Professor Francisco Buarque. Conceitos de Administração e Organização Muitos confundem o que seja organização e administração porque realmente estes conceitos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Princípios de Organização Unidade IV
Advertisements

Estudo e Distribuição do Trabalho
FACULDADES SANTA CRUZ COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
Estruturas Tradicionais
O, S & M, O QUE É ? ORGANIZAÇÃO ANALISTA DE O, S & M SISTEMAS MÉTODOS.
ad – direção para, tendência para;
Estrutura organizacional do S.E.
Teoria Clássica Henry Fayol e a escola do processo de administração
ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
Agrupamento de Atividades ou Departamentalização
Planejamento Estratégico Escola de Negócios
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 14
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
FACULDADE PITÁGORAS Legislação Aplicada a informática
DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES
Capítulo 6 Organização.
A tomada de decisão pode ser centralizada ou descentralizada.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO.
Conceitos e Perfil do Profissional
Teorias da Administração I
Funções da Administração
Princípios do SCO.
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
Sistema de Comando em Operações
Estrutura Organizacional
Funções de administração
TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES II
NATUREZA E DESAFIOS ATUAIS DA ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO DE NOVOS NEGOCIOS
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
Estratégia Organizacional
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
MANUAIS PROFESSORA BETH.
Teoria Geral da Administração
Abordagem Comportamental da Administração
Tipos de organização Prof. Paulo Barreto.
Estrutura Organizacional
Estruturas Organizacionais
Teoria Geral da Administração
Capítulo 1 A administração hoje.
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Delegação, Centralização e Descentralização
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
OSM Organização, Sistemas e Métodos
CRIAÇÃO DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
Organização – conceitos introdutórios
Planejamento do Processo de enfermagem
DEPARTAMENTALIZAÇÃO.
ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS
AS EMPRESAS Conceito de organização – formal e informal;
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
Organização e Normas ORGANIZACÕES DO QUE??????
“ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E OS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM”
Teoria da Administração
O Planejamento da Negociação
Aula 1: Funções da Administração
AUDITORIA Profa. Andréia Mota.
TEORIA CLÁSSICA MÓDULO 6.
Questões introdutórias
Introdução à Administração
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS. PORQUE ESTUDAR ADMINISTRAÇÃO? Nas organizações é necessário alguém que a planeje, estruture, e opere, coordenando o trabalho.
Estudo e Distribuição do Trabalho
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 6 Organização.
Transcrição da apresentação:

Professor Francisco Buarque

Conceitos de Administração e Organização Muitos confundem o que seja organização e administração porque realmente estes conceitos estão ligados intimamente e, às vezes, torna-se difícil distingui-las, mas para que qualquer coisa que se faça em cima de OSM (Organização Sistemas e Métodos) deve-se ter bem claro estes conceitos. Em nossa vida diária ou cotidiana vivemos constantemente em contato com organizações e temos que administrar “n” fatos que nos cercam. Os conceitos de administração e organização apesar de serem muito parecidos não se confundem, há até quem imagine que são a mesma coisa. Tecnicamente Administração é um todo do qual a Organização faz parte.

Administração é um conjunto de processos entrosados e unificados, abrangendo aspectos que a Organização não compreende. Organização desta forma pode ser conceituada como uma unidade social, na qual as pessoas interagem entre si para alcançarem objetivos comuns, são as famílias, as associações de bairros, os órgãos governamentais, as escolas, as empresas e tantas outras. Este é o conceito social de organização.

Organizações da Sociedade Administração / Gestão FamíliasEmpresasEscolasIgrejas

Tipos de Organização Organização Formal – é baseada em uma divisão de trabalho, na diferenciação e integração dos participantes de acordo com algum critério estabelecido. É a organização formalizada oficialmente. Organização Informal – emerge espontânea e naturalmente entre as pessoas que ocupam ou não posições na formal. Forma-se através de relações de amizades (ou antagonismos) e do surgimento de grupos informais, que não aparecem em organogramas ou qualquer outro documento formal.

Organização Formal x Informal Diretoria SaúdeAdministrativoFinanceiro Assessossoria

Organização como Processo Administrativo Podemos ainda conceituá-la como parte do processo administrativo. Neste sentido é o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e ainda estabelecer relações entre eles e a atribuição de cada um deles

Princípios de organização: Divisão do Trabalho – consiste na decomposição do trabalho difícil em tarefas e operações elementares, tornando-o fácil, criando especialidades e, conseqüentemente, aumentando sua eficiência e perfeição; Transferência de Habilidades – consiste na tendência humana de construir máquinas ou equipamentos para os quais possa delegar trabalho que anteriormente era de sua responsabilidade, objetivando reproduzir de maneira mecânica, mais uniforme e menos dispendiosa;

Princípios de organização: Transferência de Inteligência ou Automação – consiste na preocupação humana de delegar para computadores a integração, o comando e a correção das máquinas automáticas que realizam a produção em série, na forma de critério preestabelecido, que representa a sua inteligência aplicada, evitando que as circunstâncias e emoções possam prejudicar o bom desempenho do trabalho; Funcionalidade – consiste em eliminar os órgãos desnecessários e intensificar o funcionamento daqueles que são úteis ao conjunto e ao propósito final;

Princípios de organização: Delegação – consiste no rebaixamento do nível de decisão. É a transferência, em parcelas iguais de responsabilidade e autoridade, objetivando descentralizar o trabalho e permitindo a autoridade superior dispor de tempo para dirigir, coordenar e controlar; Unidade de Comando – consiste em todo emprego receber ordens apenas de um superior hierárquico; Controle – consiste na verificação e comparação dos resultados obtidos com o que foi previsto e planejado, procurando as diferenças e suas causas, a fim de corrigir as falhas e elaborar novas diretrizes e procedimentos;

Princípios de Administração Previsão – envolve a avaliação do futuro e aprovisionamento em relação a ele; Organização – proporciona todas as coisas úteis ao funcionamento da empresa compreendendo material/ tecnológica, humana e recursos financeiros; Comando – busca alcançar o máximo retorno de todos os empregados no interesse do aspecto global;

Princípios de Administração Coordenação – harmoniza todas as atividades. Facilita o trabalho e possibilita o sucesso. Sincroniza coisas e ações em proporções certas, adaptando os meios as fins; Controle – verificação para certificar se as coisas estão correndo em conformidade com o plano adotado, as instruções transmitidas e os princípios estabelecidos. Busca localizar fraquezas e erros no sentido de retificá- los e prevenir a recorrência.

Departamentalização Departamento é a área, divisão ou segmento distinto de uma empresa sobre a qual um administrador tem autoridade para o desempenho de atividades específicas.

Fatores determinantes para a Departamentalização: Organização pro objetivo: de acordo com o produto ou o serviço; Organização por processo: de acordo com a função ou o tipo de trabalho a ser desempenhado; Organização por clientela: de acordo com o tipo de pessoas a quem o trabalho é feito; Organização por área geográfica: de acordo com localização servida pela organização e ou onde o trabalho é realizado.

Objetivos Norteadores Aproveitar a Especialização: tirar partido da qualificação das pessoas, em proveito da própria pessoa e da organização; Maximizar os Recursos Disponíveis: a melhor departamentalização será aquela que alocar apropriadamente os recursos financeiros, humanos e materiais; Controlar: clra delimitação de responsabilidade que propiciará um bom controle de atividades realizadas;

Objetivos Norteadores Coordenar: quanto mais complexa a organização mais difícil à coordenação entre suas diversas partes, porém neste ponto de desenvolvimento é imprescindível aglutinação; Descentralizar: resulta dos procedimentos relacionados à delegação de autoridade; Integrar ambiente e organização: muitas turbulências internas advêm das alterações ocorridas no ambiente. Desta forma é imprescindível vislumbrar o ambiente onde se está inserido; Reduzir conflitos: o objetivo é não permitir que os desencontros causem prejuízos e desgastes desnecessários e pouco produtivos.