UMA EMPRESA PARA O COMÉRCIO EXTERIOR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PESQUISA DE MARKETING 1 Metodologia Planejamento Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.
Advertisements

CE_02_O que e para onde exportar?
Gerenciando o marketing
Organização industrial
PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
Introdução Comércio exterior Economia internacional Conceitos básicos
9 - Sistemas de Informação & Marketing
Marketing no Século XXI
Internacionalização de PMEs
ESTRATÉGIAS DE EXPORTAÇÃO
Comércio Internacional
Marketing Capítulo 2 Análise Ambiental
Projeto Global - Mercado - o Mundo Inteiro
EXPORTAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO
EXPORTAÇÃO DIRETA E INDIRETA
CE_06_Liberalismo e Comércio Internacional (1a. Parte)
Thaís Fukasawa. Mais Grupo
“Cada embarque é uma nova emoção”
Projeto PAIIPME Brasil / UE
Marketing Internacional
Inteligência Competitiva & Pesquisa de Mercado
ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS
Trabalho realizado por
Cenários - Componentes do Ambiente Operacional
FUNDAMENTOS DE MARKETING PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
Equipe de Gestão.
Crescimento da Produtividade Todos sabemos que este é o caminho para conseguir uma melhora no desenvolvimento econômico, porem não sabemos como alcança-lá;
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de definição de um negócio O modelo de análise setorial de Porter A cadeia de valor da.
/ Fevereiro de 2015 Projeto de Inteligência Comercial Internacional.
Design Embalagem Rotulagem
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
Administração de Marketing
A cadeia de comunicação
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
UMA EMPRESA PARA O COMÉRCIO EXTERIOR
FERRAMENTAS DE MARKETING
Expansão Internacional das empresas brasileiras: revisão e síntese
Capítulo 1 Complemento capítulo 1.
O Ambiente de Marketing
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Capítulo 19 O Mercado Global.
Empreendedorismo ________________________________________
O profissional de marketing enfrenta o problema da abundância de informações em países de alta renda e falta delas em países de baixa renda.
UMA EMPRESA PARA O COMÉRCIO EXTERIOR
A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS ENCOMEX SP 22 de outubro de 2009.
INTERNACIONALIZAÇÃO. A INTERNACIONALIZAÇÃO A internacionalização implica em expandir as atividades da empresa para além das fronteiras nacionais. É uma.
Administração Mercadológica IV
SISTEMÁTICA DE EXPORTAÇÃO Profª: Pollyanne Severino.
MARKETING Atividade que ajusta a oferta da empresa à demanda do mercado, objetivando atender às necessidades e desejos do consumidor. Sua administração.
O VINHO ATRAVÉS DO ATLÂNTICO
3 - ATIVIDADE EXPORTADORA E IMPORTADORA
Prof. Paulo Barreto  É a atividade da empresa que consiste em:  armazenar matérias primas e insumos diversos,  abastecer as linhas.
COMPOSTO DE MARKETING O Mix de Marketing é composto pelos 4 P’s:
Prof. Msc. Mário Torres da Costa ATIVIDADES DO PPI DE COMÉRCIO EXTERIOR.
O AMBIENTE DE MARKETING
AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE EXPORTADORA
PRÁTICA PROFISSIONAL E ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Prof. MSc. Cláudio Cabral. Segundo Palácios & Sousa (2004, apud Cateora, 1995), “o marketing internacional é a realização das atividades mercadológicas.
CAPÍTULO 6 A INSERÇÃO DA PEQUENA EMPRESA NO MERCADO ECONÔMICO.
COMÉRCIO INTERNACIONAL
Prof. Dra. Evelyn Santinon  Luna (2000) conceitua o comércio internacional como o fluxo do intercâmbio de bens e serviços entre paises ou empresas.
Acordo Mercosul – União Europeia Câmara dos Deputados Carlos Eduardo Abijaodi Diretor de Desenvolvimento Industrial 27 de maio de 2014.
TIPOS DE SOCIEDADES, CONCEITO DE TECNICA COMERCIAL E MARKETING
QUINZE ANOS DE PLANO REAL Como Está a Disponibilidade de Crédito Para as Classes Sociais? A População Tem Tido Acesso à Água, Luz e Telefone? A Estabilidade.
MARKETING E VENDAS NO SÉCULO XXI As Razões Pelas Quais Todas as Pessoas Precisam Entender Um Pouco de Marketing e De Vendas Quanto Mais as Empresas Se.
NOVOS PRODUTOS Objetivos do conteúdo: Conceituar novos produtos
EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS E O CONTEXTO DAS MPE. Presença das MPE Industriais nas Exportações  As micro e pequenas empresas industriais brasileiras exportaram,
1 Comércio Internacional – PESQUISA DE MERCADOS Profa. Ana Ushijima – Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama.
Transcrição da apresentação:

UMA EMPRESA PARA O COMÉRCIO EXTERIOR COMO PREPARAR UMA EMPRESA PARA O COMÉRCIO EXTERIOR VOLUME 1 Nelson Ludovico |2009|

A internacionalização da empresa Capítulo 5 A internacionalização da empresa Capítulo 5 A internacionalização da empresa

Capítulo 5 A internacionalização da empresa 5.1 INTRODUÇÃO A internacionalização da empresa consiste em sua participação ativa nos mercados externos. Com a eliminação das barreiras que protegiam a indústria nacional no passado, a internacionalização é o caminho natural para que as empresas brasileiras se mantenham competitivas. As atividades de comércio exterior não são isentas de dificuldades, inclusive porque o mercado externo é formado por países de diferentes idiomas, hábitos, culturas e leis. Tais dificuldades devem ser consideradas pelas empresas que se preparam para exportar ou importar.

5.2 ETAPAS DA INTERNACIONALIZAÇÃO NA EXPORTAÇÃO Capítulo 5 A internacionalização da empresa 5.2 ETAPAS DA INTERNACIONALIZAÇÃO NA EXPORTAÇÃO As empresas podem ser classificadas segundo as seguintes categorias: NÃO INTERESSADA PARCIALMENTE INTERESSADA EXPORTADORA EXPERIMENTAL EXPORTADORA ATIVA

5.3 CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES Capítulo 5 A internacionalização da empresa 5.3 CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES As empresas brasileiras interessadas em se transformar em exportadoras ativas devem ter, entre outros, os seguintes cuidados: a) Para a conquista do mercado internacional, elas não devem considerar a exportação uma atividade esporádica. b) A empresa exportadora deverá estar em condições de atender sempre às demandas regulares de seus clientes no exterior. c) A concorrência é derivada, entre outros fatores, da existência de maior número de exportadores do que de importadores no mundo. d) Os exportadores brasileiros devem saber utilizar plenamente os mecanismos fiscais e financeiros colocados à sua disposição pelo governo, a fim de aumentar o grau de competitividade de seus produtos. e) Todas as comunicações recebidas de importadores devem ser respondidas.

5.4 O QUE EXPORTAR E PARA ONDE Capítulo 5 A internacionalização da empresa 5.4 O QUE EXPORTAR E PARA ONDE O primeiro passo para a empresa que deseja exportar é definir o que venderá nos mercados estrangeiros. Deve identificar, dentro de sua linha de produtos, aqueles que atendam às necessidades e preferências dos consumidores. É preciso que a empresa reúna a maior quantidade possível de informações sobre o país ou países para os quais deseja exportar.

5.5 MOSTRAR A EMPRESA E O PRODUTO Capítulo 5 A internacionalização da empresa 5.5 MOSTRAR A EMPRESA E O PRODUTO O exportador deve, com muita clareza, mostrar-se por meio de site bem organizado em mais de um idioma, preferencialmente em inglês e espanhol, além de preparar um cadastro com resultados e experiências da empresa em relação ao mercado interno. Faz parte da apresentação: uma demonstração sobre o sucesso do produto no mercado interno; uma indicação de clientes tradicionais; informações sobre processos de divulgação e marketing do produto.