RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL (RSE) NA EUROPA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jovens Investigadores: que Futuro?
Advertisements

O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 4
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
A crise mundial de confiança nas empresas:
PROJETO DE LEI n.º 1305/2003 ( Deputado Bispo Rodrigues ) Dispõe sobre a Responsabilidade Social das Sociedades Empresárias e dá outras providências.
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO IMPLEMENTANDO A GESTÃO DA QUALIDADE
A Comunicação como Inteligência Empresarial Competitiva
Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Gestão da Informação e do Conhecimento Prof.: Lillian.
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
Origens da Política de Gestão de Pessoas Grupos de Trabalhos da Área de RH
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
A Responsabilidade Corporativa Natura
Cadeia de Valor Fatores Críticos de Sucesso
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Repensando a Logística
CONTABILIDADE GERENCIAL
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
Práticas de Apoio à Gestão
CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I DA EDUCAÇÃO
Em busca de uma Ontologia para Governança de BPM
Comunicação e inteligência empresarial
Modelo de Excelência em Gestão
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ética Profissional em Administração
Educação corporativa.
A IMPORTÂNCIA DO MARKETING CONTÁBIL
Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
A Política de Gestão de Pessoas
Apresentação do Curso de Ciência da Computação
Qual a importância do Marketing Contábil
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Organizações Sociais de Cultura. As Organizações Sociais Como surgiu: Surgiu no mandato do ministro Bresser Pereira em 1997, como estratégia central do.
CONSELHEIROS FORMAÇÃO DO CONSELHEIRO OBJETIVOS Levar o novo conselheiro a: tomar decisões no âmbito da gestão, com base nos princípios da excelência.
A Responsabilidade Corporativa Natura
Instituição de Ensino São Francisco
Gabriel Bastos Machado
GOVERNO DO ESTADO DO ACRE INSTITUTO DOM MOACYR
Planejamento e Responsabilidade Social
Seu Agente de Mudança..
CONTABILIDADE GERENCIAL
E. Como solucionar os problemas da evolução da população?
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de.
Tópicos Contemporâneos de Administração
Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa Maria Manuel Vieira A ESCOLARIZAÇÃO.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
CONSTRUÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Na Era do e-RH.
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
Universidade Estadual do Piauí O NOVO PARADIGMA DA GESTÃO DE PESSOAS
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profª. Vanilde Manfredi
CONTRACT MANAGEMENT Gestão Eficiente de Contratos CONTRACT MANAGEMENT Gestão Eficiente de Contratos.
Consultoria Empresarial e Educacional
Depoimento Impactos e repercussões nas empresas incorporadoras – desdobramentos no setor Carlos Alberto de Moraes Borges
Comunicação, Terceiro Setor e Responsabilidade Social
Estratégias de Comunicação
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
AUDIÊNCIA PÚBLICA - ESTUDOS E METODOLOGIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CAQI E O CAQ NOVA FORMA ESTRUTURANTE DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Novembro de 2015.
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
Princípios Constitucionais da Administração Pública
Marketing de Serviços Marketing de Relacionamento Natália Xavier Bueno.
II – Desafios Gerenciais da TI Unidade II Fundamentos de SI Prof. Ulisses Sperle Graça Prof. Vanilde Manfredi out/2010.
BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO
Gestão de Recursos Humanos. Gestão de Recursos Humanos são sistemas formais para a gestão de pessoas dentro de uma organização.
GESTÃO DA QUALIDADE DEFINIÇÃO E CONCEITO Prof. Vagner Olegário.
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Fundamentos de Gestão Empresarial Conceitos Básicos
Transcrição da apresentação:

RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL (RSE) NA EUROPA Prof. Doutor Fausto Amaro Universidade New Atlântica

Estudo RSE na Europa Projeto de investigação realizado de 2008 a 2014 1.456 empresas europeas de diversos setores 4.121.013 professionais de diversos níveis de qualificação e formação Realizado por uma Equipa Investigação de Ciências do Trabalho do Observatorio Espanhol de RSE

RSE na Europa I Só 41% das empresas europeias conheciam de forma real o conceito de responsabilidade social da empresa e do seu nivel de aplicação. Para 54% das empresas, a RSE deve ser um dos aspetos prioritários da gestão empresarial.

RSE na Europa II 69% das empresas afirmaram que o papel a ser desempenhado pela administração pública deve ser a promoção de práticas de RSE, a regulamentação e a criação de incentivos fiscais. As vantagens competitivas da RSE são: Possibilidade de gerar uma maior eficiência na gestão dos recursos humanos (44%), Aumento da visibilidade (26%) Promoção dos valores e princípios fundamentais do ambiente (23%).

RSE na Europa III A ética, e a igualdade são catalizadores da RSE. A boa governação é um aspeto relevante para perceber uma empresa como "responsável perante os seus profissionais e a sociedade". O ambiente de trabalho, a gestão da diversidade e a formação contínua em RSE são práticas a consolidar nas empresas europeias.

Variáveis de Referência I A falta de recursos, adequação estratégica e formação, é o principal handicap das empresas em matéria de RSE. A boa governação, a ética e a transparência são questões centrais . Reputação é uma dimensão importante, centrada na qualidade e na satisfação das necessidades dos profissionais e clientes.

Variáveis de Referência II A RSE é vital para garantir a igualdade real e efetiva e adequação da melhoria do emprego dos trabalhadores/as. A regulamentação e a adequação real do atual sistema de trabalho são pilares fundamentais da cultura corporativa. A conciliação é importante, sendo necessárias medidas para garantir que o trabalho não é um obstáculo para a vida pessoal e familiar.

Variáveis de Referência III DEFINITIVAMENTE: A RSE e as necessidades reais da sociedade, o conceito de auxílio ao investimento responsável, através de medidas operacionais para a gestão de recursos e pessoas devem ser incorporados no sistema atual. A evolução da RSE mostra que não só é necessária para gerir de forma responsável, mas para ser responsável na gestão.