Ouvidoria, Gestão das Políticas de Transparência e Acesso à Informação Edson Luiz Vismona Presidente da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman –

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO E DO PLANEJAMENTO DOS ESTADOS BRASILEIRO E DO DISTRITO FEDERAL - PNAGE.
Advertisements

IV Seminário Nacional de Fiscalização e Controle dos Recursos Públicos José Luiz Lins dos Santos Presidente da ABAR – 28 de agosto de 2013 O PAPEL DAS.
OGU Ações e Projetos 2011/2012.
UNIJUI - Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul
Transparência no Brasil e no Mundo
CONTROLE SOCIAL Acadêmicas: Emanuella Koerich Zapellini Fernanda de Paula Laura Roza Conrado Mariana Leite Bado.
Controle de Recursos Públicos
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
CRIAÇÃO DE CONSELHO MUNICIPAL
O SUS RECEBE NOSSA TOTAL ATENÇÃO
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
La Supervisión de los Custodios en Brasil Aspectos Legales.
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
Manual de Controle Interno Aplicado ao Setor Público - MCIASP
Avaliação de Desempenho dos Gestores Públicos – ADGP
“A OUVIDORIA BRASILEIRA”
DEMOCRACIA E ACESSO À INFORMAÇÃO
A OUVIDORIA E O CONTROLE INTERNO NA PREVENÇÃO DA CORRUPÇÃO Edson Luiz Vismona Presidente da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman – ABO
Missão, Visão e Valores da Ouvidoria
OUVIDORIAS Entre controle, gestão e participação José Eduardo Romão
“Os usuários e o seu lugar político no SUAS: desafios e possibilidades”
Política e Sistema Nacional de Participação Social
COMÉRCIO INTERNACIONAL Prof. Uziel Santana
A Fiscalização Financeira no Setor Público Brasileiro
CONTROLE SOCIAL E CONTROLE PÚBLICO Interatividade para a efetividade e Credibilidade das instituições Conselheiro ANTONIO JOAQUIM Presidente da ATRICON.
ÉTICA E GOVERNANÇA: OUVIDORIA PARA A CIDADANIA
1 Reforma da Previdência e Perspectivas de Regulação e Fiscalização de Previdência Complementar  Reforma da Previdência  Previdência Complementar Pública.
PRESTAÇÃO DE CONTAS 1º TRIMESTRE DE SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SANTA CATARINA.
1 ÉTICA E GOVERNANÇA: Ouvidoria para a cidadania 1 III Ciclo Etical em Brasília, 2006 Projeto ETICAL – Iniciativa Latino-americana pela Ética “ÉTICA E.
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
Tema: “O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no Terceiro Setor” Porto Alegre, 26 e 27 de setembro de 2006.
Controle dos gastos públicos Fabiano de Oliveira Luna Analista de Controle Externo O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle.
Direito Sindical Aspectos Gerais do Direito Sindical e as transformações do Direito do Trabalho.
A Função do Tribunal de Contas no Ordenamento Jurídico
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
PROCON-RS Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social
CURSO DE DIREITO Direito Administrativo I
Diálogo Público O TCU em conversa com o cidadão. Tribunal de Contas da União MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos,
ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO
SERVIÇOS PÚBLICOS III. 1. USUÁRIOS  “O agente executivo do serviço, seja a própria administração ou o concessionário, tem obrigação de prestar o serviço.
Fundamentos da Administração Pública
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS Secretaria Executiva OUVIDORIA-GERAL REUNIÃO DESCENTRALIZADA E AMPLIADA DO CONSELHO NACIONAL.
Planejamento em Saúde Goiânia, junho de 2013.
Composição dos Conselhos de Assistência Social
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE GOIÁS AROLDO CEDRAZ MINISTRO DO TCU “A comunicação institucional.
Ouvidoria Passo a Passo e Controle Social
SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO – SIC A Lei nº /2011 regulamenta o direito constitucional de obter informações públicas. Essa norma entrou em vigor.
TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA Deixar que a sociedade enxergue os atos praticados pelo poder público, de forma clara e nítida. É mais amplo do que a.
Políticas Públicas para a Cultura Considerações sobre o conceito de “Políticas Públicas”
Atuação e função do MPF A fiscalização e o estímulo à regular aplicação do dinheiro público federal.
DIREITO TRIBUTÁRIO.
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
LEGISLAÇÃO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL Profª Alaísa de Oliveira Siqueira.
O Catálogo é uma continuidade de iniciativas anteriores tomadas com o objetivo de promover o uso das informações públicas pela sociedade e o direito de.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1988 Princípios Constitucionais da Administração Pública.
LIMITAÇÕES ADMINISTRATIVAS
Reunião Geral de Ouvidorias 2016 Ouvidoria Geral da União Brasília, 16 e 17 de março de 2016 Gustavo Ungaro Ouvidor Geral do Estado de São Paulo A experiência.
1 CERTIFICAÇÃO INSTITUCIONAL: PRÓ-GESTÃO RPPS Por Otoni Gonçalves Guimarães Goiânia – GO, 29 de setembro de 2015.
Cidadania e Participação A constituição de 1988 representa um marco para sociedade brasileira, pois a cidadania é definida como um dos princípios básicos.
Coordenadoria de Gestão de Ouvidoria - COUVI CONTROLE SOCIAL O que é? Participação da sociedade no planejamento, acompanhamento e controle das políticas.
AULA 1 DIREITO - CONCEITOS BÁSICOS. Poder Político Poder político: poder que sujeita todos os habitantes de um espaço territorial. Ex. Estados nacionais.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO MBA EM CONTROLADORIA.
Ministro Augusto Sherman Cavalcanti Junho/2016 Governança e Gestão das Aquisições.
Transcrição da apresentação:

Ouvidoria, Gestão das Políticas de Transparência e Acesso à Informação Edson Luiz Vismona Presidente da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman – ABO

O ESTADO BRASILEIRO “O BRASIL COMEÇOU PELO FIM” Alceu de Amoroso Lima O ESTADO EM PRIMEIRO LUGAR

E O CIDADÃO ? PAGA OS IMPOSTOS; É O DESTINATÁRIO DE TODOS OS SERVIÇOS; DECIDE SE EXISTE QUALIDADE NOS SERVIÇOS; AVALIA SE A INFORMAÇÃO É ADEQUADA; TEM O DIREITO DE MANIFESTAR E DEMANDAR;

CONSTITUIÇÃO FEDERAL 37º. – DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: § 3º. – FORMAS DE PARTICIPAÇÃO DO USUÁRIO; I - AS RECLAMAÇÕES RELATIVAS AOS SERVIÇOS PÚBLICOS; II - O ACESSO DOS USUÁRIOS A REGISTROS E A INFORMAÇÕES SOBRE ATOS DE GOVERNO; III - A DISCIPLINA DA REPRESENTAÇÃO CONTRA O EXERCÍCIO NEGLIGENTE OU ABUSIVO DO CARGO OU FUNÇÃO

INFORMAÇÃO E TRANSPARÊNCIA LEI DE DEFESA DO USUÁRIO DO SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO – LEI /99; LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO – LEI /11 LEI DA TRANSPARÊNCIA – LEI COMP. 131/09

DIREITOS ASSEGURADOS CONSTITUIÇÃO FEDERAL; LEIS COMPLEMENTARES; LEIS ORDINÁRIAS; DECRETOS; REGULAMENTOS; PORTARIAS

E A NOSSA CULTURA? PERSISTE O ENTENDIMENTO: A INFORMAÇÃO É DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA; RESISTÊNCIAS – AÇÕES NA JUSTIÇA; A LINGUAGEM É DO EMISSOR;

O ESTADO PRECISA EVOLUIR DESENVOLVIMENTO DA GOVERNANÇA PÚBLICA; PLANEJAMENTO; CONTROLE; TRANSPARÊNCIA; DIÁLOGO COM A SOCIEDADE; ADOTAR PROGRAMAS DE INTEGRIDADE E ESTIMULAR SUA ADOÇÃO NAS EMPRESAS.

A OUVIDORIA PÚBLICA PRESENTE EM TODOS OS NÍVEIS DE GOVERNO; EM TODOS OS PODERES; POR DEFINIÇÃO É A REPRESENTANTE DO CIDADÃO – AGE EM SEU NOME; INDEPENDÊNCIA E AUTONOMIA; ATUA NO CONTROLE INTERNO, MAS VIABILIZA O CONTROLE EXTERNO DA SOCIEDADE

GOVERNANÇA CIDADÃ AS DEMANDAS DOS CIDADÃO DEVEM SER CONSTANTEMENTE AVALIADAS; A DIREÇÃO DEVE CONSIDERAR ESSAS MANIFESTAÇÕES NO PROCESSO DECISÓRIO; PRESTAR CONTAS