DA CRIAÇÃO DA INTERNET AOS RECURSOS ABERTOS Christiane Elany Britto de ARAÚJO (USP-PG) II JORNADA SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS EM AMBIENTES VIRTUAIS FFLCH- 07/10/2011 1
Apresentar um panorama histórico que é parte de uma pesquisa de doutorado situada no campo dos estudos discursivos (BRANDÃO, 1991; LANKSHEAR & KNOBEL, 2003; ORLANDI, 1999; LÉVY, 2010). A pesquisa visa observar como os ambientes virtuais implicam em novas formas de construção de conhecimento dentro de um curso mediado pelo computador de uma instituição de ensino de língua inglesa. 2
Castells (1999/2008) estratégia militar+ grande cooperação científica+iniciativa tecnológica + inovação contracultural ARPA (Agência de Pesquisa Avançada) do Depto de Defesa dos EUA projetos com a intenção de criar sistemas de comunicação invulneráveis a ataques nucleares. a tecnologia digital empacotamento de diversos tipos de mensagens, como som, dados e imagens, criando uma rede que era capaz de comunicar seus nós sem usar centros de controle. ARPANET nós ligados à UCLA, ao Stanford Research Institute, à Universidade da Califórnia em Santa Clara e à Universidade de Utah. INTERNET sustentada pelo Departamento de Defesa norte-americano e operada pela Fundação Nacional da Ciência (National Science Foundation). 3
CERN (Centre Européen poour Recherce Nucleaire) criação do hipertexto modelo aberto da Internet para que cientistas compartilhassem informações, baseado na neutralidade e na igualdade da rede 4
HTML (o hypertext markup language, formato para a documentação em hipertexto) HTTP (hypertext transfer protocol, protocolo de transferência de hipertexto) URL (uniform resource locator, um formato padronizado de endereços) 5
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a informação passa a ser a matéria-prima penetrabilidade dos efeitos das novas tecnologias lógica de redes= existe um conjunto de sistemas e de relações que se utilizam da tecnologia da informação Convergência 8
Jun 13 by Alan Angeluci Disponível em 9
LITTO (2009, p.17) = importância da web 2.0 para o atual cenário da EAD no mundo Essas ferramentas são úteis para a aprendizagem, pois funcionam como ambientes de colaboração e gerenciadores de projetos que aumentam a produtividade Promoção de ações educacionais, com base em conceitos de flexibilidade, liberdade e crítica Democratização do acesso à informação e à educação, a EAD crescimento das matrículas 10
combinar metodologias de aprendizagem meios de comunicação e processos de tutoria, entre outros. as novas tecnologias podem auxiliar na aproximação entre professores e alunos, causando um “efeito que presença”, ou seja, a sensação de presença social nos ambientes virtuais (TORI, 2010). 11
o alto custo dos equipamentos e da transmissão a regulamentação de leis a necessidade da inclusão digital resistência ao reconhecimento de cursos a distância se por um lado a EAD leva à democratização da educação, por outro algumas iniciativas fazem com que sua eficiência seja questionada 12
“componentes grandes ou pequenos de conhecimento disponibilizados na Web, relacionados ou não a um curso ou programa de estudos, representam uma significativa opção para estender e democratizar o acesso ao conhecimento”. 13
Segundo Litto (2009): esse modelo dá mais poder ao aprendiz ao mesmo tempo em que exige mais criatividade do professor o desenvolvimento do país será mais rápido e democrático, o que enriqueceria os cidadãos culturalmente e os habilitaria a melhores decisões. 14
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