COMUNICAÇÃO INTEGRADA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO
Advertisements

Comunicação Corporativa Assessoria de Comunicação
Marketing Composto de marketing: promoção
COMUNICAÇÃO DE MARKETING
MIX DA PROMOÇÃO Propaganda: Qualquer forma paga de apresentação impessoal e promoção de idéias, bens ou serviços por um patrocinador identificado. Venda.
Marketing: Introdução
_Painel: RELAÇÕES PÚBLICAS 2
Prof. Paulo Gonzaga, MSc. CONCEITO DE MARKETING II FUNDAMENTOS DE MARKETING.
Profa. GISELY JORGE MESQUITA
COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA
CONCEITOS BÁSICOS CLIENTES
A COMUNICAÇÃO E O MARKETING. A COMUNICAÇÃO E O MARKETING.
Marketing Marketing é hoje uma das palavras mais usadas e menos entendidas pela maioria das pessoas. Marketing não é = vendas. Marketing não é = propaganda.
Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
COMUNICAÇÃO E QUALIDADE
Elementos Promocionais
MARKETING E ATENDMENTO
Thaís Fukasawa. Mais Grupo
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Glossário de Marketing
Xlll Encontro Empresarial Marketing e Ética Empresarial: Coexistência Possível? Profª Heloisa Leite Brasília, 30 de outubro de 2012.
Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categorias
PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES
DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO
DEFININDO OBJETIVOS Reforçar a satisfação após a compra e manter o relacionamento Reconhecer e recompensar clientes e funcionários de valor.
MARKETING – PROMOÇÃO – COMUNICAÇÃO
Administração de Marketing I
Prof. Cárbio Almeida Waqued
Comunicação.
Equipe de Gestão.
Loja em um Shopping Sistema: Marketing e Logística Augusto Moura
Curso de Marketing: Foco em Cooperativa
PROMOÇÃO: INSTRUMENTO DE MARKETING
CAPÍTULO 12 Educando o Cliente e Promovendo os Serviços.
Marketing Criando Valor para os Clientes
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
A Gestão de Marketing O ponto de partida da Gestão
Comunicação & Expressão Profª Drª Louise Lage Módulo 4
ESTRATÉGIAS DE PROPAGANDA E
Princípios de Marketing, 12/E
ADMINISTRAÇÃO EM MARKETING.
Métodos de Promoção e Planejamento Estratégico
Introdução ao Marketing
Comunicação Mercadológica
DEFINIÇÃO DE MARKETING
Homem X Comunicação.
CANAIS E FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO
A Propaganda e Suas Características
Planejamento Estratégico de MKT
Estratégia de Comunicação Integrada de Marketing
MARKETING DE SERVIÇOS Prof. Edval Carlos dos Santos Filho
O marketing moderno exige mais do que desenvolver um bom produto a um preço atraente e torná-lo acessível.
Como Divulgar Sua Empresa
ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO DE MERCADO Aula 11
A Importância da Comunicação para o Desenvolvimento Organizacional
Professora: Janine Fernandes
Gestão de Marketing de Moda Consumo Simbólico.. A comunicação esta diretamente ligada com o Consumo. Podemos dizer que o consumo é a adoção de algo que.
DISTRIBUIÇÃO.
UNIVERSIDADE GREGÓRIO SEMEDO CADEIRA: GESTÃO INTEGRADA DA COMUNICAÇAO
4 – FUNDAMENTOS PSIQUICOS EM VENDAS
Gestão Estratégica de Negócios
Facebook, Twitter, Instagram e Youtube Certamente, você já ouviu falar de alguma destas redes sociais e, por algum motivo, faz parte de pelo menos uma.
 “...refere-se ao uso estratégico, coordenado, de elementos promocionais para garantir o máximo de impacto persuasivo sobre os consumidores atuais e.
EXCELÊNCIA Dra. Dayse D’Ávila
Administração Mercadológica I
Comunicação Integrada: estratégias empresariais e ações de comunicação e marketing sob a mesma direção.
1. A função da comunicação de marketing
Transcrição da apresentação:

COMUNICAÇÃO INTEGRADA Profª Maria de Fátima Abud Olivieri, PhD. fatimabud@uol.com.br

COMUNICAÇÃO INTEGRADA Ementa A comunicação e a integração com o Marketing, a responsabilidade social e o público interno. Desenvolvimento de uma estratégia de comunicação. Os principais instrumentos de comunicação: publicidade, relações públicas, merchandising, promoções de venda, marketing direto e venda pessoal.

Regras de Boa Convivência Desligar celulares ou deixar no silencioso Evitar conversas paralelas Ser pontual

COMUNICAÇÃO INTEGRADA TEMAS PARA SEMINÁRIOS COMUNICAÇÃO INTEGRADA JORNALISMO RELAÇÕES PÚBLICAS COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL MERCHANDISING

O QUE É COMUNICAÇÃO? Comunicação: Representação de uma realidade. Serve para partilhar emoção, sentimento, informação. Quem comunica é a fonte . Quem recebe é o receptor. O que se comunica é a mensagem. Pode ser vista, ouvida, tocada. Comunicar é tornar comum - podendo ser um ato de mão única: TRANSMITIR (um emissor transmite uma informação a um receptor) Ou de mão dupla : como COMPARTILHAR (emissores e receptores constroem o saber, a informação e a transmitem).

PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Elementos do processo de comunicação Emissor Codificação Mensagem Mídia Decodificação Receptor Resposta Feedback Ruído

PROCESSSO DE COMUNICAÇÃO Elementos do processo de comunicação Emissor - quem envia a mensagem Codificação - o processo de transformar pensamentos em linguagem simbólica Mensagem - conjunto de símbolos que o emissor transmite.

PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Elementos do processo de comunicação Mídia - canais de comunicação por meio dos quais a mensagem passa do emissor ao receptor. Decodificação - processo pelo qual o receptor atribui significado aos símbolos codificados pelo emissor. Receptor - a parte que recebe a mensagem enviada pela outra parte.

PROCESSO DA COMUNICAÇÃO Elementos do processo de comunicação Resposta - são as reações do receptor após ter sido exposto à mensagem. Feedback - a parte da resposta do receptor que é comunicada de volta ao emissor. Ruído - a estática ou distorção não planejada durante o processo de comunicação, que resulta na recepção de uma mensagem diferente daquela que o emissor enviou.

SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS MOTIVAÇÃO APRENDIZADO DISCIPLINA CRIATIVIDADE HARMONIA LIDERANÇA CONFIANÇA PERSISTÊNCIA

PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Elementos do processo de comunicação Os comunicadores de marketing podem não compartilhar do mesmo campo de experiência do consumidor, mas devem compreendê-lo.

ESTÁGIOS NO DESENVOLVIMENTO DE COMUNICAÇÕES EFETIVAS Comunicação eficaz idi DETER E IDENTIFICAÇÃO DO PÚBLICO ALVO DETERMINAÇÃO DOS OBJETIVOS DA COMUNICAÇÃO ELABORAÇÃO DA MENSAGEM E ESCOLHA DA MÍDIA SELEÇÃO DA FONTE DA MENSAGEM Feedback FEEDBACK

ESTÁGIOS NO DESENVOLVIMENTO DE COMUNICAÇÕES EFETIVAS Identificação do público-alvo As comunicações de marketing Início: um público-alvo para responder as questões: O que será dito? Como será dito? Quando será dito? Onde será dito? Quem dirá?

ESTÁGIOS NO DESENVOLVIMENTO DE COMUNICAÇÕES EFETIVAS Elaboração da mensagem Modelo AIDA Atrair a Atenção Manter o Interesse Despertar o Desejo Induzir à Ação

ESTÁGIOS NO DESENVOLVIMENTO DE COMUNICAÇÕES EFETIVAS Elaboração da mensagem A elaboração inclui o conteúdo e a estrutura da mensagem. Conteúdo da mensagem: o que dizer Estrutura e conteúdo da mensagem: como dizer

ESTÁGIOS NO DESENVOLVIMENTO DE COMUNICAÇÕES EFETIVAS Elaboração da mensagem O conteúdo da mensagem é um apelo ou tema que produzirá a resposta desejada. Apelo racional Apelo emocional Apelo moral

ESTÁGIOS NO DESENVOLVIMENTO DE COMUNICAÇÕES EFETIVAS Elaboração da mensagem Os apelos racionais estão relacionados ao interesse do público. Os apelos emocionais tentam despertar emoções positivas ou negativas que podem motivar a compra. Os apelos morais são dirigidos à percepção do público do que é ‘certo’ e ‘apropriado’.

ESTÁGIOS NO DESENVOLVIMENTO DE COMUNICAÇÕES EFETIVAS Seleção da mídia Comunicação pessoal Comunicação não pessoal

ESTÁGIOS NO DESENVOLVIMENTO DE COMUNICAÇÕES EFETIVAS Seleção da mídia Nos canais de comunicação pessoal, duas ou mais pessoas se comunicam diretamente uma com a outra. Pessoalmente Por telefone Pelo correio Por e-mail Pela Internet 14-30

ESTÁGIOS NO DESENVOLVIMENTO DE COMUNICAÇÕES EFETIVAS Seleção da mídia A comunicação pessoal é eficaz porque permite a apresentação pessoal e o feedback. Controle da comunicação pessoal: Empresa Especialistas independentes Propaganda boca a boca

ESTÁGIOS NO DESENVOLVIMENTO DE COMUNICAÇÕES EFETIVAS Seleção da mídia Comunicação pessoal Empresa Força da vendas Especialistas independentes Grupos de defesa do consumidor Guias de compras Propaganda boca a boca Amigos Vizinhos Familiares

ESTÁGIOS NO DESENVOLVIMENTO DE COMUNICAÇÕES EFETIVAS Canais de comunicação não pessoal São mídias que veiculam mensagens sem contato pessoal nem feedback — incluindo as mídias mais importantes, atmosferas e eventos — e que afetam diretamente o comprador.

ESTÁGIOS NO DESENVOLVIMENTO DE COMUNICAÇÕES EFETIVAS Canais de comunicação não pessoal As mídias mais importantes incluem a mídia impressa - a mídia transmitida, a mídia expositiva e a mídia on-line. Atmosferas são ambientes planejados que criam ou reforçam a inclinação do consumidor à compra de um produto.

ESTÁGIOS NO DESENVOLVIMENTO DE COMUNICAÇÕES EFETIVAS Canais de comunicação não pessoal Eventos são acontecimentos planejados que comunicam mensagens a públicos-alvo. Entrevistas coletivas Inaugurações Exibições Excursões públicas

COMUNICAÇÃO DE MARKETING SOCIALMENTE RESPONSÁVEL Comunicar-se aberta e francamente com os consumidores e os revendedores Evitar propaganda enganosa ou falsa Evitar propaganda que atrai compradores sob falsos pretextos Adequar-se a leis federais, estaduais e locais

COMUNICAÇÃO DE MARKETING SOCIALMENTE RESPONSÁVEL Seguir as regras da “concorrência justa” Não oferecer propinas Não tentar obter segredos industriais dos concorrentes Não depreciar concorrentes ou seus produtos

TIPOS DE COMUNICAÇÃO 1. Interpessoal 2. Grupal 3. De Massa 4. Intrapessoal

COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL Se dá entre poucas pessoas. A interação é face a face. Diálogo é essencial.

COMUNICAÇÃO GRUPAL Se dá em um grupo de pessoas - neste caso aumentam as dificuldades, mas pode haver um intercâmbio razoável.

COMUNICAÇÃO INTRAPESSOAL da pessoa consigo mesma.

HABILIDADES DA COMUNICAÇÃO Habilidades Verbais = 5 Duas codificadoras (escrita e palavra) Duas decodificadoras (leitura e audição)

COMUNICAÇÃO E DIFERENÇAS CULTURAIS Cultura: sistema de valores e normas - representam uma maneira de viver. Ex: paladar, roupa que vestimos, sociedade em que vivemos etc. A cultura não nasce com a gente. Nós aprendemos. É comunicada através da língua.

COMUNICAÇÃO ESCRITA Cuidado com a tradução. Exemplo: Campanha publicitária para a Frank Perdnes (cria, prepara e vende frangos – USA) Com o seguinte slogan: “É necessário um homem forte, para fazer o frango ficar macio”. (USA) Na tradução para a língua espanhola, ficou assim: “É preciso um homem excitado para fazer uma franguinha apetitosa”.

COMUNICAÇÃO VERBAL Distâncias respeitadas entre pessoas para o diálogo, nas seguintes culturas: Cultura Americana: 30 cm um do outro Cultura Latina: 20 cm um do outro Cultura Árabe: nariz com nariz

COMUNICAÇÃO GESTUAL Finlândia, cruzar os braços é falta de educação. Para os Americanos o V de vitória é com a palma da mão para fora. Na Bulgária, o V de Vitória com a palma da mão para dentro – significa: vá tomar no..... . Então...muito cuidado!

COMUNICAÇÃO GESTUAL Os dedos polegar e indicador formando uma rodinha : Brasil: é xingamento Estados Unidos: é elogio França: quer dizer “zero” no sentido de “não gostei”. Japão: é dinheiro, porque lembra o contorno de uma moeda.

CORES Verde: Egito, é a cor da bandeira. Não pode ser usado em nenhuma lata, etiqueta etc. França: o verde é para cosméticos. Malásia : o verde é associado com floresta e doença. Não use essa cor para exportar. É prejuízo na certa. Vermelho: Inglaterra, tem a conotação de velho. Dinamarca: tem conotação positiva. África: tem conotação de macumba/feitiçaria. Países Orientais: envelopes e pacotes vermelhos, só para presentes.

CORES Branco: Estados Unidos – conotação com noivas. Japão: Utilizado para funeral.   Amarelo: Inglaterra: significa humor e juventude. Oriente: cor imperial. Roxo: Brasil e México: utilizado em funeral.

NÚMEROS Nº 7: África: conotação mágica.   Nº 10: Korea : significa má sorte Nº 4: Japão: conotação de morte

COSTUME DE SE CHEGAR À FESTA EM RELAÇÃO À HORA MARCADA HORÁRIO COSTUME DE SE CHEGAR À FESTA EM RELAÇÃO À HORA MARCADA Hong Kong: Pelo menos uma hora adiantado. Alemanha: Será respeitado se chegar um pouco atrasado. Portugal: Com uma hora e meia de atraso, é normal. Brasil: Parecido com Portugal

COMUNICAÇÃO E DIFERENÇAS CULTURAIS Diferenças culturais – várias Diante das pessoas devemos respeitar: Postura, atitude, maneira de vestir, já comunicam alguma coisa, antes da comunicação verbal.   A única reação humana capaz de ser entendida da mesma maneira, por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, é o SORRISO. Nas horas de aperto é uma ótima saída.

EXERCÍCIO DA COMUNICAÇÃO

Nos Dias Atuais Se prepara para novo patamar, tornando-se elemento importante do processo de inteligência empresarial. Se estrutura para: Incorporando sua prática e sua filosofia ao chamado Capital Intelectual das Organizações. usufruir das potencialidades das novas tecnologias e respaldar-se em banco de dados inteligentes, Empresas, ou Entidades e a Sociedade. Nesse novo cenário, passa a integrar o moderno processo de gestão e, partilha do conhecimento explorar a emergência das novas mídias e, sobretudo, maximizar a interface entre :

Nos Dias Atuais Exige-se do profissional da área: Não só conhecimento/habilidades na prática profissional Como também visão abrangente do mercado e do universo dos negócios.

Nos Dias Atuais Trabalho de CE – deve ser constante e parte da Responsabilidade dos gestores. Funcionários: públicos-chave no sucesso dos negócios Cabe aos Gestores: Levar estímulo às equipes- garantir resultado proposto para o alcance dos ojetivos da organização

CONSTRUINDO A MARCA DE SUA EMPRESA Para Construir a MARCA de sua empresa você deve: Gerir a IMAGEM que ela apresenta e representa no mercado onde atua e construí-la para seus colaboradores!

Toda organização possui comunicação organizacional. No entanto, ela pode ser boa ou ruim. Toda organização possui comunicação organizacional.

COMUNICAÇÃO INTEGRADA Para ser boa, ela deve levar em conta um composto de comunicação chamado: COMUNICAÇÃO INTEGRADA

"A comunicação integrada pressupõe uma junção da comunicação institucional, da comunicação mercadológica e da comunicação interna, que formam o composto da comunicação organizacional” (Kunsch, 1986).

Este conjunto de comunicação dever ser harmonioso, apesar das diferenças e das especificidades de cada setor. . A soma de todas as atividades redundará na eficácia da comunicação nas organizações

Planejamento das ações comunicativas. Os conceitos de comunicação integrada baseiam-se nas seguintes premissas: Mensagens através de diferentes instrumentos de comunicação - transmitem uma idéia única Integração das atividades entre profissionais de diferentes habilitações de comunicação social: publicitários, relações-públicas, jornalistas e administradores de marketing Planejamento das ações comunicativas.

LEMBRE-SE! A idéia da comunicação integrada é: coordenação de mensagens para um impacto máximo.

Ser ágeis na tomada de decisão. Coordenar seus esforços de marketing Diante dos novos desafios e contínuas mudanças de cenário - as organizações precisam: Ser ágeis na tomada de decisão. Coordenar seus esforços de marketing para obter o máximo impacto junto ao público-alvo e alcançar metas. Planejamento estratégico : poderosa ferramenta para a construção e a consolidação da imagem de qualquer organização. PLANEJAMENTO DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA

Pressão externa por todo lado... Ambiente Tecnológico Ambiente Econômico Competidores Ambiente Físico Canais de Distribuição Ambiente Legal EMPRESA Clientes Fornecedores Ambiente Industrial Ambiente Sócio-cultural

Como trabalhar a percepção humana? Globalização da Economia Novas Tecnologias Novas Estruturas de Distribuição Mudança de Comportamento Social Enfraquecimento das Grandes Marcas

Finalidade do Negócio “A Principal Finalidade De Um Negócio É Criar E Manter Um Cliente.” Peter Drucker e Theo Levitt

Reclamar pra quem? LIGUE 0800 96% dos Clientes Insatisfeitos Não Reclamam (Peters) O “Muito Insatisfeito” Transmite a 11 Pessoas (Peters) O “Muito Satisfeito” Transmite a 3 Pessoas (Peters) Experiências ruins são comunicadas 12 vezes mais do que boas (Grönroos)

Reclamar pra quem? LIGUE 0800.... Para cada cliente insatisfeito que reclama existem 20 silenciosos (Schlesinger) Menos de 10% dos insatisfeitos reclamam (Zemke) Manter um cliente custa 5 vezes menos do que conquistar um novo (Moller) AMK e FF 2002

Relação de Abandono “25% Dos Seus Clientes estão tão Insatisfeitos com os seus serviços que, a qualquer momento podem parar de negociar com você... E o pior é que você não sabe quem são. Somente 4% Reclamam !”

MIX DE PROMOÇÃO Composição específica de propaganda promoção de vendas, relações públicas, vendas pessoais e ferramentas de marketing direto que a empresa utiliza para comunicar de forma persuasiva o valor para o cliente e construir relacionamentos com o mesmo

Principais ferramentas de promoção MIX DE PROMOÇÃO Principais ferramentas de promoção PROMOÇÃO DE VENDAS PROPAGANDA RELAÇÕES PÚBLICAS VENDAS PESSOAIS MARKETING DIRETO

Principais ferramentas de promoção MIX DE PROMOÇÃO Principais ferramentas de promoção Propaganda qualquer forma paga de apresentação e promoção não pessoal de idéias, bens ou serviços por um patrocinador identificado. TV e rádio Anúncios impressos Internet Outdoors

Principais ferramentas de promoção MIX DE PROMOÇÃO Principais ferramentas de promoção Promoção de vendas consiste em incentivos de curto prazo para estimular a compra ou a venda de um produto ou serviço. Descontos Cupons de desconto Brindes Demonstrações

Principais ferramentas de promoção MIX DE PROMOÇÃO Principais ferramentas de promoção Relações Públicas Envolve o desenvolvimento de boas relações com os diversos públicos da empresa pela obtenção de publicidade favorável, construção de uma boa imagem corporativa e administração ou impedimento da disseminação de boatos, histórias ou eventos desfavoráveis. Comunicados à imprensa Patrocínios Eventos especiais Páginas Web

Principais ferramentas de promoção MIX DE PROMOÇÃO Principais ferramentas de promoção Vendas Pessoais São apresentações pessoais feitas pela força de vendas da empresa com o propósito de concretizar vendas e desenvolver relacionamentos com os clientes. Apresentações de vendas Feiras comerciais Programas de incentivo

Principais ferramentas de promoção MIX DE PROMOÇÃO Principais ferramentas de promoção Marketing Direto Consiste em comunicações diretas dirigidas a consumidores individuais cuidadosamente selecionados e destinados não somente a obter deles uma resposta imediata, mas também a cultivar relacionamentos duradouros com eles — pela utilização de mala direta, telefone, televendas, e-mail e a Internet para se comunicar diretamente com consumidores específicos. Catálogos Telemarketing Terminais de multimídia (quiosques)

GESTÃO ESTRATÉGICA GESTÃO DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA INSTITUCIONAL INTERNA COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA

Em Qual Década... ? Em que década está a sua Empresa ? 60 / 70 - “O Cliente é uma maldita amolação” 80 - “Satisfação dos desejos do Cliente” 90 -“Comprometimento com o sucesso do Cliente” 00 - “Entrega da Solução Total para o Cliente”

COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING O novo cenário do marketing Principais fatores que afetam a mudança para o marketing diferenciado (de segmento) Distanciamento do marketing de massa Melhorias na tecnologia da informação

COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING O novo modelo das comunicações de marketing Anunciantes : redução de orçamentos para redes de TV aberta aumentando a verba para mídias mais focadas com melhor relação custo–benefício mais interativas e envolventes. Mais comunicação focada Menos comunicaçãode massa

COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING Cuidadosa integração e coordenação dos vários canais de comunicação da empresa, de forma a transmitir uma mensagem clara, consistente e atraente sobre a organização e suas marcas.

COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING A comunicação integrada de marketing requer : reconhecimento de todos os possíveis pontos de contato com a marca, onde o cliente pode encontrar a empresa e suas marcas.

Comunicação de marketing socialmente responsável Comunicar-se aberta e francamente com os consumidores e os revendedores Evitar propaganda enganosa ou falsa Evitar propaganda que atrai compradores sob falsos pretextos Adequar-se a leis federais, estaduais e locais Seguir as regras da “concorrência justa” Não oferecer propinas Não tentar obter segredos industriais dos concorrentes Não depreciar concorrentes ou seus produtos

As Interações-Base do Preço The Basics of Price This CTR relates to the material on p. 491. As Interações-Base do Preço Preço Qualidade Valor The Basics: An Interaction The concept of price is actually a combination of three elements that marketers manipulation with other aspects of the marketing mix. The “basics” of price include: Price. The price is the amount of money a company charges and the amount the customer is willing to pay for a good or service. This dollar amount is the most obvious indicator of “price” but the interaction and agreement between buyer and seller on the amount is also dependent upon other elements of price. Quality. Prices don’t exist in a vacuum. The value of a good or service rests on the perceived benefits the customer receives. High prices should represent high quality to justify the customer’s greater contribution to the exchange. Value. Just as price and quality are related, so too does that relationship represent the third basic element wrapped into the idea or concept of price. High quality and price may be “worth it” to some consumers and not to others. Value then is a judgment on the relative attractiveness of the price/quality relationship. Sometimes value is determined relatively objectively, such as in buying a car for basic transportation. Other times value is determined more subjectively, such as in buying a gift of jewelry for a spouse.

Equação do Valor VALOR é uma função dos benefícios recebidos pela compra e/ou uso de um dado produto, dividido pelos custos de obtê-lo. PREÇO é o valor em termos monetários. CUSTO é para o Consumidor, algo mais que o dinheiro, incluindo o tempo e o esforço dispendidos em obter o produto.

MARKETING DE RELACIONAMENTO Pessoas Pessoas Orientação Para o Mercado Troca de Valores Troca de Conhecimentos Criação de Fidelidade Administração dos Detalhes

MUDANÇAS NO MARKETING DE RELACIONAMENTO FOCO NA ORGANIZAÇÃO ECONOMIAS DE ESCALA ESTRUTURA HIERÁRQUICA MARKETING DE MASSA CENTRADO NO PRODUTO PROMOÇÕES INTEGRAÇÃO VERTICAL FOCO NO CLIENTE ECONOMIAS DE TEMPO PROCESSOS MICRO MARKETING CENTRADO NO SERVIÇO DIÁLOGO ALIANÇAS INTERDEPENDENTES

DIFICULDADES PARA CONSTRUIR REPUTAÇÃO Empresário não quer perder Egos e Vaidade Concorrência forte Credibilidade Financiamento Centralização Necessidades do cliente

Atração e retenção de Clientes No passado muitas empresas achavam que seus clientes eram garantidos. Havia falta de opção. Fornecedores eram deficientes em termos de a atendimento não se preocupava em satisfazer seus clientes.

Atração e retenção de clientes Atração de clientes Investimentos em Propagandas;

Atração e retenção de clientes Permanecer fiel por mais tempo; Comprar mais Dar menos atenção aos concorrentes; Dar sugestões sobre os produtos e serviços; Custar menos para empresa; Falar positivamente da empresa e de seus produtos;

FUNDAMENTO DO PRODUTO TOTAL O Que Temos Para Vender ? X O Que Vai Resolver o Problema do Meu Cliente ?

POSICIONAMENTO QUAL É O POSICIONAMENTO DE MERCADO DE SUA EMPRESA? POSICIONAMENTO é a percepção que as pessoas têm sobre determinada empresa, produto ou serviço diante da concorrência.

POSICIONAMENTO Posicionamento não é slogan. POSICIONAMENTO É A ORIGEM DO SLOGAN! É possível posicionar uma marca por: Atributos : promessa – status que a marca oferece Benefícios : agilidade – atendimento – manutenção Lembrança da marca : quero ser a mais lembrada Por categoria: segmento do mercado - inovação nos serviços prestados Por valor : qualidade e preço

POSICIONAMENTO DA MARCA COMO POSICIONAR UMA MARCA? 1. Identificação de onde estamos. 2. Definir para onde queremos ir. 3. Como manter e crescer.

MISSÃO - também no Brasil - Refrescar o mundo: em corpo, mente e espírito. Inspirar momentos de otimismo: através de nossas marcas e ações. Criar valor e fazer a diferença: onde estivermos, em tudo o que fizermos. A Promessa (visão): existe para beneficiar todos aqueles que tiverem contato com nossos negócios: O Símbolo da Qualidade Satisfação de Clientes e Consumidores Atuação Socialmente Responsável 

LANÇAMENTO! Um futuro ainda Indefinido,

INOVAÇÃO NAS EMBALAGENS: Praticidade Fidelidade Diferenciais agregados

ESTRATÉGIA DE MARKETING Ousadia! Público jovem = fidelidade Cor e alegria

EVOLUÇÃO DO PRODUTO: DIVERSIDADE DE EMBALAGENS - Mudança de hábito e consumo.

Ações promocionais Museu em Atlanta e Las Vegas

RESPONSABILIDADE SOCIAL empresa cidadã ATENTA AOS FATORES SOCIAIS E AMBIENTAIS www.cocacolabrasil.com.br

Sobrevivência! Concorrência direta Aproveitando PEPSI as oportunidades Ameaças políticas Concorrência indireta Ameaças econômicas Fatores ambientais Ameaças sociais

Briga de Titãs! > Share de mercado X

A reação da concorrência: o mundo é azul!

REAVALIE O POSICIONAMENTO DA SUA MARCA Passos para rever o posicionamento de sua empresa - Reavaliar a identidade corporativa de sua empresa > MARCA - REGISTRE SUA MARCA - Repensar seu posicionamento - Se precisar mude o posicionamento de sua empresa - Mudar hábitos - Treinar a equipe funcionários para crescer - Informar ao mercado que você existe - Estreitar relacionamento com seus clientes - Resgatar os clientes inativos - Avaliar constantemente seu posicionamento - Avaliar constantemente suas ações de comunicação - Surpreender o mercado > seja criativo e eficiente - Inserir sua empresa nos aspectos sociais de sua cidade - Ficar atento as necessidades do mercado e da concorrência

EXEMPLO DE REPOSICIONAMENTO DE MARCA

EXTENSÃO DE LINHA DE PRODUTOS PARA ATENDER O MERCADO ATUAL

CASES DE AMERICANA > Rejuvenescimento da marca Marca antiga

CASES DE AMERICANA > Rejuvenescimento da marca NOVA marca, novo posicionamento Design - Audaz,

ATENÇÃO! Afinal, sua MARCA é especial! Consulte um profissional de COMUNICAÇÃO para auxiliá-lo a construir a MARCA de sua empresa! Evite fazer isso sozinho ou deixar nas mãos de pseudos profissionais. Afinal, sua MARCA é especial!

Obrigada! Maria de Fátima Abud Olivieri fatimabud@uol.com.br