Seleção de estratégias

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Seleção de estratégias Implementação da estratégia Acompanhamento e controle da estratégia

Seleção de estratégias Ao tomar decisões estratégicas, algumas questões deverão ser respondidas: Quem são ou devem ser nossos clientes? Quais são as perspectivas do ramo de negócios que escolhemos? Quais são nossas vantagens competitivas? Quais são as vantagens de nossos concorrentes? Quais são os recursos que tornam viável nossa missão? Temos competências singulares? Devemos desenvolver nossos próprios recursos, ou procurá-los no ambiente externo? Qual é a hora certa para agir? Devemos tentar controlar o ambiente, ou ser flexíveis e adaptar-nos? Há nichos que outras organizações não exploram? Devemos procurar a verticalização? Devemos diversificar ou especializar-nos? MAXIMIANO

Implementação da estratégia MAXIMIANO

Planejamento nas áreas funcionais Linhas de ação devem ser escolhidas, para que as estratégias tenham efeito. Uma estratégia deve ser seguida por outras, que devem ser planejadas. Principais áreas de ação: Marketing; Produção; Desenvolvimento de produtos; Finanças; Recursos humanos. MAXIMIANO

Políticas e planos operacionais Políticas são decisões programadas que orientam outas decisões. Estratégias ligam a empresa com o ambiente. Políticas tratam das pessoas, atividades e decisões internas. Os planos são instrumentos para a implementação da estratégia: Cronogramas; Decisões; Orçamentos; Projetos; Normas; Procedimentos corporativos e funcionais. MAXIMIANO

Políticas e planos operacionais Políticas são decisões programadas que orientam outas decisões. Estratégias ligam a empresa com o ambiente. Políticas tratam das pessoas, atividades e decisões internas. Os planos são instrumentos para a implementação da estratégia: Cronogramas; Decisões; Orçamentos; Projetos; Normas; Procedimentos corporativos e funcionais. A estrutura segue a estratégia (Alfred Chandler). O organograma deve retratar as estratégias explícitas ou implícitas, mostra as áreas de atuação da empresa e as formas de se relacionar com os mercados e clientes. As políticas auxiliam na formação da microestrutura organizacional, com as descrições dos cargos e das atividades das pessoas. MAXIMIANO

Acompanhamento e controle da estratégia O planejamento deverá ser seguido pelo controle. Os indicadores utilizados no planejemento serão os mesmo do monitoramento. Os objetivos dos indicadores são os de obter informações sobre: Participação dos clientes e mercados no faturamento; Participação dos produtos e serviços no faturamento; Evolução das vantagens competitivas próprias e dos concorrentes; Participação no mercado e colocação em relação aos concorrentes; Evolução do faturamento; Grau de realização dos objetivos estratégicos. MAXIMIANO