Gerenciamento de crises

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1.
Advertisements

Gestão de Crises.
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
Sustentabilidade Desenvolvimento sustentável
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
CRISES EMPRESARIAIS COM A OP
Gerência de Riscos em Companhias de Seguro
ISO Diretrizes sobre de Responsabilidade Social
CONFLITO E NEGOCIAÇÃO.
Case Venda do Shopping Tijuca
Consultoria Empresarial
FASES DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL.
Segurança da Informação
Administração Estratégica
MÓDULO VII GESTÃO EMPRESARIAL.
Aula 10 –Avaliação de Impactos Ambientais (AIA)
Professor: Sérgio Henrique Barszcz
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 03
GESTÃO DE ONGS Características e Desafios
Gestão de Comunicação para públicos estratégicos
GESTÃO DE CRISE E REPUTAÇÃO EMPRESARIAL
GESTÃO DE CRISE E REPUTAÇÃO EMPRESARIAL Como identificar e prevenir crises no ambiente empresarial Terezinha Santos São Paulo, 24 de abril 2005 Centro.
Comunicação.
Comunicação Integrada: estratégias empresariais e ações de comunicação e marketing sob a mesma direção Profa. Dra. Margarida M. Krohling Kunsch Escola.
Instituto Superior Miguel Torga Comunicação Empresarial Assessoria de Imprensa Dr.ª Sofia Figueiredo 14/05/2009 Trabalho realizado por: Ana Paula Salgado,
O planejamento eficaz. Definir objetivos e resultados;
Gestão de Projetos.
Auditoria da Qualidade
Comunicação e inteligência empresarial
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
1 RELAÇÕES PÚBLICAS...NO MUNDO CORPORATIVO. 2 Especialistas estão reconhecendo que a atividade de Relações Públicas vai muito além da simples divulgação.
Controladoria Aula 4 Profª Karine R. de Souza ..
ÉTICA PROFISSIONAL Um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão.
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
Administração Estratégica de Tecnologia da Informação
PLANO DE METAS E AÇÕES Margarida Maria Flores Prates
Introdução Toda empresa com potencial de gerar uma ocorrência anormal, cujas conseqüências possam provocar sérios danos a pessoas, ao meio ambiente e a.
AULA 1 - Comunicação Organizacional
Comunicação de crise.
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
PROJETO RH SÃO PAULO COMUNICAÇÃO INTERNA.
Comunicação Organizacional. vídeo Vídeo1 Objetivo Identificar o emprego da Comunicação Social no contexto das organizações.
Procedimentos de Assessoria de Imprensa Maio/ 2012.
A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.
Gestão de Projetos Prof. Jimmy.
Comunicação Integrada Organizacional (CIO): estratégias empresariais e ações de comunicação e marketing sob a mesma direção Profª Patricia Nascimento (62)
Planejamento Ambiental 9º Semestre
RECURSOS HUMANOS COMO CENTRO DE DESPESAS OU DE LUCRO
Estruturas Organizacionais
CRISES EMPRESARIAIS COM OPINIÃO PÚBLICA Estágio avançado dentro de um processo que tem começo, meio e fim.
Objetivos da Segurança da Informação
É a etapa dos trabalhos de auditoria onde se definide a natureza dos exames (quais os procedimentos a serem aplicados), a extensão dos exames (quanto será.
Estratégias de Comunicação Prof. Dr. Basile Emmanouel Mihailidis.
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL Prof. Dr. Silvio Bertoncello.
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Introdução ao Planejamento
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
Todas as empresas precisam estar preparadas para enfrentar crises.
Processos Administrativos Aula 1
PLANEJAMENTO EMPRESARIAL
1 Capítulo 1 – Introdução à Administração Financeira – Prof.Mônica O papel da ética e o valor das ações Nos últimos anos, a ética das atitudes de algumas.
Etapas do processo orçamentário
Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
Gestão Estratégica de Negócios
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
OFICINA SOBRE A ISO – DIRETRIZES PARA RESPONSABILIDADE SOCIAL 17 e 18 de maio – 2012 Brasília.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
SUESC – Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro DISCIPLINA: GESTÃO DA QUALIDADE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA QUALIDADE IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES.
CONSULTORIA INTERNA EM RH
Transcrição da apresentação:

Gerenciamento de crises Prof. Dr. Julio Barbosa Prof. Carmen Vazquez

Gerenciamento de crises O QUE É UMA CRISE? Crise é diferente de problema. É um evento imprevisível com potencial para provocar prejuízos significativos a uma instituição e conseqüentemente aos seus integrantes.

Gerenciamento de crises O QUE É UMA CRISE? qualquer coisa negativa que escape ao controle da empresa e ganhe visibilidade. Detona uma crise.

Gerenciamento de crises O QUE É UMA CRISE? O Institute for Crisis Management classifica crise como: uma ruptura empresarial significante que estimula grande cobertura da mídia. O resultado do exame minucioso feito pelo público afetará as operações normais da organização podendo ter um impacto político, legal, financeiro ou governamental nos negócios.

Gerenciamento de crises O QUE É UMA CRISE? Para Lerbinger, crise é um evento que traz ou tem o potencial para trazer dificuldades para o crescimento ou sobrevivência da organização.

Gerenciamento de crises O QUE É UMA CRISE? Para Raigada é uma troca repentina entre duas situações, determinada por um acontecimento súbito, pondo em risco a imagem e a relação habitual da organização com seus públicos.

Gerenciamento de crises CONCEITO DE CRISE É toda ação (interna ou externa) que pode impactar negativamente, direta ou indiretamente, a harmonia ou os interesses de uma organização com seus públicos preferenciais [Waltemir de Melo].

Gerenciamento de crises Lerbinger divide crises em: Naturais (fenômenos da natureza) Tecnológicas (causadas pelo homem) De confronto (atuação de Ong´s) Malevolência (boatos, mentiras, terrorismo) Distorção de valores administrativos (aumento de lucro causando demissões) Decepção (produto esperado e produto recebido) Má administração (dirigentes envolvidos em fraudes, roubos)

Gerenciamento de crises Anunciadas: situações que tem potencial de gerar uma crise e que a empresa conhece previamente a data de seu início. Na maioria das vezes, é ela própria quem gera este conflito. Por exemplo, fechamento de uma fábrica, demissão em massa de funcionários, greves, fusões e aquisições de empresas Não anunciadas: são as que pegam a empresa de surpresa, por exemplo, explosão de uma fábrica, contaminação em produtos alimentícios, etc.

Gerenciamento de crises fase aguda, caracterizada pela pressão dos veículos de informação e de espetaculação” da informação. É bastante variável podendo oscilar entre algumas horas e várias semanas. fase crônica, a empresa tem que enfrentar as conseqüências jurídicas, administrativas, corporativas, etc., provocadas pelo conflito. fase de recuperação, a companhia deve restabelecer o equilíbrio anterior à crise.

Gerenciamento de crises A crise pode abalar/prejudicar ou até mesmo destruir a imagem de uma empresa, independente de sua credibilidade ou solidez. Uma marca não se sustenta sozinha por maiores que sejam os investimentos publicitários.

Gerenciamento de crises RECURSOS E ATITUDES: silêncio; negação; contra-ataque; confissão (Fearn-Banks). transferência de responsabilidade; discrição controlada.(Piñuel).

Gerenciamento de crises Imagem a ser transmitida conforme a atitude Vítima; Pró-ativa; Socialmente responsável; Displicente; Intransigente; Negligente; Mediadora etc.

PLANO DE CRISES COMPONENTES ESSENCIAIS, SEGUNDO LERBINGER Identificar áreas vulneráveis; Identificar imagem da empresa na opinião pública; Assumir responsabilidade sobre os sinais manifestos; Organizar e treinar um comitê de crise; Obter aprovação da alta direção; Listar públicos que devem ser informados; Identificar públicos de pressão. Preparar comunicados e releases

Dicas para gerenciar uma crise Preparar assessoria qualificada para desenvolver programa de treinamento em gerenciamento de crise e elaborar um manual de crises, no qual constem os procedimentos a serem adotados pelas partes envolvidas; Envolver a direção; Fazer um midia-training de crise; Faça um brainstorming de possibilidades de crise em seu local de trabalho. A pior crise é aquela para a qual não estamos preparados;

Dicas para gerenciar uma crise Desenvolver um extenso questionário e prepare as respostas para as possíveis perguntas; Desenvolver idéias-força; Criar um comitê de crise e o reúna ao menos uma vez por mês para novas avaliações; Instituir um negociador (ele deve ter autonomia para tomar decisões)

Regras para o pós-crise Extrair e aplicar ensinamentos; Combater tendência do silêncio; Devolver confiança ao pessoal; Expressar gratidão às equipes; Evitar triunfalismo; Ter um plano para a continuidade do processo de administração de crises.

Crise bem gerenciada pode: . Difundir propósitos sociais e empresariais . Disseminar valores e mensagens institucionais . Alcançar o comprometimento e conquistar a adesão verdadeira dos públicos envolvidos . Aprimorar o relacionamento com o públicos preferenciais . Alcançar a sinergia entre áreas e pessoas

Papel e importância do Relações Públicas Pesquisar Planejar Implantar Implementar Avaliar Prevenção Identidade Imagem Reputação

Gerenciamento de crises “ Em meio à crise, o risco de menosprezar a comunicação é grande e pode representar estragos consideráveis para a imagem da organização. A maior fonte de boatos é a falta de informações ou a obstrução de seu fluxo” MARGARIDA KUNSCH

Plano Parte 1 Apresentação Objetivo Comitê de crise – quem compõe e qual a função Públicos envolvidos e que devem ser informados prioritariamente Grupos de pressão – elencar 3 e justificar Áreas vulneráveis – 5 justificar Definição de porta-voz e justificar Estratégias de atuação: Para 72 horas iniciais (elencar 5 atividades) Para as 2 semanas pós crises (elencar 3 atividades fundamentais) Para um mês após crise (elencar 3 atividades fundamentais)

Plano Parte 2 Resolução do case Proposta: Elencar os argumentos de defesa da empresa Elencar as ações que serão realizadas para cada público envolvido e que deverão ser desenvolvidas em 72 horas após ter sido deflagrada a crise, afim de salvaguardar sua imagem. Cada empresa deverá elaborar um comunicado público, em resposta à matéria publicada, bem como sua defesa.