Profª MSc. Gardênia Jardim

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Transcrição da apresentação:

Profª MSc. Gardênia Jardim LIDERANÇA Profª MSc. Gardênia Jardim 1

REVISÃO Origem do termo; Conceito; “Capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de objetivos” (Robbis, 2002) Estudos sobre liderança; Teorias das relações humanas = teorias clássicas de liderança; Processo social;

1. TEORIA DOS TRAÇOS Objetivo: identificar traços de personalidade determinantes para ser líder; Fundamentada na teoria dos Grandes homens (BERGAMINI, 2004). Tentou determinar matriz de personalidade comum a todos os líderes; 1. TEORIA DOS TRAÇOS 3

A teoria dos traços e suas limitações: Não existe nenhum traço que possa prever a liderança em qualquer situação. Um líder para qualquer grupo de pessoas? Postulavam que os traços eram universais.

2. Teoria Comportamental Behaviorismo - Comportamentos específicos, diferenciam líderes de “não-líderes”. Comportamento varia de acordo com as tarefas e as relações pessoais. Universidade de Ohio duas dimensões: Estrutura de iniciação (tarefas e objetivos organizacionais) e Estrutura de consideração (confiança, respeito pelas idéias, sentimento líder - subordinados).

Diferença entre a Teoria dos Traços e a Comportamental Se a Teoria dos traços estivesse certa, os líderes seriam natos.: ou nascem ou não nascem líderes. Se existissem comportamentos específicos que identificassem os líderes, a liderança poderia ser ensinada. OBS: as duas teorias não se atentaram para o liderado, para o contexto/situação. NÃO É UM PROCESSO UNILATERAL! 6

3. Teoria contingencial ou situacional “Líder eficiente está em função também do momento e da maturidade do grupo”; Orientação (tarefas), apoio social (pessoas), A depender do momento vivido, busca-se um líder com outro estilo daquele que vinha guiando o grupo. Ou seja: personalidade e comportamento é só um aspecto importante para promover a liderança.

Estudos da Univ. de Michigan Tiveram objetivo de pesquisa similar: identificar as características comportamentais dos líderes que pudessem estar relacionados com o desempenho eficaz. Duas características comportamentais de liderança: Líder orientado para o Funcionário Líder orientado para a Produção. Obs.: líderes orientados para os funcionários: esse tipo de Liderança estava associada com maior produtividade do grupo e maior satisfação com o trabalho.

4. Teoria da gestão dos sentidos; Líder visa: metas organizacionais + objetivos pessoais dos colaboradores: relacionamento próximo, confiança e empatia. Poder do líder em identificar as NECESSIDADES dos indivíduos (pessoais e organizacionais).

Teoria com ênfase na arquitetura organizacional Reconhecimento das equipes e não só do líder; “Descentralização” de poder: importância das equipes; Organograma. Resumo: Pirâmide de Maslow – Necessidades Humanas

?

Referências Bibliográficas ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional, 6ª edição, (2002). CORDEIRO, Tiago. Liderança e empreendedorismo. Módulo impresso, 2009; MAXIMIANO, Antonio Amaru. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. Ed Atlas, 2002.