SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
I- Concepção de Educação
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
SLIDES ELABORADOS PELAS ALUNAS DO SEGUNDO PERÍODO DE PEDAGOGIA
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Parâmetros Curriculares Nacionais
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Conceitos de aprendizagem
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA CLASSE REGULAR
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Atuais Propostas Curriculares.
Resolução nº 2, de 30/01/2012, desse mesmo conselho.
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
SILVANA BERBEL FERNANDES
Perguntas de Modelação
Caderno 4 4. O projeto curricular e a relação entre os sujeitos e desses com suas práticas.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
Tema central e eixos temáticos
Situação de Aprendizagem
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Prof. José Roberto Medina
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
Um paralelo entre aprendizagem na família e aprendizagem na escola
Informática na educação:
05/11/2015.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
OFICINA SOBRE O JOGO Profª. Ms. Erika Suruagy LEPEL/FACED/UFBA.
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além dos aspectos de informação e mudança de atitudes dos alunos com hábitos saudáveis

Mais utilizada com alunos de ensino médio, devemos utilizar atividades que não trabalhe com os mais habilidosos somente. E sim com todos os alunos, portanto, devemos utilizar atividades variadas, pensando no conhecimento e uso de hábitos saudáveis

As atividades não devem ser limitadas apenas em esportes e jogos. Pensar em atividades que melhore a qualidade de vida dos alunos e que não seja uma atividade excludente.

OUTROS ASPECTOS DESSA ABORDAGEM TRABALHAR A APTIDÃO FÍSICA REFLEXÃO ACERCA DA CULTURA CORPORAL ESTIMULAR A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA NO SEU DIA A DIA

Concepção Sistêmica Utiliza da ciência, juntamente com a educação para observar o mundo em termos de relação e integração

Sistemas sociais Organização de um formigueiro, de uma colméia e até mesmo de uma família humana.

Estruturação sistêmica abalado Quando um elemento é dissecado a propriedade sistêmica é destruido, portanto, a ciência e a educação atuais não poderão trabalhar com a idéia de transmitir um produto acabado, pois o pensamento sistêmico é pensar o processo _ a inter-relação, a interação e os opostos são unificados através da oscilação

A visão sistêmica propiciará uma educação cujo valor maior é o humano, em suas relações com outros seres e em sua interação com o ambiente.

3 dimensões da visão sistêmica 1- Ver sistemicamente o mundo é ver e pensar a complexidade do mundo. É ver e pensar as relações existentes em todos os níveis da natureza e buscar sempre a compreensão dos acontecimentos (físicos, biológicos e sociais)

2- É também ver sempre o dinamismo da situação reconhecendo que o mundo está em processo e que isso nos leva a conviver com situações que não podemos prever e com acontecimentos – físicos, biológicos ou sociais.

3- É ainda reconhecer que não existem realidades objetivas: vamos constituindo as realidades – físicas, biológicas e sociais – à medida que interagimos com o mundo. Com situações consideradas desejaveis.

NA ÁREA PEDAGÓGICA, AS DIFICULDADES DO ALUNO SERÃO VISTAS SEMPRE EM RELAÇÃO COM CONTEXTO EM QUE SE MANIFESTAM TRABALHANDO EM CONJUNTO - EQUIPE ESCOLAR, PROFESSORES, FAMÍLIA – TRABALHANDO AS RELAÇÕES ENTRE OS ENVOLVIDOS

Parâmetros Curriculares Nacionais LDB – E. F. como componente curricularda Educação Básica, cuja a oferta deverá estar integrada à proposta pedagógica da Escola… Não obrigatória nas escolas e sim mais uma alternativa às propostas curriculares dos Estados e Municípios.

Construção crítica da cidadania SAÚDE MEIO AMBIENTE PLURALIDADE CULTURAL ORIENTAÇÃO SEXUAL TRABALHO E CONSUMO

Aspectos da visão Sócio-construtivista A ação do sujeito é mais importante Visão formalizante do conhecimento (Reconstituição e tematização) Parte de algo que já existe, porém, não para a criança Teoria da ação O conhecimento é fruto da ação espontânea

Aspectos da visão não Sócio-construtivista A linguagem é mais importante Visão formalizada do conhecimento (Paradigmas e casos exemplares) Parte de algo cuja existência é minimamente constituída como objeto a ser conhecido Teoria da representação da realidade O conhecimento é fruto da ação induzida

Ação Interacionista Processo de aprendizagem - Individual Contexto de interação + Atividade auto-estruturante = Determinada ATIVIDADE possibilite a auto-estruturação

Aula de dribles no Basquete PARA ALGUNS ALUNOS – Estímulo Forte demais, pois não possuem um conhecimento anterior que lhes garanta uma possível transformação e avanço no nível REAL Batem a bola forte ou fraca demais, perdem a bola com facilidade

Fraca demais, eles já sabiam realizar executar o movimento e a mera repetição causou desinteresse Aula muito boa, pois possibilitou a esse grupo, que já tinham elementos anteriores, então o estímulo empregado foi eficiente para a transformação

Como fazer? O problema é que o Esporte ofusca a aprendizagem, possibilidades e interesse do aluno. A solução é tornar significativo o desenvolvimento desse trabalho, inserindo o drible em algum jogo.

Para Vygotsky …valoriza a interação do sujeito, acreditando que é a ação deste que determina a formação de funções psicológicas superiores…