AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudo de Mercados.
Advertisements

Estratégias da Produção
Análise das cinco forças de Porter
ANÁLISE ESTRUTURAL DA INDÚSTRIA
Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
Administração da Produção: Conceitos
TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL
CESF OSM-3º PERÍODO Julio Morais
CONCORRENCIA 1. Conceito Concorrencia perfeita Rivalidade Ampliada
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
EVOLUÇÃO HISTÓRICA PRÉ-HISTÓRIA: caça, agricultura, pastoreio
Papel Estratégico e Objetivos da Produção
Os consumidores percebem maior risco na compra de serviços do que na compra de produtos Os consumidores usam o preço e evidências físicas como as maiores.
ESTRATÉGIA CORPORATIVA
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Paulo Tigre Curso de Economia da Tecnologia
Introdução às finanças corporativas Prof. Reinaldo Cafeo
SISTEMAS DE PRODUÇÃO E PROCESSOS PRODUTIVOS MBA LOGÍSTICA FAFICA 2.
ESTRATÉGIA COMPETITIVA DO GO
Planejamento Estratégico
Aula 2 Ambiente de Marketing.
Repensando a Logística
Cadeia de Suprimento Uma cadeia que engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. A cadeia.
OPERAÇÃO/VALOR ADICIONADO
Planejamento e Controle da produção
Estratégias do agronegócio
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
GESTÃO ESTRATÉGICA Prof. Marcelo Lisboa Luz.
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Repensando a Logística
U07 – Gestão de Estoques Grupo: 19S01.
INTRODUÇÃO À GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
FUNÇÃO FINANCEIRA.
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Modelos de Gestão e Organização 4. Estratégia de Produção
Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
1. Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Setorial
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
Planejamento Estratégico
ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO.
Modelo Porter Introdução o Que é o modelo?
GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Jaqueline Leite.
MATRIZ BCG.
Repensando a Logística
Planejamento Estratégico
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
As Cinco Forças Competitivas
DISCIPLINA PLANEJAMENTO DE PROCESSOS
Função produção.
Logística Empresarial
Processos Administrativos Aula 1
Estratégia de Operações
Disciplina: Controladoria
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Estratégia Empresarial
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
Sistema de Informação aplicados a Finanças e Contabilidade
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO HISTÓRICO Atividades que conduzem a transformação de um bem tangível em outro com maior utilidade, acompanho o homem desde sua.
ESTRATÉGIASDEMARKETING ConceitoseAplicações. CONCEITO DE ESTRATÉGIA É Um Conjunto Integrado de Escolhas Sobre Como Criar e Conquistar Valores Para os.
Estratégia Produtiva: definindo o elo perdido. Steven C. Wheelwright.
Estratégia – Antecedentes Strategia – Grécia Antiga – significava um magistrado ou comandante-chefe militar. Ao longo dos séculos continuou a ter uma interpretação.
Contabilidade Gerencial
Transcrição da apresentação:

AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO Fábricas, treinamentos, Mão-de-obra direta Técnicas de planejamento (vendas, produção etc) 1764 – James Watt Máquina a vapor Revolução Industrial Antiguidade Primeiros artesãos Frederick Taylor Adm Científica Conceito de Produtividade 1910 - Henry Ford Produção em massa 1960 – produção enxuta Just in Time Qualidade

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Conceito A Administração de Produção e Operações é o campo de estudo dos conceitos e técnicas aplicáveis à tomada de decisões na função de Produção (empresas industriais) ou Operações (empresas de serviços). Diferenças entre empresas industriais e de serviços

Subsistema de Controle INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES O sistema de produção Definimos “sistemas de produção” como o conjunto de atividades e operações inter-relacionadas envolvidas na produção de bens (caso de indústrias) ou serviços. Modelo Entrada-Transformação-Saída Influências e Restrições INPUTS (INSUMOS / ENTRADAS) PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO SAÍDAS (BENS E SERVIÇOS) Subsistema de Controle

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Tipos de Sistema de Produção Sistemas de produção contínua (fluxo em linha) Apresentam sequência linear para se fazer o produto ou serviço. Produtos padronizados. Sistemas de produção intermitente (fluxo intermitente) Produção em lotes. O produto original só volta a ser feito depois de algum tempo. Sistema de Produção para grandes projetos Cada projeto é um produto único; tem-se uma sequência de tarefas ao longo do tempo, com pouca ou nenhuma repetição das atividades. Classificação Tradicional Mais voltada para serviços; tem duas dimensões: Por tipo de produto Por tipo de atendimento ao consumidor Classificação Cruzada de Schroeder

VISÃO GERAL DE PROCESSOS E QUALIDADE VÍDEO - ZAPPOS

AULA 2 COMPETITIVIDADE E ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO

COMPETITIVIDADE E ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO Competitividade - Definição É a posição da empresa no mercado consumidor, em relação a sua concorrência. O desempenho da organização deverá ser mantido pela sua potencialidade de se manter no mercado, de proteger os investimentos feitos, de assegurar dividendos e empregos futuros mediante a melhoria de produtos e serviços prestados.

O ambiente como cenário na projeção de uma estratégia COMPETITIVIDADE E ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO O ambiente como cenário na projeção de uma estratégia O aumento da concorrência entre as organizações é uma tendência na qual se observam : Mudanças rápidas nas exigências do consumidor em relação a produtos e serviços de qualidade; Demanda crescente do consumidor por produtos e serviços de qualidade; Alteração no poder de compra da população; Escassez de insumos produtivos e recursos críticos; Alterações tecnológicas crescentes; Escassez de determinadas habilidades; Alterações no ritmo e na natureza das mudanças sociais.

Macrocenários e Microcenários COMPETITIVIDADE E ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO Macrocenários e Microcenários Os macrocenários definem o ambiente empresarial, incluindo coisas como inflação, índice de crescimento econômico, taxas de juros, políticas de governo. Os microcenários envolvem aspectos mais particulares do setor, como o comportamento da concorrência e o desenvolvimento de novas tecnologias na área.

COMPETITIVIDADE E ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO As forças competitivas Estas 5 forças determinam a rentabilidade da empresa porque influenciam os preços, os custos , o investimento necessário das empresas e os elementos do retorno sobre o investimento. Poder de compra dos consumidores Poder de negociação dos fornecedores Ameaça de novos entrantes Rivalidade entre empresas existentes Ameaça de prods. ou servs. substitutos

COMPETITIVIDADE E ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO O Papel da Administração da Produção e Operações A administração da produção pode ser definida como o gerenciamento dos recursos diretos que são necessários para a obtenção dos produtos e serviços de uma organização. Estratégia de Marketing Estratégia de Produção Estratégia de Finanças Mercado Consumidor Estratégia Corporativa

COMPETITIVIDADE E ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO

Prioridades competitivas COMPETITIVIDADE E ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO Prioridades competitivas QUALIDADE – “Fazer certo” em cada operação e em cada atividade dentro do processo produtivo, atividades de apoio e atendimento; Qualidade reduz custo e aumenta confiabilidade. RAPIDEZ – “Fazer mais com menos”. Vantagem em velocidade. Rapidez em tomada de decisão, movimentação de materiais, entrega do produto ou serviço; CONFIABILIDADE – “Cumprir o que foi prometido ao cliente”. O julgamento da confiabilidade de uma operação é feito após a entrega do produto ou serviço. FLEXIBILIDADE – “Capacidade de mudança” . Fazer diferente para atender as exigências dos clientes. CUSTO – Cada fração monetária retirada do custo de uma operação melhora o preço de venda, o lucro ou ambos. O gerente de produção deve preocupar-se com os custos de funcionários, instalações, tecnologias, equipamentos e materiais.

CASE DE SUCESSO - PERDIGÃO COMPETITIVIDADE E ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO CASE DE SUCESSO - PERDIGÃO