Aluno: vladas urbanavicius júnior

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Projeto de Atendimento ao Aluno
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Dois modos de ler a Bíblia.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
V semana do Serviço social – TEÓFILO OTONI -MG
Pedagogia da pesquisa-ação
TCC: Monografia e/ou Artigo
Escola Superior de Educação
Ensaiando um ensaio.
TEXTO DISSERTATIVO Professora Andréa.
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
CONHECENDO PELA LEITURA
Prof.ª Me. Irene Scótolo de Oliveira 2009
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE. 1 - DIMENSÃO HISTÓRICA Levantamento de como o ensino de Arte se constituiu no Brasil e no Paraná.
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
QUAL A RELAÇÃO ENTRE EPISTEMOLOGIA E PEDAGOGIA DAS CIÊNCIAS?
que se fundamenta numa concepção de aprendizagem
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O Desenvolvimento de Habilidades e Competências Estudos de Caso Interação com o mundo natural Ciências da Natureza II Prof. M.Sc. André Matassoli.
AVALIAÇÃO ESCOLAR INTERNA: PROCESSOS, INSTRUMENTOS E ATORES ENVOLVIDOS
Fundamentos de Metodologia
METODOLOGIAS ATIVAS.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
TÉCNICA DO SEMINÁRIO.
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Gerenciamento de Sala de Aula
Elaboração de Artigo Científico
Habilidades e competências
Desenvolvimento de simulações para o ensino de Física através do software Easy Java Simulation – Ciências naturais - Física Gabriel Siqueira Sombrio –
ENSINO DE LEITURA: MÉTODO INSTRUMENTAL
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Quem é reconhecido um bom tutor?. Aquele que é capaz de desenvolver a percepção a partir dos trabalhos realizados pelos alunos; Aquele que facilita a.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Pedro Demo – Metodologia para quem quer aprender
Perguntas de Modelação
Metodologia da Pesquisa Científica
Escola Estadual Drº João Ponce de Arruda Ribas do Rio Pardo
1 18/out/ To present some writing tips to help you to improve the quality of your papers in Computer Science.
PROJETO DE PESQUISA.
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
PROJETO DE PESQUISA.
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
TÍTULO Nome dos alunos ESCOLA DE ENGENHARIA DE PIRACICABA
SITUAÇÕES.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Ivani de S. Bott Sidney Stuckenbruck Engenharia de Dutos – 2015 Monografias Como escrever?
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
SOBRE COMO O ALUNO APRENDE Profa. Maria Carmozi de Souza Gomes PROGRAD
Faculdade Piaget - Brasil
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
A natureza da formação continuada e a sua significância na prática docente Mediador: Prof. Ms. José Raimundo Campelo Franco Prof. Titular do Curso de Ciências.
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
Transcrição da apresentação:

Aluno: vladas urbanavicius júnior Educar pela pesquisa Aluno: vladas urbanavicius júnior LIVRO: EDUCAR PELA PESQUISA PEDRO DEMO (2005) – ED. AUTORES ASSOCIADOS

Definição de currículo intensivo Representa a tradução curricular da educação pela pesquisa, fazendo pois, da pesquisa como princípio científico e educativo o cerne da questão.

Pontos relevantes da educação através da pesquisa Ambiência de criação A educação como processo de formação da competência humana. (re) construir o conhecimento Inovação Ético e social

O SABOROSO CARDÁPIO DA PESQUISA Teoria + Prática Consciência crítica Capacidade de intervenção social PESQUISA Questionamento Com esta alimentação a pesquisa cresce forte, emancipando a sociedade e a pessoa.

Recuperação da competência Descoberta da vocação Aspecto formativo predomina sobre o transmissivo Pesquisa

Currículo intensivo I Prevalência da pesquisa própria sobre a aula; Aula passa a ser um instrumento eventual; Busca-se superar a condição do professor que apenas ensina, com a de um aluno que apenas aprende, emaranhados na mediocridade da reprodução copiada de conhecimento. O que é a reprodução copiada na doutrina espírita?

Currículo intensivo II Chega-se a visão geral através do aprofundamento reconstrutivo dos temas; Está fora de questão ver tudo, que acaba sendo ver nada, devido a enorme superficialidade de tratamento; Ao invés da visão geral do alto para baixo, prefere-se a visão geral de baixo para cima.

Currículo intensivo III Ao invés de ouvir a explanação de um clássico (onde o aluno apenas “viu” ) segue-se no aprofundamento da seguinte forma: Através da pesquisa sobre o tema ou confrontação de autores. “aulas sobre Marx não conseguem jamais substituir o esforço de pesquisa” Tomar um tema que leve a pesquisar clássicos, leva o aluno a realizar uma incursão por aquilo que o tema o toca. Capacidade de confrontação com qualquer tema.

Currículo intensivo IV A ciência é método substancialmente. Somente o que é discutível pode ser aceito como ciência. Não é competência aquela que pretende fazer pela cópia, imitação, reprodução, mero ensino e treinamento.

Fim da primeira parte “ O que educa ao pluralismo e à solidariedade não é, de forma alguma a subserviência de objetos manipulados, mas a competência de sujeitos emancipados” O papel dos centros espíritas é educar o ser humano e não mascarar sua evolução.

ESTRUTURA DE UM ARTIGO CIENTÍFICO Título Resumo Introdução Metodologia Fundamentação teórica Resultado Conclusão

DICAS PARA ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO É preciso que se busque uma namorada, muita paquera, muito namoro e um bom casamento. Aprender a usar o dicionário; Manter registro de tudo, notas das idéias que a gente vai tendo, documentação de programas, notas de aulas, resultados obtidos; Se eu escrever muito sobre psicologia e mandar pra um congresso de matemática eu vou ser “recusado”.

trabalhar no título. Eu já vi coisas absurdas em cima do titulo trabalhar no título. Eu já vi coisas absurdas em cima do titulo. Ele deve espelhar o foco de atenção ou o conteúdo essencial do artigo. Ler outros artigos ajuda muito;

Alguns temas para o congresso: Instituições religiosas localizadas em loteamento irregular: estudo de caso do LEMA Análise da estrutura organizacional de centros espíritas nos moldes da França Fatores pessoais que levam os espíritas a freqüentarem ou não a casa espírita; Reuniões mediúnicas sob a ótica do espírito André Luiz: uma revisão bibliográgica

Alguns temas para o congresso: A caridade com sustentabilidade: uma proposta para aplicação em centros espíritas; Identificação dos fatores de distanciamento dos jovens na casa espírita; Fatores que levam os pais a não levarem seus filhos para evangelização nas casas espíritas; Mecanismos para inserção das casas espíritas no mundo digital Alternativas para divulgação da casa espírita