História da Matemática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Localização dos números inteiros na reta real
Advertisements

Etapas de uma Sequência Didática
Projeto Curso Informática Ronaldo dos Santos EEB Saad Antonio Sarquis.
A TECNOLOGIA DE MÃOS DADA COM A EDUCAÇÃO NA MATEMÁTICA
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
UM PROFESSOR SEMPRE AFETA A ETERNIDADE
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
O USO DA MATEMÁTICA NO COMPUTADOR
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
PROJETO APRENDENDO A CONTAR.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Os números no dia a dia.
PIBID – SUBPROJETO DE MATEMÁTICA CERES CAICÓ EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
ALFABETIZANDO UM DOWN.
PCNP Célia Núcleo Pedagógico de Jacareí
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
A ORIGEM DA TEORIA DOS NÚMEROS
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
Sistemas de Numeração Professor Maicon.
Aparecimento dos números reais
Introdução ao conceito de Multiplicação
Número e Estruturas Aditivas
CADERNO 2 QUANTIFICAÇÃO, REGISTROS E AGRUPAMENTOS
Quantificação, Registros e Agrupamentos
OPERAÇÕES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
OFICINAS DE MATEMÁTICA NA EJA
Projeto anual de Matemática: Brincando com a matemática.
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM NÚMEROS DECIMAIS
Fábio de Oliveira Borges
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
II Seminário de Formação com os Orientadores de Estudo
Sentido de Numeramento
Números naturais e sistemas de numeração
REGRAS OPERATÓRIAS EM EXPRESSÕES MATEMÁTICAS COM POTÊNCIAS
A LINGUAGEM LÓGICO MATEMÁTICA
A ORIGEM DOS NÚMEROS.
Matemática para o povo egípcio
Planejamento da Rotina Semanal
Campo Conceitual e os PCN de Matemática
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
A História dos números Há muito tempo, as pessoas viviam em pequenos grupos e se abrigavam em cavernas. Como alimento, usavam frutos, raízes e carne de.
Maria Janete Chaves Teixeira
Módulo: Cálculo Mental Glorita Faria dos Santos
Uso da calculadora Coloque a calculadora em cima de sua mesa.
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO CAMPO ADITIVO E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
A história dos números.
Proposta de aula Aluna: Danielle P. Silveira Moreira
OS HOMENS PRIMITIVOS NÃO TINHAM NECESSIDADE DE CONTAR, POIS VIVIAM DA
Diretoria de Ensino Região Centro Sul Núcleo Pedagógico
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Sequência Didática Adição até o número 20
Professores Adriana e Wellington
Teoria dos Campos Conceituais
Há mais de anos, o homem vivia em pequenos grupos, morava em grutas e cavernas para se esconder dos animais selvagens e proteger-se da chuva e do.
CONJUNTOS NUMÉRICOS Projeto INFO
Materiais manipuláveis: Ábaco
"A meta da vida não é a perfei ç ão, mas o eterno processo de aperfei ç oamento, amadurecimento e refinamento." John Dewey.
Práticas de Manipulação no Ensino de Matemática
RIDO / SHUTTERSTOCK / GLOW IMAGES
LEITURA COMPARTILHADA VALE A PENA APRENDER Para muitos a Matemática é um problema Mas não é bem assim Aprendê-la vale a pena. Observem que em tudo ela.
OFICINA ATIVIDADES MATEMÁTICAS E JOGOS COM MATERIAL CONCRETO
ALFABETIZAÇÃO.
POR QUE É PRECISO UM INVESTIMENTO NO ENSINO DO CÁLCULO MENTAL? POR QUE É PRECISO UM INVESTIMENTO NO ENSINO DO CÁLCULO MENTAL? Cecília Parra INFLUENCIA.
Um pouco da história dos números
ENSINAR E APRENDER NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Transcrição da apresentação:

História da Matemática

Construindo o conceito de número Foi contando objetos com outros objetos que a humanidade começou a construir o conceito de número. Para o homem primitivo o número cinco, por exemplo, sempre estaria ligado a alguma coisa concreta: cinco dedos, cinco peixes, cinco bastões, cinco animais, e assim por diante. A idéia de contagem estava relacionada com os dedos da mão. Assim, ao contar as ovelhas, o pastor separava as pedras em grupos de cinco. Do mesmo modo os caçadores contavam os animais abatidos, traçando riscos na madeira ou fazendo nós em uma corda, também de cinco em cinco.

Símbolos usados pelos egípcios

Matemática no Cotidiano A matemática está abertamente relacionada às situações do cotidiano, uma vez que essa interfere direta e indiretamente em nossas vidas.   Ela propicia grandiosas relações como: o sistema monetário, as operações de débito, crédito, porcentagem, adição, subtração, relação de medidas, entre outros.  

Senso Numérico Com relação ao senso numérico (Ginsburg 1997) cita: “Que seu desenvolvimento é influenciado pela dinâmica do ambiente”. (Gersten; Chard 1999): “Este desenvolvimento ocorre através de interações sociais com adultos e a partir de jogos e brincadeiras com outras crianças”.

Jogo de operações 5ª série Escreva o cálculo para obter : 7 Você deve usar os números : 1 , 4 , 3 Você pode usar adição + , subtração - , multiplicação * e parênteses ( ). Exemplo : 8*(3+4)  Resposta:1*(4+3)

Bingo da Tabuada Organização da sala: individual ou em dupla; o professor realiza o sorteio. Material necessário: uma cartela para cada aluno ou dupla (cartela de bingo comum); marcadores (milho ou feijão) para que os alunos possam marcar os pontos sorteados que constam de suas cartelas; uma cartela de controle para o professor e “pedras” para serem sorteadas.Deve-se pedir aos alunos que registrem o cálculo (multiplicação) no caderno. Isto permite verificar, posteriormente, o desempenho dos alunos.

“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão” Paulo Freire

Bibliografia Ideias Pessoais do grupo; Google; ATPS.