V Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho Avaliação de Necessidades de Treinamento de Empresários Juniores Brasileiros Rio de Janeiro,

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Transcrição da apresentação:

V Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho Avaliação de Necessidades de Treinamento de Empresários Juniores Brasileiros Rio de Janeiro, 2012 Autores: Elziane Bouzada Dias Campos (mestre), Andressa Macedo (graduanda), Camila Ferreira (graduanda), Camila Gomes (graduanda), Clarissa Bonatti (mestre), João Luis Negreiros (graduando), Karinne Bezerra (graduanda), Natália Silva (graduanda), Gardênia Abbad (doutora).

2 Introdução Aquisição sistemática de Competências (Dutra, 20004) Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários à consecução de determinado propósito (Guimarães & Brandão, 2001) Desempenho Excelente Exigência por Desenvolvimento Profissional Treinamentos (1)promover a melhoria de desempenho, (2)capacitar o profissional para o uso de novas tecnologias e (3)prepará-lo para novas funções (Pilati & Abbad, 2005) Avaliação de Necessidades Planejamento e Execução Avaliação do Treinamento Contexto Organizacional Avaliação de Necessidades

Contexto de Pesquisa: Empresas Juniores (EJs) Espaço de formação complementar à graduação. Objetiva preparar os estudantes para inserção no mercado de trabalho por meio da realização de consultorias em sua área de atuação. Justificativa São raras pesquisas empíricas que realizam avaliações de necessidades de treinamento (ANT), bem como que investigam o desempenho de seus integrantes de EJs. Objetivo da Pesquisa Avaliação das necessidades de treinamento de empresários juniores brasileiros. Introdução 3

Método A ANT baseou-se em um mapa de competências genéricas de empresários juniores brasileiros elaborado e validado em pesquisa anterior. – 67 descrições de CHAs agrupados em 4 categorias : indivíduo (n=21), equipe (n=10), macro-processos (n=24) e contexto (n=12). Instrumento As 67 competências tornaram-se itens em um questionário on-line. Escalas: domínio e importância. Ambas variando de 0 a 10. 4

Método Universo e Participantes O questionário foi repassado pela Confederação Nacional de Empresas Juniores a EJs de todo o país, em um universo de 27 mil empresários. 121 empresários responderam ao questionário. Procedimentos de análise dos dados Cálculo do Índice de Prioridade Geral para cada item. Ordenação das competências em ordem de prioridade. PG =  I (10-D) n PG: Prioridade Geral de treinamento  : Somatório I = Importância D = Domínio n = número de casos válidos 5

6 Valores altos de importância (média global = 8,94); Valores altos de domínio (média global = 7,56) com maior variabilidade. Ressalta-se itens com pelo menos 20% de respostas como de médio domínio. Resultados Valores de Referência das Escala de domínio e de importância Domínio N° do item Importância XDP % de valores por intervalo da escala XDP % de valores por intervalo da escala ,672,239,926,463,618,812,154,19,186,8 7,901,733,38,388,429,431,050,8 98,3 7,531,973,319,077,738,881,460,85,094,2 7,812,365,814,080,248,481,913,38,388,4 6,992,409,926,463,659,351,330,81,797,5 7,372,468,320,771,168,721,600,89,190,1 8,261,701,79,988,478,731,640,85,893,4 6,672,4810,729,859,588,131,711,713,285,1 7,192,035,029,865,399,231,0701,798,3 7,542,166,613,280,2109,291,281,7 96,7

7 Amplitude do intervalo = 0 a 100, pois escalas utilizadas variavam de 0 a 10; Baixos Valores de necessidades (8,85 a 37,93); Ponto de Corte = 25 (valor minimamente importante e dominado); Opção pela diferenciação entre necessidades prioritárias e não prioritárias. Resultados Valores das Necessidades em Ordem Decrescente de Prioridade associados à categoria do Mapa de Competências. ItemXDPCategoria P 29Identifico ameaças à comercialização de...37,9323,97Contexto P 39Aprimoro produtos e serviços oferecidos pela EJ..36,2524,42Macroprocessos P 56Elaboro estratégias para ampliar a atuação da...34,3424,50Contexto P 28Capto projetos para a EJ, equilibrando a margem..31,7923,19Macroprocessos P 18Busco parcerias e fontes de recursos (financeiros..30,7023,62Contexto P 34Proponho ações para expansão e desenvolvimen..30,3523,22Contexto P 12Ao interagir com clientes, utilizo técnicas de ne...29,0020,77Contexto P 50Ao definir diretrizes de ação para a EJ, alinho...28,0121,85Contexto P 40Ressalto as vantagens competitivas dos serviços...27,9823,86Contexto

8 Discussão Descrição de necessidades como objetivos instrucionais possibilita maior integração dos subsistemas de treinamento; ANT embasa ações de desenvolvimento de competências relacionadas com análise de contexto, de mercado e de atuação estratégica. Ampliação do entendimento de ANT com a realização de pesquisa empírica, uso de método sistemático de coleta e análise de dados, e construção de instrumento; Viabilização da proposição de ações educacionais específicas para empresários juniores, bem como a melhorias das já existentes; Embasamento das competências nos processos de gestão de pessoas de EJs de todo o país impactando na qualidade dos serviços prestados à sociedade.

9 Limites da Pesquisa Número de participantes inviabilizou o atendimento de pressupostos para validação estatística; Perfil específico destes respondentes como aqueles mais “engajados” no MEJ; Mapa com competências genéricas; não consideração de singularidades de cada EJ, bem como das competências técnicas específicas de sua área de atuação; Achados não discutidos com empresários juniores. Agenda de Pesquisa Novas aplicações e análises das diferenças de necessidades, considerando diversos dados demográficos ; Ampliação da coleta de dados com outros stakeholders. Considerações Finais

Autores: Elziane Bouzada Dias Campos (mestre), Andressa Macedo (graduanda), Camila Ferreira (graduanda), Camila Gomes (graduanda), Clarissa Bonatti (mestre), João Luis Negreiros (graduando), Karinne Leissa (graduanda), Natália Silva (graduanda), Gardênia Abbad (doutora).