Seminário elaborado para a Disciplina de Coordenação Pedagógica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
Advertisements

PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
Pedagogia da pesquisa-ação
ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Plano de Trabalho Docente
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO FUNDAMENTOS DA GESTÃO
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Projeto Político-Pedagógico
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Educação no contexto do Trabalho
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
A construção do Projeto Político Pedagógico: um desafio coletivo
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Afinal, o que é Planejamento?
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Pedagogia Universitária
Plano de Trabalho Docente
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Flexibilização Curricular
Portfólio de Estágio Supervisionado
Marco Doutrinal e Marco Operativo
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
GESTÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA PÚBLICA: A BUSCA DA EQUIDADE E DA CIDADANIA Raimunda do Socorro Fonseca da Paixão Tereza de Almeida Coutinho Monte Dourado.
DIMENSÕES TEÓRICAS E PROSPECÇÕES Florianópolis, Outono/2008
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
Encontro Estadual de Formação
Elaboração: Profª Elena Mª Billig Mello
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
A Gestão participativa
Universidade Federal de Uberlândia
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL:
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
CURSO: Licenciatura em Educação Física
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
Prática como Componente Curricular
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE MONITORES CEFFABRASIL.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
DIRETOR DA ESCOLA PÚBLICA: PAPEL ESSENCIAL NA ARTICULAÇÃODO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Revisita ao PPP.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Projeto Pedagógico.
Transcrição da apresentação:

Seminário elaborado para a Disciplina de Coordenação Pedagógica Docente Responsável: Ricardo Ribeiro Discentes: Gisele Aparecida de Souza Mariana de Cássia Assumpção Curso de Pedagogia – Noturno – 4º ano Universidade Estadual Paulista - Campus de Araraquara.

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA

AUTORA: Ilma Passos Alencastro Veiga Texto encontra-se neste livro

Formação acadêmica de Ilma Passos Alencastro Veiga Possui Bacharelado e Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Goiás (1961); Licenciatura em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás (1967); Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1973); Doutorado e pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1988); É professora Titular Emérita e pesquisadora associada sênior da Universidade de Brasília; É professora do Centro Universitário de Brasília onde coordena a Assessoria Pedagógica da Diretoria Acadêmica.

Algumas obras de Ilma Passos Alencastro Veiga A Aventura de Formar Professores. 2. ed. Campinas -SP: Papirus, 2010. A aula: Gênese dimensões, princípios e práticas. Campinas- SP: Papirus, 2008. Quem sabe faz a hora de construir o Projeto Político-Pedagógico. Campinas - SP: Papirus, 2007.  Lições de Didática. 2. ed. Campinas - SP: Papirus, 2006.

Idéias Preliminares Projeto Político-Pedagógico desponta como um frutífero objeto de estudo no âmbito educacional visando, pois a melhoria da qualidade de ensino; Objetivo do texto = Refletir acerca do Projeto Político-Pedagógico, o qual outra coisa não é senão a própria organização do trabalho pedagógico da escola como um todo; Escola; Esferas administrativas.

Conceituando o Projeto Político-Pedagógico No sentido etimológico a palavra “projeto” vem do latim “projectu” que significa “lançar para diante”; Planejar, intentar, fazer, realizar, antever um futuro diferente do presente; Segundo, Gadotti (1994, p.579): Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas com o futuro (...) As promessas tornam visíveis o campo da ação possível, comprometendo seus atores e autores. Fundamentando a concepção de que ele é construído e vivenciado em todos os momentos por todos os envolvidos.

Por que político e pedagógico? É político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade; É pedagógico no sentido de definir as ações educativas necessárias às escolas cumprirem sues propósitos e sua intencionalidade; Corroborando com tais idéias, Saviani afirma que: “A dimensão política se cumpre na medida em que ela se realiza enquanto prática especificamente pedagógica”. (SAVIANI, 1983, p. 93)

Prática social Prática pedagógica E mais... Visão de totalidade; Descentralização: Estado promove a assistência técnica e financeira; Autonomia relativa da escola e sua identidade; Vivência democrática = participação dos membros da comunidade. Prática social Prática pedagógica Teoria Pedagógica Projeto Político-Pedagógico

Princípios Norteadores do Projeto Político-Pedagógico Tal perspectiva acerca do projeto político-pedagógico baseia-se nos princípios da escola democrática, pública e gratuita, quais sejam; Igualdade de acesso e permanência; Mais uma vez, bebemos de Saviani para assegurarmos que: (...) Só é possível considerar o processo educativo em seu conjunto sob a condição de se distinguir a democracia como possibilidade no ponto de partida e democracia como realidade no ponto de chegada. (SAVIANI, 1982, p.63)

Princípios Norteadores do Projeto Político-Pedagógico Qualidade para todos; Duas dimensões indissociáveis de qualidade; Formal ou técnica, que segundo Demo (1994, p.14): “significa a capacidade de manejar meios, instrumentos, formas, técnicas.”; Política, que está voltada para os fins, valores e conteúdos e consiste, à luz deste mesmo teórico, na: “competência humana em termos (...) de se fazer e de fazer história.”

Princípios Norteadores do Projeto Político-Pedagógico Gestão Democrática Propõe uma ruptura histórica na prática administrativa da escola; Exige a compreensão dos problemas postos pela prática pedagógica; Implica o repensar da estrutura de poder da escola; Participação coletiva: dos representantes de diferentes segmentos da escola nas decisões/ações administrativo-pedagógicas.

Princípios Norteadores do Projeto Político-Pedagógico Liberdade/Autonomia Autonomia = Regras e orientações criadas pelos próprios sujeitos da ação educativa sem imposições externas; Liberdade = Deve ser pensada na relação entre os atores educativos, mas também destes com o contexto social mais amplo. Segundo Agnes Heller (1982, p.155): (...) a liberdade é uma relação e, como tal, deve ser continuamente ampliada. O próprio conceito de liberdade contém o conceito de regra (...) de intervenção recíproca. Com efeito, ninguém pode ser livre se, em volta dele, há outros que não o são!

Princípios Norteadores do Projeto Político-Pedagógico Valorização do Magistério Condições materiais de trabalho (recursos didáticos, físicos, dedicação integral à escola, redução do número de alunos em sala) = Valorização do trabalho pedagógico; Formação inicial e continuada = Direito do professorado; Cabe a escola proceder ao levantamento de necessidade de formação continuada, elaborando um programa de formação com o apoio dos órgãos centrais .

Construindo o Projeto Político-Pedagógico A construção do projeto político-pedagógico é um instrumento de luta, é uma forma de contrapor-se a fragmentação do trabalho pedagógico e sua rotinização, à dependência e aos efeitos negativos do poder autoritário e centralizador dos órgãos da administração central; O projeto político-pedagógico se dá pela reflexão de sete elementos básicos, os quais constituem o alicerce à sua construção:

Construindo o Projeto Político-Pedagógico Finalidades da escola O que a escola persegue haja vista a legislação oficial? O que a escola almeja quanto à formação cultural do alunado (compreensão do funcionamento do sociedade)? O que a escola pretende em relação à formação política e social (atuação do sujeito; cidadania)? O que a escola procura no que tange à formação profissional dos alunos? O que a escola busca no que se refere à formação humana?

Construindo o Projeto Político-Pedagógico Estrutura Organizacional Administrativa = locação e gestão de recursos (físicos, materiais e humanos); Pedagógica = determina a anterior e se refere às interações políticas, ensino-aprendizagem, currículo. A questão precípua que aqui se esboça é, justamente, a intenção política e a demarcação das finalidades da escola. Os porquês e para quês.

Construindo o Projeto Político-Pedagógico Currículo Refere-se a organização do conhecimento escolar e, sobretudo, do processo de produção deste conhecimento; Não é neutro, mas sim ideológico expressando uma cultura; Determinado pela sociedade “Currículo-integração”, proposto por Bernstein (1989) Controle social (contestação e resistências), o qual é instrumentalizado pelo currículo oculto

Construindo o Projeto Político-Pedagógico Tempo escolar Calendário escolar e horário escolar (segmentação, controle hierárquico); Faz-se necessário que a escola reformule seu tempo, estabelecendo períodos de estudo e reflexão de equipes de educadores; É preciso tempo para que: educadores aprofundem seu conhecimento sobre os alunos; acompanhemos e avaliemos o projeto político-pedagógico em ação; os alunos organizem e criem seus espaços para além da sala de aula.

Construindo o Projeto Político-Pedagógico O processo de decisão Coletiva; Revisão das atribuições gerais e específicas; Descentralização deste processo; Paro (1993, p.34) sugere processos eletivos de escolha de dirigentes, colegiados, associação de pais, grêmio estudantil.

Construindo o Projeto Político-Pedagógico As relações de trabalho Atitudes solidárias, de reciprocidade e participação coletiva; Gera conflito de interesses; Possibilidade de práticas emancipatórias.

Construindo o Projeto Político-Pedagógico A avaliação Ato dinâmico que qualifica e oferece subsídios ao projeto político-pedagógico; Imprime uma direção às ações dos partícipes educativos; Três momentos no processo de avaliação: descrição e problematização da realidade escolar; compreensão crítica de tal realidade; proposição de alternativas de ação, momento de criação coletiva.

Algumas conclusões Gerar condições para outra forma de organização do trabalho pedagógico; Dinâmica Intra – Inter, por meio de um empenho coletivo e de propostas inovadoras; Reflexão do cotidiano; Continuidade das ações, descentralização, democratização nas escolhas e de avaliação; Movimento de resistência pra ampliar as possibilidade de mudança dentro e fora da escola.

Sugestão de Livro 1984 – George Orwell