ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA: A FORMA FRACTAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA (Caderno de Metodologia da Unisul)
Advertisements

Relação professor/aluno
A Teoria do Caos e as Organizações
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Metodologia de Pesquisa
TCC: Monografia e/ou Artigo
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Luisa Rodrigues Félix Alice Theresinha Cybis Pereira.
UFRGS UM MODELO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA EMPRESAS DE ALTA TECNOLOGIA : O CASO DA EMPRESA DOMINIO CONSULTORIA EM INFORMAÇÃO Aluno: Roberto Pinho Mazzilli.
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Gestão do Conhecimento
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
Fractais.
Fractais.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Avaliação de Dependabilidade de Call Center de Serviços de Emergência
NOME: Maycon Ricardo Sedrez ORIENTADORA: Alice T. Cybis Pereira
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Marco Doutrinal e Marco Operativo
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA PROFESSOR: GIVALDO ROCHA NIELLA
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
1 - Introdução à Modelagem Matemática
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Prof. Gabriel Henrique Collaço, Esp.
Desenvolvimento de simulações para o ensino de Física através do software Easy Java Simulation – Ciências naturais - Física Gabriel Siqueira Sombrio –
Iniciação Científica º Série/EM.
A Psicologia ou as Psicologias
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
EXERCÍCIO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Programa de Pesquisa ao Alcance de Todos. Oficina 3: Pensares e Reflexões sobre referencial teórico. Coordenadoras: Patrícia Moura, Jonelle Niemann, Luana.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
Normalmente as universidades que oferecem cursos de graduação regular exigem de seus acadêmicos, além do curso das disciplinas curriculares, horas em atividades.
por quê / para quê / como ensinar história da arquitetura?
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Subprojeto: Geografia
A cartografia tátil no ensino de geografia: Teoria e prática
Autor: Marcelio Adriano Diogo
PESQUISA EM EaD Florence Brasil Esta apresentação irá envolver algum debate com a platéia, o que irá criar itens de ação. Use o PowerPoint para registrar.
Como elaborar um projeto de pesquisa?
PESQUISAS EXPLORATÓRIAS
Atividade complementar 04
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÃO REFERÊNCIAS Nessa primeira etapa da nossa pesquisa, pôde-se constatar que o tema Energia a partir do estudo da exploração.
MATEMÁTICA CONCEPÇÃO DA ÁREA com Carla Miranda Cássia Andrade Ivanilda Mendes Valzenir Costa Roseli Santana Wilmara Fernandes ABRIL 2011.
PESQUISA - Ação de propor um projeto de conhecimento e empreender atividades que conduzam a esse conhecimento - Dispor-se a conhecer cientificamente alguma.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS SOBRAL CURSO DE PSICOLOGIA DISCIPLINA: PSICOLOGIA APLICADA AOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS PROPOSTA DE INTERVENÇÃO.
Projeto de pesquisa Roteiro prático.
PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
Finalidades da pesquisa científica
Universidade Federal de Alagoas
Objetivo geral Proporcionar aos alunos os elementos necessários para a organização e realização de trabalhos científicos.
PNLD 2015 Área de Geografia UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências da Terra DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
UNEB – Universidade do Estado da Bahia
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
IM Fátima Weber Rosas, Letícia Rocha Machado, Rissem Hwas, Terezinha Torres e Dra. Patricia Alejandra Behar/UFRGS-NUTED UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE.
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
Transcrição da apresentação:

ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA: A FORMA FRACTAL. Universidade Federal de Santa Catarina Pós-graduação Projeto e Tecnologia do Ambiente Construído Linha: Planejamento e Projeto de Arquitetura Disciplina: ARQ 1001 – Metodologia Científica Aplicada Professora Dra. Sonia Afonso ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA: A FORMA FRACTAL. Orientadora: Alice T. Cybis Pereira Dezembro 2007 Maycon R. Sedrez

ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA: A FORMA FRACTAL. “Quando tentamos isolar uma coisa por si só, percebemos que está ligada à tudo no universo.” John Muir A arquitetura contemporânea observou lentamente o modernismo e o estilo internacional ceder espaço para projetos cuja forma, estilo e materiais se ajustam ao clima, cultura e relevo. Muitos destes edifícios utilizaram princípios da geometria fractal na sua composição estrutural, estética ou teórica. Como inserir o conteúdo Arquitetura Fractal no ensino de arquitetura com o auxílio de um ambiente virtual de aprendizagem? ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA: A FORMA FRACTAL. Introdução Maycon R. Sedrez

ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA: A FORMA FRACTAL. Maycon R. Sedrez No final da década de 70, o matemático Benoit Mandelbrot (1983) pensou em uma maneira de descrever a natureza, já que a geometria Euclidiana não atende a esse requisito satisfatoriamente. Ele então designou o termo FRACTAL - que significa quebrado, irregular - para formas que apresentam progressão de similaridade em um sistema de subdivisões infinito. www.rogerolivella.net Justificativa e Relevância

ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA: A FORMA FRACTAL. Maycon R. Sedrez Peter Einsenman (1988) deu o passo inicial na arquitetura fractal ao projetar, para a Terceira Bienal Internacional de Veneza, a intervenção Moving Arrows, Eros and others Erros – proposta urbana e arquitetônica para a história de Romeu e Julieta na cidade – baseando seu partido na teoria da complexidade e em três princípios da teoria dos fractais: descontinuidade, recursividade e auto-similaridade. Peter Einseman – Romeu e Julieta Justificativa e Relevância www.arquifractal.blogspot.com

ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA: A FORMA FRACTAL. Maycon R. Sedrez A arquitetura pós-moderna caracterizada por Charles Jencks (2002) é dividida em sete grandes tendências, ligadas a teoria da complexidade, às relações tecnológicas e computacionais, e uma visão holística e ecológica. Dentre as sete tendências está a arquitetura fractal. www.arquifractal.blogspot.com Daniel Libeskind – Museu Judaico Justificativa e Relevância Ashton McDougall – Storey Hall

ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA: A FORMA FRACTAL. Maycon R. Sedrez O ensino de arquitetura e urbanismo não contempla o estudo da arquitetura fractal. Sendo este conteúdo um suplemento aos conhecimentos euclidianos, capaz de formalizar novos conceitos (mais contemporâneos) e uma melhor compreensão espacial, holística, ecológica, entende-se como essencial sua aplicação. A relação necessária entre a geometria fractal e a tecnologia/informática pode ser facilitada através de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Os AVAs contribuem para o ensino à distância e como complemento ao ensino presencial, os múltiplos tipos de mídias utilizados e a possibilidade de ambientes 3D interativos são importantes à essa pesquisa. J. Mayer H. – Café e Exposições Justificativa e Relevância www.arquifractal.blogspot.com

ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA: A FORMA FRACTAL. Maycon R. Sedrez Miguel Chevalier – Nuvem Fractal www.arquifractal.blogspot.com Com base no referencial teórico, que estuda: a geometria fractal, a arquitetura fractal e ainda ilustra como os arquitetos tem atribuído os valores fractais a seus projetos, será introduzida uma metodologia. Esta, além de tornar acessível este conteúdo, possibilitará sua aplicação em projetos arquitetônicos. Para atingir este objetivo, o auxílio de um ambiente virtual de aprendizagem é muito importante. A criatividade do estudante deve ser explorada para que possa compreender espacialmente e teoricamente a forma fractal. Objetivo Geral

ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA: A FORMA FRACTAL. Maycon R. Sedrez - Definir os conceitos e elementos adotados por arquitetos em seus projetos, cujo resultado estético, estrutural ou formal esteja ligado a geometria fractal. - Descrever estes conceitos de maneira a possibilitar o desenvolvimento de uma metodologia, considerando as limitações e possibilidades da arquitetura fractal. - Demonstrar o conteúdo, apoiando-se na possibilidade criativa da geometria, através de um ambiente virtual, e direcionado especificamente para o projeto arquitetônico. - Difundir o estudo da arquitetura fractal, avaliando suas deficiências e potencialidades. Objetivos Específicos

ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA: A FORMA FRACTAL. Maycon R. Sedrez Nesta pesquisa, obras construídas no período anterior à definição de fractal por Mandelbrot não são consideradas, apesar de seu aspecto fractal intuitivo. Considera-se que a partir movimento pós-moderno e com a criação da teoria dos fractais, arquitetos atribuíram estes valores a seus projetos. Ostwald (2001) observou que os arquitetos contemporâneos têm pouco interesse na geometria ou na matemática apesar de valorizarem a geometria por sua habilidade de fornecer uma conexão simbólica, metafórica ou como maneira de conectar a outras coisas. Jencks (2002) apresenta um breve panorama da arquitetura fractal, explicando que a intenção destes arquitetos não é criar um fractal verdadeiro. Salingaros (2007), Jencks (2002), Ostwald (2001) e Bovill (1996) entendem que há limitações ao criar um edifício fractal, neste caso a similaridade assumirá um número finito de iterações. Capo (2004), Moisset (2003), Lorenz (2002) e Sala (2000) aprofundam o assunto sugerindo o estudo e a criação de formas arquitetônicas fractais, através de diferentes ferramentas. Revisão Bibliográfica

ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA: A FORMA FRACTAL. Maycon R. Sedrez Mesmo assim, a geometria fractal, com aproximadamente 30 anos de existência, pode oferecer muitos subsídios para o processo de projeto. De acordo com Haggard (2006) os pressupostos por trás dos fractais são diversos, resumidamente estão elencados: descrição de objetos naturais, formas infinitamente complexas facilmente geradas por fórmulas simples, acaso como parte do processo de gerar formas, iteração e realimentação são geradores de formas, escala e dimensão são infinitos e dependem de onde focar, complexidade como parte integral da realidade, realidade complexa, diversificada e holística. Revisão Bibliográfica

ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA: A FORMA FRACTAL. Maycon R. Sedrez Koch Cantor Peano Hilbert Barbosa Rocha Baier Mandelbrot Geometria Fractal Ensino Barnsley Gleick Peitgen Libeskind Hecker Himmelblau Hadid Piano Calatrava Rojkind J. Mayer H. Salingaros Teoria do Caos Morin Capra Arquitetura Fractal Jencks Eisenman Kurokawa Ostwald Haggard Bovill Sala Lorenz Capo Tschumi Moisset Revisão Bibliográfica

ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA: A FORMA FRACTAL. Maycon R. Sedrez Dividida em quatro etapas, a metodologia para esta pesquisa, consiste em: 1- levantamento de dados e revisão bibliográfica: revisão descritiva da literatura sobre arquitetura contemporânea verificando os elementos fractais usualmente utilizados; 2- análise dos conceitos: demonstrar de maneira quantitativa os elementos fractais que cada arquiteto utilizou, verificando as potencialidades da arquitetura fractal e sua relevância; 3- inserção em ambiente virtual de aprendizagem: possibilitar a interação do estudante com o conteúdo, desenvolvendo a análise visual e a criatividade familiarizando-se com a forma fractal; 4- metodologia de projeto fractal: união das etapas anteriores formulando uma metodologia de projeto que considere os conceitos fractais. Metodologia

ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA: A FORMA FRACTAL. Maycon R. Sedrez Bloom OBJETIVOS MÉTODOS Produzir uma metodologia de projeto fractal em um ambiente virtual de aprendizagem. Revisão descritiva da literatura: arquitetura fractal, ensino de geometria fractal e ambientes virtuais de aprendizagem. Principal Conhecer Análise da literatura e dos projetos (imagens), bem como métodos de quantificar os fractais na arquitetura. Definir, descrever, demonstrar os conceitos e elementos da arquitetura fractal. Aplicar Específicos Apresentar o conteúdo arquitetura fractal, através de um método de ensino em um ambiente virtual de aprendizagem, difundindo seu estudo. Formular uma metodologia de ensino que torne o conteúdo acessível e de fácil entendimento, e utilizável por estudantes de arquitetura. Sintetizar Metodologia

ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA: A FORMA FRACTAL. Maycon R. Sedrez Pretende-se conseguir subsídios para a criação de projetos arquitetônicos de natureza fractal. Interar arquitetos a respeito da matemática contemporânea e sua influência na arquitetura. Ampliar o estudo da forma e dos fractais no campo da arquitetura apoiado em ferramentas virtuais. Difundir o estudo da arquitetura fractal, explicando suas potencialidades. Criar uma metodologia simples e acessível sem deixar de levar em consideração os aspectos diversos da teoria dos fractais. Future Systems – Biblioteca Resultados Esperados www.arquifractal.blogspot.com

ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA: A FORMA FRACTAL. Maycon R. Sedrez Ano Mês Levant. de dados e revisão bibliog. Análise de conceitos Inserção em Amb. Virtuais de Aprendiz. Metodologia de projeto fractal Jun / Jul Ago / Set Out / Nov Dez Jan / Fev Mar / Abr Mai / Jun Jul / Ago Set / Out Nov / Dez Mai 2007 2008 2009 Pré-qualificação Qualificação Defesa Cronograma

ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA: A FORMA FRACTAL. Maycon R. Sedrez BAIER, Tânia; SEDREZ, Maycon R. Geometria fractal e arquitetura contemporânea – Kisho Kurokawa. In: Salão de Iniciação Científica, 13., 2001, Porto Alegre. Anais... . Porto Alegre: UFRGS, 2001. BARNSLEY, Michael F. Fractals everywhere. 2nd Ed. San Francisco: Morgan Kaufmann, 2000. BOVILL, Carl. Fractal geometry in architecture and design. Boston: Birkhäuser, 1996. CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 1996. EISENMAN, Peter. “Eisenmanesie”. Revista Architecture + Urbanism. Ed. Extra. 1998. pg 70. GLEICK, James. Caos: a criação de uma nova ciência. 4. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1991. Tradução de: Chaos: making a new science. HAGGARD, Kenneth; COOPER, Polly; GYOVAI, Christine. Fractal architecture: design for sustainability. North Charleston: BookSurge Publishing, 2006. JENCKS, Charles. The new paradigm in architecture: the language of post-modernism. New Haven: Yale Press University, 2002. LORENZ, Wolfgang E. Fractals and fractal architecture. 2002. Disponível em: <http://iemar.tuwien.ac.at/fractal_architecture/subpages/10home.html> Acessado em: 09/2007 Referências Bibliográficas

ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA: A FORMA FRACTAL. Maycon R. Sedrez KUROKAWA, Kisho. The philosophy of symbiosis from the age of the machine to the age of life. Itália: Edizioni Press, 2001. MANDELBROT, Benoit. The fractal geometry of nature. New York: W.F. Freeman and Company, 1983. MOISSET, Inés. Fractales y formas arquitectónicas. Córdoba: I+P División Editorial, 2003. OSTWALD, Michael J. “Fractal architecture”: late twentieth century connections between architecture and fractal geometry. Nexus Network Journal, vol. 3, no. 1 (winter 2001). Disponível em: <http://www.nexusjournal.com/Ostwald-Fractal.html> Acessado em: 06/2007. SALA, Nicoletta. Fractal models in architecture: a case of study. 2000. Disponível em: <http://dipmat.math.unipa.it/~grim/Jsalaworkshop.PDF> Acessado em: 10/2007. SALINGAROS, Nikos A. Anti-architecture and deconstruction. 2nd enlarged ed. München: Umbau-Verlag, 2007. SALINGAROS, Nikos A. Ecology and the fractal mind in the new architecture: a conversation. Disponível em: <http://www.math.utsa.edu/sphere/salingar/Ecology.html>. Acessado em 06/2007. Imagens: SEDREZ, Maycon R. Arquitetura Fractal. Disponível em: <www.arquifractal.blogspot.com>. Acesado em: 12/2007. SEDREZ, Maycon R. Imagens do programa Chaoscope de Ralph Abraham. Disponível em <www.btinternet.com/~ndesprez/index.htm>. Acessado em: 12/2007 Referências Bibliográficas