Envolver os alunos nas aulas: aceitamos o desafio? Conselho Pedagógico e Gabinete de Apoio ao Tutorado Envolver os alunos nas aulas: aceitamos o desafio?
Planeamento apresentação, objetivos, funcionamento apresentação dos referenciais teóricos vídeo + Discussão casos Práticos avaliação e encerramento
Uma visão dos estudantes de hoje Aqui
Exercício 1 O que gostaria de melhorar numa UC em que lecione? Porquê? O que já tentou?
Boas Práticas de Docência IX Jornadas Pedagógicas do IST
Exercício 2 Qual ou quais os vídeos que visionou de entre as entrevistas publicadas? O que aprendeu? O que achou que podia aplicar?
Três Conceitos 1. auto - regulação da aprendizagem 2. alinhamento construtivo 3. sete princípios
Modo de Aprendizagem ou mestria Avaliações Positivas Ganhos Adaptativos Modo de Aprendizagem ou mestria O modo como se lida com o insucesso é central Tarefa Avaliações Negativas Proteger o ego & restaurar o bem - estar Modo de Coping ou de Bem - Estar
Formas básicas de lidar com o insucesso da estratégia (Boekaerts, 1998ª) Esforço consciente (mindful effort) Desligar da tarefa (disengagement) Controlo de danos (danger control) Auto – sabotagem (Self-handicapping) Evitamento (avoidant behavior) Tarefa
Alinhamento Construtivo (Biggs & Tang, 2009) Um vídeo didatico Alinhamento Construtivo (Biggs & Tang, 2009)
‘Seven Principles for Good Practice in Undergraduate Education’ (Chickering e Gamson, 1987) Encorajar a interação entre os estudantes e os docentes; Encorajar a interação e a colaboração entre os estudantes; Uso de metodologias e técnicas de aprendizagem ativa; Garantir que o aluno obtém feedback imediato sobre o seu desempenho; Dar ênfase à realização das tarefas dentro dos tempos estipulados; Comunicar expectativas elevadas aos alunos; Respeitar a diversidade – de talentos, experiências e modos de aprender
Exercício 3 O que aprendi de novo? O que gostaria de aprofundar no futuro? Quais são as principais dificuldades que antecipo?
Mais Informações e oportunidades de aprendizagem Observar & Aprender http://quc.tecnico.ulisboa.pt/observar -e-aprender/ QUC/Recursos para a Docência http://quc.tecnico.ulisboa.pt/recursos -para-a-docencia/