Positivismo – Uma forma de pensamento social.

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Transcrição da apresentação:

Positivismo – Uma forma de pensamento social.

1. Introdução Objetivos: Conhecer e aprofundar os conhecimentos sobre as principais vertentes do pensamento sociológico clássico e contemporâneo, bem como suas contribuições ao campo educacional. Compreender o pensamento sociológico de Comte, bem como suas contribuições ao campo educacional; Identificar como diferentes modos de compreensão da relação indivíduo/sociedade produzem diferentes vertentes sociológicas, bem como apresentam diversos caminhos na tentativa e solução dos problemas educacionais

1. Introdução Biografia A primeira corrente de pensamento sociológico propriamente dita foi o positivismo, a primeira teoria a organizar alguns princípios a respeito do homem e da sociedade tentando explicá-los cientificamente.

1. Introdução Montesquieu (1689-1755) é o “sociólogo” consciente da diversidade humana e social. Para ele o objeto da ciência é por ordem num caos aparente (tipos de governos) Parte da diversidade para chegar, não sem esforço, à unidade humana. Augusto Comte (1798-1857), ao contrário, é o “sociólogo” da unidade humana e social, da unidade da história humana Tem dificuldade em encontrar e fundamentar a diversidade humana. Como só há um tipo de sociedade absolutamente válido, toda a humanidade deverá chegar a esse tipo de sociedade

2. O pensamento de Comte Contexto: Início do século XIX, num clima pós-revolucionário da França. Ascensão da burguesia ao poder. Mudanças sociais. A sociedade se coloca enquanto um problema. Sociedade teológico-militar X científico-industrial Sua principal preocupação era com o aprimoramento da sociedade Segundo ele, para tal aprimoramento, fazia-se necessária uma ciência teórica da sociedade. Na época também era efervescente o ambiente intelectual da França de orgulho pelas conquistas das ciências matemáticas e naturais. Quanto aos assuntos sociais, acreditava-se na existência de leis sociais similares às leis das ciências naturais.

Comte se dispôs a criar tal ciência. 2. O pensamento de Comte Comte se dispôs a criar tal ciência. Seguiu a idéia básica de aplicar o método científico ao estudo dos fatos sociais, tornando a sociologia uma ciência “positiva”. Em sua obra O Curso de Filosofia Positiva, organizado em 06 volumes – 1830-1842, criou uma nova ciência denominada de física social. Nela admitia a prioridade do todo sobre o elemento e da síntese sobre a análise. Tem por objeto a história da espécie humana.

Prioridade do todo sobre as partes 2. O pensamento de Comte Prioridade do todo sobre as partes Significa que, para entender e explicar um fenômeno social particular, devemos analisá-lo no contexto global a que pertence. O homem é o mesmo por toda a parte e em todos os tempos. Em virtude de possuir idêntica constituição biológica e sistema cerebral

2.1. A Lei dos Três Estados Desses princípios básicos, Comte concluiu ser natural que a sociedade, em toda parte, evolua da mesma maneira e no mesmo sentido, resultando daí que a humanidade em geral caminha para um mesmo tipo de sociedade mais avançada. De tais ideias surgiu a classificação das sociedades denominada “A Lei dos Três Estados”: Estado teológico (ou fictício) Estado metafísico (ou abstrato) (Estudo das causas primárias e dos princípios elementares do conhecimento e do ser) Estado positivo (ou científico)

2.1. A Lei dos Três Estados Estado teológico – os fenômenos são explicados pelas causas primeiras personificadas nos deuses. As explicações são atribuídas ao sobrenatural. Divide-se em três partes: Fetichismo: em que o homem confere vida, ação e poder a seres inanimados e a animais. Politeísmo: seres fictícios – quando atribui a potências sobrenaturais ou deuses certos traços da natureza humana (motivações, vício e virtudes). Monoteísmo: quando se desenvolve a crença em um Deus único.

2.1. A Lei dos Três Estados Estado metafísico – as causas naturais são substituídas por explicações metafísicas (idéias), que elucidam as coisas e as causas dos acontecimentos. A base é a pesquisa científica. As explicações são dadas pela ciência. Busca-se compreender as coisas através da observação científica e da razão, formulando leis

2.1. A Lei dos Três Estados Estado positivo – o homem tenta compreender as relações entre as coisas e os acontecimentos através da observação científica e do raciocínio, formulando leis. Trata-se de descrever como se passam os fatos e os conhecimento positivos das leis da natureza que permitem “prever para prover”. As explanações absolutas foram abandonadas. Busca-se a descoberta das leis baseadas nas relações sensíveis observáveis entre os fenômenos naturais.

2.1.1 Características da “Lei dos Três Estados” Estado Teológico: Tudo tem origem no sobrenatural Época dos sacerdotes e militares Momento histórico vivido pela sociedade européia no início do século XIX. Um certo tipo de sociedade (teológico e militar) está em via de desaparecer Igreja Católica – Atividade Militar Estado Metafísico: Tudo tem origem na razão Época jurídica Transição - Momento histórico vivido pela sociedade européia no início do século XIX. Um outro tipo de sociedade, científica e industrial, está em via de nascer. Essa sociedade é científica (a outra era teológica). Os cientistas substituem os sacerdotes e teólogos. Os industriais estão assumindo o lugar dos militares Estado Positivo: Ciência substitui a razão Época industrial Predomínio intelectual Comte conclui, a partir da análise da sociedade em que vive que a reforma social tem como condição fundamental a reforma intelectual. Síntese das ciências e a criação de uma política positiva. Lei dos Três Estados e a Classificação das Ciências

2.2. O pensamento de Comte - Sociologia Comte afirmava que, se temos uma física animal, uma física terrestre etc, desejamos uma física social. A física social teria por objeto o estudo dos fenômenos sociais, considerados sob o mesmo prisma dos fenômenos físicos e químicos. Mais tarde chamou a sua física social de Sociologia. A principal contribuição de Comte na formulação do Positivismo foi sua adoção do método científico como base para a organização política da sociedade industrial.

2.2. O pensamento de Comte - Sociologia Mas o que é positivismo: ? (p. 34) Cientificismo – o positivismo derivou do “cientificismo”, isto é, da crença no poder exclusivo e absoluto da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis naturais. O modelo das Ciências Naturais com sua exatidão, sua neutralidade, seu empirismo e sua capacidade de previsão de acontecimentos futuros foi tomado por Comte como o mais adequado para a construção de ciências da sociedade. Logo, a Sociologia procura estudar e compreender a sociedade, para organizá-la e reformá-la depois.

A Influência das pesquisas nas ciências naturais no surgimento da Sociologia: as analogias entre o organismo humano e o social.

3. Visão de Sociedade, Homem e Educação em Comte Para Comte toda sociedade se mantém pelo acordo dos espíritos. Só há sociedade na medida em que seus membros têm as mesmas crenças. Filosofia Positiva – possibilidade de pôr fim ao estado de crise, considerada base sólida da reorganização social.

3. Visão de Sociedade, Homem e Educação em Comte Para Comte, dois princípios básicos norteiam a história, a concepção de sociedade e de ciência: “ORDEM” – princípio do desenrolar dos acontecimentos num fluir contínuo, sem transformações abruptas ou violentas, é um ato contínuo. (Boa disposição das coisas / Boa administração). “PROGRESSO” – consequência de um processo ordeiro em que se vê melhoramentos lineares e acumulativos.

Influências Positivistas no Brasil A influência positivista no Brasil ocorreu em diferentes âmbitos e em diferentes lugares. Entretanto, foi no Rio de Janeiro, entre o final do Império e a I República que o Positivismo foi mais notável no Brasil, desempenhando um papel central tanto no processo de Abolição da Escravatura quanto no de Proclamação da República; Além disso, a laicização do Estado e das instituições públicas foi uma das grandes preocupações dos positivistas, além da realização da justiça social e do progresso social. Nessas ações, os nomes mais conhecidos são os de Benjamin Constant Botelho de Magalhães (o "Proclamador da República") e o de Raimundo Teixeira Mendes, autor da bandeira nacional. O lema Ordem e Progresso na bandeira do Brasil é inspirado pelo lema de Auguste Comte do positivismo: ("O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim "). Foi colocado, pois várias das pessoas envolvidas no movimento que depôs a monarquia e proclamaram o Brasil República eram seguidores das ideias de Comte. A Igreja Positivista do Brasil foi fundada no dia 11 de maio de 1881.

3. Visão de Sociedade, Homem e Educação em Comte Pensava um homem prático, empírico e empreendedor. Educação: utilitarista e universal. Deveria formar este homem para a sociedade por ele desejada. Não escreveu Tratado específico sobre a educação. Entretanto sua obra expressa uma profunda crença no processo educativo. Defendia uma escola livre e laica O positivismo, criado por Comte, era um movimento de culto à Ciência, que depositava grande esperança na felicidade que o conhecimento científico poderia proporcionar a humanidade.

4. Referências ANACHE, Alexandra Ayach et al. Fundamentos sociológicos e psicológicos da educação. Campo Grande: UFMS, 2008. COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. São Paulo: Moderna, 1987. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Sociologia geral. 7 ed. São Paulo: Atlas, 1999.

Questões (Costa, 1987, p.48)

Émile Durkheim: a função socializadora da educação. Próxima Aula Émile Durkheim: a função socializadora da educação.