NCM – Nomenclatura Comum do MERCOSUL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Classificação Fiscal NCM/SH.
Advertisements

Parte 3 Revisão Importação.
Comércio Exterior Brasileiro: apoio ao exportador
ADM 1520 Comércio Exterior UCG SISCOMEX Profª. Edna Santos.
GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
NCM – NOMENCLATURA COMUM DO MERCOSUL
ESTRUTURA E COMPOSIÇÃO DA NOMECLATURA COMUM DO MERCOSUL
Introdução Em nosso trabalho, apresentamos a história do CPF, suas características, buscando destacar de forma simples e objetiva como este documento tornou-se.
Contexto Econômico, Político e Tributário
CNPJ- CADASTRO PADRÃO Equipe: Luciana Quintino da Silva
ANDERSON VICENTE OTTO ANDRÉIA NATAL GLÁUCIO FERNANDO SILVA JEFERSON MEDEIROS WALKIU MARINÉIA DELL ANHOL MAYKELE DE OLIVEIRA MELO.
O VISOdespro O sistema auxilia o usuário na Classificação Fiscal de Mercadorias, trazendo o código NCM, alíquotas de impostos, ex-tarifários, destaques,
Sped e-Social.
DRAWBACK – O QUE É? É UM REGIME ADUANEIRO ESPECIAL DE INCENTIVO ÀS EXPORTAÇÕES, QUE PERMITE IMPORTAÇÕES E/OU COMPRAS NO MERCADO INTERNO DE INSUMOS, MATÉRIAS-PRIMAS,
Classificação de Mercadorias
GLME ICMS - IMPORTAÇÃO.
Cadastro de produto Posto de Combustível.
Sistema Público de Escrituração Digital
CFOP Código Fiscal de Operações e Prestações
IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO Regimes de Tributação
ETAPAS DE REGISTRO E ESFERAS DO GOVERNO.
Passo a Passo da Exportação Encomex Vitória – 02/07/09
Legislação de DB Vilma Lima.
Receita Estadual ICMS ELETRÔNICO ReceitaEstadual SECOP 2004 Integração de soluções nacionais através de desenvolvimento cooperado Luis Fernando Faraco.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR
Classificação de Mercadorias -
Manual Protheus 11.
Fiscal – Emitir Nota Fiscal Eletrônica
Site: Custos Logísticos Site:
Sistemática de Importação e Exportação
Fiscal - Regra de imposto IdentificaçãoFIS_003 Data Revisão18/10/2013.
Seminário Aduaneiro Internacional
Desafio à política comercial Genebra - A queda nos preços das commodities pode obrigar o Brasil a rever sua estratégia para manter um superávit em sua.
Código NCM.
Fundamentos do Comércio Exterior
Sistemática de Importação e Exportação
É a determinação de um único código dentre os existentes numa tabela padronizada, que melhor enquadra uma mercadoria, conforme as regras estabelecidas.
Cadastro de Produto.
Regra de imposto 1. 2 Objetivo Regra de imposto é o registro de uma combinação de impostos que será vinculada aos produtos que possuírem os tributos informados.
Nota Fiscal Eletrônica NF-e Apresentação: LUCIANARA NEHLS AUDITORA FISCAL - SEFA/PR.
Cadastro de Produto 1 IdentificaçãoCOM_001 Data Revisão24/08/2013.
SINIEF – Marco institucional na área fazendária estadual e federal.
Regra de imposto.
As operações de importação envolvem:
DESPACHO ADUANEIRO EXPRESSO LINHA AZUL
Sistema Harmonizado O Sistema Harmonizado (SH), é um método internacional de classificação de mercadorias, baseado em uma estrutura de códigos e suas respectivas.
JUNHO 2015 EFD Contribuições - Frete Municipal (Serviço) no Bloco A.
Planejamento e Avaliação de Projetos para Exportação
CLASSIFICAÇÃO DE MERCADORIAS
4 – SIST INFO COMEX.
Nota fiscal de serviços eletrônica NFSe 1. A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é um documento de existência digital, gerado e armazenado eletronicamente.
EQUIPE ANDRÉ TOCARSKI FERNANDA RODRIGUES HELEN TIENE JOELTON CRISTO
4 – CLASSIFICAÇÃO FISCAL DE MERCADORIAS
Cálculos Fiscais - ICMS
MAGA Serviços Aduaneiros Ltda.
Portfólio Classificação Fiscal de Mercadorias
INSTITUIÇÕES INTERVENIENTES NO COMÉRCIO EXTERIOR
Tributos Internacionais
SISCOMEX O Siscomex começou a operar em 1993, para as exportações e, em 1997, para as importações. É administrado pelos chamados órgãos gestores, que são:
Compras - Cadastro de Produto 1. Objetivo Cadastrar todos produtos do estabelecimento, os mesmo serão utilizados nas movimentações de entradas e saídas.
- INSTITUIÇÃO - COMPOSIÇÃO - COMPETÊNCIA - ORGANIZAÇÃO REGIMENTO INTERNO DA SUBCOMISSÃO DA CNAE- FISCAL.
Introdução Benefícios para o País: Fornecimento de recurso
SUBSECRETARIA DE ADUANA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS.
ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL (EFD) Tadeu de Souza Lourenço Ferreira 26/11/2010.
CLASSIFICAÇÃO FISCAL DE MERCADORIAS
INTCEX IMPORTAÇÃO. REGISTRO DE IMPORTADOR As operações de importação somente poderão ser efetuadas por pessoas físicas ou jurídicas que estiverem inscritas.
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
NOÇÕES DE COMÉRCIO INTERNACIONAL
3 – CLASSIFICAÇÃO FISCAL DE MERCADORIAS
5 – CLASSIFICAÇÃO FISCAL OU TARIFÁRIA
Transcrição da apresentação:

NCM – Nomenclatura Comum do MERCOSUL Por: Claudinéia Dias Gislaine Paizany Luciane Pereira

Itens a ser abordados O que é e para que serve Onde e quando utilizar Formação, estrutura e composição de um NCM Exemplo de verificação Sistema Harmonizado (SH) Órgão Fiscalizador

O que é o NCM e para que serve NCM significa “Nomenclatura Comum do MERCOSUL” e trata-se de um código de oito dígitos estabelecido pelo Governo Brasileiro e serve para identificar a natureza das mercadorias e promover o desenvolvimento do comércio internacional, além de facilitar a coleta e análise das estatísticas do comercio exterior.

Onde e quando utilizar Os códigos NCM devem ser lançados nas notas fiscais eletrônicas sempre que houver necessidade de saída de itens e devem estar de acordo com a tabela TIP/TEC, pois com isso a Receita Federal terá o controle dos impostos que incidem no IPI, PIS/COFINS,ICMS e ST. A não utilização do código NCM acarretaria problemas para as organizações e para o governo, impossibilitando a verificação posterior dos tributos incididos sobre as mercadorias movimentadas.

Formação, estrutura e composição de um NCM

Exemplo de verificação Exemplo: Código NCM: 0104.10.11 Animais reprodutores de raça pura, da espécie ovina, prenhe ou com cria ao pé. Este código é resultado dos seguintes desdobramentos:

Exemplo de verificação Seção I à ANIMAIS VIVOS E PRODUTOS DO REINO ANIMAL Capítulo 01 Animais vivos Posição 0104 Animais vivos das espécies ovina e caprina Subposição 0104.10 Ovinos Item 0104.10.1 Reprodutores de raça pura Subitem 0104.10.11 Prenhe ou com cria ao pé

Sistema Harmonizado (SH) O Sistema Harmonizado de Designação e de Codificação de Mercadorias, ou simplesmente Sistema Harmonizado (SH), é um método internacional de classificação de mercadorias, baseado em um estrutura de códigos e respectivas descrições.

Órgão Fiscalizador A solução de consultas sobre classificação fiscal de mercadorias é de competência da Receita Federal do Brasil (RFB), por intermédio da Coordenação-Geral do Sistema Aduaneiro e da Superintendência Regional da Receita Federal.

Conclusão Ao término da explanação podemos verificar que o NCM é um importante método de codificação que permite classificar todas as mercadorias de acordo com um padrão, sendo obrigatório constar na nota fiscal eletrônica, que com isso, permite controle da Receita Federal sobre os tributos e prazos para importação. O sistema é composto por oito dígitos, sendo composto por seis dígitos pertencentes ao sistema SH e dois que pertencem ao NCM, que estes últimos permitem maior descrição das mercadorias.