DA CRIAÇÃO DA INTERNET AOS RECURSOS ABERTOS  Christiane Elany Britto de ARAÚJO (USP-PG)   II JORNADA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução à Internet.
Advertisements

Módulo II – Domine a Internet Introdução a Informática DCC - UFMG.
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
EAD e Material Didático: reflexões sobre mediação pedagógica
Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Contexto de Educação a Distância
Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ct&I Vitória-ES, 08/03/2013.
Internet: conceitos básicos
INTERNET O que é ? História da Internet Internet no Brasil
Produção do conhecimento em EAD
Oficina de Pesquisa na Rede
Internet Principais conceitos.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM AMBIENTES TELEMÁTICOS
Propostas de layout Modelo 1
O Uso Pedagógico do Blog
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
O Aluno a Distância e suas Necessidades
A EDUCAÇÃO DIGITAL.
Projeto Inclusão Digital
INF1503 – Processamento de Dados (Economia)
Informações sobre o Teleduc
Lembra algumas curiosidades da História da Internet…
DESENVOLVIMENTO DE SUPORTE DIGITAL PARA GERENCIAMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA Pesquisadora: Kellen Stephany Batista Marques Orientador: Prof. Dr. Vicente.
UM MODELO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA APOIADA POR COMPUTADOR PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA Esrom Adriano Freitas Irala Patrícia Lupion.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Introdução à Educação à distância
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Educação à distância (EaD) é um processo de ensinar e aprender onde os alunos e professores trocam informações, conhecimentos e os mesmos estão separados.
Internet Avançada e Educação Matemática: novos desafios para o ensino e aprendizagem on-line Departamento de Matemática - Unesp - Rio Claro - SP Marcelo.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Otávio Celeste Martins Artigo de conclusão do Curso Mídias na Educação PROJETO BLOGANDO NA ESCOLA 1.
EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas.
CVA - R I C E S U Comunidade Virtual de Aprendizagem da Rede de Instituições Católicas de Ensino Superior Francisco Botelho.
A Internet e Seu Impacto
Redes de comunicação A Internet e a Web
INTERNET BÁSICA.
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
Christiane Elany Britto de Araújo Doutoranda FFLCH/ USP São Paulo-SP
INTERNET. Apresentado por: Rita Campante e Juliana Alves, 9º F Alguns aspetos gerais sobre redes de computadores e Internet.
Administração Eletrônica de Negócios ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS Apresentação 1 NEGÓCIOS NO AMBIENTE DIGITAL Capítulos 2 e 6 LIMEIRA,Tania.
O que é a I N T E R N E T ? Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul Secretaria Municipal de Educação - SMEd NTM – Cachoeira do Sul Prof. Nilzo Machado.
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Combinando o Uso da Videoconferência e da Web na Ensino a Distância em Ciências da Saúde Aplicações e Perspectivas Renato M.E. Sabbatini, PhD UNICAMP e.
UDESC- UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Análise e Produção Textual III PECRI-A/Semestre 2014/2 Acadêmicas: Andréia de Souza Gonçalves Flávia de.
Christiane Elany Britto de Araújo Doutoranda FFLCH/ USP
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS S/C LTDA FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE MINAS GERAIS - FACIMINAS CURSO DE GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL “ DOAÇÃO.
- Trata-se de um porta-fólio; - Documento formal que apresenta as experiências de aprendizagem fora da escola; - Um material acumulado pelo desenvolvimento.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Introdução à plataforma Web (internet) e protocolos de comunicação
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
NOVAS TECNOLOGIAS, MULTIMODALIDADE E EDUCAÇÃO Christiane Elany Britto de Araújo
Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade Total MP 255 Sistemas de Informação e Sistemas da Qualidade UNICAMP – FEM Mestrado Profissional em.
Curso Sobre Html. Objetivos: Definir as funcionalidades da Internet Compreender os Conceitos Básicos da Web descrevendo como disponibilizar documentos.
Evolução da Internet Introdução Internet Service Providers World Wide Web Protocolos Software para Internet A internet é uma rede de redes. A primeira.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
A História da Internet Trabalho realizado por: -Paulo Ponte nº 23 -Ricardo Ramos nº 26.
Transcrição da apresentação:

DA CRIAÇÃO DA INTERNET AOS RECURSOS ABERTOS  Christiane Elany Britto de ARAÚJO (USP-PG)   II JORNADA SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS EM AMBIENTES VIRTUAIS  FFLCH- 07/10/2011 1

 Apresentar um panorama histórico que é parte de uma pesquisa de doutorado situada no campo dos estudos discursivos (BRANDÃO, 1991; LANKSHEAR & KNOBEL, 2003; ORLANDI, 1999; LÉVY, 2010).  A pesquisa visa observar como os ambientes virtuais implicam em novas formas de construção de conhecimento dentro de um curso mediado pelo computador de uma instituição de ensino de língua inglesa. 2

 Castells (1999/2008) estratégia militar+ grande cooperação científica+iniciativa tecnológica + inovação contracultural  ARPA (Agência de Pesquisa Avançada) do Depto de Defesa dos EUA projetos com a intenção de criar sistemas de comunicação invulneráveis a ataques nucleares.  a tecnologia digital empacotamento de diversos tipos de mensagens, como som, dados e imagens, criando uma rede que era capaz de comunicar seus nós sem usar centros de controle.  ARPANET nós ligados à UCLA, ao Stanford Research Institute, à Universidade da Califórnia em Santa Clara e à Universidade de Utah.  INTERNET sustentada pelo Departamento de Defesa norte-americano e operada pela Fundação Nacional da Ciência (National Science Foundation). 3

 CERN (Centre Européen poour Recherce Nucleaire)  criação do hipertexto modelo aberto da Internet para que cientistas compartilhassem informações, baseado na neutralidade e na igualdade da rede 4

 HTML (o hypertext markup language, formato para a documentação em hipertexto)  HTTP (hypertext transfer protocol, protocolo de transferência de hipertexto)  URL (uniform resource locator, um formato padronizado de endereços) 5

6

7

 a informação passa a ser a matéria-prima  penetrabilidade dos efeitos das novas tecnologias  lógica de redes= existe um conjunto de sistemas e de relações que se utilizam da tecnologia da informação Convergência 8

Jun 13 by Alan Angeluci Disponível em 9

 LITTO (2009, p.17) = importância da web 2.0 para o atual cenário da EAD no mundo  Essas ferramentas são úteis para a aprendizagem, pois funcionam como ambientes de colaboração e gerenciadores de projetos que aumentam a produtividade  Promoção de ações educacionais, com base em conceitos de flexibilidade, liberdade e crítica  Democratização do acesso à informação e à educação, a EAD crescimento das matrículas 10

 combinar metodologias de aprendizagem  meios de comunicação  e processos de tutoria, entre outros. as novas tecnologias podem auxiliar na aproximação entre professores e alunos, causando um “efeito que presença”, ou seja, a sensação de presença social nos ambientes virtuais (TORI, 2010). 11

 o alto custo dos equipamentos e da transmissão  a regulamentação de leis  a necessidade da inclusão digital  resistência ao reconhecimento de cursos a distância se por um lado a EAD leva à democratização da educação, por outro algumas iniciativas fazem com que sua eficiência seja questionada 12

 “componentes grandes ou pequenos de conhecimento disponibilizados na Web, relacionados ou não a um curso ou programa de estudos, representam uma significativa opção para estender e democratizar o acesso ao conhecimento”. 13

Segundo Litto (2009):  esse modelo dá mais poder ao aprendiz ao mesmo tempo em que exige mais criatividade do professor  o desenvolvimento do país será mais rápido e democrático, o que enriqueceria os cidadãos culturalmente e os habilitaria a melhores decisões. 14

15