Projeto de produto UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros.

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Transcrição da apresentação:

Projeto de produto UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros

Design de Produto O QUE É ISSO ? Um novo produto deve ser desenvolvido com base na inovação, conhecimento do mercado-alvo, características do produto, fontes de tecnologia, habilidades da empresa, atores envolvidos, organização e qualidade de execução das atividades. (FASCIONE, 2007) 2

Metodologia de Projeto de Produto O objetivo final do designer não é somente a produção de desenhos para a aprovação do cliente e orientação do fabricante, mas a criação de um produto que seja adequado aos diversos níveis de usuários, como o cliente, os fornecedores, os produtores, os distribuidores, os vendedores, os consumidores e a própria sociedade, em sua forma mais ampla. (ROMEIRO, 2006) Metodologia de Projeto de Produto 3

Metodologia de Projeto de Produto Devido a esta crescente complexidade da atividade do designer, vários teóricos do desenho industrial levantaram a necessidade de se criar metodologias próprias para o desenvolvimento de produtos, algumas mais gerais e outras bastante específicas. (ROMEIRO, 2006) 4

Metodologia de Projeto de Produto A atividade de projetar produtos envolvia um número cada vez maior de variáveis que levavam a uma grande dificuldade para seu adequado controle. Daí o surgimento de diversas "metodologias de projeto", que procuram delinear de forma mais ou menos específica as maneiras mais convenientes de desenvolvimento de projetos de Produtos. 5

Metodologia de Projeto de Produto "A utilização de métodos sistemáticos se justifica na medida em que a explicitação do processo contribua para que se criem soluções levando em conta a experiência de um maior número de pessoas, inclusive pessoas não pertencentes à equipe de projeto para que se possa produzir uma maior qualidade, e não só quantidade de soluções; e para que se possa acelerar o tempo gasto no processo de criar e avaliar soluções". (MEDEIROS, 1981) 6

Metodologia de Projeto de Produto “O desenvolvimento de novos produtos é uma atividade complexa. Ela requer pesquisa, planejamento cuidadoso, controle meticuloso e o mais importante, métodos sistemáticos” (BAXTER, 2001) Metodologia de Projeto de Produto 7

Metodologia de Projeto de Produto A utilização de uma metodologia de projeto vai depender basicamente do tipo de trabalho desenvolvido, de seu nível de complexidade e de uma escolha pessoal do designer pelo processo de trabalho mais adequado às suas necessidades. Quase sempre o que ocorre é uma adaptação de uma ou mais metodologias às características específicas do trabalho, levando o designer a desenvolver, com o tempo, um método próprio. 8

Metodologia de Projeto de Produto Não se deve projetar sem método, pensar de forma artística procurando logo a solução, sem se ter feito uma pesquisa para se documentar acerca do que foi feito de semelhante, sem saber que materiais utilizar para a construção, sem ter precisado bem a sua exata função. (MUNARI, 1985) 9

Método de Projeto 1 Metodologia de Projeto (MEDEIROS, 1981) Formulação Análise Síntese Geração de Idéias Avaliação Seleção Execução Qual a necessidade ? Qual o nível do problema? O que deve ser resolvido? O que devo criar? Responde à necessidade? Qual o melhor conceito? Produção Metodologia de Projeto (MEDEIROS, 1981) 10

Método de Projeto 1 Formulação Análise Síntese Geração de Idéias Avaliação Seleção Execução Praticidade na cozinha Alimentação rápida Criar algo que agilize a vida das pessoas na cozinha na hora de comer Massa pronta? Comida congelada? Sucos prontos? Feijão enlatado? Massa pronta tem mercado adulto e infantil Massa pronta Macarrão semi-cozido, em embalagem individual com temperos de diversos sabores 11

Método de Projeto de Produto Fonte: Adaptado de MUNARI, 1985 PROBLEMA DP Definição do Problema CP Componentes do Problema RD Recolha de Dados AD Atalho ilusório Análises dos Dados C Criatividade MT Materiais e Técnicas E Experimentação M Modelo V Verificação DC Desenhos Construtivos S Método de Projeto de Produto Fonte: Adaptado de MUNARI, 1985 SOLUÇÃO

Método de Projeto 2 P DP CP RD AD PROBLEMA: Ex: Projetar uma luminária DP Luminária de mesa ou de parede? De escritório, residência, para ambientação, leitura? CP Que tipo de luz? Que material? Que tecnologia? Onde é o interruptor? Como se transporta? RD Quantos tipos de lâmpadas no mercado? Quantos tipos de interruptores? AD Analisar imagens e luminárias atuais Descobrir defeitos e inovações 13

c Método de Projeto 2 MT E M V Com o “repertório mental” construído passa-se a criar Geração e idéias e conceitos MT Que material vai se utilizar? Que tecnologia a indústria possui para produzir? E Descobrir novas utilizações de materiais Descobrir novas possibilidades M Gerar modelos a partir da experimentação Demonstra possibilidades técnicas e de materiais V Verificação de modelos em funcionamento Validação, reprovação e ajustes 14

Método de Projeto 2 DC Informações úteis para se preparar o protótipo Deve conter detalhes claros e precisos S Produto Final – Luminária de mesa para escritório 15

Método de Projeto 3 Método de projeto - Autor: BAXTER, 2001 Exploração das primeiras idéias para primeiros testes de mercado; Especificações de Oportunidades e Especificações de Projeto; Projeto Conceitual e Seleção de Conceito; Projeto da Configuração do produto; Projeto Detalhado do produto; Projeto para fabricação; 1 2 3 4 5 6 16

Método de Projeto 3 1 2 3 4 5 6 Idéia: Bebida para cessar a sede Oportunidades: Comércio de refrigerante existente; clima quente do país Conceito: bebida gaseificada com sabor limão Configuração: Será associado à água; Detalhes: Nome associado à água, vendido em garrafas pet, não será vendido como refrigerante; será lançado no verão; etc Fabricação 1 2 3 4 5 6

M1 - MEDEIROS M2 - MUNARI M3 - BAXTER P 1 - Formulação DP 1- Idéia CP 2 - Análise RD 2 - Oportunidade 3 - Síntese AD 3 - Conceitos C 4 – geração idéia MT 4 - Configurações 5 - Formulação E 5 - Detalhamento M 6 - Seleção V 6 - Produção DC 7 - Execução S 18

Relação entre as metodologias MÉTODO CRIADO P Problema – Oportunidade de negócio 1 DP 1 CP 2 Reconhecimento do problema e Embasamento do projeto RD 2 3 AD Geração de conceitos com detalhes 3 C 4 MT 4 Configurações e especificações delineadas 5 E M 5 6 Projeto Detalhado com desenhos V 6 DC 7 Solução Projeto final para fabricação S 19

Reflexões Mais importante do que o método, é ter um método. Projeto de produto exige metodologia e gestão. Método 2 (MUNARI) - 1985- Método 3 (BAXTER) - 2001 - Método 1 (MEDEIROS)- 1981 - 20

Importante ! 85% dos custos do desenvolvimento de novos produtos em empresas está na fase inicial do projeto (tecnologia, materiais, especificações, etc) ! (ROZENFELD et al, 2006) Gestão de design na empresa é fundamental. Não há inovação sem design e não há futuro para uma empresa que ignore o conceito de gestão de design. (FASCIONE, 2007) 21

Gestão do Design / projeto O Gestor de Design/projeto na empresa deve utilizar atividades de Planejamento, Organização, Liderança e Controle em todas as ações relacionadas ao projeto de Desenvolvimento de Novos Produtos. (ROZENFELD et al, 2006) 22

O que deve ser feito? 1. PLANEJAR 2. ORGANIZAR - Definir as metas, como serão alcançadas e quais são seus propósitos e seus objetivos. - Definir ferramentas que a equipe de trabalho da organização possam usar; O que deve ser feito? 2. ORGANIZAR - Adequar as atividades às pessoas e aos recursos da organização. - Definir o que deve ser feito, por quem deve ser feito, como deve ser feito; - Sequenciar atividades; 23

O que deve ser feito? 3. LIDERAR 4. CONTROLAR - Tomar decisões acertadas e direcionar atividades; - Influenciar as pessoas para que todas trabalhem com um único objetivo; O que deve ser feito? 4. CONTROLAR - Garantir a execução do planejamento; - Validar e Verificar atividades; - Acompanhar atividades com o intuito de corrigir os possíveis desvios; 24

Característica do Gestor Saber utilizar princípios, técnicas e ferramentas administrativas; Saber decidir e solucionar problemas; Saber lidar com pessoas: comunicar eficientemente, negociar, conduzir mudanças, obter cooperação e solucionar conflitos. Ter uma visão sistêmica e global da estrutura da empresa; Ser proativo, ousado e criativo nas etapas de criação; Estimular o processo “cross-funcional”, em que são unidas competências e habilidades diferentes. (ROZENFELD, 2006; ALDABÓ, 2001) 25

Considerações Finais O desenvolvimento de produto exige método específico e reúne diferentes pessoas com competências e habilidades diferenciadas na empresa, cada uma vendo o produto por uma perspectiva diferente, mas de forma complementar. O Design de produto, utilizado de forma estratégica e com a participação de uma equipe competente, torna-se um forte elemento de competitividade e pode mudar os rumos de uma empresa. 26