Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE

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Transcrição da apresentação:

Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE Acadêmica: Juliana Pedroso. Professora: Cintia. Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil – Pesquisas e Práticas. AUTOR: NONO, Maévi Anabel.

[...] A organização do tempo nas creches e pré – escolas deve considerar as necessidades relacionadas ao repouso, alimentação, higiene de cada criança, levando-se em conta sua faixa etária, suas características pessoais, sua cultura e estilo de vida que traz de casa para a escola (NONO p. 2, apud BARBOSA; HORN, 2001).

[...] Se o educador planeja as atividades de acordo com a ideia de que as crianças aprendem através da memorização de conceitos; se mantém uma atitude autoritária sem discutir com as crianças as regras do convívio em grupo; se privilegia a ocupação dos espaços nobres das salas de aula com armários (onde somente ele tem acesso) mesas e cadeiras, a concepção que releva é eminentemente fundamentada em uma prática pedagógica tradicional. Conforme Farias (1998), a pedagogia se faz no espaço realidade e o espaço, por sua vez, consolida a pedagogia. (NONO p.2, apud, HORN, 2004, p.61).

As educadoras Maria, Cândida, Marta e Francisca pensaram o espaço de seu berçário, levando em conta três partes da sala: o chão, o teto e as paredes. Em cada uma dessas partes, elas enxergaram possibilidades de garantir experiências interessantes e desafios para as crianças, por meio do uso de divisórias de diversos brinquedos, canaletas para os bebês passarem por dentro, muretas para impedi-los de seguir em frente e obrigá-los a experimentar outros trajetos, cortinas, espelhos, móbiles etc. (NONO, p. 3).

Ainda a respeito do espaço para os bebês, as educadoras alertam: “Os espaços devem ser sempre atraentes e estimulantes para os bebes. Portanto, eles devem ser observados, avaliados e mudados pelos educadores na medida em que eles se desenvolvem e se interessam por coisas novas”. (NONO p. 3, apud, ROSSETI-FERREIRA, 2007, p.148).

Pensar no espaço em sala de aula, fazer possíveis modificações para melhorar o ambiente para as crianças brincarem, elas precisam ter a disposição diversos objetos para o manuseio, desde brinquedos e livros, por exemplo, as crianças possuem vontade própria e não é possível e nem contribui para o desenvolvimento delas pretender que cada uma faça a mesma coisa ao mesmo tempo, pois cada criança é singular e merece respeito quanto a sua identidade e autonomia.

Alguns Obstáculos... É claro que, muitas vezes, o professor ou a professora desejam reorganizar o espaço de sua sala mas encontram alguns obstáculos como falta de recursos, falta de apoio da equipe gestora da escola, condições inadequadas da própria escola de Educação Infantil. Mas, em muitos casos, há mesmo uma lacuna na formação do professor que o impede de pensar a or­ganização de sua sala em termos de um arranjo espacial semi-aberto . (NONO, p. 06).

Zonas Circunscritas Quando as crianças brincam em zonas circunscritas ou “cantos” elas interagem mais com as outras crianças, se envolvem nas brincadeiras, transformam seu mundo de fantasia para o mundo real, vivenciando as experiências que os “cantos” permitem desempenhar e promovem diversos papéis da vida real, favorecendo proteção e privacidade para elas, através das brincadeiras pelo lúdico.

É necessário haver zonas circunscritas, mas também outras áreas delimitadas em sala de aula para que elas desenvolvam diversas atividades como atividades de colagem, por exemplo, é necessário espaços com mesinhas e cadeiras e espaços para leitura de livros e histórias possibilitando um local confortável e aconchegante com almofadas no chão para as crianças se sentarem.

Arquitetura escolar Ao construir uma creche ou uma pré – escola deve-se levar em conta que esse local será habitado por crianças e sua estrutura deve ser pensada e analisada em um espaço acolhedor e seguro para elas, deve possibilitar conforto, aconchego, alegria, qualidade de vida e uma educação visando todos os aspectos integrais da criança.

Para Refletir... Os espaços de nossa infância nos marcam profundamente. Sejam eles ber­ço, casa, rua, praça, creche, escola, cidade, país, sejam eles bonitos ou feios, confortáveis ou não, o fato é que influenciam definitivamente nossa maneira de vermos o mundo e de nos relacionarmos com ele. (NONO p. 8, apud, CAMAR­GO, 2008, p. 45).

Referência NONO, Maévi Anabel. Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil - Pesquisas e Práticas. UNESP – Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas Departamento de Educação São José do Rio Preto.