1 - Introdução BOM DIA... OBJETIVO será o estudo das pedagogias diretamente inspiradas na concepção marxista; O curso será ministrado na forma de seminários,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Advertisements

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
FAN Faculdade Nobre Curso de Direito Professor: Ibraim Vieira Lustosa.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Plano de Trabalho Docente
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
DIRETRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA NRE DE LARANJEIRAS DO SUL 2009.
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
CONCEPÇÕES E TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
Filosofia da Educação Prof. Andréa Serpa.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Curso de Docência Universitária
Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
A cultura de um povo, em suas diferentes formas de expressão, representa todo um modo de “ser e viver,” e o como se relaciona em uma dada sociedade.
ORIENTAÇÃO? Silvana de Paula Quintão Scalon
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Faculdade de Educação de Costa Rica
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO.
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008 JHONNATHAS MAYCKON.
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
Proposta Curricular de Santa Catarina: atualização possível
DO SOCIALISMO CIENTÍFICO
SEGUNDO CICLO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS.
MIRIAM ROSA DA FONSECA STEFFEN
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO & SOCIEDADE
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COM OS MÉTODOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM ILHEUS.
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
ROTEIRO DA AULA * proximidades e diferenças entre o trabalho do professor e do pesquisador. * apresentação do programa da disciplina; * o que é Pós-graduação.
Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação – Departamento I Disciplina: EDC 287 – Educ. Tecnologias Contemporâneas Professor: Menandro Ramos Alunos:
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
Area de Concentração Serviço Social: Políticas Públicas. Democratização do Ensino. A Implantação de Propostas Educacionais. Orientadora: Profa. Dra. Célia.
MÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA – plano de aula 1
Programa de disciplina PESQUISA EM COMUNICAçÃO
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EP 152 –B – DIDÁTICA – TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE: LUÍZ CARLOS FREITAS.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
A ORGANIZACÃO E AS CONDICÕES DE TRABALHO DOCENTE NA PÓS-GRADUACÃO Fernando Henrique Protetti (autor) Profa. Dra. Aparecida Neri de Souza (orientadora)
UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
INTRODUÇÃO Neste texto apresentamos alguns resultados das atividades realizadas desde abril de 2014, como bolsista Probex/Uergs. Essas atividades estão.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
Plano de curso História da Educação Brasileira
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Prof. Ms. Luiz Fernando Costa.  O conhecimento do contexto histórico geral e específico da área de atuação profissional se mostra importante para uma.
Transcrição da apresentação:

1 - Introdução BOM DIA... OBJETIVO será o estudo das pedagogias diretamente inspiradas na concepção marxista; O curso será ministrado na forma de seminários, com expositores convidados para cada uma das temáticas propostas. EP 316 – História Geral da Educação e da Pedagogia Não utilize este espaço!

1. Introdução Essa opção exige um esclarecimento inicial: O conteúdo desta disciplina foi solicitado pelos alunos regulares de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) do Grupo HISTEDBR; A JUSTIFICATIVA principal é que não há um estudo sistemático (nos cursos de pedagogia e de pós- graduação em educação) das pedagogias que decorrem da concepção marxista; Além do fato de que há poucas publicações que tratam do assunto. EP 316 – História Geral da Educação e da Pedagogia Não utilize este espaço!

1. Introdução – cont. Serão 15 seminários, proferidos por docentes e pesquisadores que, por força das opções filosóficas, políticas, ou mesmo da atividade acadêmica, debruçaram-se sobre autores ou experiências educacionais que se vinculam a essa perspectiva (será que poderíamos identificar a existência de um centro comum, algo como uma Pedagogia Comunista?); EP 316 – História Geral da Educação e da Pedagogia Não utilize este espaço!

1. Introdução – cont. Pela existência histórica de fortes debates e embates no interior da “esquerda” (como se convencionou chamar) não há unanimidade de pensamento e de prática. [assim como não há unanimidade em termos de projetos estratégicos e táticos nas organizações comunistas]. EP 316 – História Geral da Educação e da Pedagogia Não utilize este espaço!

1. Introdução – cont. Perguntar não ofende (penso eu): Apesar de não haver unanimidade em torno de um mesmo projeto estratégico e tático, será que não há como se buscar pontos articuladores de uma frente comunista, e que tenha em seu Manifesto uma proposta educacional calcada em alguns princípios gerais (estratégicos) e que traduzam uma concepção pedagógica comunista? EP 316 – História Geral da Educação e da Pedagogia Não utilize este espaço!

2. Informações Os 15 encontros (seminários) ocorrerão semanalmente (com uma agenda pré-estabelecida), ► com encontros às Sextas-Feiras ► das 9:00 às 12:00 h. EP 316 – História Geral da Educação e da Pedagogia Não utilize este espaço!

2. Informações (cont) os encontros semanais serão realizados na SALA DE VIDEO CONFERÊNCIAS da FE UNICAMP, Com interatividade com outras instituições (e programas de PG em Educação), a saber: estamos com conexão com um grupo de estudo da UEL, vinculado ao grupo MHTLE... EP 316 – História Geral da Educação e da Pedagogia Não utilize este espaço!

2. Informações (cont) A transmissão também ocorrerá via STREAMING, tornando os seminários acessíveis a outros grupos e programas de pós-graduação que ainda não possuem acesso interativo, via videoconferência. [ainda não temos uma relação destes outros grupos, pois a transmissão se normalizará a partir de nosso próximo encontro] EP 316 – História Geral da Educação e da Pedagogia Não utilize este espaço!

2. Informações (cont) Ao todo, estão previstos 14 encontros: + este encontro introdutório + outro de encerramento (se possível) Os 14 encontros (16 ao todo) serão centrados na exposição e debate em diferentes aspectos e autores da Pedagogia Marxista. EP 316 – História Geral da Educação e da Pedagogia Não utilize este espaço!

3. Conteúdo dos encontros CONTEÚDO DOS ENCONTROS: 1 - MARX & ENGELS 2 - Vladimir Ilitch LENIN, codinome de Vladimir Ilyitch Ulianov (1870–1924) 3 - Educação e Pedagogia na Russia revolucionária, o Comissariado do Povo de Educação: Nadeska Konstantinovna KRUPSKAIA ( ); BLONSKI; Anatol Vassilevic LUNACHARSKY ( ) 4 - Anton Semionovitch MAKARENKO ( ) EP 316 – História Geral da Educação e da Pedagogia Não utilize este espaço!

3. Conteúdo dos encontros 5 - Moisey M. PISTRAK 6 - Antonio GRAMSCI 7 - A Psicologia Cultural-Histórica e a Pedagogia: Lev Semenovitch VYGOTSKY ( ); Alexander LURIA ( ) e Alexei Nikolaievich LEONTIEV (1903 — 1979) 8 - Escola como Aparelho Ideológico do Estado: Louis ALTHUSSER (1918—1990) 9 - Teorias da Reprodução: Pierre Félix BOURDIEU (1930—2002) - Jean- -Claude PASSERON; BAUDELOT - ESTABLET EP 316 – História Geral da Educação e da Pedagogia Não utilize este espaço!

3. Conteúdo dos encontros 10 - Pedagogia marxista da alegria: Georges Elmer SNYDERS ( ) 11 - Educação e Pedagogia na RÚSSIA Comunista 12 - Educação e Pedagogia na CHINA Comunista 13 - Educação e Pedagogia na CUBA revolucionária 14 – Pedagogia Histórico-Crítica EP 316 – História Geral da Educação e da Pedagogia Não utilize este espaço!

3. Conteúdo dos encontros CONVIDADOS (nem todos confirmados) Alessandra Arce, Amarilio Ferreira Jr e Marisa Bittar, Dermeval Saviani, Ester Buffa, Luiz Antonio Cunha, José Claudinei Lombardi, José Damiro de Moraes, Luis Antonio Paulino (ou indicado pelo Instituto Confúcio), Luiz Bezerra Neto, Luiz Carlos de Freitas, Marcos Cassin, Maria do Carmo Luiz Caldas Leite, Máuri de Carvalho, Nereide Saviani e Renê José Trentin EP 316 – História Geral da Educação e da Pedagogia Não utilize este espaço!

4. BIBLIOGRAFIA A bibliografia será indicada pelos professores convidados. Os participantes serão previamente informados da bibliografia indicada (esperamos que na semana imediatamente anterior ao encontro). EP 316 – História Geral da Educação e da Pedagogia Não utilize este espaço!

5. AVALIAÇÃO Penso que uma instrumento de estudo é o Fichamento das leituras indicadas como bibliografia básica; + Assim como a sistematização (anotações) das exposições e debates ocorridos em cada encontro.  Um relatório final, contendo um resumo dos fichamentos, das anotações, com uma apreciação geral sobre o tema objeto do curso (Pedagogia Comunista). EP 316 – História Geral da Educação e da Pedagogia Não utilize este espaço!

Bibliografia do seminário sobre Marx e Engels MARX & ENGELS. Textos sobre educação e ensino. São Paulo: Moraes, [há uma edição mais recente: MARX e ENGELS. Textos sobre educação e ensino. São Paulo : Centauro, 2004]. MANACORDA, M.A. Marx e a pedagogia moderna. São Paulo, Cortez/Autores Associados, [nova edição: MANACORDA, M.A. Marx e a pedagogia moderna. Campinas, SP : Editora Alínea, 2007]. LOMBARDI, J.C. Reflexões sobre educação e ensino na obra de Marx e Engels. Campinas, SP: Tese (livre docência) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, [s.n.], LOMBARDI, J.C., SAVIANI, Dermeval (orgs.). Marxismo e educação: debates contemporâneos. Campinas, SP : Autores Associados; HISTEDBR, EP 316 – História Geral da Educação e da Pedagogia Não utilize este espaço!

conclusão De minha parte, Espero que tenhamos um BOM semestre de trabalho E que os seminários, insistentemente solicitado pelos alunos de PG, sejam produtivos e de alto nível. Saudações a todos os participantes presenciais e à distância. Espero que o uso dos novos instrumentos de comunicação, como a internet e a videoconferência, possibilitem mais ampla e aprofundada SOCIALIZAÇÃO dos saberes historicamente acumulados. EP 316 – História Geral da Educação e da Pedagogia Não utilize este espaço!