Lavratti.com Slide 1/8 Administração da Qualidade Princípios de gerenciamento da qualidade Os oito princípios podem ser usados pela administração como.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudando com Profª Simony
Advertisements

Gerenciamento de Projetos
BENCHMARKING.
Sistema de Informação Gerencial
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
Qualidade Total.
NORMA NBR ISO OBJETIVO Esta norma - NBR fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento.
A Gestão da Qualidade gerando mudanças
Competitividade, Produtividade e Qualidade
O processo de coletar os requisitos (escopo do cliente)
A abordagem do sistema da qualidade automotivo
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
NBR isso 9001:2008 Uma introdução.
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Práticas de Apoio à Gestão
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
Faça uma analogia com o corpo Humano.
PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE TREINAMENTO
Modelo de Excelência em Gestão
TAREFA R04 Grupo:1993. Suppply Chain! É todo esforço envolvido nos diferentes processos e atividades empresariais que criam valor na forma de produtos.
PRINCIPIOS DA QUALIDADE
Teorias Modernas de Gestão
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Planejamento estratégico
Modelo de Excelência EFQM
COMPETÊNCIAS “Originam-se da gênese e do processo de desenvolvimento da organização e são concretizadas no seu patrimônio de conhecimentos”. JOEL DUTRA.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Administrar Prioridades e Trabalhar com Processos.
PAPÉIS DO GESTOR DE PESSOAS Profª. Sônia Veiga.
5. Abordagem como um sistema de gestão
Divisão da Qualidade Assegurada Departamento da Qualidade
Caracterização dos Princípios da Qualidade Isabel Saraiva - José Martins – Vera Godinho Módulo D2 Novembro 2006.
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
GESTÃO DE PROCESSOS Aula 8 – Modelagem dos Processos / Indicadores de Desempenho de Processos Prof. Cláudio Zeferino.
Gestão por Competências
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
Administração de Recursos Humanos II
Administração de Recursos Humanos II
A QUALIDADE NA PREVENÇÃO DE PERDAS
McClelland Busca de oportunidade e iniciativa
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I
Iniciando na logística empresarial
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
Fundamentos de Gestão N. Tadachi Takashina.
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
Capítulo 1 A administração hoje.
Delegação, Centralização e Descentralização
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Gerenciamento dos Recursos Humanos
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA/FNQ: APRENDIZADO ORGANIZACIONAL
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
Perspectiva estratégica da qualidade
Gestão de Projetos - aula 5: organização - Profª. Vilma Tupinambá, MsC
Gerencial e Contabilidade Prof. Cláudio Wanderley, PhD
ADMINISTRAÇÃO Profª. Joelma Kremer 1
O processo de trabalharmos juntos para chegarmos a um objetivo comum.
Gerenciamento de mudanças e Matriz de Oportunidade vs Risco
Princípios de gestão da qualidade
Gestão Estratégica de Negócios
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO
Desafios e Possibilidades SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE Engº Phelippe Barroso Ponte.
EEFEUSP - Departamento de Esporte 2014 Disciplina: ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO ESPORTIVA Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO.
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
CMMI Capability Maturity Model Integration
Transcrição da apresentação:

lavratti.com Slide 1/8 Administração da Qualidade Princípios de gerenciamento da qualidade Os oito princípios podem ser usados pela administração como um guia para a aumentar o desempenho de uma organização: a)Foco no consumidor; b)Liderança; c)Envolvimento das pessoas; d)Abordagem no processo; e)Abordagem no sistema de gerenciamento; f)Melhoria contínua; g)Abordagem factual para tomada de decisões; h)Relacionamento de benefícios mútuos nos suprimentos. iso.org

lavratti.com Slide 2/8 Administração da Qualidade Princípios de gerenciamento da qualidade Foco no consumidor As organizações dependem de seus clientes e, por isso, devem entender as necessidades correntes e futuras deles, atender aos seus requisitos e se esforçar para exceder as expectativas. Benefícios: a)Aumento nas receitas e na participação no mercado obtidos por meio de respostas rápidas e flexíveis às oportunidades do mercado; b)Aumento da eficiência no uso dos recursos organizacionais para melhorar a satisfação do cliente; c)Incremento da lealdade do consumidor, que leva à repetição das vendas. iso.org

lavratti.com Slide 3/8 Administração da Qualidade Princípios de gerenciamento da qualidade Foco no consumidor A aplicação do princípio do foco no consumidor, tipicamente, leva a: a)Pesquisar e entender as necessidades e expectativas dos consumidores; b)Garantia de que os objetivos da organização estão ligados às necessidades e expectativas dos consumidores; c)Comunicação das necessidades e expectativas dos consumidores através de toda a organização; d)Mensurar a satisfação do consumidor e agir de acordo com os resultados; e)Sistematicamente gerenciar os relacionamentos com os consumidores; f)Garantir uma abordagem balanceada entre satisfazer o consumidor e outros interessados (proprietários, empregados, fornecedores, financiadores, comunidades locais e a sociedade como um todo). iso.org

lavratti.com Slide 4/8 Administração da Qualidade Princípios de gerenciamento da qualidade Liderança Os líderes estabelecem a unicidade de propósito e direção da organização. Eles devem criar e manter um ambiente interno no qual as pessoas podem tornarem-se totalmente envolvidas em alcançar os objetivos da organização. Benefícios: a)As pessoas irão entender e motivarem-se em direção aos objetivos e metas da organização; b)As atividades serão avaliadas, alinhadas e implementadas de uma forma unificada; c)As falhas de comunicação entre os níveis da organização serão minimizadas. iso.org

lavratti.com Slide 5/8 Administração da Qualidade Princípios de gerenciamento da qualidade Liderança A aplicação do princípio da liderança, tipicamente, leva a: a)Consideração das necessidades de todos os interessados, incluindo consumidores, proprietários, empregados, fornecedores, financiadores, comunidades locais e a sociedade como um todo; b)Estabelecer uma visão clara do futuro da organização; c)Criação de metas e objetivos desafiadores; d)Criar e sustentar valores compartilhados, justiça e modelos de atitudes éticas em todos os níveis da organização; e)Prover para o pessoal os recursos necessários, treinamento e liberdade para agir com responsabilidade; f)Inspirar, encorajar e reconhecer as contribuições do pessoal. iso.org

lavratti.com Slide 6/8 Administração da Qualidade Princípios de gerenciamento da qualidade Envolvimento das pessoas Pessoas, em todos os níveis, são a essência da organização e o seu envolvimento total permite que suas habilidades sejam usadas em benefício da organização. Benefícios: a)Pessoas motivadas, envolvidas e comprometidas com a organização; b)Inovação e criatividade em direção aos objetivos da organização; c)Pessoas responsáveis pelos seus próprios desempenhos; d)Pessoas dispostas a participar e contribuir com a melhoria contínua. iso.org

lavratti.com Slide 7/8 Administração da Qualidade Princípios de gerenciamento da qualidade Envolvimento das pessoas A aplicação do princípio do envolvimento das pessoas, tipicamente, leva a: a)Pessoas compreendendo a importância das suas contribuições e dos seus papéis na organização; b)Pessoas identificando os gargalos nos seus desempenhos; c)Pessoas aceitando que os problemas são seus e a responsabilidade para resolvê-los; d)Pessoas avaliando os seus resultados em relação aos seus objetivos e metas; e)Pessoas ativamente buscando por oportunidades para melhorar suas competências, conhecimentos e experiências; f)Pessoas compartilhando livremente conhecimento e experiência; g)Pessoas discutindo abertamente problemas e intrigas. iso.org

lavratti.com Slide 8/8 Administração da Qualidade Princípios de gerenciamento da qualidade Abordagem no processo Um resultado esperado é obtido mais eficientemente quando as atividades e os recursos relacionados são gerenciados como um processo. Benefícios: a)Custos mais baixos e menores ciclos de produção pelo uso eficiente dos recursos; b)Resultados previsíveis, consistentes e melhorados; c)Foco e prioridade no incremento das oportunidades. iso.org

lavratti.com Slide 9/8 Administração da Qualidade Princípios de gerenciamento da qualidade Abordagem no processo A aplicação do princípio da abordagem no processo, tipicamente, leva a: a)Definição sistemática das atividades necessárias para se obter o resultado esperado; b)Estabelecimento claro das responsabilidades para gerenciar as atividades principais; c)Análise e mensuração das capacidades das atividades principais; d)Identificação das interfaces das atividades principais dentro e entre as funções da organização; e)Foco nos fatores – recursos, métodos e materiais - que aumentarão as atividades principais da organização; f)Avaliação de riscos, consequências e impactos das atividades para os consumidores, fornecedores e outros interessados. iso.org

lavratti.com Slide 10/8 Administração da Qualidade Princípios de gerenciamento da qualidade Abordagem no sistema de gerenciamento Identificar, atender e gerenciar processos inter-relacionados como um sistema contribui para a eficiência da organização e para a eficiência no alcance dos resultados. Benefícios: a)Integração e alinhamento dos processos que melhor atingirão os resultados esperados; b)Habilidade para focar os esforços nas atividades principais; c)Prover confiança para os interessados na forma de consistência, eficiência e eficácia na organização. iso.org

lavratti.com Slide 11/8 Administração da Qualidade Princípios de gerenciamento da qualidade Abordagem no sistema de gerenciamento A aplicação do princípio da abordagem no sistema de gerenciamento, tipicamente, leva a: a)Estruturar o sistema para alcançar os objetivos da organização da forma mais eficiente e eficaz; b)Compreender as interdependências entre os processos do sistema; c)Estruturar uma abordagem que harmonize e integre os processos; d)Prover uma melhor compreensão dos papéis e responsabilidades necessárias para alcançar os objetivos comuns, portanto, reduzir as barreiras interfuncionais; e)Entender as capacidades da organização e estabelecer as restrições de recursos antes das ações; f)Estabelecer metas e definir como devem ser operadas as atividades específicas do sistema; g)Melhorar continuamente o sistema por meio de medições e avaliações. iso.org

lavratti.com Slide 12/8 Administração da Qualidade Princípios de gerenciamento da qualidade Melhoria contínua A melhoria contínua do desempenho geral da organização deve ser um objetivo permanente. Benefícios: a)Vantagens de desempenho por meio da melhoria das capacidades da organização; b)Alinhamento da melhoria das atividades em todos os níveis devem ser como uma determinação da organização; c)Flexibilidade para reagir rapidamente a oportunidades. iso.org

lavratti.com Slide 13/8 Administração da Qualidade Princípios de gerenciamento da qualidade Melhoria contínua A aplicação do princípio da melhoria contínua, tipicamente, leva a: a)Empregar uma abordagem consistente em toda a organização para continuamente melhorar seu desempenho; b)Prover para as pessoas treinamento quanto aos métodos e ferramentas de melhoria contínua; c)Fazer com que a melhoria contínua dos produtos, processo e sistemas seja objetivo de cada indivíduo da organização; d)Estabelecer metas para guiar e medidas para acompanhar continuamente as melhorias; e)Reconhecer publicamente as melhorias. iso.org

lavratti.com Slide 14/8 Administração da Qualidade Princípios de gerenciamento da qualidade Abordagem factual para tomada de decisões Decisões eficientes são baseadas na análise de dados e informações. Benefícios: a)Decisões informadas; b)Uma incrível habilidade para demonstrar a eficiência das decisões passadas referindo- se aos registros dos fatos; c)Aumento na habilidade de revisar, debater e mudar opiniões e decisões. iso.org

lavratti.com Slide 15/8 Administração da Qualidade Princípios de gerenciamento da qualidade Abordagem factual para tomada de decisões A aplicação do princípio da abordagem factual para tomada de decisões, tipicamente, leva a: a)Assegurar-se da acuracidade dos dados e informações e que estes são suficientemente confiáveis; b)Tornar os dados acessíveis a todos os que necessitarem deles; c)Analisar dados e informações usando métodos válidos; d)Tomar decisões e realizar ações baseadas na análise dos fatos, balanceados com experiência e intuição. iso.org

lavratti.com Slide 16/8 Administração da Qualidade Princípios de gerenciamento da qualidade Relacionamento de benefícios mútuos nos suprimentos Uma organização e seus fornecedores são interdependentes e uma relação mutualmente benéfica melhora a habilidade de ambos para criar valor. Benefícios: a)Aumento da habilidade de criação de valor para os envolvidos; b)Flexibilidade velocidade nas respostas conjuntas para as necessidade e expectativas do mercado ou dos clientes; c)Otimização dos custos e recursos. iso.org

lavratti.com Slide 17/8 Administração da Qualidade Princípios de gerenciamento da qualidade Relacionamento de benefícios mútuos nos suprimentos A aplicação do princípio do relacionamento de benefícios mútuos nos suprimentos, tipicamente, leva a: a)Estabelecer relacionamentos que equilibram os resultados de curto prazo com as considerações de longo prazo; b)Compartilhamento de experiência e recursos com os parceiros; c)Identificação e seleção de fornecedores importantes; d)Comunicação clara e aberta; e)Compartilhamento de informações e de planos para o futuro; f)Estabelecer atividades conjuntas de desenvolvimento melhoria; g)Inspirar, encorajar e reconhecer melhorias e conquistas dos fornecedores. iso.org