ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Análise do Ciclo Operacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise de Capital de Giro Prof. Msc. Henrique Frazão
Advertisements

ATIVO CIRCULANTE - ESTOQUE
INTRODUÇÃO - CAPITAL DE GIRO
Investimentos Capital de Giro Adriano Leal Bruni Capítulo
Contabilidade, Estratégia Financeira e de Capital de Giro
O que é Capital de Giro?. Definições existentes: 1) Conjunto de valores necessários para a empresa fazer seus negócios acontecerem (girar); 2) Conjunto.
Determinação do Capital de Giro
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
4 – Algumas Decisões em Relação ao Balanço Patrimonial
ANÁLISE CONTÁBIL-FINANCEIRA
Análise da Categoria ROTATIVIDADE
Terminologia de Capital de Giro.
Capital de giro e gestão de ativos circulantes
Administração Financeira
ESTUDO DO ATIVO CIRCULANTE
INDICADORES DE LIQUIDEZ
Aula 13.
Aula 14.
Aula 14.
AFO II Administração Financeira e Orçamentária
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
ANÁLISE DO CAPITAL DE GIRO
GESTÃO FINANCEIRA 1 CICLO OPERACIONAL E FINANCEIRO COMPRA VENDARECEBIMENTO CICLO OPERACIONAL PAGAMENTO CLIENTES ESTOQUES FORNECEDORES CICLO FINANCEIRO.
GESTÃO FINANCEIRA 1 Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
ContabilidadeRelatórios Econômico-Financeiros Balanço Contas do Ativo Contas do Passivo Patrimônio Líquido Variações do Patrimônio Líquido Receita Despesa.
Administração do Capital de Giro
GESTÃO FINANCEIRA 1 Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
1 Economia Monetária Administração Financeira e Orçamentária Aula 11 – Outubro 2007 Rebeca Vitória Rodrigues Selma Maximiano Pimenta Gestão Tecnológica.
CICLO ECONÔMICO, OPERACIONAL E FINANCEIRO
Administração de capital de giro Capital de Giro? Conhecido com capital circulante e corresponde as recursos aplicados em ativos circulantes, que se transformam.
Unidade I – Introdução e conceitos básicos para análise financeira
Objetivos Apresentar a estrutura dos demonstrativos econômico-financeiros. Identificar as funções da Contabilidade Financeira. Analisar as demonstrações.
Indicadores de liquidez
André Amorim. EXERCÍCIO Se a empresa desejar aumentar em 20% sua receita bruta que atualmente é de R$ ,00 em determinado ano, mantendo o ciclo.
André Amorim. EXERCÍCIO Se a empresa desejar aumentar em 18% sua receita bruta que atualmente é de R$ ,00 em determinado ano, mantendo o ciclo.
CONTROLADORIA Demonstração do Fluxo de Caixa DFC: Resenha de Artigo:
OBJETIVO DA ANÁLISE A análise econômico-financeira tem por objetivo extrair informações das demonstrações financeiras e dos demais relatórios dos últimos.
Análise da Categoria ROTATIVIDADE
André Amorim. Descrição Receita Bruta , , ,00 NLCG18.500, , ,00 Ciclo Financeiro???
ENGENHARIA ECONÔMICA E SISTEMA DE CUSTOS
Análises Financeira Profª : Suzana Habitzreuter Muller
André Amorim. Representação Gráfica MÊS 0 MÊS 1 MÊS 1/2 MÊS 2 Fluxo Operacional Ciclo Econômico Rotação do Estoque Prazo Médio de Pagamento Prazo Médio.
Avaliação das Demonstrações Contábeis
Administração Financeira
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Analise das Demonstrações Contábeis
Analise das Demonstrações Contábeis
Análise da Situação de Financiamento Empresarial
PROF. JOSÉ MANOEL DA COSTA
ÍNDICE DE ATIVIDADES OU ROTATIVIDADE
Capital Circulante:.
Integração das Demonstrações
Plano Financeiro Nessa etapa, você irá determinar o total de recursos a ser investido para que a empresa comece a funcionar. O investimento total é formado.
Segue abaixo a estrutura do ativo circulante e do passivo circulante (em milhares de reais) da empresa Brasil Network: 1. (a) Qual o CCL da empresa? (b)
Revisão presencial administração financeira de curto prazo.
Gestão Econômico-Financeira
Prof. Fernando Oliveira Boechat
Administração Financeira e Orçamentária I
GESTÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO CURTO PRAZO
Demonstrações financeiras
Administração do Capital de Giro
Ciclo de conversão de caixa
CONTABILIDADE Profº. A. S. Morante Free Powerpoint Templates.
EAC 0202: Análise de Demonstrações Contábeis.  Da gênese de ativos e passivos ao capital circulante líquido  Necessidade de Capital de Giro  Liquidez.
 Econômico – refere-se a lucro, no sentido dinâmico, de movimentação. Estaticamente, refere-se a patrimônio líquido.  Financeiro – refere-se a dinheiro.
COMPRA PAGAMENTOS ARRENDAMENTO PRODUÇÃOVENDA INTERMEDIAÇÃO RECEBIMENTOS EMPRÉSTIMOSFINANCIAMENTOSAPLICAÇÕESINVESTIMENTOS MUNDO DOS NEGÓCIOS ENTRADASSAÍDAS.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA II- CICLOMETRIA
Análise de Liquidez 1.2 Administração do Capital de Giro 1.3 Financiamento do Capital de Giro.
Recebimentos das Vendas
Ciclo Operacional e Ciclo de Caixa
Transcrição da apresentação:

ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Análise do Ciclo Operacional Prof. Esp. Janayna Freire

QUAL O OBJETIVO DESTA ANÁLISE? Medem quão eficientemente a empresa gerencia seus ativos. Estes índices ajudam a responder às seguintes perguntas: Quão bem a empresa gerencia seus Estoques? Quão bem a empresa gerencia seus Clientes? Quão bem a empresa gerencia seus Fornecedores?

Voltando à aula anterior… AC PC Capital de giro ELP RLP PL AP CG ou CCL = AC - PC

ANÁLISE DINÂMICA DO CAPITAL DE GIRO PLANEJAMENTO FINANCEIRO DE CURTO PRAZO Envolve o Gerenciamento Operacional do negócio, ou seja, a gestão dos itens Circulantes, (Capital de Giro). “Os investimentos em projetos de longo prazo nas empresas somente conseguem viabilidade econômica com o perfeito gerenciamento das atividades operacionais”

ANÁLISE DINÂMICA DO CAPITAL DE GIRO O CAPITAL DE GIRO corresponde aos recursos demandados pelas empresas, aplicados no Ativo Circulante, para financiar o seu ciclo operacional, a saber: Disponível (Caixa) Estoques Contas a Receber Capital de Giro ou Capital Circulante - são os recursos que giram (ou circulam) várias vezes em determinado período

ANÁLISE DINÂMICA DO CAPITAL DE GIRO A administração do capital de giro visa preservar a LIQUIDEZ da empresa, mantendo um nível aceitável de CAPITAL CIRCULANTE LÍQUIDO – CCL CCL = AC – PC Esses recursos aplicados no capital de giro são financiados pelo Passivo Circulante e por fontes estáveis (ELP + PL)

O QUE É CICLO OPERACIONAL? O ciclo operacional é o prazo entre a chegada de matéria-prima para estoque e a data na qual as contas a receber são pagas pelos clientes. Portanto, o ciclo operacional representa o intervalo de tempo em que não ocorrem ingressos de recursos financeiros na empresa, demandando capital para financiá-lo.

O QUE É CICLO OPERACIONAL? Trata-se de um período (médio) em que são investidos recursos nas operações sem que ocorram entradas de caixa correspondentes. Parte desse capital de giro é financiado pelos fornecedores que concederam prazo para pagamento. Se o PMP (PAGAMENTO) for superior ao PMR (RECEBIMENTO) então os fornecedores financiarão também uma parte das vendas da empresa.

O QUE É CICLO FINANCEIRO? O Ciclo de Caixa, ou Ciclo Financeiro, define, em termos médios, o prazo que se inicia a partir do pagamento aos fornecedores e termina com o recebimento das vendas. É o período durante o qual a empresa financia suas operações sem a participação dos fornecedores. Quanto maior o ciclo de caixa, mais recursos próprios e de terceiros (exceto fornecedores) estarão temporariamente aplicados nas operações, provocando custos financeiros e afetando a rentabilidade.

O QUE É CICLO FINANCEIRO? CICLO FINANCEIRO POSITIVO Implica em necessidade de recursos para capital de giro CICLO FINANCEIRO NEGATIVO É desejável, pois o prazo que os fornecedores concedem é superior ao ciclo operacional

INDICADORES DE PRAZOS MÉDIOS

PRAZO MÉDIO DE ROTAÇÃO DO ESTOQUE (PMRE) Este índice mostra em quantos dias ou meses, em média, as mercadorias ou produtos ficaram estocados na empresa antes de serem vendidos. QUANTO MENOR MELHOR

PRAZO MÉDIO DE RECEBIMENTO DE VENDAS (PMRV) Este índice mostra em quantos dias ou meses, em média, em média, a empresa espera para receber suas vendas a prazo. QUANTO MENOR MELHOR

PRAZO MÉDIO DE PAGAMENTO DE COMPRAS (PMPC) Este índice mostra em quantos dias ou meses, em média, em média, a empresa leva para quitar suas dívidas junto aos fornecedores. QUANTO MAIOR MELHOR

CICLO OPERACIONAL Todas as fases operacionais existentes no interior da empresa. Vai desde a aquisição da matéria-prima até o recebimento das vendas realizadas. Ciclo Operacional = Prazo Médio de Rotação do Estoque (PMRE) + Prazo Médio de Recebimento de Vendas (PMRV).

CICLO OPERACIONAL

CICLO ECONÔMICO Processo de consumo de recursos produção e entrega do produto ou serviço. Vai desde a aquisição da matéria-prima até a realização da venda. Ciclo Econômico = Prazo Médio de Rotação do Estoque (PMRE)

CICLO ECONÔMICO

CICLO FINANCEIRO Processo de transferência de recursos financeiros entre a empresa, o cliente e o fornecedor. Vai desde o recebimento do cliente do produto/mercadoria até o pagamento ao fornecedor da matéria/insumo. Ciclo Financeiro = Ciclo Operacional - Prazo Médio de Pagamento de Compras (PMPC).

CICLO FINANCEIRO

Capital de Giro (-) Ciclo operacional Ciclo financeiro Tempo Recebimento Ativo Circulante PMRV Contas a receber Compra PME Venda Estoques (-) Tempo Passivo Circulante PMP Fornecedores Pagamento Ciclo operacional Capital de Giro Ciclo financeiro