UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Alinede A. Teixeira Aline de A. Teixeira Joice S. B.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HISTÓRIA O TERMO ESTRATEGIA:
Advertisements

Administração Estratégica
CICLO DE VIDA.
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
A Teoria do Caos e as Organizações
Sistemas Nacionais de Inovação: a experiência internacional e alguns desafios para o Brasil Referência: Linsu Kim & Richard Nelson (2005) (Introdução)
ANÁLISE SWOT Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) Threats (ameaças)
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
Identidade Pessoal e Profissional
Estratégia 1 Universidade de Brasília
Estratégia 2 Universidade de Brasília
Estratégia Universidade de Brasília
3- Ambiente e Área Estratégica de Negócio
Origem e tendências do P.E. – O modelo de Ansoff
Origem e tendências do P.E. – O modelo de Ansoff Objetivos Descrever as origens e tendências do P.E., relacionando-os com as necessidades das empresas.
Planejamento Estratégico AULA 1 Janeiro/2011
Noções de Estratégia “Se os segredos da estratégia corporativa pudessem ser adquiridos por US$ 50,00, não precisaríamos pagar um salário tão alto aos gerentes.
Curso Técnico em Manutenção e Suporte para a Informática
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Planejamento Estratégico
Estratégia Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação
SIMULAÇÃO EMPRESARIAL
Gestão de Marketing de Moda Introdução ao Marketing
Estratégia.
Henry Mintzberg Andrea Rivieri dos Santos
Usada originalmente na área militar, esta palavra hoje é bastante usada na área de negócios. A palavra vem do grego strátegos, que significa "a arte do.
II Orientação Técnica PCAGP.
Empreendedorismo pode ser aprendido
A importância do Planejamento Estratégico
Teorias Modernas de Gestão
Aprendendo a ser empreendedor
GESTÃO ESTRATÉGICA INTENÇÕES ESTRATÉGICAS
Estratégia – considerações iniciais
Análise de ambiente Uma vez estabelecida a visão e a missão da empresa é necessário investigar aspectos do ambiente que envolve o negócio, visando preparar.
A Prática do Uso da Multimetodologia I. Munro e J. Mingers Marcos Tannús Luiz Leão Paula Nadai Letícia Drummond 09 de novembro de 2012.
O PROCESSO ESTRATÉGICO
MANUFACTURING - MISSING LINK IN CORPORATE STRATEGY
Gestão Farmacêutica – Conceito de Gestão e Valor
Introdução ao Marketing
DISCIPLINA Gestão de Pessoas e Liderança Curso: MKT Turma: 2º Período Prof. (a): Paloma Almeida
REENGENHARIA.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Planejamento e estratégia
LIDERANÇA E ESTRATÉGIA
MBA em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil
Prof. Dra Anna Cristina Barbosa Disciplina: Teoria do Planejamento e Controle Processo Estratégico ANÁLISE DO AMBIENTE Macroambiente.
Capítulo 1 A administração hoje.
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Balanced Scorecard.
MINTZBERG Enfoque diferente para estratégia a partir da utilização de método histórico Estratégia como “o padrão de uma série de ações que ocorrem em.
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
Planejamento e Estratégia
Planejamento e Estratégia
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA I GESTÃO ESTRATÉGICA: PRINCIPAIS AUTORES
Estratégias e Políticas Empresariais
Gestão de design Senai Gestão de design.
Gestão Empresarial Prof. Junior Barbosa. A Estratégia, Os Processos e as Competências Pensamento Estratégico - Aprimorando o entendimento do negócio (Visão.
ESTRATÉGIA Planejamento não é mais encarado como um diferencial gerencial, mas sim como uma ferramenta fundamental de sobrevivência das organizações modernas.
Disciplina: Disciplina: Direção Estratégica Prof a. Prof a. Gabriela Gonçalves Silveira Fiates.
Laboratório de Gestão Luís Moretto Neto Professor Associado II Departamento de Ciências da Administração.
Disciplina: Direção Estratégica
Sobre os autor: Bruno Henrique Rocha Fernandes
GESTÃO ORGANIZACIONAL
ESTRATÉGIA DE EMPRESAS NEC BRASIL fev/2005 Prof. Ms. Delmário
Antonio de Lima Ribeiro 2ª edição |2009| Teorias da Administração Capa da Obra.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Alinede A. Teixeira Aline de A. Teixeira Joice S. B. Bispo Natália Carolina S. Souza Mable F. Carneiro Priscila F. G. Monteiro

TEÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

INTRODUÇÃO  Estratégia é usada originalmente na área militar, esta palavra hoje é bastante usada na área de negócios.  A palavra vem do grego strátegos, que significa "a arte do general".  Dentro do conceito inicial de estratégia estão ideias como: comandar, vencer o inimigo, estabelecer caminhos, instrumento de vitória de uma guerra. Já na área administrativa são muitas as vertentes abordadas.  Podemos dizer que a administração estratégica envolve a totalidade da organização e refere-se ao futuro da mesma, precisando ser conhecida por todos os membros da organização.

 O conceito de estratégia é amplo e ainda não consensual. Conforme o autor ou linha teórica, possui um sentido próprio e algumas vezes contraditório com outros sentidos assumidos por outras teorias ou escolas.  Dentro de Administração Estratégia podemos destacar alguns autores contemporâneos:  Igor Ansoff, anos 60  Henry Mintzberg, anos 70  Prahalad, anos 90

ANSOFF

IGOR ANSOFF ( ) VIDA Nasceu em 1918 na Rússia. Formado: Engenharia Mecânica e Física e doutor em Matemática Aplicada. Trabalhos: Rand Foundation, Lockheed,Carnegie Institute of Technology, Vanderbilt University e criou uma escola de negócios especializada em estratégia.

Principais Obras  Corporate Strategy (1965)  Strategic Management (1979)  Implanting Strategic Management (1984)  New Corporate Strategy (1988)Teorias  Principal contribuição em 1965, foi com esquema pioneiro para a gestão com a criação do modelo ou Matriz Ansoff de planejamento estratégico.

 A Matriz Ansoff de planejamento estratégico, baseado na expansão e diversificação empresariais através de uma sequência de decisões. Na base do modelo estão os conceitos de análise de desvios, a diferença entre o previsto e o realizado, e de sinergia, aproveitamento das competências combinadas de dois departamentos ou empresas.  Entre 1974 e 1979, Ansoff desenvolveu a teoria que abrange não só empresas como outros tipos de organização.  Já em 1984, Ansoff reuniu todas suas ideias em um livro chamado Implanting Strategic Management, que no qual acreditava nos novos tipos de turbulência gerada pela década.

 E em 1988 fez a reedição do seu primeiro livro. E com o novo (Nova Estratégia Corporativa) está concentrado em administração estratégica em ambientes difíceis e turbulentos.  Ansoff, foi um dos primeiros a apresentar provas científicas de que a solução depende das características do ambiente da organização e que cada uma deve diagnosticar seu ambiente futuro e conceber as soluções a partir disso.

MINTZBERG MINTZBERG

HENRY MINTZBERG VIDA Nasceu em 02 de Setembro de 1939, em Montreal. Licenciado em Engenharia Mecânica pela Universidade de McHill e PH.d da MIT Sloan School of Management, em 1965 e 1968 respectivamente. É professor de Gestão na Universidade de McHill, em Montréal, e de Organização de Empresas no INSEAD e construiu uma sólida carreira na academia e hoje é considerado um dos mais experientes especialistas em estratégia.

TEORIAS  “Muitos descrevem líderes como aqueles que fazem as coisas grandes e gestores, as pequenas. Isso danificou a prática da gestão”. Mintzberg  Mintzberg assinou a certidão de óbito do planejamento estratégico, que segundo ele, fica desatualizado assim que terminado.  Para os estrategistas, há uma única forma de definir a estratégia. Visando mudar este padrão, Mintzberg (Mintzberg et al,2003), apresenta os 5 Ps, que definem a estratégia, como sendo: plano, pretexto, padrão, posição e perspectiva.

 Mintzberg justifica que ao propor a formulação de estratégias, com o processo de tentativa e erro, o aprendizado é estimulado. Obras  Managers not MBAs  Strategy Bites back  Tracking Strategies: Towards a General Theory of Strategy Formation  Managing

PRAHALAD

COIMBATORE KRISHNARAO PRAHALAD ( ) VIDA  Origem: Nasceu em Madras, na Índia.  Formação: Graduou-se em Física pela Universidade de Madras. Fez pós-graduação no Instituto Indiano de Gestão Ahmedabad (IIM-A). Fez doutorado em Harvard Business School e foi professor na universidade de Michigan.

TEORIAS: TEORIAS:  Erradicação da pobreza através de estratégias de negócios;  O consumidor na base da pirâmide;  Empresas agindo em interesse próprio pode melhorar a vida da população pobre;  Criação de produtos e serviços de qualidade aceitável e acessíveis à população pobre;  Oportunidade criativas e empreendedoras nesse nicho de mercado;  Em que consiste a sobrevivência das multinacionais para Prahalad?

 A ameaça dos mercados emergentes para as multinacionais;  Para Prahalad, em que consiste parte do sucesso de uma estratégia empresarial? Principais Obras  Competindo pelo Futuro  O futuro da Competição  O best-seller “A Riqueza na Base da Pirâmide”.

CONCLUSÃO  A administração estratégica é uma questão que vem se desenvolvendo há um bom tempo, ela cresceu no mundo dos negócios a partir do desenvolvimento do mercado e das organizações. Percebemos que surgia necessidade de desenvolver algo além do concorrente, e que a organização precisa se posicionar no mercado.  A administração estratégica é algo macro e por ela, perpassam questões como o planejamento estratégico: onde analisaremos os cenários onde a organização se encontra e definiremos os seus objetivos. Após isso se implementa de fato a estratégia, que é o caminho e o conjunto de ações que impulsionarão a organização ao alcance do seu objetivo.  Enfim, ao longo desse estudo podemos perceber que a Administração Estratégica é uma disciplina que ainda está em construção, existindo diferentes abordagens de sua definição e aplicabilidade em uma organização.