1ª Formação de Professores Coordenadores

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1ª Formação de Professores Coordenadores
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Transcrição da apresentação:

1ª Formação de Professores Coordenadores DER SVI – 2015

FORMAÇÃO DE FORMADOR

Objetivo Orientar e subsidiar os Professores Coordenadores sobre suas diferentes atribuições; Promover o aperfeiçoamento e o desenvolvimento do professor coordenador , com vistas à eficácia e melhoria do trabalho e do processo ensino-aprendizagem.

REFLETINDO

“Identidade da escola” Terezinha Rios LEITURA DO TEXTO “Identidade da escola” Terezinha Rios

“ Quando falamos em identidade, nos referimos a características que especificam algo ou alguém. A identidade, no entanto, não é estática. Ao contrário, ela está em permanente elaboração, no contexto social de interação de indivíduos e grupos, implicando reconhecimento recíproco.” Terezinha A. Rios

http://www.youtube.com/watch?v=FJ5I_7U2ayE &feature=youtu.be “A essência da Imagem” http://www.youtube.com/watch?v=FJ5I_7U2ayE &feature=youtu.be

Após assistir ao vídeo, ler o texto, a letra da música “Espelho d´água”, relacione: a imagem que os identifica na escola, a letra da música e o texto.

Socialização

OBSERVAÇÃO DE SALA DE AULA - Madalena Freire ROTEIROS DE OBSERVAÇÃO VÍDEO- FUNDAÇAO LEMAN

FINALIDADES DA OBSERVAÇÃO DE AULAS 1. FOCO NOS PROFESSORES 2. FOCO NAS PRÁTICAS 3. FOCO NOS PROFESSORES E NAS PRÁTICAS TIPOS DE OBSERVAÇÃO 1. INFORMAL 2. FORMAL

1. QUAL A FREQUÊNCIA DA OBSERVAÇÃO DE AULA? 2. QUAL A DURAÇÃO DA OBSERVAÇÃO DE AULAS? 3. QUE INSTRUMENTOS DE REGISTRO PODEM ORIENTAR A OBSERVAÇÃO?

TIPOS DE FEEDBACK CONFIRMATIVO CONSTRUTIVO CORRETIVO

QUAL O TEMPO IDEAL PARA UMA DEVOLUTIVA? QUANDO O FEEDBACK É EFICAZ: FREQUENTE OPORTUNO ESPECÍFICO CONTEXTUALIZADO

A DISCUSSÃO PODERÁ ORGANIZAR-SE EM TRÊS FASES: 1.º - ASPECTOS POSITIVOS DURANTE A AULA; 2.º - ASPECTOS PASSÍVEIS DE MELHORIA; 3.ª - DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS PARA AS PRÓXIMAS AULAS.

AGENDA OBJETIVO: Tem como objetivo organizar o cotidiano do professor coordenador; Valida e legitima a ação do professor coordenador na Unidade Escolar; A exposição da agenda na sala é importante para que toda a escola saiba o que esta acontecendo. A AGENDA VALIDA E LEGITÍMA A AÇÃO DO PROFESSOR COORDENADOR NA UNIDADE ESCOLAR.

AGENDA ITENS QUE PODERÃO COMPOR A AGENDA DO PROFESSOR COORDENADOR: HORÁRIO DE ESTUDO OBSERVAÇÃO DE SALA DE AULA DEVOLUTIVA ATENDIMENTO AOS PAIS ATPC