A tomada de decisão em administração

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Transcrição da apresentação:

A tomada de decisão em administração Capítulo 4 A tomada de decisão em administração

Perguntas guias Quais fundamentos da tomada de decisão? Quais as etapas do Processo decisório Qual a melhor: racionalidade ou intuição na tomada de decisão? Quais estilos mais comuns de tomada de decisão TD individual ou em grupo?

Objetivos de aprendizagem Explicar a importância da tomada de decisão para a administração. Descrever as etapas do processo de tomada de decisão. Identificar os pressupostos do modelo racional de tomada de decisões. Descrever o papel da intuição no processo de tomada de decisão. Identificar e descrever os diferentes estilos de tomada de decisão. Descrever as principais vantagens e desvantagens da tomada de decisão em grupo.

Decisões

Fundamentos de tomada de decisão Uma decisão pode ser descrita, de forma simplista, como uma escolha entre alternativas ou possibilidades com o objetivo de resolver problemas ou aproveitar oportunidades. Tomar decisões é a essência do trabalho de um administrador. A qualidade das decisões tomadas é uma medida da eficácia da gestão. Pior do que uma má decisão é a indecisão.

Tipos de decisões

Decisões programadas e não programadas

Processo decisório Atenção para a identificação da situação e o diagnóstico correto.

Desenvolvimento de alternativas Duas técnicas utilizadas no desenvolvimento de alternativas: Brainstorming. Conflito construtivo.

Desenvolvimento de alternativas As boas alternativas devem apresentar as seguintes características: Devem ser abrangentes. Devem ser genuínas. Devem ser exeqüíveis. Devem ser numerosas.

Avaliação de alternativas Para avaliar as alternativas desenvolvidas, podem ser utilizadas diversas técnicas de apoio à decisão, tais como: Análise de prós e contras. Matriz de prioridades. Árvores de decisão. Matriz de resultados. Sistemas especialistas.

Árvore de decisão Exemplo

Modelo racional de tomada de decisão As premissas subjacentes ao modelo racional de tomada de decisão são: A situação, seja problema ou oportunidade, é bem definida e está corretamente formulada. As metas e objetivos a alcançar são claros e conhecidos. Não há restrições de tempo ou de recursos. Existe informação precisa, mensurável e confiável sobre todas as alternativas e os resultados potenciais de cada uma. Todos os critérios e preferências para avaliar as alternativas são perfeitamente identificados, permanecendo estáveis e constantes no tempo. O tomador de decisão é racional; ele usa a lógica para avaliar e ordenar as alternativas, escolhendo aquela que maximiza o alcance dos objetivos estabelecidos.

Limitações à racionalidade na tomada de decisão Na prática, os tomadores de decisão desviam-se do processo lógico, consistente e sistemático que a racionalidade infere. Esses desvios são explicados pela teoria da racionalidade limitada, de Herbert Simon. De acordo com Amos Tversky e Daniel Kahneman, as pessoas usam princípios heurísticos para simplificar o processo de tomada de decisão.

Teoria da racionalidade limitada

Armadilhas psicológicas na tomada de decisão http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=8&ved=0CGoQFjAH&url=http%3A%2F%2Fplanetaadm.cariri.ufc.br%2Findex.php%3Foption%3Dcom_docman%26task%3Ddoc_download%26gid%3D895%26Itemid%3D58&ei=OAqPT5PFM7G16AHC6aj7Dg&usg=AFQjCNFn6U_kcse4SWY2a65By1Zc1YQzsg&sig2=snEUUgy5Xf3RRU1MK3zbMQ

Papel da intuição na tomada de decisão A intuição pode ser definida como o processo de interpretar e chegar a conclusões sobre uma situação, sem recorrer a um pensamento consciente. No entanto, isso não significa que seja uma forma irracional e arbitrária de tomar decisões. A intuição é baseada nas experiências passadas das pessoas, permitindo-lhes reconhecer os aspectos críticos de um problema e chegar a uma solução sem passar por uma análise demorada e trabalhosa.

Estilos de tomada de decisão

Estilos de tomada de decisão e o nível organizacional

Tomada de decisão em grupo Vantagens Maior qualidade e precisão da decisão; Maior partilha de informação entre os seus membros; Maior diversidade de experiências e perspectivas sobre os diversos assuntos; Permitem a identificação de mais alternativas; Pessoas sentem-se mais motivadas; Maior aceitação e legitimidade da decisão; Maior e melhor controle sobre as ações subseqüentes à decisão.

Tomada de decisão em grupo Desvantagens Processo mais demorado; Maior ineficiência (consome mais recursos); Possibilidade de gerar um impasse prolongado; Maior pressão para aceitar os pontos de vista do grupo; Decisões menos criativas e ousadas; Prioriza o consenso em detrimento do melhor resultado - groupthinking; Diluição de responsabilidades quanto aos resultados da decisão.

Estilos de participação do líder Modelo de Vroom-Jago

Melhorando a eficácia das decisões organizacionais Certas decisões contam mais que outras. A ação é a meta, não a decisão em si. Ambigüidade é o inimigo. Agilidade e capacidade de adaptação são cruciais. Papéis de decisão valem mais que organograma. Uma organização alinhada reforça papéis. Prática é melhor que sermão.

Dicas Filmes: 12 homens e uma sentença Apolo 13 Complementar http://super.abril.com.br/ciencia/como-tomar-decisoes-razao-646535.shtml http://super.abril.com.br/ciencia/como-tomar-decisoes-experiencia-646540.shtml