INTRODUÇÃO Reconhecendo a relevância de atividades práticas para uma melhor aprendizagem de conteúdo, principalmente referente ao ensino de ciências, o.

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Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO Reconhecendo a relevância de atividades práticas para uma melhor aprendizagem de conteúdo, principalmente referente ao ensino de ciências, o grupo PET Biologia de São José do Rio Preto tem como uma de suas atividades anuais a realização de cursos de extensão em escolas da região. Em 2009, a instituição contemplada foi a Escola Estadual Genaro Domarco, localizada na cidade de Mirassol. A escola recebeu o grupo de portas abertas para que este ministrasse uma série de aulas com temas diversificados dentro da biologia para os alunos do Terceiro Ano do Ensino Médio. Os objetivos dessa atividade foram melhorar o entendimento do conteúdo científico e relacionar a teoria com a prática, levando à compreensão da complementaridade entre ambas; e inserir atividades práticas corriqueiras aos graduandos de Ciências Biológicas para alunos do Terceiro Ano do Ensino Médio. Essa atividade acrescenta, dessa forma, uma visão universitária primária a esses alunos, além de apresentar previamente os conteúdos abordados no curso de Biologia para aqueles alunos que já se interessam pela área de Ciências Biológicas.MÉTODOS As aulas foram realizadas aos sábados pela manhã, com a duração de quatro horas cada, durante dois meses. Cada aula foi ministrada por uma dupla de integrantes do grupo PET Biologia, sendo que na primeira todos estiveram presentes para se apresentar. Neste primeiro contato, foi realizada uma aula introdutória abordando os princípios básicos da sistemática filogenética, cuja parte prática consistiu na construção de um cladograma pelos alunos, que deviam agrupar animais hipotéticos conforme os caracteres em comum que haviam encontrado nestes. As outras aulas abrangeram as grandes áreas das Ciências Biológicas tais como Zoologia, Botânica, Genética, Microbiologia, Biologia Celular e Estrutural, Evolução, Etologia, Ecologia, Parasitologia e Saúde. As aulas foram divididas em duas partes: a primeira, mais curta, teórica, e a segunda, com maior duração, prática. RESULTADOS E DISCUSSÃO As aulas teóricas focaram o essencial de cada tema apresentado, utilizando-se, para isso, simplesmente um conteúdo básico passado em lousa ou apresentado em multimídia. A segunda parte da aula, com enfoque prático, contou com a visualização e manuseio de materiais levados pelos próprios petianos, tanto organismos coletados para a aula (plantas, sementes, inflorescências e frutos) quanto organismos conservados e emprestados das coleções didáticas da IES a qual o grupo faz parte. Em algumas ocasiões foram também utilizados aparelhos de microscopia para que os alunos observassem microorganismos, tecidos e células. A atividade foi muito bem recebida pelos alunos, que tiveram uma oportunidade de aproximar os conceitos teóricos com sua realidade, assim como ter contato com experiências acadêmico-científicas. Durante as aulas, além de observar os materiais didáticos oferecidos, os alunos foram estimulados a questionar os fatos apresentados, criar suas próprias hipóteses e sugerir soluções para situações-problema.CONCLUSÃO O grande interesse dos alunos mostra que este tipo de atividade tem um impacto relevante. Segundo eles, atividades como essa deveriam ser realizadas mais frequentemente, pois atualmente é grande a carência de aulas práticas nas escolas, em especial no ensino médio. BASTOS, M. P. 1 ; BRANDÃO, M. L. 1 ; CHEROBIM, A. M. 1 ; HENRIQUES, J. 1 ; MARTINHO, C. 1 ; NASCIMENTO, P. P. 1 ; OLIVEIRA, C. 2 ; PEREIRA, M. V. 1 ; SHIMIZU, J.F. 1 ; TRINDADE, L.V. 1 ; VANDERLEI, M. R. 1 1 Bolsistas e Colaboradores do Programa de Educação Tutorial – PET Biologia/ 2 Departamento de Biologia, Docente e Tutor do PET Biologia. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP, São José do Rio Preto –SP. Secretaria de Educação Superior/Ministério da Educação (SESu/MEC). Grupo PET Biologia apresentando-se ao Terceiro Ano na primeira aula ministrada. Grupo PET Biologia junto ao diretor Amaral Crepaldi Filho, da Escola “Genaro Domarco”.