Terceirização e Benchmarking

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Transcrição da apresentação:

Terceirização e Benchmarking

•Terceirização...

•O que é terceirização? A terceirização ou outsourcing é uma prática que visa a redução de custo e o aumento da qualidade. Pode ser usada em larga escala por grandes corporações e, observada principalmente em empresas de telecomunicações, mineração, indústrias e etc.

•História da terceirização... A terceirização encontra sua origem durante a II Guerra Mundial, quando os EUA aliaram-se aos países europeus para combater as forças nazistas e também o Japão. As indústrias de armamento não conseguiram abastecer o mercado, necessitando suprir o aumento excessivo da demanda e aprimorar o produto e as técnicas de produção.

Essa necessidade demonstrou que a concentração industrial deveria voltar-se para a produção, e as atividades de suporte deveriam ser transferidas para terceiros, o que, sem dúvida, gerou um maior número de empregados na época. Retomando a história, poderia comparar-se com o modelo de produção toyotista (a produção não se faz mais integralmente no mesmo local, ganhando relevo a terceirização da produção).

No Brasil, a noção de terceirização foi trazida por multinacionais por volta de 1950, pelo interesse que tinham em se preocupar apenas com a essência do seu negócio. As empresas que têm por atividade limpeza e conservação também são consideradas pioneiras na terceirização de serviços no Brasil, pois existem desde, aproximadamente 1967.

O objetivo dessas empresas era conseguir mão-de-obra com menor custo, sem se furtar às disposições tutelares da legislação trabalhista; a preocupação com um modelo de gestão empresarial que permitisse a especialização das atividades da empresa, com o objetivo de aumentar sua eficiência, ao possibilitar a concentração de esforços na sua atividade-fim e, ao mesmo tempo, garantirem a lucratividade das suas operações.

•Vantagens... * Redução e controle de custos operacionais; * Aumento de disponibilidade de capitais para investimentos; * Possibilita aumentar o foco no negócio principal (Core - Business); * Maior produtividade; * Especialização; * Maior competitividade.

•Desvantagens... * Presunção de vínculo empregatício; * Resistências e conservadorismo; * Maior rotatividade de mão de obra; * Diferença de benefícios; * Dificuldade de encontrar novos parceiros de confiança; * Custo de demissões.

•Quais partes da empresa podem ser terceirizadas? Podemos terceirizar os processos de APOIO, isto é, são processos importantes, mas não são os processos vitais da empresa, porém é preciso tomar cuidado com a empresa que irá contratar, para que ela execute o trabalho da melhor maneira possível e não faça cair a qualidade do “produto”. Exemplos de processos que podem ser terceirizados: Portaria, restaurantes, limpeza, etc...

Os processos chave não podem ser terceirizados, pois é a “alma do negócio” onde há muito segredos que não podem ser revelados, porque pode-se criar concorrência,e também não ter o aprimoramento que se deseja. Exemplos de processos chave: Administração da empresa; algum produto inovador no mercado; e processos de tomada de decisão.

•Benchmarking

•O que é Benchmarking? Benchmarking é um processo sistemático e contínuo de avaliação dos produtos, serviços e processos de trabalho das organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas com a finalidade de comparar desempenhos e identificar oportunidades de melhoria na organização que está realizando (ou monitorando) o benchmarking.

•Caso da Xerox 1970... Durante os anos 80, o grupo industrial Xerox tinha um programa de melhoria contínua, alcançando um aumento de produtividade de 8% durante vários anos, porém um dia, Christ o dono da empresa, descobriu que estava com um concorrente (Cannon), que oferecia copiadoras essencialmente iguais as de sua empresa, em termos de função e desempenho e que estavam sendo vendidas no varejo por menos do que lhe custava fabricá-las.

Christ enviou uma equipe operacional ao Japão para estudar, nos mínimos detalhes, o processo, o produto e o material. As suas palavras de despedida à equipe foram : "Eu preciso de um referencial (Benchmark), algo com o qual eu possa me comparar para entender para onde devemos caminhar, a partir de agora."

Esse benchmarking competitivo resultou em metas de desempenho específicos. A qualidade melhorou de 91 defeitos a cada 100 máquinas para 14. As falhas de linha (definidas como as peças defeituosas na linha), caíram de 30.000 para cada um milhão de peças para 1.300. Houve ainda uma redução de 66% no tempo de desenvolvimento do equipamento. O processo de benchmarking virou desde então uma prática comum em todo o grupo.

• Grupo 8... Claudia Edmarcos Francisco João M. Lucas Z. Lucas do Santos Naiara Sérgio 2º e 3º semestre de Administração de Empresas