Congresso Iberoamericano de Educación Permanente y Técnico Profesional Asunción – Paraguay 27 y 28 de setiembre de 2011.

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Transcrição da apresentação:

Congresso Iberoamericano de Educación Permanente y Técnico Profesional Asunción – Paraguay 27 y 28 de setiembre de 2011

Empreendedorismo Pode ser o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar. O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século XXI mais do que a revolução industrial foi para o século XX (Timmons, 1994) Não é um termo novo, contudo, tem um caráter muito novo no campo acadêmico

Empreendedor É o termo utilizado para qualificar, ou especificar, principalmente, aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços; gerando um novo método com o seu próprio conhecimento.

Empreendedor É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano. Também é utilizado – no cenário econômico – para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que constrói tudo a duras custas, criando o que ainda não existia.

Características do empreendedor: Podemos citar como características do empreeendedor: - Criatividade - Capacidade de organização e planejamento - Responsabilidade - Capacidade de liderança - Habilidade para trabalhar em equipe - Gosto pela área em que atua...

Características do empreendedor: - Visão de futuro e coragem para assumir riscos - Interesse em buscar novas informações, soluções e inovações para o seu negócio... - Persistência (não desistir nas primeiras dificuldades encontradas) - Saber ouvir as pessoas - Facilidade de comunicação e expressão

Estudos na área do empreendedorismo mostram que as características do empreeendedor ou do espírito empreendedor, da indústria ou da instituição, não é um traço de personalidade. O empreendedor tem um novo olhar sobre o mundo à medida que presencia a evolução. Valoriza suas experiências, valoriza seu valor, tomando decisões e decisões acertadas. Abre novas trilhas, explora novos conhecimentos, define objetivos e dá o primeiro passo.

Teoria econômica: – Os primeiros a perceberem a importância do empreendedorismo foram os economistas. Estavam primordialmente interessados em compreender o papel do empreendedor e o impacto da sua atuação na economia. – Três nomes destacam-se nessa teoria: Richard Cantillon, Jean Baptiste Say e Joseph Schumpeter.Richard CantillonJean Baptiste SayJoseph Schumpeter – Schumpeter foi quem realmente lançou o campo do empreendedorismo, associando-o claramente à essência da inovação. Teorias do Empreendedorismo

Teoria Comportamentalista: – Refere-se a especialistas do comportamento humano: psicólogos, psicanalistas, sociólogos, entre outros. O objetivo desta abordagem do empreendedorismo foi de ampliar o conhecimento sobre motivação e o comportamento humano. – Max Weber: identificou o sistema de valores como um elemento fundamental para a explicação do comportamento empreendedor. – Os teóricos desta linha não se opuseram às teorias dos economistas, e sim ampliaram as características dos empreendedores Teorias do Empreendedorismo

Peter Ferdinand Drucker descreve os empreendedores como aqueles que aproveitam as oportunidades para criar as mudanças.

Habilidades de um empreendedor Podem ser classificadas em 3 áreas – Técnicas: Envolve saber escrever, ouvir as pessoas e captar informações, ser organizado, saber liderar e trabalhar em equipe. – Gerenciais: Incluem as áreas envolvidas na criação e gerenciamento da empresa (marketing, administração, finanças, operacional, produção, tomada de decisão, planejamento e controle). – Características pessoais: Ser disciplinado, assumir riscos, ser inovador, ter ousadia, persistente, visionário, ter iniciativa, coragem, humildade e principalmente ter paixão pelo que faz.

Empreendedorismo social O empreendedorismo social se refere aos trabalhos realizados pelo empreendedor social, pessoa que reconhece problemas sociais e tenta utilizar ferramentas empreendedoras para resolvê-los. Difere do empreendedorismo tradicional, pois tenta maximizar retornos sociais ao invés de maximizar o lucro.

Empreendedorismo social De maneira mais ampla, o termo pode se referir a qualquer iniciativa empreendedora feita com o intuito de avançar causas sociais e ambientais. Essa iniciativa pode ser com ou sem fins lucrativos, englobando tanto a criação de um centro de saúde com fins lucrativos em uma aldeia onde não exista nenhuma assistência à saúde, como a distribuição de remédios gratuitos para a população pobre.

Definições da palavra Robert Menezes - professor de Empreendedorismo da UFCG - comenta: "Empreendedorismo é aprendizado pessoal, que impulsionado pela motivação, criatividade e iniciativa, busca a descoberta vocacional, a percepção de oportunidades e a construção de um projeto de vida ideal.” Eder Luiz Bolson disse que "empreendedorismo é um movimento educacional que visa desenvolver pessoas dotadas de atitudes empreendedoras e mentes planejadoras".

Empreendedorismo & Educação Profissional no Turismo Concepção de Turismo pautado na sustentabilidade e suas diversas dimensões Características do empreendedor Formação de jovens Projeto Trilha Jovem Aprendizagem Baseada em Competências CHA+VE Valores (ser) → Valores humanos Entorno (interagir) → ambiente

Metacompetência Encontro de 4 tipos de competências Técnicas 1.1 Proficiência 1.2 Atualização 1.3 Inovação (Produto, serviço, processo) Práticas 2.1 Gestão 2.2 Estratégia (para onde quero ir/ me organizar para chegar lá) 2.3 Conectividade (networking)

Metacompetência Éticas 3.1 Respeito (não se apropriar de algo que é do outro e nem diminuir algo que é do outro) 3.2 Cuidado (cuidar de si e do próprio) 3.3 Melhoramento (vou entregar esse mundo melhor do que recebi) Dilema existencial. – 1ª) Missão de evoluirmos espiritualmente – 2ª) Melhorar o mundo (trabalho, ações, palavras) Construir

Metacompetência Estéticas 4.1 Arte 4.2 Elegância 4.3 Comunicação (Beleza atrai riqueza + limpeza + gentileza)

Trilha Jovem: Turismo e Inclusão Social Parceiros FinanciadoresParceiros Institucionais Coordenação Executiva Nacional Coordenação Executiva Local

O Trilha Jovem é um projeto Nacional, de Turismo e inclusão social. Foi concebido com o objetivo principal de promover a inserção/ascenção profissional e permanência de jovens no setor de turismo.

Começou em 2004 em Salvador – BA. Em 2006 iniciou a expansão nacional em 4 destinos: Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu. Até o final de 2008 em: Manaus, São Luís, Campo Grande, Fortaleza, Brasília e Natal. Em Foz do Iguaçu é executado pelo Instituto Polo Internacional Iguassu – O projeto em Foz só é possível em função das parcerias locais.

O projeto tem três grandes etapas: Seleção- inscrição, palestra, dinâmica de grupo e entrevista individual – 30 dias Presencial – 500h VPS (Vivência Profis. Supervisionada) – 80h

Quem participa? Jovens que atendam aos seguintes critérios: 1.16 a 24 anos; 2.Ser estudante do ensino médio da rede pública, ou egressos que tenham concluído até 2 anos e não estejam na faculdade. 3.Renda familiar até 3 s.m.

Saber Ser Conviver Atitudes Comportamentos Saber Fazer Práticas no Trabalho Habilidades Saberes Conhecimentos Desenvolvimento de Competências Metodologia – ABC

Novas tecnologias Competências transversais Novos e desafiantes temas

Organização curricular Eixo I: Promover o desenvolvimento sustentável do turismo Eixo II: Promover a excelência em serviços Eixo III: Construir plano de vida e carreira

O que tem de diferente nesse curso? Foco no aprender e não no ensinar Realização de projetos Acompanhamento do desenvolvimento profissional Preparo para o ambiente de trabalho : Participação Freqüência e pontualidade Desempenho Formação do profissional cidadão

Etapa presencial – máximo de 10% de evasão da etapa presencial Etapa de Vivência Profissional – cumprimento das 80 horas de VPS para 100% dos jovens e inserção profissional [1] de 40% dos jovens concluintes da etapa presencial. [1] Metas e indicadores quantitativos: quantitativos:

TABELA RESUMO METAS PROJETO – TURMAS [1] [1] O conceito de inserção profissional no projeto Trilha Jovem corresponde a permanência do jovem no mercado de trabalho por mais de 3 (três) meses de forma remunerada. Metas e indicadores quantitativos: quantitativos: Turma/Percentual Indicador Total Jovens Selecionados – vagas120100%240100%120100%120100%600 Jovens Formados – 500h10587%21489%10890%10588,3%532 Jovens com VPS – 80h9175%17773%9780%6059,4%425 Jovens/Inserção Profissional¹4246%8950%5354%3837,6%184

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Camila Vieira (TrilhaJovem/Iguassu ), Evento SimpoVidro Evandro Ferreira de Lima, Trilha Jovem/Iguassu , Hotel Bristol Carimã

Melrilin Deise Santos, Trilha Jovem/Iguassu Acquamania

Simone dos Santos Reis e Fabiana Lazarin (Trilha Jovem/Iguassu ) Pane D’Oro Clóvis Nalin da Silva (Trilha Jovem/Iguassu ) Hotel Tarobá

Marcia Aparecida Baronis (Trilha Jovem/Iguassu ), Chilcinielly Lopes (Trilha Jovem/Iguassu ) Foto Digital Stefane de Almeida (Trilha Jovem/Iguassu ) Paraná Turismo

Gracias! Parque Tecnológico Itaipu Brasil