
AUDIÊNCIA PÚBLICA - GESTÃO DO SUS
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
Conceitos. O Orçamento Público é uma peça de planejamento por meio do qual o governo estima as receitas que irá arrecadar e fixa os gastos que espera.
1 Ministério da Educação Subsecretaria de Planejamento e Orçamento Secretaria Executiva EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA CURSO DE CAPACITAÇÃO DE ORÇAMENTO E FINANÇAS.
LEGISLAÇÃO E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA. Modelo Orçamentário Modelo Orçamentário é o conjunto de procedimentos padronizados que devem ser seguidos pelos entes.
SEMINÁRIO DE CONTROLE INTERNO Ricjardeson Dias Plano de Contas Aplicado ao Setor Público Plano de Contas Aplicado ao Setor Público.
COTA FINANCEIRA SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA SUBSECRETARIA DE POLÍTICA FISCAL - SUPOF.
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE PÚBLICA
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
Apresentação da Proposta de Projeto de Lei de Iniciativa Popular.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Orçamento Público Prof. MSc. Dayan Rios Pereira.
Lei Orçamentária Anual
Lei Orçamentária Anual 2014 (Lei nº 6.477, de 16 de janeiro de 2014) Ciclo e EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA Unidade de Planejamento Estratégico (UPE) SEPLAN Secretaria.
Orçamento Público Orçamento na Constituição – Parte I – Instrumentos Legais.
SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA SECRETARIA EXECUTIVA DO TESOURO – SET.
AUDIÊNCIA PÚBLICA METAS FISCAIS. AUDIÊNCIA PÚBLICA 1º QUADRIMESTRE DE 2016 CUMPRIMENTO DAS METAS ESTABELECIDAS NA LDO.
Transcrição da apresentação:

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento FONDCF- VITÓRIA Subsecretaria de Planejamento e Orçamento Mario de 2008

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento Lei n º , de 13 de agosto de 2007 Dispõe sobre as diretrizes para a elabora ç ão e execu ç ão da Lei Or ç ament á ria de 2008 e d á outras providências. Lei nº , de 7 de abril de 2008 Dispõe sobre o Plano Plurianual para o período de 2008/2011. Decreto n º 6.331, de 28 de dezembro de 2007: Prorroga a validade dos restos a pagar não-processados inscritos nos exerc í cios financeiros de 2005 e 2006.

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento Lei nº , de 24 de março de 2008: Estima a receita e fixa a despesa da União para o exercício financeiro de Art. 4º... XV - ao atendimento de despesas no âmbito das Instituições Federais de Ensino Superior, dos Centros Federais de Educação Tecnológica e das Escolas Agrotécnicas Federais, classificadas nos grupos de natureza de despesa “3 - Outras Despesas Correntes”, “4 - Investimentos” e “5 – Inversões Financeiras”, mediante a utilização de recursos provenientes de: a) anulação de até 50% (cinqüenta por cento) do total das dotações orçamentárias consignadas a esses grupos no âmbito de cada uma das entidades; e b) excesso de arrecadação de receitas próprias geradas por essas entidades;

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento ANEXO II L IMITE DE PAGAMENTO Lim. Pagamento DESPESAS DO EXERCÍCIO + RAP DESPESAS DO EXERCÍCIO Lim. Empenho Decreto n º 6.439, de 22 de abril de 2008: Dispõe sobre programa ç ão or ç ament á ria e financeira,estabelece o cronograma mensal de desembolso do Poder Executivo para o exerc í cio de 2008 e d á outras providências. ANEXO I LIMITE PARA MOVIMENTAÇÃO E EMPENHO

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento DETALHAMETO DOS ANEXOS POR FONTE I- GRUPO A – DESPESAS CUSTEADAS COM FONTES DE RECURSOS DO TESOURO NACIONAL EX: FONTE “X00”,’X12”,”X13”, “X18”…. II- GRUPO B – DESPESAS CUSTEADAS COM RECURSOS PRÓPRIOS EX: FONTE “X50” III- GRUPO C – DESPESAS CUSTEADAS COM RECURSOS DO FUNDO DE ERRADICAÇÃO E COMBATE Á POBREZA E DEV. CONVÊNIOS EX: “X79” E “X82 SOLICITAÇÃO FONE:(61)

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento EXERCÍCIO DE 2007

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento EXERCÍCIO DE 2007

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento EXERCÍCIO DE 2007

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento GRUPO DE FONTE/GRUPO DE DESPESAS FONTES DO TESOURO FONTES PRÓPRIAS FUNDO DE COMBATE À POBREZA DEMAIS CUSTEIOS (C)CACBCC DESPESAS OBRIGATÓRIAS (O) OAOBOC INVESTIMENTO(I) IAIBIC ORGANISMO INTERNACIONAL( *) CX LIMITES ORÇAMENTÁRIOS DETALHADOS POR ANEXO (*) INCLUI RECURSOS DE TODAS AS FONTE-CORRESPONDE AO PROGRAMA 0681-Gestão da Participação em Organismos InternacionaIS

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento REFLEXOS CONTÁBEIS PELA DISPONIBILIZAÇÃO DE LIMITESORAÇMENTÁRIOS- ANEXO I DIVERSAS COTAS DE LIMITE ORÇAMENTÁRIO COTA DE LIMITE A UTILIZAR EMPENHO PROVISÃO DESTAQUE NÃO MOVIMENTA SALDO MOVIMENTA SALDO PRÉ-EMPENHO

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento OUTRAS COTAS DE LIMITE ORÇAMENTÁRIO UG PRINCIPAL UG SECUNDÁRIA UOUO EMPENHO UG PRINCIPAL EMPENHO UG SECUNDÁRIA UO EMPENHO DE OUTRA UO COTA DE LIMITE UTILIZADA COTA DE LIMITE ORÇ DE PE A UTILIZAR COTA DE LIMITE ORÇ DESCENTRALIZADA COTA DE LIMITE ORÇ. POR DESC.INTERNA COTA DE LIMITE ORÇ DESCENTRALIZADA COTA DE LIMITE ORÇ. POR DESC.EXTERNA

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento BLOQUEADO PARA REMANEJAMENTO ALTERAÇÃO DA LOA – CRÉDITO ADICIONAL REMANEJAMENTO CRÉDITO AUTORIZADO NECESSIDADE DE CRÉDITO

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento CRÉDITO BLOQUEADO PARA REMANEJAMENTO REGISTRA OS CRÉDITOS OFERTADOS PARA ATENDERCRÉDITOS ADICIONAIS POR REMANEJAMENTO. EVENTO BLOQUEIO: EVENTO P/DESBLOQ: DOCUMENTO:NB PARA BLOQUEAR /DESBL/DOCUMENTO:ND PARA CONSULTAR CRÉDITO BLOQUEADO PARA CONTROLE INTERNO REGISTRA OS CRÉDITOS BLOQUEADOS PARA CONTROLE INTERNO DA UNIDADE EVENTO BLOQUEIO: EVENTO P/DESBLOQ: DOCUMENTO:ND CONTAS DE CRÉDITOS BLOQUEADOS

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento Decreto n º 6.428, de 14 de abril de 2008: Altera o Decreto n o 6.170, de 25 de julho de 2007, que dispõe sobre as normas relativas à s transferências de recursos da União mediante convênios e contratos de repasse. Portaria n º 4, de 29 de abril de 2008 : Trata da necessidade de dar maior transparência para a execu ç ão or ç ament á ria, financeira e patrimonial dos Hospitais Universit á rios de Ensino. Lei n º 8.958, de 20 de dezembro de 1994: Dispõe sobre as rela ç ões entre as institui ç ões federais de ensino superior e de pesquisa cient í fica e tecnol ó gica e as funda ç ões de apoio e d á outras providências. Decreto n º 6.370, de 1 º de fevereiro de 2008: Altera os Decretos n os 5.355, de 25 de janeiro de 2005, que dispõe sobre a utiliza ç ão do Cartão de Pagamento do Governo Federal - CPGF, e , de 23 de dezembro de 1986, que dispõe sobre a unifica ç ão dos recursos de caixa do Tesouro Nacional, atualiza e consolida a legisla ç ão pertinente, e determina o encerramento das contas banc á rias destinadas à movimenta ç ão de suprimentos de fundos.

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento Decreto n º 6.370, de 1 º de fevereiro de 2008: Altera os Decretos n os 5.355, de 25 de janeiro de 2005, que dispõe sobre a utiliza ç ão do Cartão de Pagamento do Governo Federal - CPGF, e , de 23 de dezembro de 1986, que dispõe sobre a unifica ç ão dos recursos de caixa do Tesouro Nacional, atualiza e consolida a legisla ç ão pertinente, e determina o encerramento das contas banc á rias destinadas à movimenta ç ão de suprimentos de fundos. Art. 2 o O Decreto n º , de 23 de dezembro de 1986, passa a vigorar com as seguintes altera ç ões:

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento Art § 5 º As despesas com suprimento de fundos serão efetivadas por meio do Cartão de Pagamento do Governo Federal - CPGF. § 6 o É vedada a utiliza ç ão do CPGF na modalidade de saque, exceto no tocante à s despesas: II - decorrentes de situa ç ões espec í ficas do ó rgão ou entidade, nos termos do autorizado em portaria pelo Ministro de Estado competente e nunca superior a trinta por cento do total da despesa anual do ó rgão ou entidade efetuada com suprimento de fundos. ” (NR) “ Art. 45-A. É vedada a abertura de conta banc á ria destinada à movimenta ç ão de suprimentos de fundos. ”

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento Portaria nº 4, de 29 de abril de 2008, da SPO Art. 1º. Os créditos orçamentários para OCC (outras despesas correntes e de capital) destinados aos Hospitais Federais de Ensino, deverão obrigatoriamente a partir de 1º de junho de 2008, serem empenhados diretamente nas Unidades Gestoras Executoras(UG) dos respectivos hospitais, no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal - SIAFI. § 1º. As Instituições Federais de Ensino Superior - IFES, que mantém em suas estruturas organizacionais Hospitais Federais de Ensino, para os quais ainda não foram criadas as respectivas UnidadesGestoras Executoras (UG) no SIAFI, deverão providenciá-las respeitando-se o prazo estabelecido no caput. § 2º. Os créditos orçamentários a que se refere o caput, englobam os créditos provenientes das receitas diretamente arrecadadas por meio da Conta Única do Tesouro de fontes próprias e fontes do tesouro, as descentralizações de créditos recebidas, os recursos provenientes de Sistema Único de Saúde, dos convênios e outros recursos gastos com as despesas dos hospitais.

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento § 3º. Não se aplica o disposto no caput deste artigo somente para os empenhos das despesas de pessoal e encargos sociais, bem como para os empenhos relacionados às despesas de OCC, cujos contratos celebrados pelas Universidades não possibilitem a obtenção de informações segregadas, devendo os mesmos serem ajustados quando da renovação ou nova contratação. Art. 2º. As Unidades de Recursos Humanos das IFES, deverão providenciar a criação de Unidade Pagadora (UPAG) no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE), para cada Hospital Federal de Ensino, num prazo de 60 dias a contar da publicação desta portaria. Art. 3º. A Subsecretaria de Planejamento e Orçamento da Secretaria Executiva do Ministério da Educação, deverá providenciar junto à Secretaria de Orçamento Federal a criação de Unidade Orçamentária (UO) específica para cada Hospital Federal de Ensino, para já constar da proposta orçamentária para 2009.

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento Art. 4º. Fica estabelecido o prazo de até 31 de dezembro de 2008, para que as IFES providenciem a efetiva transferência dos saldos contábeis registrados na UG da IFES relativos aos bens patrimoniais inerente aos Hospitais Federais de Ensino para as suas respectivas Unidades Gestoras Executoras (UG), visando demonstrar adequadamente o ativo permanente na contabilidade dos respectivos hospitais. Art. 5º. As descentralizações de recursos constantes da dotação da Unidade Orçamentária (UO) Ministério da Educação, nas ações Complementação para o Funcionamento dos Hospitais de Ensino Federais, ficarão condicionadas ao cumprimento do estabelecido no artigo 1º desta portaria. Parágrafo único. Os repasses financeiros referentes às descentralizações a que se refere este artigo, ficarão condicionados ao cumprimento do estabelecido no artigo 2º desta portaria.

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento Art. 6º. Esta Portaria não importa em alteração da atual relação organizacional e administrativa dos Hospitais Federais de Ensino e as respectivas Instituições Federais de Ensino Superior - IFES. Art. 7º. Esta Portaria entra em vigor na data da sua publicação.

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento Portaria nº 7, de 28 de março de 2008, da Secretaria de Orçamento Federal (publicada em 31MAR2008) Estabelece procedimentos e prazos para solicitação de alterações orçamentárias, no exercício de 2008, e dá outras providências. Art. 5º Os órgãos setoriais encaminharão à Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - SOF/MP as solicitações de créditos suplementares e especiais de suas unidades, observadas as disposições desta Portaria, nos seguintes prazos: I - créditos dependentes de autorização legislativa, exceto os de que trata o inciso IV deste artigo: até a primeira quinzena de setembro; II - créditos autorizados na Lei no , de 24 de março de 2008, Lei Orçamentária de LOA-2008, exceto os de que tratam os incisos III e IV deste artigo: até a primeira quinzena de novembro;

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento III - créditos autorizados no inciso XXIV do art. 4o da LOA- 2008: até 30 de abril de 2008; e (XXIV – para a recomposição das dotações integrantes desta Lei até o limite dos valores que constaram do respectivo projeto, mediante a anulação de dotações orçamentárias com o mesmo indicador de resultado primário, desde que a redução não incida sobre valores incluídos ou acrescidos pelo Congresso Nacional e que a recomposição seja adotada no prazo de sessenta dias contados da publicação desta Lei). IV - créditos dependentes de autorização legislativa ou autorizados na LOA-2008, necessários ao atendimento do aumento das despesas obrigatórias reestimadas no primeiro semestre de 2008: até 30 de junho de § 1º Para o atendimento dos prazos previstos neste artigo, os órgãos setoriais do Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal, ou equivalentes, poderão estabelecer prazos para as suas UO’s subordinadas ou vinculadas elaborarem as respectivas solicitações de crédito.

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento § 2º As solicitações de créditos suplementares e especiais à conta de superávit financeiro apurado no balanço patrimonial do exercício anterior, especialmente os relacionados às transferências constitucionais ou legais, exceto aqueles destinados à amortização da dívida pública federal, deverão ser encaminhadas à SOF/MP, de uma única vez, observados os prazos estabelecidos neste artigo. Publicado DOU de 31MAR2008, Seção I, Port. STN nº 165 de 27/03; Tabela 18-A: Demonstrativo do Superávit Financeiro de Receitas Vinculadas (pag. 126) Art. 6º As solicitações de alterações de fonte de recursos e dos identificadores de uso, de operação de crédito e de resultado primário serão encaminhadas no prazo de que trata o inciso II do caput do art. 5º. (Até 15/11/2008)

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento Art § 1º Os recursos oferecidos para anulação não poderão ser objeto de execução ou de outras alterações orçamentárias enquanto a solicitação estiver em tramitação. (devendo os mesmos serem bloqueados no SIAFI) Crédito de Pessoal até 31/12/2008.

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento MP/SOFMP/SOF MEC REFERENCIAIS MONETÁRIOS PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA Até 30/06 Até 15/07 31/07 UO

Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento MUITO OBRIGADA E ATÉ O PRÓXIMO ENCONTRO Fone: