1ª Formação de Professores Coordenadores DER SVI – 2015
FORMAÇÃO DE FORMADOR
Objetivo Orientar e subsidiar os Professores Coordenadores sobre suas diferentes atribuições; Promover o aperfeiçoamento e o desenvolvimento do professor coordenador , com vistas à eficácia e melhoria do trabalho e do processo ensino-aprendizagem.
REFLETINDO
“Identidade da escola” Terezinha Rios LEITURA DO TEXTO “Identidade da escola” Terezinha Rios
“ Quando falamos em identidade, nos referimos a características que especificam algo ou alguém. A identidade, no entanto, não é estática. Ao contrário, ela está em permanente elaboração, no contexto social de interação de indivíduos e grupos, implicando reconhecimento recíproco.” Terezinha A. Rios
http://www.youtube.com/watch?v=FJ5I_7U2ayE &feature=youtu.be “A essência da Imagem” http://www.youtube.com/watch?v=FJ5I_7U2ayE &feature=youtu.be
Após assistir ao vídeo, ler o texto, a letra da música “Espelho d´água”, relacione: a imagem que os identifica na escola, a letra da música e o texto.
Socialização
OBSERVAÇÃO DE SALA DE AULA - Madalena Freire ROTEIROS DE OBSERVAÇÃO VÍDEO- FUNDAÇAO LEMAN
FINALIDADES DA OBSERVAÇÃO DE AULAS 1. FOCO NOS PROFESSORES 2. FOCO NAS PRÁTICAS 3. FOCO NOS PROFESSORES E NAS PRÁTICAS TIPOS DE OBSERVAÇÃO 1. INFORMAL 2. FORMAL
1. QUAL A FREQUÊNCIA DA OBSERVAÇÃO DE AULA? 2. QUAL A DURAÇÃO DA OBSERVAÇÃO DE AULAS? 3. QUE INSTRUMENTOS DE REGISTRO PODEM ORIENTAR A OBSERVAÇÃO?
TIPOS DE FEEDBACK CONFIRMATIVO CONSTRUTIVO CORRETIVO
QUAL O TEMPO IDEAL PARA UMA DEVOLUTIVA? QUANDO O FEEDBACK É EFICAZ: FREQUENTE OPORTUNO ESPECÍFICO CONTEXTUALIZADO
A DISCUSSÃO PODERÁ ORGANIZAR-SE EM TRÊS FASES: 1.º - ASPECTOS POSITIVOS DURANTE A AULA; 2.º - ASPECTOS PASSÍVEIS DE MELHORIA; 3.ª - DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS PARA AS PRÓXIMAS AULAS.
AGENDA OBJETIVO: Tem como objetivo organizar o cotidiano do professor coordenador; Valida e legitima a ação do professor coordenador na Unidade Escolar; A exposição da agenda na sala é importante para que toda a escola saiba o que esta acontecendo. A AGENDA VALIDA E LEGITÍMA A AÇÃO DO PROFESSOR COORDENADOR NA UNIDADE ESCOLAR.
AGENDA ITENS QUE PODERÃO COMPOR A AGENDA DO PROFESSOR COORDENADOR: HORÁRIO DE ESTUDO OBSERVAÇÃO DE SALA DE AULA DEVOLUTIVA ATENDIMENTO AOS PAIS ATPC