SGTES Departamento de Gestão da Educação na Saúde/ SGTES/ MS Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde Pró-Saúde Departamento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PRÓ-SAÚDE Promover transformações do processo de geração de conhecimentos e prestação de serviços à população para, em função dos mesmos, reorientar a.
Advertisements

A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
Reunião com as Escolas Técnicas do SUS
Plano “VISA na Atenção Básica”
Universidade Federal de Pelotas
GRUPO 4 Coordenadora: Hilda Participantes:
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
1º Seminário Nacional de Pró-Saúde II
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
AVALIAR ?? determinar valor (diferentes abordagens)
Cursos de Graduação na Área de Ciência da Informação Região Centro-Oeste.
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde XXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde 27 a 30 de junho de 2007 Joinville.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
A formação profissional técnica de
Educação profissional:
Mônica Diniz Durães Consultora Técnica DEGES/SGTES/MS
Prof. Dra. Laura Feuerwerker
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Grupo 3 Relatório Final.
42 a Reunião Anual da ABENO Salvador Pró-Saúde Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde Ministério da Saúde Ministério da Educação.
Implantação das Diretrizes Curriculares
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
A implantação do PSF e a interação com formação de recursos humanos
Educação Permanente em Saúde :
SÉCULO XX.
OFICINA DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO DA GESTÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UFPE Telma Melo Setembro 2010.
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição
Educação no contexto do Trabalho
Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES)
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
São Paulo – Abril de 2008 Integração ensino-serviço nas redes municipais de saúde como princípio de gestão Título Laura Camargo Macruz Feuerwerker.
A CNTU e a Saúde no Brasil
“Conectar coletivos na Saúde e na Educação”. Quem respondeu? -Maioria mulheres - Maioria profissionais de saúde -Residentes do Rio de Janeiro -
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
Universidade Federal de Uberlândia
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Os Programas de Provimento:
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
PROFORMAR Programa de Formação de Agentes Locais de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
PATRO FMUSP FENAM Federação Nacional dos Médicos
OFICINA – AGENDA ESTRATÉGICA – EDUCAÇÃO NA SAÚDE Intersetorialidade Saúde – Educação Brasília, 07 de dezembro.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ENVELHECIMENTO E SAÚDE DA PESSOA IDOSA
PROGRAMA NACIONAL DE REORIENTAÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE
A Formação de Recursos Humanos para a Saúde
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Ministério da Educação - MEC
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação Superior – SESu Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde - DDES Coordenação Geral de Residências.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
Participação do Serviço Social PRÓ-SAÚDE E PET-SAÚDE - PUCRS
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE THAÍSA TEIXEIRA CLOSS CONGRESSO GAÚCHO DE ASSISTENTES SOCIAIS MAIO 2007.
Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET/Saúde II SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MACEIÓ UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL.
Transcrição da apresentação:

SGTES Departamento de Gestão da Educação na Saúde/ SGTES/ MS Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde Pró-Saúde Departamento de Gestão da Educação na Saúde/ SGTES/ MS

SGTES Contexto  Lançamento no dia 03 de novembro de 2005  Portaria Interministerial (MS e MEC)  Presentes: Avaliadores do INEP das áreas de Medicina, Enfermagem e Odontologia; Comissão Assessora do Programa; Entidades estudantis; Conselhos e Associações de Classes; OPAS; CONASS; CONASEMS OPAS CONASEMS CONASS

SGTES Contexto  Portaria 2.530, de 22 de dezembro de 2005  Seminário Nacional Pró-Saúde, de 6 a 8 de fevereiro de 2006, com os representantes dos cursos selecionados, gestores municipais, Comissão Assessora do Programa, Entidades estudantis, Conselhos e Associações de Classes, OPAS, CONASEMS e CONASS

SGTES Portaria/GM 399, de 22/02/2006 (diretrizes do Pacto pela Saúde) Reforça a responsabilidade da União para Educação na Saúde de articular e propor políticas de indução de mudanças na graduação das profissões de saúde

SGTES PRÓ-SAÚDE Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde Visa incentivar transformações do processo de formação, geração de conhecimentos e prestação de serviços à população, para abordagem integral do processo de saúde-doença.

SGTES 3 eixos  Orientação teórica  Cenários de prática  Orientação pedagógica

SGTES Orientação Teórica  Priorização dos determinantes de saúde e os aspectos biológicos e sociais da doença  Desenvolvimento de pesquisa clínica- epidemiológica direcionada ao processo de atenção básica  Orientação quanto às práticas gerenciais que facilitem o relacionamento com o SUS  Atenção especial à educação permanente

SGTES Orientação Pedagógica  Valorização de metodologias ativas de aprendizagem  Aprender fazendo e com sentido crítico na análise da prática clínica  O serviço de saúde como espaço de aprendizagem  Avaliação formativa e somativa

SGTES Cenários de Práticas  Cenários diversificados - ambientes e níveis de atenção  Ênfase na atenção básica com utilização de referência e contra-referência  Importância da excelência técnica e relevância social  Atenção às necessidades de saúde loco-regional  Interação com a comunidade  Estabelecimento de vínculo dos estudantes com os serviços de saúde  Envolvimento nos processos de participação / controle social  Valorização do trabalho em equipe multiprofissional

SGTES EDUCAÇÃO PERMANENTE: EDUCAÇÃO PERMANENTE: educação no trabalho, transformação dos processos de trabalho (vinculada ao trabalho) educação no trabalho, transformação dos processos de trabalho (vinculada ao trabalho) descentralizadora, transdisciplinar, ascendente descentralizadora, transdisciplinar, ascendente multiprofissional (equipes) multiprofissional (equipes) problemas equacionados em situação problemas equacionados em situação transformação de práticas (atenção, gestão, controle social – não somente uma atualização de conhecimentos específicos) transformação de práticas (atenção, gestão, controle social – não somente uma atualização de conhecimentos específicos) contínua (não é pontual) contínua (não é pontual) aprendizagem significativa aprendizagem significativa constituição de práticas profissionais éticas, críticas e humanísticas constituição de práticas profissionais éticas, críticas e humanísticas Projetos selecionados PRÓ-SAÚDE Gráfico quantitativo e percentual por curso, Total 90 Odontologia 25 28% Medicina 38 42% Enfermagem 27 30%

SGTES Projetos Selecionados

SGTES EnfermagemMedicinaOdontologia Pró-Saúde: Projetos Selecionados Valores Absolutos e Percentuais dos cursos: Enfermagem, Medicina e Odontologia - por região do país SudesteSulNordesteCentro OesteNorte Fonte: Deges/SGTES/MS, 2005 Projetos Selecionados

SGTES Pactuação no CNS e CIT  aprovado na 168ª reunião ordinária do Conselho,com recomendação de ampliação do Programa para as demais profissões da saúde, de acordo com o perfil sócio- epidemiológico da população e as necessidades do SUS.  2º semestre de Pró-Saúde pactuado no CNS e CIT

SGTES Demonstrativo mensal referentes aos 89 cursos selecionados pelo Pró-Saúde com a 1ª parcela paga

SGTES Acompanhamento Processo de avaliação formativa e regulação, de responsabilidade compartilhada pelas instituições. Interno: -Processo de auto-avaliação: contínuo, integrando docentes, discentes, gestores, representantes dos serviços de saúde e controle social; -Pela Comissão Gestora Local. Externo: -Pela Comissão Assessora (parceira no processo, facilitando o diálogo entre as diversas instituições); -pela OPAS e CGPLAN e DEGES/SGTES/MS.

SGTES Ações de acompanhamento 1- Seminário Nacional Pró-Saúde, de 6 a 8 de fevereiro de 2006; 2- Site do Pró-Saúde 3 – Visita aos projetos (Universidades e Serviços Públicos de Saúde) pela Comissão Assessora - 2º semestre de 2006 e 1º semestre de Seminários Regionais - agosto e setembro de Seminários Regionais, participação de 7 a 10 projetos em cada encontro. 5- Relatório das atividades desenvolvidas pelos projetos – dezembro 2007.

SGTES Visitas (análise/impressões)  Compreensão limitada do eixo da orientação teórica no que diz respeito ao conceito biológico-social ampliado do processo saúde-doença;  Baixo grau de participação interdisciplinar e de integração entre os conteúdos da área básica e da clínica;  Inserção do aluno incipiente nos novos cenários propostos, com insuficiente carga horária para propiciar participação ativa nas atividades dos serviços básicos de saúde ao longo do curso;  Discreta diversificação de cenários de prática, com pouca inclusão de outras possibilidades tais como Policlínicas, Pronto-Atendimento, Hospitais de Atenção Secundária, Casas de Parto, outras;  Poucas experiências de aprendizado conjunto entre os 3 cursos;  Expectativa de que abordagens pedagógicas inovadoras possam, por si só, ser o eixo central da transformação

SGTES Seminário Internacional 18 a 21 de julho de 2007 foi realizado o “Seminário Internacional: os desafios do Ensino da Atenção Básica na Graduação em Medicina”

SGTES Portaria Interministerial de 26 de novembro de 2007 Amplia o Pró-Saúde para os demais cursos de graduação da área da saúde, além dos cursos de Medicina, Enfermagem e Odontologia

SGTES Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET - Saúde

SGTES Portaria Interministerial nº 1.507, de 22 de junho de 2007 (MS e MEC) institui o PET- Saúde

SGTES PET -Saúde Caráter suplementar a outras políticas que visam a aproximação entre graduação e serviço de saúde com ênfase na atenção básica

SGTES PET - Saúde  Bolsa para profissionais do serviço (preceptoria de Residência em Medicina de Família e Comunidade e preceptoria de alunos de graduação de Enfermagem, Medicina e Odontologia).  Bolsa de iniciação científica para alunos de graduação.  Bolsa de tutoria acadêmica para docentes.

SGTES Francisco Eduardo de Campos Secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde Ana Estela Haddad Diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde Gustavo Diniz Gusso Coordenador Geral de Ações Estratégicas em Educação na Saúde Thaís Campos Valadares Ribeiro Consultora Técnica “Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”. Paulo Freire [1987]