Formação Pedagógica Inicial de Formadores

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS
Advertisements

Avaliação do Desempenho
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
O Desenvolvimento do Projecto-Piloto CNQF Seminário A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional Maria Viegas.
A TEORIA DE WILLIAM HEARD KILPATRICK
Actividades do Formador
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
Alguns princípios fundamentais a considerar:
Decreto Regulamentar 2/2008
AVALIAÇÃO PROVAS GLOBAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA 9º ANO
e-Learning Perspectivas e Tendências
Didáctica da Matemática
ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes UFRGS - SAI Setembro 2004.
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Formação por competências
Lideranças nas organizações educativas
Formação Inicial de Formadores
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Serviço distribuído Serviço distribuído Realização das Realização das actividades lectivas actividades lectivas Relação pedagógica com pedagógica com os.
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
Sequência Didáctica.
Mestrado em Pedagogia do E-earning
O Portefólio “Outra forma de avaliar”
Ciclo de Workshops Comportamentais

MetodologiaTrabalhoeProjecto Projecto é um plano com um conjunto descritivo de acções, instrumentos e componentes necessários à concretização de um produto.
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
O que é um Projeto Pedagógico? ... é o planejamento de todo o processo de aprendizado para um determinado conteúdo.
Técnicas da Intervenção Pedagógica
Departamento do Ensino Secundário
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO
Santarém Março a Julho de 2007
SABERES DOCENTES Quem é o formador de médicos? Que perfil tem ou necessita ter este formador? Que saberes ou conhecimentos necessitam estar presentes.
Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
Seminário Pedagógico O Papel da Tutoria na Formação em Contexto de Trabalho 29 de Junho de 2009.
Gestão e organização da Biblioteca Escolar
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
…pessoas...aptidões...potencial...atitudes...performance...acções... …pessoas...aptidões...potencial...atitudes...performance...acções... A Comunicação.
Ana Isabel Santos DCE Universidade dos Açores
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Ricardo Rego (2010) Formação Pedagógica Inicial de Formadores O Formador face aos sistemas e contextos em que se insere.
Ricardo Rego (2010) Formação Pedagógica Inicial de Formadores O Formador face aos sistemas e contextos em que se insere.
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
A Função do Professor Articulador
Curso Profissional de Técnico de Serviços Jurídicos
Formação de Avaliadores Externos Avaliação Externa do Desempenho Docente Março de 2013.
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
Nesta sessão de trabalho iremos procurar: Compreender como é que a auto-avaliação pode ser concretizada para demonstrar a contribuição da BE para o.
Conclusões gerais Análise. Ferramentas do PM Guia do formador: “Formar professores hoje” Perfís de entrada dos alunos das EFP e.
As TIC no processo de educação-formação de Matemática A visibilidade das TIC na formação geral e específica Qualquer tecla para continuar.
Perguntas de Modelação
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
Eu … - Registos e reflexões sobre as minhas práticas - … Docente.
Formador (M/F) Perfil Profissional.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky ORIENTAÇÃO PATOGÉNICA......Olhamos para as perigosidades do rio.
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
ESTUDO DO MEIO.
Introdução ao Serviço Social
O Programa Sectorial LEONARDO DA VINCI integra-se num programa mais vasto, que é o Programa Aprendizagem Ao Longo Da Vida ; visa atender às necessidades.
Escola Secundária de Monserrate
Psicologia da Educação
Módulo 4 – Legislação desportiva
Referencial de Formação Pedagógica Contínua de Formadores “O/A Formador/a face às pessoas com deficiências e incapacidades – gerir a diversidade” Seminário.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
MP-COSALPHA/Sandra Nogueira - FPIF Maio O FORMADOR FACE AOS SISTEMAS E CONTEXTOS DE FORMAÇÃO O Formador e a Formação Profissional O formador: estatuto.
Transcrição da apresentação:

Formação Pedagógica Inicial de Formadores O Formador face aos sistemas e contextos da formação Andrea Antunes Centro de Formação Profissional de Faro

O Formador face aos sistemas e conceitos da Formação OBJECTIVOS: Caracterizar os sistemas de formação Compreender como a formação profissional está inserida nos sistemas de formação : Educação; Formação; Trabalho Entender a Legislação de Enquadramento da formação profissional Definir o Perfil do Formador: Capacidades e Competências Centro de Formação Profissional de Faro Andrea Antunes

Formação Profissional EVOLUÇÃO DE UM CONCEITO: VAMOS PARA: VIMOS DE: UM CONCEITO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL entendida em sentido em sentido lato transição para a vida adulta e de trabalho; Realizada num contexto de desindustrialização e de «desemprego estrutural» UM CONCEITO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL entendida em sentido estrito/ quase exclusivamente operativo Realizada num contexto de desenvolvimento industrial e de «pleno emprego» Anos 60, 70, 80 Anos 80, 90, 2000 Andrea Antunes Centro de Formação Profissional de Faro

Caracterização dos Sistemas de Formação Sistema de formação: 1- A Organização que solicita a formação Definição de problemas objectivos Solicitação / Encomenda da Formação 2 – A Organização que fornece a formação Detecção de Necessidades de Formação Resposta Formativa 1.Se pensarmos nas empresas a sua principal preocupação remete sempre para a sobrevivência num mercado cada vez mais concorrencial. A modernização de algumas é consequência da sua necessidade de sobrevivência e isso tem implicações que nem sempre as empresas estão preparadas para enfrentar. Daí, surge então um problema real que nem sempre está identificado como uma questão formativa, mas como uma necessidade da empresa na resolução do seu problema. A ênfase da solicitação assenta na resolução do problema. 2. Compete a quem fornece a formação detectar que tipo de necessidades formativas foram identificadas para a resolução do problema, expondo-as à empresa e fornecendo opções de formação adequadas para que o problema fique resolvido. A resposta formativa deve ser apresentada com objectividade e dirigida ao âmago do próprio problema. Essa é a responsabilidade da organização que fornece a formação. Centro de Formação Profissional de Faro Andrea Antunes

Caracterização dos Sistemas de Formação Sistema de Formação: Detecção de Necessidades de Formação Resposta Formativa Planificação das Acções de Formação Execução das Acções de Formação Avaliação das Acções de Formação FORMADOR Andrea Antunes Centro de Formação Profissional de Faro

Caracterização dos Sistemas de Formação Os componentes da formação: 1 – Formandos 2 – Formador 3 – Tempo 4 – Espaço 5 – Tema / Conteúdos / Programa 6 - Métodos Pedagógicos Andrea Antunes Centro de Formação Profissional de Faro

Caracterização dos Sistemas de Formação Os componentes da formação: importância e articulação 1 – Formandos São os principais intervenientes da acção de formação, dado que são eles que a justificam. É em função dos formandos que o formador deve mobilizar todos os seus conhecimentos. 2 – O Formador Compete a este a gestão e articulação de todas as componentes da situação formativa em função do objectivo geral da acção, por forma a garantir a concretização da aprendizagem. Andrea Antunes Centro de Formação profissional de Faro

Caracterização dos Sistemas de Formação Os componentes da formação: importância e articulação 3 – O Tempo Na preparação, planificação e no decorrer da acção, bem como de toda a formação, em que a sua duração está pré-determinada. 4 – O Espaço O local da formação e as suas características envolventes (transportes, apoios técnicos e logísticos da sala, a luminosidade e o ruído, etc.) Andrea Antunes Centro de Formação Profissional de Faro

Caracterização dos Sistemas de Formação Os componentes da formação: importância e articulação 5 – O Tema / Conteúdos / Programa 6 - Os Métodos Pedagógicos Andrea Antunes Centro de Formação Profissional de Faro

O QUE CARACTERIZA O SISTEMA DE FORMAÇÃO IMPORTÂNCIA DOS COMPONENTES DA FORMAÇÃO QUEM PARTICIPA NO SISTEMA DE FORMAÇÃO Andrea Antunes Centro de Formação Profissional de Faro

Formação Profissional Inserida nos diversos Sistemas NA EDUCAÇÃO Diferenças entre os métodos de trabalho, nos conteúdos programáticos, na organização do espaço, etc. NA FORMAÇÃO As variáveis que influenciam o processo de formação, aquisição de novas competências, tipos de formação, etc. NO TRABALHO Formação profissional inicial, aperfeiçoamento profissional, especialização ou reconversão profissional, etc. Andrea Antunes Centro de Formação Profissional de Faro

Formação Profissional Inserida nos diversos Sistemas Formação profissional e educação. A formação profissional distingue-se do ensino pelos métodos de trabalho (centrado nos formandos), e pela especificidade das matérias tratadas, contrariando a forma de trabalho realizada no ensino regular, marcada pela sua rigidez e pelo seu carácter generalista. Métodos pedagógicos directivos, centrados no professor Andrea Antunes Centro de Formação Profissional de Faro

Formação Profissional Inserida nos diversos Sistemas Formação profissional e trabalho A formação centra-se nos formandos e não no cumprimento rígido e rigoroso dos programas. A formação no trabalho visa dotar os envolvidos de conhecimentos específicos essenciais à prossecução de uma profissão. Métodos pedagógicos activos, centrados no binómio formador/formando Andrea Antunes Centro de Formação Profissional de Faro

Formação Profissional Inserida nos diversos Sistemas Factores de diferenciação entre formação e aula Espaço (disposição em U / tipo anfiteatro) Tempo (mais curto e concentrado em função dos conteúdos) Terminologia (aula/sessão; matéria/conteúdos; professor/formador; etc.) Pessoal e profissional (enquanto no ensino os alunos estão num processo de socialização, em formação o historial profissional tem grande importância). Andrea Antunes Centro de Formação Profissional de Faro

Exercício ENUMERAR AS DIFERENÇAS ENTRE FORMAÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO ACADÉMICA, TENDO EM CONTA TUDO O QUE REFERIMOS ATÉ AO PRESENTE MOMENTO, DIFERENCIANDO-A QUANTO AOS MÉTODOS, MEIOS, OBJECTIVOS, ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO, AVALIAÇÃO, INICIATIVA, ETC. Andrea Antunes Centro de Formação Profissional de Faro

FORMAÇÃO ESCOLAR PROFISSIONAL métodos Passivos Activos meios Livros Participativos Andrea Antunes Centro de Formação Profissional de Faro

FORMAÇÃO ESCOLAR PROFISSIONAL Objectivo melhorar desempenho socializar Espaço escola empresa Andrea Antunes Centro de Formação Profissional de Faro

FORMAÇÃO ESCOLAR PROFISSIONAL saber, saber ser mensagem Estado, saber fazer Estado, Família iniciativa Sistema Andrea Antunes Centro de Formação Profissional de Faro

FORMAÇÃO PROFISSIONAL ESCOLAR Avaliação do aluno do sistema Andrea Antunes Centro de Formação Profissional de Faro