ESFERA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E s f e r a.
Advertisements

Ensino Superior Cálculo 2 3- Volume de Sólidos Amintas Paiva Afonso.
GEOMETRIA ESPACIAL.
Partida De Futebol - Skank
Unidade1: Probabilidade e Estatística.
Unidade 6 – Estudo das Cônicas
Estudo dos Triângulos.
DISCIPLINA DE DESENHO II ARQUITETURA E URBANISMO FAG
Geometria Espacial Prof. Kairo O Silva.
CIRCUNFERÊNCIAS E ÂNGULOS
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
Segmento: Ensino Médio
Segmento: Ensino Médio
Geometria Espacial.
Matemática - Trigonometria
Perímetro, Área e Volume
MEDIÇÃO ERROS - PROPAGAÇÃO (2) Prof. Cesário.
POLIEDROS Professor: Ruy Ângelo
LUGARES GEOMÉTRICOS.
Colégio São Gonçalo Matemática- Prof . José Carlos
Áreas e volumes de sólidos geométricos
MATEMÁTICA UNIDADE 1 Conteúdo: Geometria Espacial Duração: 10 40’ 28/01/14 AGRONEGÓCIO - TURMA 3º A Matemática – Geometria Espacial.
Prof. Ilydio Pereira de Sá UERJ - USS
GEOMETRIA AXIOMÁTICA, SEGMENTOS DE RETA
GEOMETRIA ANALÍTICA.
Questão 1: Seja M uma matriz quadrada de ordem 3. Sabendo
- CÍRCULO - CIRCUNFERÊNCIA
Giovanni Ávila Matemática
CONE Matemática Dorta.
SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E VOLUMES.
Aula de Matemática TRIÂNGULOS Razão de semelhança
Por Ornisandro José Pires Domingues
Caderno de Exercícios (pág. 75): 23.
2.3. Aplicações das Integrais Simples
AULA 1 – CÁLCULO COM GEOMETRIA ANALÍTICA II
TRIGONOMETRIA CICLO TRIGONOMÉTRICO.
ÂNGULOS 1) OPERAÇÃO COM ÂNGULOS 38o 29’ 51’’ + 15o 45’ 24’’
TRIGONOMETRIA TRIÂNGULO RETÂNGULO.
Cálculo do Volume da Esfera
Elementos de um triângulo retângulo
Teorema Fundamental da Trigonometria
Equações do 1o grau com uma incógnita
Combinação de Elementos de Simetria
Triângulos Pitagóricos
Resolução do trabalho de CONES
Prof.: Luciano Soares Pedroso
Geometria Analítica Professor Neilton.
Professora: Mariane Krull Turma: 9º ano
GEOMETRIA ESPACIAL PRISMAS.
FUNÇÃO EXPONENCIAL.
CORPOS REDONDOS CILINDROS.
Professora Márcia Ribeiro
EXERCÍCIOS.
PIRÂMIDES.
CONE.
Sólido Geométrico Esfera
Circunferencia e Circulo
Cones Matemática | Cones.
FORTALECIMENTO DE APRENDIZAGEM RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS
DETERMINANTES.
Cálculo 2 Cálculo de volumes.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO CILINDRO
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Volume de Prismas Retos
Geometria Espacial.
SEGMENTOS TANGENTES.
CONE Matemática Dorta. DEFINIÇÃO Consideremos um círculo qualquer em um plano alfa e um ponto V qualquer fora de alfa. Chama-se cone, a reunião de todos.
Escola Estadual Ernesto Solon Borges Aluna: Dyuli Tainá de oliveira
Transcrição da apresentação:

ESFERA

Esfera Considere um ponto C do espaço e um número real e positivo r. Chamamos de esfera o sólido formado por todos os pontos P do espaço que estão a uma distância de C menor ou igual a r.

Superfície esférica A superfície esférica é a “casca” da esfera, ou seja, é o conjunto de pontos P do espaço que estão a uma distância de C igual a r.

Esfera de revolução A esfera é considerada um sólido de revolução, pois pode ser obtida pela rotação de um semicírculo em torno de um eixo que passa por seu diâmetro.

Secção plana de uma esfera Toda secção plana de uma esfera, ou intersecção de uma esfera com um plano, é um ponto ou um círculo. Se o plano de intersecção contiver o centro da esfera, então a secção obtida será chamada círculo máximo.

Exercícios 1. Considerando que as esferas S1 e S2, de raios medindo 3 cm e 4 cm, respectivamente, são tangentes externamente, determinar a distância entre seus centros. Resolução Como as esferas são tangentes externamente, ou seja, têm somente um ponto em comum, o segmento que une seus centros tem medida r1 + r2. Nesse caso: 3 + 4 = 7 Então, a distância entre seus centros é 7 cm.

Exercícios 2. Calcular a medida r1 do raio de uma secção plana de uma esfera sabendo que o raio da esfera mede 13 cm e a distância dessa secção ao centro da esfera é 5 cm. Vamos destacar o triângulo retângulo COP: Aplicando o teorema de Pitágoras no ∆COP, temos: 132 = 52 + r12 ⇒ r12 = 144 ⇒ r1 = 12 Portanto, r1 é igual a 12 cm. Resolução Observe a figura.

Asuperfície esférica = 4r2 Área da superfície esférica Volume da esfera Asuperfície esférica = 4r2 Vesfera = .r3 Exemplo Vamos calcular a área da superfície esférica de raio 5 cm. Sabemos que: Asuperfície esférica = 4r2 Considerando  ⋍ 3,14, temos: A ⋍ 4 ∙ 3,14 ∙ 25 = 314 Portanto, a área da superfície esférica é de aproximadamente 314 cm2.

Exercícios 3. Uma secção plana de uma esfera, distante cm do centro dessa esfera, tem 36 cm2 de área. Calcular o volume da esfera e a área de sua superfície. Resolução Como toda secção plana de uma esfera é um círculo, então a área é dada por: A1 = r1 Logo: 36 = r1 ⇒ r1 = 6 cm (raio da secção plana)  Assim, aplicando o teorema de Pitágoras no ∆COP, calculamos o raio da esfera: r2 = 62 + = 36 + 45 = 81 ⇒ r = 9  2

Agora, podemos calcular o volume V da esfera e a área A de sua superfície: V = r3 ⇒ V = ∙  ∙ 93 ⇒ V = 972 ⇒ V ≃ 3.053 A = 4r2 ⇒ A = 4 ∙  ∙ 92 ⇒ A = 324 ⇒ A ≃ 1.017 Portanto, o volume da esfera é aproximadamente 3.053 cm3 e a área da sua superfície é aproximadamente 1.017 cm2.

Exercícios 4. Uma esfera foi inscrita em um cubo, conforme a figura ao lado. Calcular o volume dessa esfera e determinar a razão entre as áreas da superfície cúbica e da superfície esférica. Resolução Da figura, temos a = 2r, e a aresta do cubo igual a 2 cm, então r = 1 cm. O volume da esfera é: Vesfera = ∙  ∙ 13 ⇒ Vesfera =  A área da superfície cúbica é: Acubo = 6 ∙ 2 ∙ 2 ⇒ Acubo = 24

A área da superfície esférica é: Aesfera = 4 ∙  ∙ 12 Considerando  = 3,14: Aesfera = 4 ∙ 3,14 = 12,56   A razão entre as áreas: ≃ 1,91 Logo, a área do cubo é quase o dobro da área da superfície esférica. 

Volume de uma cunha esférica É chamado de cunha esférica o sólido gerado pela rotação, por um ângulo de medida , de um semicírculo de raio r em torno de um eixo que contém seu diâmetro.  Vcunha esférica =

Área de um fuso esférico Pela rotação, por um ângulo de medida , de uma semicircunferência de raio r em torno de um eixo que contém seu diâmetro, obtemos um fuso esférico.  Afuso esférico =

Exercícios 5. Calcular o volume da cunha esférica e a área do fuso esférico da figura ao lado, em que r = 4 cm. Resolução Vcunha esférica = ⇒ Vcunha esférica = ≃ 14,9  Afuso esférico = ⇒ Afuso esférico = ≃ 11,2  Portanto, o volume da cunha esférica é aproximadamente 14,9 cm3 e a área do fuso esférico é aproximadamente 11,2 cm2.

A área da superfície esférica 6. Uma esfera de raio 9cm é seccionada por um plano que dista 6cm do seu centro. Calcule:  O volume dessa esfera A área da superfície esférica A área da secção determinada pelo mencionado plano de corte A figura ilustra a esfera indicada. Aplicando as fórmulas, temos: b) a) c)

7. Se duplicarmos o raio de uma esfera, o que acontece com o volume 7. Se duplicarmos o raio de uma esfera, o que acontece com o volume? E com a área da superfície? Solução: Considerando V e A como o volume e a área iniciais da esfera e aplicando as transformações, temos: Logo, o volume multiplica por 8 e a área da superfície quadruplica.