Prof. Paulo Fernando da Silva Infra TIC Capítulo 03 – ITIL
Prof. Paulo Fernando da Silva Roteiro Gerenciamento de Configuração Central de Serviços Incidente e Problema Mudança e Liberação Nível de Serviço e Capacidade Disponibilidade e Continuidade
Prof. Paulo Fernando da Silva Gerenciamento de Disponibilidade
Prof. Paulo Fernando da Silva Visão Geral O que fazer para o serviço não parar!!!! Analisando necessidades e recursos existentes Focado em prevenção (proativo)
Prof. Paulo Fernando da Silva Conceitos (terminologia) Disponibilidade: estar no ar Resiliência: funcionar na ocorrência de falhas Segurança: garantia da: –Integridade, confidencialidade e disponibilidade
Prof. Paulo Fernando da Silva Atividades – Gerenc. Disponibilidade Requisitos do Negócio Estimativa de Disponibilidade Plano de Disponibilidade Medições Efetivas Implantação de Melhorias VBF – Vital Business Functions Fornece SLAs Resiliência e Prevenção
Prof. Paulo Fernando da Silva Gerenciamento de Disponibilidade Plano de disponibilidade –Define questões de manutenção Plano de recuperação –Define questões de recuperação
Prof. Paulo Fernando da Silva VBF – Vital Business Functions Custo de um serviço inoperante para a empresa? Quantos usuários ou áreas ele afeta? Qual o impacto para o negócio? Quais as interdependências desse serviço?
Prof. Paulo Fernando da Silva CFIA (Component Failure Impact Analysis) VAZIO: a falha do CI não interfere no serviços; X: A falha nesse CI indisponibiliza totalmente o serviço; A: O CI é imprescindível, porém Existe um CI alternativo para prover o serviço; B: Existe um CI alternativo, mas o serviço tem que ser restaurado primeiro (Contingência); Serviço 01 Serviço 02 Serviço 03 Serviço 04 XA AXX BXBX CI 01 CI 02 CI 03 CFIA – Component Failure Impact Analysis AIFC – Análise de Impacto por Falha de Componente
Prof. Paulo Fernando da Silva Indicadores de Desempenho Tempo total de downtime Tempo de disponibilidade Tempo de recuperação
Prof. Paulo Fernando da Silva Gerenciamento de Continuidade
Prof. Paulo Fernando da Silva Visão Geral Focado no RISCO de desastres! O que fazer para o serviço retornar!!! Propondo estratégias de continuidade. Focado em recuperação (reativo)
Prof. Paulo Fernando da Silva Risco de Desastres
Prof. Paulo Fernando da Silva
1 - Iniciação Conheça os objetivos da empresa Funções críticas; Procedimentos existentes; Contingências manuais; Budget; Relação entre os negócios e os serviços.
Prof. Paulo Fernando da Silva 2 – Requisitos e Estratégia Análise de Impacto (BIA) Avaliação dos riscos Estratégias de Continuidade Quais as conseqüência de falhas nos serviços de TI Sob que circunstâncias essas falhas podem ocorrer Como restaurar a ordem caso uma dessas falhas realmente ocorrer
Prof. Paulo Fernando da Silva Análise de Risco
Prof. Paulo Fernando da Silva Estratégias de Recuperação Procs. administrativos (Ex. exec. manual) Recuperação Gradual (Cold Stand by) 72 horas Recuperação Imediata (Hot Stand by) 04 horas Recuperação Intermediária (Warm Stand by) 24 a 72 horas Uso de Backups para recuperação Não faça nada Fortificação preventiva Arranjos Recíprocos
Prof. Paulo Fernando da Silva 3 - Implantação Implantar medidas de stand by Determinar plano para recuperação Definir medidas para redução de riscos Criar procedimentos Executar testes iniciais Planejamento e organização
Prof. Paulo Fernando da Silva 4 – Gerenciamento Operacional Educação Conscientização Revisão e Auditoria Testes Periódicos Gerenciamento de mudanças Treinamento GARANTIAS
Prof. Paulo Fernando da Silva Indicadores de desempenho Quantidade de serviços com PCN Índices da análise de risco Quantidade de atendimento à BIA
Prof. Paulo Fernando da Silva Referências de-TI Technology-Infrastructure-Library Gerenciamento de serviços de TI na prática :uma abordagem com base na ITIL, inclui ISO/IEC e IT Flex /Ivan Luizio Magalhães, Walfrido Brito Pinheiro. -São Paulo : Novatec, p. : il. -
Prof. Paulo Fernando da Silva Ativ 3.3 e 3.4 Exemplifique a matriz do slide 09 para sua empresa. Exemplifique uma BIA e estratégias de recuperação para sua empresa. Cite e justifique indicadores para disponibilidade e continuidade.
Prof. Paulo Fernando da Silva Infra TIC Capítulo 03 – ITIL