Envolver os alunos nas aulas: aceitamos o desafio?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Recentes estudos sobre as escolas e o ensino In Good, T. e Weinstein, R. (1999, 3ª edição): As organizações escolares em análise, coordenação de antónio.
Advertisements

Fundamentos da Didáctica da Matemática
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Avaliação do Processo de Ensino e de Aprendizagem 2011/1
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
Relação Professor - aluno
Miriam Aço Lusis/Sistef
O que é? Como estruturá-la?
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
SESSÃO DE ESCLARECIMENTO
Igor Uma escola do interior do Brasil decidiu acolher em suas aulas crianças surdas, dentre as quais Igor, um aluno vindo de uma escola especial para crianças.
Aprender Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para apresentar materiais de treinamento em um cenário em grupo. Seções Clique com o botão.
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
O que fazer diante dos problemas? “Viemos na vida para aperfeiçoar”
Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.
Lideranças nas organizações educativas
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
RESULTADO GERAL DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2008/2
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Carla.
serviço de psicologia e orientação (spo) rita raposo
Docência Universitária e Programas de Aprendizagem on line
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DAS DISCIPLINAS
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Professor ADEMIR BASILIO
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Acompanhamento Período de Experiência Profissionais do Colégio SESI
Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil
A inovação tem o aspecto positivo e aprender empreendendo promove mudanças nas pessoas que sonham com a conquista de uma vida melhor. Professor Armando.
Seminário Pedagógico O Papel da Tutoria na Formação em Contexto de Trabalho 29 de Junho de 2009.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
O que queremos fazer hoje?
PROFESSORES AJUDAM PROFESSORES -Equipas de Resolução de Problemas- Baseado no modelo 30 minutos com os colegas Desenvolvido por: Poster Wilson,Kelly e.
A escola e as estratégias possíveis na prevenção da violência
PROCESSOS DE TREINAMENTO
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
OBJETIVOS : Como avaliar a aprendizagem dos educandos
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
Gabinete de Apoio ao Tutorado
O trabalho com as capacidades transversais Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Avaliação de aprendizagem colaborativa mediada por computador Raquel Bambirra EWIN, J. MILLER, D. A framework for evaluating computer supported collaborative.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Lilian Carina Shirley Rangel Orientadora Marta
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
Objectivos do Workshop Introduzir uma parceira mais efectiva entre escolas e universidades para o treinamento inicial de professores através de desenvolvimento.
Docência universitária: repensando a aula
Roteiro de observação de estágio nos anos iniciais
Inteligência Artificial Nadilma C. V. N. Pereira Aula Inicial – Apresentação da disciplina.
Renato Vairo Belhot – USP -SC
Professor Dr. Renato Vaz
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
Apresentação da experiência nos estágios didáticos supervisionados Grupo: AULAS PRÁTICAS Ana Elisa Martinelli, Aloma Feitosa, Francine Almeida, Karenina.
Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14
Organização e desenvolvimento do HTPC
Artefacto2 Técnicas de Atendimento Simulações práticas / Role-playing Cristina Cadete 1.
Educação Matemática nos Anos Iniciais – EMAI
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes.
Docência do Ensino Superior Apresentação do Curso Silvia Pereira de Castro Casa Nova
“O que dava tranqüilidade ao ensino... era não estar comprometido com o futuro, mas com o passado. Hoje a situação é polarmente oposta: todo saber foi.
Transcrição da apresentação:

Envolver os alunos nas aulas: aceitamos o desafio? Conselho Pedagógico e Gabinete de Apoio ao Tutorado Envolver os alunos nas aulas: aceitamos o desafio?

Planeamento apresentação, objetivos, funcionamento apresentação dos referenciais teóricos vídeo + Discussão casos Práticos avaliação e encerramento

Uma visão dos estudantes de hoje Aqui

Exercício 1 O que gostaria de melhorar numa UC em que lecione? Porquê? O que já tentou?

Boas Práticas de Docência IX Jornadas Pedagógicas do IST

Exercício 2 Qual ou quais os vídeos que visionou de entre as entrevistas publicadas? O que aprendeu? O que achou que podia aplicar?

Três Conceitos 1. auto - regulação da aprendizagem 2. alinhamento construtivo 3. sete princípios

Modo de Aprendizagem ou mestria Avaliações Positivas Ganhos Adaptativos Modo de Aprendizagem ou mestria O modo como se lida com o insucesso é central Tarefa Avaliações Negativas Proteger o ego & restaurar o bem - estar Modo de Coping ou de Bem - Estar

Formas básicas de lidar com o insucesso da estratégia (Boekaerts, 1998ª) Esforço consciente (mindful effort) Desligar da tarefa (disengagement) Controlo de danos (danger control) Auto – sabotagem (Self-handicapping) Evitamento (avoidant behavior) Tarefa

Alinhamento Construtivo (Biggs & Tang, 2009) Um vídeo didatico Alinhamento Construtivo (Biggs & Tang, 2009)

‘Seven Principles for Good Practice in Undergraduate Education’ (Chickering e Gamson, 1987) Encorajar a interação entre os estudantes e os docentes; Encorajar a interação e a colaboração entre os estudantes; Uso de metodologias e técnicas de aprendizagem ativa; Garantir que o aluno obtém feedback imediato sobre o seu desempenho; Dar ênfase à realização das tarefas dentro dos tempos estipulados; Comunicar expectativas elevadas aos alunos; Respeitar a diversidade – de talentos, experiências e modos de aprender

Exercício 3 O que aprendi de novo? O que gostaria de aprofundar no futuro? Quais são as principais dificuldades que antecipo?

Mais Informações e oportunidades de aprendizagem Observar & Aprender http://quc.tecnico.ulisboa.pt/observar -e-aprender/ QUC/Recursos para a Docência http://quc.tecnico.ulisboa.pt/recursos -para-a-docencia/